Como evitar a partilha de rações entre gatos de idades diferentes?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta mai 29, 2003 9:30 am

Olá! :D
Como já contei, tenho uma gata fêmea com 2 anos (Anaïs) e adoptei um gatinho macho de mês e meio (Matisse) há 1 semana e 5 dias.
A adaptação de ambos foi melhor do que eu esperava e ao fim de 4 dias acabei por juntá-los a tempo inteiro.
O único problema é que a gata tem a mania de comer a ração do pequenino e ele a ração dela! Tenho tentado educá-los no sentido de respeitarem o prato de cada um, afastando-os da comida alheia e colocando-os em frente à sua.
Tenho medo que a ração de adulto seja insuficiente para o bébé e possa complicar o crecimento dele. Para além disso, receio que a gata engorde com o excesso de nutrientes da ração júnior...
Como hei-de fazer para que isto não aconteça? Há alguma forma de evitar a partilha de rações quando estou ausente de casa e não posso impedi-lo?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 29, 2003 9:45 am

Olá

O veterinário aconselhou-me a não ter a ração sempre disponível. Se as habituar a comer a determinada hora, é mais fácil controlar de que prato cada uma come. Pode também optar por as separar na altura da refeição.
Porque é difícil convencer um gato a não comer do prato que no momento lhe cheira melhor...

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta mai 29, 2003 12:16 pm

Mas a veterinária dos meus gatos disse para eu lhes deixar a comida à descrição...
Ninguém tem mais ideias?
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quinta mai 29, 2003 12:26 pm

Isso é realmente um problema. Vai ser dificil separar. Eu pelo menos não consegui :)
Quando levei a bébé para casa, a Luna já tinha dois anos. O meu VET, também é apologista de comida sempre posta na mesa :). E parece-me correcto, porque realmente elas não comem tudo de uma vez, vão petiscando a ração ao longo do dia.
Mais voltando, ao assunto, não consegui realmente separar. Por muito que tentasse que cada uma comesse do seu prato, não deu resultado.
Mas sabe uma coisa, são ambas muito saudáveis. Por isso, não se preocupe muito. Vá vendo se o bébé come mais da dele.
Mas esta é apenas a minha opinião e experiencia. Pergunte ao seu vet se se sentir insegura.

Que corra tudo bem.

jinhos
Beta, Luna e Blue
Cleopatre
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 1:09 pm

Obrigada pelos contributos!
beta1969 Escreveu: O meu VET, também é apologista de comida sempre posta na mesa :). E parece-me correcto, porque realmente elas não comem tudo de uma vez, vão petiscando a ração ao longo do dia.
Embora não seja criadora (longe disso!), li já alguns livros técnicos sobre criação de gatos e quase todos defendem essa teoria da comida sempre à disposição. A base do princípio é exactamente a natureza "petisqueira" dos felinos domésticos que preferem comer várias vezes e pouco de cada vez. A restrição ou dosagem específica costuma ser aplicada apenas em casos de doença digestiva ou obesidade do gato.
Só relativamente aos cães é que li sempre que se devia dar apenas uma ou duas refeições por dia, consoante o tamanho e o exercício do animal...
No entanto, cada veterinário segue a sua ideia e quem sou eu para contrapôr? O que importa é que o animal se dê bem como o ritmo e regime alimentar prescrito... ;) Os meus gostam assim e os resultados são excelentes (pêlo saudável, massa muscular e peso equilibrados para a estatura, funcionamente 100% regular do aparelho digestivo!). :D
No entanto, continuo a querer saber se haverá alguma maneira de disciplinar os bichanos no sentido de comerem a ração indicada às idades de cada um...
Alguém tem mais alguma dica? :|
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 29, 2003 1:54 pm

Olá

O que o meu veterinário me disse, foi que se a ração estiver sempre disponível ela pode tornar-se gulosa e comer aquela e pedir mais. Eu dou-lhe 3 refeições, mas não lhe dou um X tempo para comer e retiro. O que faço é ito, de manhã meço a quantidade do dia no copo graduado ao pequeno almoço dou um bocado, normalmente ao almoço já não tem nada. Ao almoço lavo as tacinha de novo deito água fresca e deito metado do que sobrou. Ao jantar ás vezes ainda resta um bocadinho. Volto a lavar tudo e a deitar o restante.
O que me disse o veterinário e eu depois também li, é que se deitarmos por exemplo a ração toda logo de manhã, o gato é capaz de ter fome a meio da tarde mas já não come porque sente que a taça da comida está suja. Nós não sentimos determinados odores que os gatos sentem e eles ao comerem vão sujando as tacinhas e depois rejeitam a comida. Mas a verdade é que no geral ela vai tendo comida ao longo do dia, só que vai sendo renovada.
Não sei se vocês deitam tudo de uma vez ou não.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 3:47 pm

