[Ajuda] Gato morde fios eléctricos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lusocelta
Registado: domingo dez 21, 2008 2:38 pm

domingo dez 21, 2008 2:52 pm

Boas,

Tenho um gato com 1,5 anos que adora morder fios eléctricos, e não sei o que fazer para ele parar.

Os meus pais estão a pensar dá-lo, porque as asneiras que ele tem feito são muitas e todas se resumem morder fios eléctricos.

Já me inutilizou 2 ratos e 1 teclado de computador, e neste momento, tenho 1 fio de rato, 1 fio de teclado, 1 fio de monitor (grosso) mordidos varias vezes e com fita cola a cobrir onde ele mordeu.

A última "gota de água" e mais perigosa foi ele ter mordido o fio da iluminação do pinheiro o que podia ter originado um incendio na casa.

Conhecem algum produto que possa colocar nos fios eléctricos ?

Alguma sugestão ?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 21, 2008 3:03 pm

Lusocelta Escreveu:Boas,

Tenho um gato com 1,5 anos que adora morder fios eléctricos, e não sei o que fazer para ele parar.

Os meus pais estão a pensar dá-lo, porque as asneiras que ele tem feito são muitas e todas se resumem morder fios eléctricos.

Já me inutilizou 2 ratos e 1 teclado de computador, e neste momento, tenho 1 fio de rato, 1 fio de teclado, 1 fio de monitor (grosso) mordidos varias vezes e com fita cola a cobrir onde ele mordeu.

A última "gota de água" e mais perigosa foi ele ter mordido o fio da iluminação do pinheiro o que podia ter originado um incendio na casa.

Conhecem algum produto que possa colocar nos fios eléctricos ?

Alguma sugestão ?
Prestem-lhe mais tempo com brincadeiras, use protectores de fios, tipo uns tubos que se compram em lojas de iluminação ou material eléctrico e até nas de informática.
Arranje-lhe um amiguinho de brincadeiras, outro felino :wink:
E, em última instância, mas que nem sequer me agrada a ideia de recomendar mas já que está em tantos tópicos neste forum, aqui vai: besuntar os fios com picante :P
Lusocelta Escreveu: (...)
Os meus pais estão a pensar dá-lo, porque as asneiras que ele tem feito são muitas e todas se resumem morder fios eléctricos.(...)
Realmente as pessoas, neste caso os seus pais, pensam logo descartarem-se dos "problemas" de forma pouco cívica e pouco humana! :roll:
Por certo que quando a tiveram em criança, não a descartaram por fazer asneiras... :roll: De alguma forma contornaram os "problemas" naturais e normais de forma mais cívica e humana!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

domingo dez 21, 2008 4:18 pm

Em tempos abordei aqui este assunto, pois o meu mais velho tinha e continua a ter esse vício muito peculiar. Apesar de lhe ter arranjado uma "mana" há um ano e meio, continua na mesma. Já me estragou os fios de dois pares de colunas do PC, do monitor, do próprio PC, do telefone, etc., etc. Agora o escritório está fechado, e outros fios fora dele estão o mais escondidos possível.
Tentei uma mistura de pimenta com sumo de limão nos fios da TV e deu resultado, mas é pouco prático e um bocado "sujo" :lol:
A "mana" não tem essa mania, valha-me isso :lol:
Friends
Membro Júnior
Registado: sábado mai 24, 2008 2:33 am

domingo dez 21, 2008 4:52 pm

Como disse a leonildecarvalho e muito bem, "desfazer-se" do animal não é a maneira de resolver a situação.

Os gatos são animais muito brincalhões e com um humor incrível!
Fios eléctricos são perigosos e podem provocar inc~endios, mesmo sem a presença de gatos! O perigo maior será o seu gato morrer electrocutado ao morder um fio. Cuidado!

Faço-lhe um desafio: tente pensar como um gato! mas ele há lá coisa melhor para brincar do que fiozecos que parecem minhocas?! Que maravilha! Como dissuadir o animal a brincar com fios?

- Como foi dito há protectores para fios eléctricos no mercado apropriados para o devido efeito.

- Pode besuntar os ditos cujos com dissuadores odoríficos : picante, sumo de citrinos ou outros perfumes fortes. não use amoníaco porque é um estimulante de micção.

- Ocupe uma parte do seu dia a brincar com o seu gato. Gatos jovens apreciam muito uma boa e extenuante brincadeira com humanos! use para o efeito alguns objectos específicos para gatos que existem no mercado. Cordas, fitas de embrulho não são boas opções podendo mesmo ser prejudiciais para a saúde do animal.
Brincar com o seu gato é uma actividade extremamente importante para a saúde do seu gato. Além de desenvolver capacidades motoras que lhe serão muito úteis na velhice, é através destas brincadeiras que a sociabilização tem lugar e a aprendizagem de comportamentos ",saudáveis" se adquire, como por exemplo, a eliminação de factores agressivos no comportamento, de factores socio-depressivos, etc. Além de que, gatos felizes são gatos saudáveis... E vai ver como é divertido brincar com o seu gato! Mesmo para si, estas brincadeiras tornam-se verdadeiros "anti-depressivos"!

