O QUE DEVO FAZER? - Esterelização ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rmoon
Membro Júnior
Registado: terça mai 27, 2008 11:12 am

segunda out 27, 2008 11:35 am

Boa tarde!

Eu sou nova nisto e preciso de uma preciosa ajuda sobre o que devo ou não fazer, pois não quero ter a consciência pesada sobre a decisão a tomar!

O meu gato tem 18 meses e ainda não foi esteriliado.
Eu recolhi-o da rua após pouco tempo de alguém o ter abandonado - via-se que era gato de casa e tenho dado todo o amor que sei dar..
Vi que estava muito mal habituado, pois só come húmidos.
Já tentei de tudo, desde a ração mais barata à mais cara...
Todas as variantes da Purina One, Royal Canin, Proplan, Catchow, Friskies e finalmente só uma ele come...Wiskas de frango, mas só come os amarelinhos e laranjas, o resto não come.
Ele não gosta de arroz, carne de vaca, borrego, peru e peixe. Só gosta de frango e pato.
Já tentei salmão com atum e nada...
Já o deixei passar fome, para ele comer ração e nada.
Ele não bebe água, nem chá - liquidos nada.
Ele vive num rc com um quintal e não pode fugir.
Se o castrar vai ter que comer ração apropriada para animais castrados e se não o fizer vai ter cálculos renais e outros problemas e se não o castrar vai andar maluco. Ainda não marca territorio.
Ele ainda ão tem ainda nada nos rins, nem no figado!
O que devo fazer? ele é uma dores de cabeça, mas mesmo assim gosto dele.
Pesa-me a consicencia mutilá-lo e agravar o seu estado de saude com este tipo de alimentação e por outro ao alterar a alimentação ele não come. Que dilema!!!!!....
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda out 27, 2008 12:48 pm

Mutila-lo?? :o
Castrar é o melhor que podemos fazer por eles...
Se o gato não tem qualquer problema de saúde, força, castre o rapaz... eu esterilizei a minha gata e não me arrependo em nada...

Quanto à alimentação...
A Whiskas, segundo a veterinária, a longo prazo, provoca problemas a nível dos rins, por isso, também não é a melhor opção...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 27, 2008 2:23 pm

Olá Rmoon.

Pela sua abordagem a todas as situações expostas, entende-se perfeitamente que até percebe da coisa... :wink: :D e ninguém melhor que o Vet para a/o (?) orientar em todas as questões que expôs... :wink:
Contudo, a minha opinião vai para a castração!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quinta nov 06, 2008 6:50 pm

Quanto à ração, o melhor será aconselhar-se junto de um vet. sobre o que fazer nestes casos. Talvez o melhor será ir introduzindo gradualmente a comida seca com a comida húmida..
Aproveite e tire também as suas dúvidas em relação à castração.

Eu castrei os meus aos 7 meses, e tirando a indisposição que o meu Tarik sentiu da anestesia, não demonstraram sofrimento nenhum.
Muito pelo contrário, o meu Iori estava a sofrer imenso com o cio (deixou de comer e brincar) e estava a ficar de tal modo debilitado que pensava que se aquilo continuasse ainda o ía perder outra vez. O Iori ainda estava a recuperar de uma infecção que tinha morto os seus manitos...
Mas no próprio dia da castração, ele veio todo animado e só queria brincadeira.

Quanto à ração para gatos castrados, eu não dou aos meus. O meu Iori precisava de aumentar de peso por isso continuei com a ração de gatitos. Só quando chegaram ao 1 ano de idade mudei para ração de adultos. Como não aumentaram de peso, bebem imensa água e são muito activos a minha vet. achou que não haveria necessidade de alterar.

No que toca à ração para gatos castrados, acho que cada caso é um caso e nada como se aconselhar com um vet em relação ao seu gatito.
Responder

Voltar para “Gatos”