Como reagem eles à chegada de um bébé?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

sábado mai 17, 2003 10:04 am

Oi! Resolvi abrir este tópico também aqui no Fórum dos Gatos, à semelhança do que foi aberto pela PapaBixos no Fórum dos cães, pois penso que é um assunto que abrange TODOS os animais, cães, gatos, aves, répteis, e exóticos. Gostaria de saber a vossa opinião e eventualmente saber algumas histórias, no que toca à chegada de um novo membro à família, um bébé, que é sempre um acontecimento de extrema importância. Vá lá ;) estou á espera das vossas respostas... :lol:
Fiquem bem
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sábado mai 17, 2003 12:21 pm

Olha arcanus eu tb fico a espera das resposta, porque interessa-me muito esse tema.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 17, 2003 12:28 pm

Não há coisa pior do que algumas pessoas que não podem ter filhos porque acabam por humanizar os seus cães e gatos a um extremo doentio o que causa problemas aos animais.Sem falar nos problemas psicologicos das mesmas.

Quem tem filhos acaba por ter também problemas, mas já agora, com alguns dos seus animais porque os problemas psicologicos dos nosso amigos de quatro patas tambéms urgem com as crianças em casa, além, de como referi, quando não as há....

Na minha opinião, cada caso é um caso. Os animais mais apegados ás pessoas podem experimentar alterações de comportamento graves se sentem que o seu local hierárquico foi posto em causa.É uma situação que só se pode constatar depois do nascimento.

Não raramente, é necessário efectuar tratamentos em cães e gatos que reagem por ver que já não são os maiore smotivos de atenção da familia.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Arcanus
Membro Veterano

sábado mai 17, 2003 7:41 pm

CasadeAnaval Escreveu: Não há coisa pior do que algumas pessoas que não podem ter filhos porque acabam por humanizar os seus cães e gatos a um extremo doentio o que causa problemas aos animais.Sem falar nos problemas psicologicos das mesmas.
Quem tem filhos acaba por ter também problemas, mas já agora, com alguns dos seus animais porque os problemas psicologicos dos nosso amigos de quatro patas tambéms urgem com as crianças em casa, além, de como referi, quando não as há....
Na minha opinião, cada caso é um caso. Os animais mais apegados ás pessoas podem experimentar alterações de comportamento graves se sentem que o seu local hierárquico foi posto em causa.É uma situação que só se pode constatar depois do nascimento.
Não raramente, é necessário efectuar tratamentos em cães e gatos que reagem por ver que já não são os maiore smotivos de atenção da familia.
Oi! Concordo com tudo o que disse, Vasco. Eu desde que nasci vivo rodeado de animais, desde hamsters, cães, gatos, periquitos, coelhos, galinhas, enfim, somos uns apaixonados por todos os animais! Lembro-me perfeitamente (e os meus pais ainda hoje me contam) que quando tinha cerca de 5 anos, em que em casa tínhamos gatos, cães, periquitos, hamsters, o meu cão, um arraçado de Serra da Estrela, super inteligente (que já existia antes de mim) me "adoptou", pois apercebeu-se que eu era o novo centro da atenção da família, e que nada podia fazer para mudar essa situação. "Se não os podes vencer alia-te a eles..." ;). Mas imaginem que em vez de um cão bem treinado tínhamos um cão mimado, possessivo, ciumento.... As coisas não se passariam assim...A vida em casa iria tornar-se um inferno! Ou saía ele ou... saía ele! Era o que acabaria por acontecer, ou então acabaria por ficar um pouco marginalizado, pois não podia estar na mesma divisão que o dito bébé... seria terrível! Mas não se assustem, isto é um extremo da questão... lancei o assunto, agora, desenvolvam por favor!
Fiquem bem :lol:
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sábado mai 17, 2003 8:24 pm

Olha eu ainda nao tenho filhos mas penso ter em breve e por isso estou habituar a minha gata a bebes, o meu sobrinho de 3 anos vem aqui montes de vezes e o meu irmao de 6 vem de quinze em quinze dias, a minha gata fica um bocado assustada, mas com o passar do tempo logo se habitua (ate dorme com ele) mas claro que eu tenho que estar sempre de olho em cima e tiro sempre um tempinho so para ela (ao passear, dar minhos e brincar) assim ela nao se sente rejeitada .
Acho que é a melhor maneira, e é a que eu vou utilizar se tiver um filho
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado mai 17, 2003 9:06 pm

