Adopção de uma Gata de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Iznougud
Membro
Registado: segunda dez 08, 2008 9:40 pm

segunda dez 22, 2008 9:00 pm

Olá a todos.

A história é a mesma de sempre mas preciso de desabafar e de um conselho baseando da vossa experiencia.
Nos arredores do meu local de trabalho existem vários Gatos, as pessoas metem sempre comida num local e eles todos vão lá comer. Existe uma Gata muito especial para mim, vem sempre ter comigo, dou festas, é carinhosa e meiga e tenho ali uma grande amiga.
A Gata neste momento deve ter cerca de 1 ano e meio, nasceu e cresceu na rua juntamente com os outros gatos. Como estamos no inverno ultimamente tem apanhado chuva e frio e isso tem ajudado em querer adopta-la. Não o fiz antes pq sei que a minha família em casa não vai aceitar mas vou tentar convencer.

Tenho receio em dois aspectos:

1º È um animal vadio, que anda em sítios degradantes e partilha com outros gatos. Como devem compreender gostava de saber se ela é saudável e não possui qualquer tipo de doença que caso isso aconteça irei tentar curar. Ao levar ao veterinário ele faz o check-up e as análises e o resultado não costuma demorar cerca de duas semanas? Tenho medo que durante este período ela contagie alguém cá em casa e com isso dificulte a permanência dela.

2º Ela já está habituada a rua, convive com outras pessoas que circulam na rua, brinca e já sabe a "lei da rua". Tenho medo que não se adapte em casa e com isso não reaga bem. Ela tem cerca de 1 ano e meio, e como já referi nasceu e cresceu na rua.
Digo esta idade porque sei quem era a mãe, teve os seus filhos num local com difícil acesso mas houve pessoas que conseguiram apanhar gatinhos e levar para casa, infelizmente não houve a possibilidade de levar 2 porque ninguém conseguiu retirá-los e quando tentamos destruir o esconderijo a mãe já tinha fugido com eles. Ficou um Gato que só sabe fugir e esta.

Obrigado a tds e Bom Natal.
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

segunda dez 22, 2008 9:07 pm

Olá.
Em princípio a gata não vai contagiar ninguém, porque as doenças dos gatos não contagiam os humanos a não ser q tenha mais animais em casa, o q não especificou no tópico...Deve levá-la ao veterinário e as análises costumam ser mto rápidas, 1 ou 2 dias.
Acho q ela se vai ambientar mto bem a sua casa porque os gatos são animais q gostam mto de conforto, mas convem q a esterilize.
Pode sempre arranjar uma trela e de vez em quando levá-la a dar uns passeios a pé por uma zona com campo ou mesmo pelos sítios por onde ela costuma andar.Eles gostam.
Boa sorte!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda dez 22, 2008 9:13 pm

Conhece a lei da rua mas se aí continuar pode sobreviver mais 3/4 aninhos (com sorte) e se a levar para casa pode viver uns bons 15anos (ou até mais)... vai ver que a gatinha se habitua depressa ao conforto de um lar e não vai querer outra coisa... :wink:

Se resolver adoptar a gatinha leve-a à veterinária para ser examinada, desparazitada, vacinada e talvez até esterilizada...
Que eu saiba a única doença que pode passar assim de gatos para pessoas, ou de pessoas para gatos, será a tinha, mas isso tem tratamento... Como foi referido, se tiver outros gatos, e pela mensagem não deu a entender isso, é que pode haver algum tipo de contágio se a gatinha estiver doente, por isso é que não se devem juntar logo os animais de casa com animais vindos da rua...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Iznougud
Membro

segunda dez 22, 2008 9:19 pm

o21963071 Escreveu:Olá.
Em princípio a gata não vai contagiar ninguém, porque as doenças dos gatos não contagiam os humanos a não ser q tenha mais animais em casa, o q não especificou no tópico...Deve levá-la ao veterinário e as análises costumam ser mto rápidas, 1 ou 2 dias.
Acho q ela se vai ambientar mto bem a sua casa porque os gatos são animais q gostam mto de conforto, mas convem q a esterilize.
Pode sempre arranjar uma trela e de vez em quando levá-la a dar uns passeios a pé por uma zona com campo ou mesmo pelos sítios por onde ela costuma andar.Eles gostam.
Boa sorte!
Muito obrigado pela dica.