- Tenha sempre à sua disposição ração e água limpa

- Não esqueça de lhe encontrar um local de repouso bem apetecível, com almofadinhas, fofinhas ou/e mantinhas quentinhas onde o animal sinta um enorme prazer em fazer uma boa soneca!

Com o tempo e com a aprendizagem correcta, estas tropelias vão dando lugar a brincadeiras mais calmas. Mas nunca esqueça: seja qual for a idade do seu gato, o acto de brincar estará sempre presente. é ele que confere equilibrio físico e emocional ao seu animal. faz parte do que se chama "bem estar animal"!

Divirta-se com o seu gato! Sejam felizes!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo dez 21, 2008 9:42 pm

Lusocelta, deixo-lhe os links para alguns tópicos onde já se falou desta questão, e onde pode encontrar algumas possíveis soluções:

:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... electricos

:arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... os&start=0

Boa sorte :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
deinhaclaro
Registado: terça dez 30, 2008 3:37 pm

terça dez 30, 2008 4:14 pm

Tenho o mesmo problema com o meu e confesso que também ainda não arranjei solução. Quero experimentar o método do picante mas tenho medo que ele depois possa acabar com picante também nos olhos :?

Os cabos proprios é complicado pois são muitos cabos la por casa que estão sempre a mudar de sitio, para alem que nem sei onde posso comprá-lo...
Ildebrando
Membro Júnior
Registado: sábado dez 29, 2007 10:22 pm

terça dez 30, 2008 4:30 pm

Não sei de onde é, mas se fôr de Lisboa ou Porto a solução é fácil.
No Ikea existem uns enroladores de cabos a 3.5€ cada 5 metros...basta juntar os cabos bem juntinhos pôr a protecção à volta e apertar tudo com as abraçadeiras.

ver: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20097954

Um abraço
Ildebrando
Syni
Membro
Registado: sexta jun 13, 2008 11:04 pm

terça dez 30, 2008 5:00 pm

tanbem sou mais uma no meio de tantas/os com o mexmo problema,ainda nao arranjei solução para esse pequeno problema ele de mais grave que fez foi os das colunas do conjunto do dvd mas tambem ainda nao arranjei os fios que ele estragou, vou esperar que passe essa fase e depois arranjo fios novos para substituir os que ele estragou por enquanto fica como está.
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça dez 30, 2008 5:08 pm

E será que a fase vai passar, Syni???? Oxalá que sim! :D
Syni
Membro

terça dez 30, 2008 5:15 pm

Nem quero ter pensamentos negativos.
ele so roeu mesmo aqueles,os do pc ele nao quis, sao mais grossos tambem nao consegue :lol:
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta jan 02, 2009 9:18 am

Bem realmente tive cá uma sorte com as minhas gatas!!! ainda eu acho q elas fazem disparates :lol:
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 1:11 pm

Syni Escreveu:tanbem sou mais uma no meio de tantas/os com o mexmo problema,ainda nao arranjei solução para esse pequeno problema ele de mais grave que fez foi os das colunas do conjunto do dvd mas tambem ainda nao arranjei os fios que ele estragou, vou esperar que passe essa fase e depois arranjo fios novos para substituir os que ele estragou por enquanto fica como está.
Alerto-a que é bem mais perigoso para o animal deixar fios "descarnados/descascados" com os filamentos à mostra ao ponto do gato entrar em contacto com eles, caso lá vá tentar morder, do que foi o perigo dele quando os roeu inicialmente.
Para seu bem e do animal, limite-lhe os acessos...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Syni
Membro

sexta jan 02, 2009 4:41 pm

mas leo os dois fios que deixei assim sao os das colunas que nem estao ligadas por isso mesmo assim faz mal?
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 02, 2009 6:56 pm

Se não estão ligadas à corrente, tudo bem. Mas veja se o que quer dizer é que não estão ligadas, pelo on-off das colunas. Porque, o on-off das colunas só corta o circuito de som e não o eléctrico se os fios estiverem com corrente; portanto ligados a uma qualquer entrada de corrente ou ao computador.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Syni
Membro

sexta jan 02, 2009 8:10 pm

nao estu mesmo ligados.os que liguem no dvd retirei as partes que restavem para fora os que estou por lá foi os que ficarem presos nas colunas que estao presas no tecto,por isso deixei ficar pensei que nao houvesse problema.
Obrigada na mesma
Responder

Voltar para “Gatos”