"Ensinar gato a usar... a sanita!"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jan 06, 2009 7:46 pm

Aqui há uns anos largos, muito antes de ter a minha primeira gata, a Cd, uma amiga da família tinha um gato siamês muito bonito e engraçado, e com uma característica que na altura não tinha conhecimento ser possível.
Este gato usava exclusivamente a sanita para fazer as suas necessidades, e sendo que já veio ensinado de pequeno a fazê-lo pela sua criadora, por nada fazia noutro sítio que não na sanita!

Curiosamente, a semana passada no consultório da vet que acompanha as minhas gatas, li um artigo sobre este mesmo assunto na revista Instinto.

Uma questão de higiene e etiqueta

Gosta do seu gato como se fosse gente, por isso imagina como seria bom ele ter hábitos de gente que condissessem com o seu comportamento, tantas vezes tão "humano" para um felino. Pois deixe de desejar e passe à acção, ensinando-o a usar a sanita em vez da caixa de areia sanitária, nem sempre muito higiénica. No final, sim, ao seu "Tareco" só lhe faltará falar.

Antes do treino

Cerifique-se de que é este o método que pretende para o seu gato, uma vez que não pode, depois, tentar que o animal use outro qualquer que lhe dê mais jeito a si, ou melhor se adeqúe à sua vida em determinado momento. O treino deve ser aplicado a um gato novo, mas suficientemente crescido para que possa subir e saltar da sanita. Convém não esquecer que o animal tenderá, depois, a fazer as suas necessidades apenas em sanitas. Também por isso, este treino é indicado apenas aos gatos confinados ao espaço da casa. Um animal que possa ir à rua, acabará apenas por se habituar a reter as fezes e a urina até à próxima saída. Saiba ainda que, no caso de ter apenas uma casa de banho, as suas próprias idas ao wc estarão condicionadas com a logística que este treino implica.

Do que vai precisar

- Uma caixa própria para as necessidades do animal.
- Uma folha de papel (já vai saber para quê).
- Semanas, ou mesmo meses de treino.
- Muita paciência e dedicação.

Passo a passo

- Levar a caixa das necessidades do gato até à casa de banho. Não a desloque directamente do local onde sempre tem estado para o wc. O processo tem de ser gradual. Falamos de centímetros por dia, todos os dias. Nada de precipitações que coloquem em risco o sucesso do treino.

- Todos os dias, quando deslocar a caixa em direcção à casa de banho, vá reduzindo a quantidade de areia (ou qualquer outro material usado).

- Vá deslocando a caixa até esta ficar colada à sanita. Pois é, pode mesmo demorar muito tempo.

- Sempre que a aproximar da sanita, suba-a em altura, com o auxílio de listas telefónicas ou qualquer outra estrutura que permita segurança e estabilidade à caixa, para que não caia, assustando o animal e desmotivando-o a subir para ela.

- Pare quando a caixa estiver colada à sanita e à mesma altura que esta.

- Este ponto é decisivo e requer a sua própria colaboração, uma vez que a sanita, de agora em diante, passará a ser dos dois. Com o tampo levantado, tape o buraco da sanita com um papel autocolante, ou apenas fixando-o com fita-cola. (Pois é, tudo isto deve ser retirado quando você precisar de usar a casa de banho).

- Desloque progressiva e diariamente a caixa das necessidades do animal para cima do tampo, agora forrado de papel, até estar completamente em cima da sanita.

- Continue a retirar quantidades de areia, até ao ponto em que a caixa fique vazia.

- Faça um pequeno furo central no fundo da caixa e outro, coincidente, no papel com que forrou a sanita.

- Gradualmente, vá aumentando ambos os buracos, até ter a sanita quase descoberta.

- Finalmente, retire o que resta da caixa e do papel. Missão cumprida, principalmente se foi bem sucedido e o animal se dirige à sanita sempre que tem necessidade de urinar e defecar.

Importante

- Não dê nenhum passo em frente sem que o gato se acostume às alterações anteriores.

- O treino é mais eficaz, senão mesmo apenas eficaz, se o dono estiver em casa a tempo inteiro, pelo menos durante o tempo de "aulas". Só assim perceberá se as coisas seguem na direcção certa: se o animal se sente confortável com as alterações, se não há resistência nem mudanças de comportamento... Além de que, a sua presença reconforta o animal conferindo-lhe segurança e tranquilidade.

- Siga o treino à risca e sem pressas, ou acabará por incentivar o animal a fazer as necessidades onde calha, porque não gosta das mudanças ou não entende o que deve fazer.

- Nunca force o animal a fazer aquilo que não quer ou não entende. Deitará tudo a perder se o animal associar a ida ao wc com coisas negativas, como sejam reprimendas ou castigos.

- Este treino não se aplica a gatos velhos, com hábitos de higiene há muito instituídos e sem apreço ou paciência para mudanças.

- Nunca se esqueça de puxar o autoclismo sempre que a sanita for utilizada, por si ou pelo gato. Alguns gatos apreciam colocar as patas na água, divertindo-se a salpicar tudo à volta. Não é agradável!