Não tenho nenhum animal em casa.

Eu já tive um gato há muitos anos e cá em casa apanhamos todos Tinha. O Gato tinha sido comprado na loja e já vinha com a doença.
Possivelmente os Gatos de rua possuem mais defesas.
Iznougud
Membro

segunda dez 22, 2008 9:25 pm

mOreirinha01 Escreveu:Conhece a lei da rua mas se aí continuar pode sobreviver mais 3/4 aninhos (com sorte) e se a levar para casa pode viver uns bons 15anos (ou até mais)... vai ver que a gatinha se habitua depressa ao conforto de um lar e não vai querer outra coisa... :wink:

Se resolver adoptar a gatinha leve-a à veterinária para ser examinada, desparazitada, vacinada e talvez até esterilizada...
Que eu saiba a única doença que pode passar assim de gatos para pessoas, ou de pessoas para gatos, será a tinha, mas isso tem tratamento... Como foi referido, se tiver outros gatos, e pela mensagem não deu a entender isso, é que pode haver algum tipo de contágio se a gatinha estiver doente, por isso é que não se devem juntar logo os animais de casa com animais vindos da rua...
Obrigado pelo apoio :wink:

Fazer isso tudo a Gata no Veterinário tenho medo de assusta-la e com isso ela passar a não gostar de mim :|

Faço as análises e as vacinas necessárias bem como outros tratamentos de primeira necessidade.

Esterilização faço mais tarde.

Sim já apanhei Tinha e chegou a contagiar crianças cá em casa, não foi fácil passar essa fase.

No verão costumo deixar as janelas abertas, vivo num 3º andar, um vizinho meu uma gata atirou-se de um 2º e partiu o queixo. Tenho medo que ela salte e aconteça alguma coisa.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça dez 23, 2008 1:12 am

mOreirinha01 Escreveu:Conhece a lei da rua mas se aí continuar pode sobreviver mais 3/4 aninhos (com sorte) e se a levar para casa pode viver uns bons 15anos (ou até mais)... vai ver que a gatinha se habitua depressa ao conforto de um lar e não vai querer outra coisa... :wink:
É bem verdade que um animal vadio vê a sua esperança média de vida reduzida significativamente se comparando com animais domésticos, agora não posso assumir assim com toda essa certeza que esta gatinha se irá habituar a viver numa casa com humanos.
Tendo em consideração esta informação:
Iznougud Escreveu:2º Ela já está habituada a rua, convive com outras pessoas que circulam na rua, brinca e já sabe a "lei da rua". Tenho medo que não se adapte em casa e com isso não reaga bem. Ela tem cerca de 1 ano e meio, e como já referi nasceu e cresceu na rua.
É provável que esta gatinha até se consiga habituar a viver debaixo de um tecto. Até se tentar não há forma de se saber com toda a certeza se sim ou não.
Agora, há animais, e isto qualquer pessoa que já tenha convivido com gatos consegue aperceber-se, que simplesmente só são felizes sendo-lhes permitido, pelo menos, alguma "liberdade" vivendo numa casa; e há outros que apenas o são inseridos por exemplo em colónias.
O facto de todos nós gostarmos de felinos, e em virtude disso desejarmos que o flagelo dos animais vadios e errantes seja erradicado, não nos pode impedir de respeitar a condição de cada um deles.
Talvez esta ideia seja uma solução para contornar um problema deste género que eventualmente apareça:
o21963071 Escreveu:Pode sempre arranjar uma trela e de vez em quando levá-la a dar uns passeios a pé por uma zona com campo ou mesmo pelos sítios por onde ela costuma andar.
Quanto ao seu receio de um possível contágio de alguma doença que a gatinha eventualmente tenha já lhe responderam. Deixo-lhe só a sugestão, e no caso do seu receio persistir, de que pode sempre isolá-la numa divisão até que os resultados das análises e exames cheguem e sejam conclusivos.