Só posso dizer que cada gato vai reagir de maneira diferente. Dos gatos que tinha na altura, só dois (Tai-Tai siamesa e Tobias europeu comum) é que não se mostraram indiferentes à gravidez e ao bebé. Principalmente a Tai-Tai, que percebeu logo de início que algo estava diferente. Era capaz de passar horas deitada, encostada à barriga, sempre a ronronar. Depois de o bebé nascer procurava todas as artimanhas para se meter no quarto. Como a impedíamos de entrar, ficava deitada à porta. Mal o menino acordava, punha-se a miar que nem uma louca até alguém ir ao quarto. Até o bebé andar, ambos os gatos, se mantinham perto não o largando de vista. Assim que ele começou a dar os primeiros passos, a tendência era para se aproximar dos bichanos numa grande algazarra. E aí, todos os gatos sem excepção, se escondiam e fugiam.
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo mai 18, 2003 9:52 am

Susana, sinceramente, acho que não tem motivos para se preocupar. Com a chegada do último bebé já tínhamos imensos gatos, oito se a memória não me falha. Como referi acima, só dois não foram indiferentes ao momento da gravidez e da chegada do bebé. Nunca nenhum deles mostrou agressividade ou ciúmes. Também já estavam habituados a três crianças.
Enquanto os bebés são de colo, os meus gatos mostram curiosidade mas de longe. Exceptuando a Tai-Tai e o Tobias que eram autênticos guardas. Assim que o bebé começou a gatinhar e a andar, os gatos fugiam. A Tai-Tai ficava num plano acima a tomar conta mas, sempre fora do alcance das mãozitas do rapaz.

Com os cães, a situação é diferente. Eles também percebem (ou ouvem) que está para chegar um novo ser. Também eles gostavam de deitar a cabeça no colo e ficarem encostados à barriga. Também eles protegem o bebé (principalmente a Nina) mas, ao contrário dos gatos, não se afastam das tropelias dele. E por essa razão é que nunca deixo as crianças pequenas, sózinhas com os cães.
Maria Jo&atilde;o
Arcanus
Membro Veterano

domingo mai 18, 2003 11:12 am

mjoaomarques Escreveu:
E por essa razão é que nunca deixo as crianças pequenas, sózinhas com os cães.

Oi! Finalmente alguém tocou num ponto super importante. NUNCA em hipótese alguma, deixem um bébé sozinho com um animal, seja qual for. Isto não é para se assustarem, mas pode acontecer n coisas enquanto eles estiverem sozinhos. Pode ser que nada aconteça, pode até ser que eles não façam mal nenhum, mas não é isso que está em causa. Na brincadeira os animais podem magoar os bébés, mesmo sem querer, pois eles não têm noção do que estão a fazer.

Fiquem bem
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 18, 2003 11:34 am

Olá

Sim eu já uma vez aqui falei deste aspecto, acho muito importante que não deixem os animais sózinhos com a criança. Por vezes ha acidentes que podem ser evitados....

beijokas
kathleen
sunymok
Membro
Registado: quinta fev 13, 2003 12:20 pm

segunda mai 19, 2003 2:19 pm

Eu qdo tive o Rafael estava cheia de medo... nem o queria levar para casa estava a tentar adiar o maximo... depois levei-o pus o cesto em cima da minha cama todos os gatos foram meter o nariz cheiraram cheiraram e pronto o puto foi aceite... mas nunca esquecer de continuar a dar muitos mimos aos bichanos e já agora não andar sempre a enxotá-los... senão esles sentem que estão a ser passados para trás se nem a gente gosta qto mais os bichanecos que tudo o que eles têm são os donos...

Marradinhas grandes
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

quarta mai 28, 2003 6:30 pm

Cada gato é um gato e as reacções podem ser as mais diversas...
Quando fiquei grávida da minha filha, tinhamos um gato - o Batman - que tb percebeu logo que algo de diferente se passava. E tb passei a gravidez com ele a querer deitar-se na minha barriga e a ronronar.
Como ele achava que eu era a mãe dele :) ficámos um pouco apreensivos com a reacção ao bebé em casa e efectivamente quando cheguei a casa com a Rita nos braços ele rosnou-lhe e bufou e andou 2 dias que não queria sequer estar na mesma divisão onde eu estivesse.
Eu adoptei o estratagema de, sempre que me dirigia ao quarto ao pé da bébé, fazer-lhe festas sempre primeiro a ele, pegá-lo mostrar-lhe a bébé e o que é certo é que se tornaram inseparáveis.
No entanto acho que a abordagem deve ser sempre feita com precaução mesmo quando não há reacções negativas no primeiro encontro.
O Batman nunca fez mal á Rita... já o contrário :oops: já que a ela permitia-lhe tudo... puxar o rabo, arrancar bigodes, peças de lego nas orelhas... mas nem todos são assim!!!
Responder

Voltar para “Gatos”