Uma realidade que eu tenho de ver, presenciar todos os dias, sem saber o que fazer!
Uns vizinhos meus têm um gato preso com uma corda à coleira de forma que o desgraçado do animal apenas pode dar uns passitos frente à janela, onde o têm de manhã à noite, e saltar para o chão, que eu não vejo, onde deve estar, presumo eu, a comida e bebida e o caixote das necessidades!
É revoltante! E isto dia a dia! Só me comecei a aperceber da situação, porque não tenho o hábito de andar a bisbilhotar as casas dos outros, no fim de semana passado. Estava com um dos meus gatos ao colo, à minha janela, quando vi em frente, +/-, um gato aespreitar atrás do vidro: disse para o meu: olha um amigo teu! Para meu espanto apercebi-me que o bicho estava preso com uma corda! que só lhe permitia alguns movimentos! Fui buscar uns binóculos para ver melhor (quase nem queria acreditar!) e confirmei: à coleira que ele tem amarraram uma corda!Passei a acompanhar o dia a dia do infeliz! Nem uma vez o soltam! à noite,com a luz acesa lá dentro, vê-se perfeitamente a limitação do gatinho! Coitado, fica virado para dentro, para os donos (trata-se da cozinha) que andam nos seus afazeres, e nem uma festa dão ao animal!
Vejo-lhe as orelhitas espetadas, à espera de alguma manifestação de carinho, e nada! Mesmo quando alguém vem até à janela fazer alguma coisa, ignoram-no positivamente! Também quem faz isto a um animal, é natural que proceda assim!

Agora pergunto eu: o que faço? tenho andado doente desde que me apercebi da situação! É que os animais não se podem defender!