Seja qual for a sua decisão espero que a tome consciente tanto dos benefícios como dos riscos para si e para a sua família, e principalmente para esta gatinha.
Boa sorte :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça dez 23, 2008 8:11 am

Os meus vieram todos da rua e não teem a menor vontade de lá voltar.
Gostam de ver a rua, pela janela, através dos vidros. mas chega-lhes.
mariamiau
Membro Júnior
Registado: quinta dez 04, 2008 8:02 am

terça dez 23, 2008 8:41 am

os meus também vieram todos da rua e vivem felizes por estarem no quentinho e com a bariguinha cheia :D
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça dez 23, 2008 9:15 am

A minha Lili também veio da rua há 18 meses. Veja as diferenças: no dia em que a recolhi e agora:
Imagem
Imagem
É muito meiguinha e parece que me ficou eternamente agradecida, o que é muito compensador.Imagem
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça dez 23, 2008 10:00 am

Iznougud Escreveu:No verão costumo deixar as janelas abertas, vivo num 3º andar, um vizinho meu uma gata atirou-se de um 2º e partiu o queixo. Tenho medo que ela salte e aconteça alguma coisa.
Eu vivo num 3º andar que equivale ao 5º... desde que a Luz cá chegou acabaram-se as janelas abertas!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 23, 2008 10:06 am

Iznougud,

Se o animal tem constante contacto diário com pessoas, como refere no seu texto, irá com toda a certeza ambientar-se a um Lar!!!
Atenção que há muito a ideia de que um gato de rua não se adapta a uma casa, seja confinado o não a ela, e isso é pura demagogia! Há gatos e gatos, obviamente. Uns dão mais trabalho que outros a fazer-se-lhes a socialização mas na maioria, consegue-se!!! Dá trabalho? Claro que dá! Horas e dias, senão mesmo meses de constante atenção personalizada ao animal? Sim! Mas, é das melhores recompensas quando no final o "trabalho" deu frutos!
O que há e é uma verdade, é gatos de rua que são assilvestrados e a maioria já apanhados adultos na tentativa de os castrar, domesticar e arranjar-lhes adoptantes o que se vem a demonstrar infrutífero pela idade… porque quando são bebés ou jovens não se deixam apanhar e já adultos acabam por ter "a escola da sua vida "da selva de betão" em que sempre viveram.
Esses gatos, acho que ninguém no seu juízo perfeito os confina a uma casa sem primeiro tentar lidar com eles, e que não num pós operatório, na tentativa de os socializar na finalidade de os doar a alguém que, como já referi, a maioria desses gatos são caso perdido! Alguns são mesmo impossíveis de se manterem entre quatro paredes... e esses sim não são adoptáveis mas sim gatos a permanecerem na sua vidinha "semi-selvagem", seja em colónias, ou não, com a liberdade que sempre tiveram!

Uma coisa advirto desde já é que um gato, por muito afectuoso que seja, por muito social que seja também, pela razão de ter estado acostumado á liberdade da rua por algum tempo, seja porque se perdeu do dono ou seja porque foi abandonado ou seja porque quem o tinha anteriormente lhe dava liberdade, normalmente estranha um pouco a clausura quando finalmente vai para um Lar e mia (não todos, há excepções), até se acostumar, a pedir liberdade... mas, não quer dizer que morra de tédio, ou que morra de depressão! Cabe a quem o adopta permitir-lhe o máximo conforto, companhia com muita atenção, distracção e boa comidinha sem esquecer uma castração :wink:
Portanto, adopte sim essa “menina”, preste-lhe muita companhia com muita CALMA e sossego (nada de rebaldarias), muito afecto, boa higiene, boa comida, muito conforto e acima de tudo respeito! E, terá com toda a certeza uma companheira felina que lhe retribuirá em dobro tudo o que receber!

Atenção que qualquer gato novo ao Lar, não deve ser deixado com crianças que adoram logo fazer festinhas ao animal. Um animal novo no Lar precisa de tempo para se ambientar á casa, ás pessoas que o rodeiam, aos barulhos diferentes da rua (aspirador e outros electrodomésticos, gritos de crianças, TV, Rádio, etc…) com algum equilíbrio e estabilidade …!!!! Por outras palavras, as crianças podem comprometer toda uma socialização dum novo animal ao seu novo Lar se não for tudo feito com pés e cabeça!!!!