Esses hábitos de higiene são muito saudáveis. Mas o problema é que eu trabalho durante todo o dia (saio de casa às 8:30 e volto às 19:00) e não tenho oportunidade de fazer tudo com tanto primor, por isso dou a comida logo de manhã e verifico se está tudo bem à noite.
No entanto, os meus gatos nunca comeram a dose diária inteira... A Anaïs é muito difícil para comer e às vezes come só 1/3 da ração! No entanto tem o peso ideal para o tamanho, a musculatura é equilibrada e os movimentos muito ágeis... Acho que ela só come mesmo quando tem fome, ao contrário da dona que é mais gulosa! ;)

(Com uma alimentação tão frugal e regrada, desconfio que às escondidas ela pratica Yoga e leva uma vida inspiradíssima nos princípios Feng Shui! :lol: - deve ter lido o livro que lá tenho em casa e que se chama Le Chat Feng Shui, das edições Flammarion...)
Kathleen
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 3:56 pm

Olá

Pois a Amélia apesar de tudo isto tb é muito raro comer a comida toda, ela agora se não estou em erro já devia comer 65gr de ração e só come 50gr e mesmo assim ainda sobra um pouquito por vezes. Eu tenho este habitos com ela porque vou almoçar a casa e por isso posso, de outra forma era impossível.

Esse livro deve ser giro. Eu adoro Yoga e terapias orientais. É sobre gatos? E é em francês?

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano

quinta mai 29, 2003 4:18 pm

Kathleen Escreveu: Esse livro deve ser giro. Eu adoro Yoga e terapias orientais. É sobre gatos? E é em francês?
É sobre gatos e em francês, sim. Vou responder mais detalhadamente à pergunta no tópico sobre Gatos e Literatura, ok? ;)
jazevedo
Membro
Registado: quarta dez 18, 2002 6:41 pm

quinta mai 29, 2003 5:42 pm

Olá

Eu fiz assim: Pus a comida da Mix em cima de uma mesa onde o woody não consegue chegar. E a Mix só comeu comida do pequeno nos primeiros dias, depois não ligou nada. Mas com o tempo eles aprendem a comer apenas a comida que lhes é destinada, pelos menos com uns amigos meus assim aconteceu.

Eu também deixo comida à descrição para os meus gatos. A mix sempre foi mais contida, é elegante, sabe dosear a comida... agora o woody só está bem a comer, se não v~e comida no prato começa logo a miar (é homem!!! ;) )
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta mai 30, 2003 5:15 am

Eu tb deixo a comida a disposição e a Hannah come a hora q quiser mas no seu caso, oq eu faria é fazer isso de dividir em refeições em determinados horários (a quantidade de refeições eu não tenho idéia), pelo menos enquanto eles comem rações diferentes nos próximos meses. Depois q o pequeno passar a comer ração de adulto, vc deixa à disposição dos 2 gatos... Pq fora isso, não tem jeito. Quando deixei a Hannah por 3 dias na casa de uma tia enquanto eu fui viajar, a Hannah comeu a ProPaln adult dos gatos da minha tia e eles se deleitaram com a ProPlan kitten da Hannah!!!
Cleopatre
Membro Veterano