Já agora, gatos e janelas não são compatíveis!!! Janelas só mesmo fechadas ou se abertas só mesmo com vedação apropriada!!!
Portas abertas para o exterior, idem! Pelo menos nos primeiros meses de estadia do novo hóspede!!!

Já agora, deixo-lhe aqui o link para um artigo, para ler e ter uma ideia… :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/receber ... vo_lar/317
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

terça dez 23, 2008 10:40 am

eu também acho que a deve adoptar, com certeza ela vai amar o conforto de casa e o "ter dono".
Eu acho os gatos de rua muito mais dedicados e agradecidos ao dono que os nossos mimados a quem nunca deixamos faltar nada!

Felicidades
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça dez 23, 2008 11:54 am

A minha gata mais nova foi recolhida da rua. Confesso que na altura fiquei um pouco receosa que não se adaptasse a viver entre 4 paredes, mas penso que o facto de ter sido recolhida com cerca de 3 meses ajudou muito a que a adaptação fosse bem sucedida.
Hoje em dia só está mesmo bem naquele que conhece como sendo o seu território - dentro de casa. Se alguém toca à companhia esconde-se ou debaixo da cama ou da mesa de jantar; nem pensar em aproximar-se da porta de entrada quando mais atravessar essa fronteira; se tem que sair de casa para ir à vet é o cabo dos trabalhos para metê-la na transportadora, e depois de o conseguir é miadeira na certa.
Gosta de estar à janela e até aventura-se a dar uns pequenos passeios na varanda, mas esses são os únicos contactos com o exterior que tem de que gosta e que penso que necessita. Considero que é uma gata muito feliz :wink:!

Conheço alguns casos de tentativas de sociabilização completamente falhadas em que os animais eram de rua ou então viviam em colónias. Posto isto tentar uma adopção fica fora de questão. Penso que o factor idade é muito importante, e destes casos de que tenho conhecimento os animais ou eram já adultos ou então jovens já muito desenvolvidos.
Houve um caso que tive conhecimento há pouco tempo que me impressionou particularmente. Um gata já com os seus cerca de 5 anos foi retirada da colónia onde sempre viveu porque estava doente e precisava urgentemente de ser sujeita a tratamento veterinário. A pessoa que estava à frente deste caso não ponderou a adopção da menina pois como já acompanhava aquela colónia há muito tempo tinha perfeita noção de aquela gata era feliz ali e por isso o afastamento da colónia seria sempre uma situação temporária.
Durante o período em que esteve numa casa era notória a sua infelicidade e mal estar, e chegou a tal ponto que a sua recuperação estava a ser posta em causa tal era a lentidão que evidenciava. Quando foi considerado ser seguro voltar a libertá-la na colónia esta menina até parece que rejuvenesceu, e era impossível não ficar indiferente à felicidade e tranquilidade que transparecia por regressar àquele que considerava ser o seu porto seguro. Esta gata de certeza que é também uma gata feliz :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 23, 2008 3:17 pm

... Estes são sem duvida os conselhos mais válidos que já li!

Abraço.
Iznougud
Membro

quinta dez 25, 2008 8:44 pm

Muito obrigado pelas vossas respostas e pelos conselhos dados. Vou seguir rigorosamente para nada falhar.

Ontem colocamos a Gata dentro do nosso local de trabalho para ver a reacção dela num local fechado. Não gosto nada, miou muito foi direito a porta mas como viu que estava fechada tentou sair pela janela. Uma colega minha conseguiu pegar nela ao colo mas mal abrimos a porta ela saltou e fugiu para a rua.

Vou preparar as coisas para a trazer para casa, vou combinar com o VET para levar ao consultório e fazer uma limpeza, dar um banho e dar as vacinas necessárias, comprar comida de boa qualidade (ao contrário do que ela comia na rua), coleira, balde para a sua higiene, uma caminha quentinha para ela dormir e uma transportadora. Só tenho dúvida em relação a este produto vçs aconselham de tecido ou plástico?
Responder

Voltar para “Gatos”