sexta mai 30, 2003 9:42 am

jazevedo Escreveu: Pus a comida da Mix em cima de uma mesa onde o Woody não consegue chegar.
Sem dúvida que é uma solução eficaz! Mas eu queria evitar mudar os hábitos e os sítios da Anaïs para que ela não sinta que o miúdo veio invadir o espaço dela só para desestabilizar a sua rotina...
Juliachan Escreveu:
oq eu faria é fazer isso de dividir em refeições em determinados horários (...), pelo menos enquanto eles comem rações diferentes nos próximos meses. Depois q o pequeno passar a comer ração de adulto, vc deixa à disposição dos 2 gatos...
O problema está aí mesmo! É que o pequenino ainda nem tem 2 meses e vai continuar a comer ração júnior até ao 1º ano. Até lá, durante 10 meses :o , vai ser uma tortura fazer isso todos os dias! Com a vida que levo, torna-se inviável... :(
jazevedo Escreveu: Mas com o tempo eles aprendem a comer apenas a comida que lhes é destinada.
Com os meus isso deve ser só daqui a MUITO tempo!!! O Matisse é louco pelas guloseimas de fígado e queijo da Whiskas que dou à Anaïs! Não há nada que o demova dos ataques constantes! Ontem ele atirou-se a eles e devorou-os num ápice! Voltei a colocar mais dois para que a Anaïs não ficasse sem os seus mimos... mas quanto virei as costas, lá estava ele novamente! Hoje estive de olho no "fulaninho" e tive de o afastar 15 vezes do prato dela, dizendo sempre NÃO, MATISSE, NÃO! É dose... Eu até lhe daria 1 ou 2 de bom grado, não fosse a caixinha dizer que só podiam ser consumidos por gatos a partir dos 6 mêses... Acho que a Joana tem razão : é por ser homem!

Já agora: o miúdo desata aos gritos (ainda não sabe miar... 8) ) quando sente cheiro de ovos estrelados :o . Lança-se em vôo picado sobre o meu prato e tenta dar dentadas nos ovos! Tenho que o expulsar da cozinha e fechar a porta, senão é impossível comer em paz :evil: .
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

sexta mai 30, 2003 11:18 am

Quando tenho que juntar gatinhos bebés aos meus adultos o que faço é durante o dia deixar à descrição (também acho que o gato adora petiscar isto é comer muitas vezes e pouco) a comida dos adultos (no meu caso a indoor da royal) e de manhã, ao meio dia e à noite dou separadamente a ração dos pequeninos ao gatinho bebé. Até pode parecer trabalhoso mas não é. De manhã e enquanto tomo banho fecho a porta da casa de banho e ponho lá o pequenote a comer. Na hora do almoço enquanto como faço o mesmo e à noite como tenho mais tempo é mais fácil. Já por várias vezes utilizei este método e sempre com bons resultados uma vez que os pequenos crescem saudáveis e brincalhões e os adultos não engordam . Para que ele coma a ração nas horas que quer, pode utilizar o truque que eu utilizo. Na ração do pequenino mistura um niquinho de comida húmida. Uma coisa mínima mas que vai fazer com que o guloso coma tudo. O único problema é que os grandes são espertinhos e rapidamente se apercebem deste facto e fazem marcação serrada à porta da casa de banho sempre que eu me levanto ou me dirijo para lá :-))

Um abraço e felicidades para o pequenote
Fátima
Adopte ou apadrinhe um gato. Visite www.felinus.tk
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado mai 31, 2003 3:37 am

Cleopatre, algum sacrifício vc terá q fazer ou então não tem jeito, vai ter q deixar os gatinhos comerem sob seus critérios mesmo.
Quanto à ração de adulto, ela pode ser inserida na alimentação à partir dos 8 meses, não precisa esperar até 1 ano...
Cleopatre
Membro Veterano

segunda jun 02, 2003 10:44 am

Muito obrigada pelos vossos contributos!
O Matisse já está comigo (connosco! :D ) há 2 semanas e 2 dias! Está óptimo de saúde, brinca imenso e já conquistou a Anaïs... :o
O problema das rações persiste... :| Só que agora já não se trata de partilha, mas sim de escolha única e exclusiva da comida do pequenino :evil: . Resolveram ambos boicotar a Indoor da Royal Canin que permanece intocável na tijela da Anaïs... (devem estar à espera que EU a coma! :x )
Falei com a veterinária sobre o assunto, explicando-lhe que passo o dia inteiro fora de casa, o que inviabiliza que dê as rações separadas a horas certas. Ela disse-me que a única solução era misturar a ração júnior com a de adulto na mesma tijela. Assim ambos comiam e os efeitos ficavam minimizados. ;)
Vamos ver no que dá...

P.S.: Já enviei as primeiras fotografias do Matisse para «O Meu Álbum», mas ainda não estão "on line" :( . Logo que fiquem eu aviso! :D
Responder

Voltar para “Gatos”