Depois de treinado, fica apenas por resolver um pormenor: quem vai à casa de banho primeiro.
Fonte: Revista Instinto - Número 11 - Ano 2 - Novembro 2008

Achei que poderia ser interessante partilhar esta informação aqui no fórum, e quem sabe se não poderá ser útil a alguém que se disponha a uma aventura destas :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jan 06, 2009 8:19 pm

por acaso já tinha lido e visto alguns videos sobre o assunto... no youtube há vários...
este é um deles -> http://br.youtube.com/watch?v=I79-BnwbE ... re=related

a minha avó teve uma gata, ainda a minha mãe era pequena, que fazia as necessidades na sanita... às vezes, quando ela andava com o cio, para terem a certeza que ela não ía para a rua, fechavam-na na casa de banho e quando lá chegavam viam as necessidades dela na sanita...
e a gata nunca foi ensinada a fazer tal coisa...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

terça jan 06, 2009 8:21 pm

Pois, também acho interessante. Tenho uma amiga brasileira q a gata dela para além de ir á sanita também puxa o autocolismo ( no Brasil o autocolismo puxa-se através de uma alavanca lateral)!
Para quem só tem uma casa de banho é capaz de ser chato, mas para quem tenha pelo menos 2 é uma ideia!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 06, 2009 8:32 pm

Dava-me um jeitão e poupava dinheiro e trabalho :wink:

Já estou a imaginar o filme... :mrgreen:

"caixa 1 cm adiante, ao fim de uns dias está no primeiro degrau da cave. Mais um centímetro e lá vai outro degrau. Preciso de uns 6 meses até todos os centímetros terem preenchido o trajecto.
Finalmente chego com a caixa ao W. C. do rés-do-chão! Huuuuufff!

E agora? Bem... agora mando cá o pedreiro remover o bidet para a caixa caber coladinha à sanita. Removo ainda o fundo da dita caixa e espero pacientemente numa poltrona, fora da casa de banho porque não há espaço para mim.

Finalmente a brilhante ideia surge: Já sei :idea: ponho-me no topo de um escadote a espreitar da parte de fora da casa, através da janela da casa de banho, para ver se pelo menos uma delas se afoitou...?
Hummm... 5 gatos... representa uns 3 Anos, com alguma sorte e umas quantas gatas a tomarem banho de água de cu lavado e umas 10 caixas sem fundo na tentativa...
Faço? Não faço? Tento ou não tento?

Ná! Desisto! :mrgreen: "

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jan 06, 2009 8:47 pm

Boa noite a todos...

Muito me ri eu com a resposta da Leonilde... :lol:

Mas agora a sério... também conheci uma gatinha que fazia as necessidades na sanita, e ninguém lhe ensinou! Apenas começou... a dona viu, não ralhou e até achou graça e a coisa foi-se repetindo... nem molhava as patinhas nem nada... Mas quando a sanita ou a porta estava fechada ela não se importava e utilizava a caixa na mesma.

Infelizmente já morreu... :cry: eu gostava imenso dela porque era de uma ternura que eu nunca vi, pelo menos nos meus!
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça jan 06, 2009 8:50 pm

leonildecarvalho Escreveu:(...) Hummm... 5 gatos... representa uns 3 Anos, com alguma sorte e umas quantas gatas a tomarem banho de água de cu lavado e umas 10 caixas sem fundo na tentativa...
Faço? Não faço? Tento ou não tento?

Ná! Desisto! :mrgreen: "

Leo
:lol:... bem, este relato deixou-me de rastos de tanto me rir!

Confesso que eu, pessoalmente, não teria paciência para ensinar às minhas 3 gatas. Por outro lado, sendo que uma já é sénior, outra já madura, e só uma é jovem, teria algumas dificuldades em fazer passar a mensagem principalmente às 2 primeiras!
Mas acho muito curioso e interessante que se consiga ensinar um hábito destes a um felino, e até porque realmente o que se poupa em dinheiro e em limpezas :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça jan 06, 2009 9:17 pm

Mesmo assim prefiro eu com a minha sanita e gato com o seu caixote! Gato é gato e cada macaco no seu galho! :)
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça jan 06, 2009 10:15 pm

Também li esse artigo, e vi os videos do you tube. É fantástico ver um gatinho a usar a sanita. :)

Conheci um gato (já não está entre nós) que usava a sanita sem que ninguém lhe tenha ensinado, só que quando os donos se esqueciam e a fechavam, ele fazia em cima do tampo. deixou totalmente de ir ao caixote da areia. :wink:

Eu mesmo continuando com mais despesa e trabalho, prefiro continuar com os WC com areão. :wink:
Acredito que pelo menos um dos meus gatos aprenderia a usar a sanita e também a descarregar o autoclismo, ele até sabe carregar no botão, só lhe falta ainda é força ( ou ainda não lhe tomou o jeito). Para ele os de puxar seriam mais fáceis, já que ele é capaz de abrir os estores, também se entenderia bem com o autoclismo. :) O meu receio seria ele ir também pelo cano abaixo, tanto que ele gosta de água. Cá em casa se não temos cuidado, sentamo-nos na sanita, já com um gato lá dentro. :roll:

Leo ri com gosto ao ler o seu post. :lol: :lol:
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 07, 2009 10:08 am

OMG --'

Já tinha ouvido falar nisto, era a loucura :) porque cada vez que o tobias vai ao peniquinho dele, que está no nosso wc, mais ninguem lá pode entrar lol

O estrago que aquele menino faz... Aleluia Senhor!

Mas de vez em quando dá os ataques de preguiça ao rapaz vai dentro da banheira ou do bidé mesmo.. Ora a preguiça do Tobias teve de acabar, começamos a deixar um pc de agua na banheira e no bidé, nos primeiros tempos aparecia o Tobias ao pé de nós tipo pinto molhado :lol: todo lixado com aqueles grandes olhos!! :lol:

agora o cão decidiu compactuar com o Tobias vai ao bidé bebe a água toda! :evil:

Só eu!! A mulher da Santa paciência com os meninos lá de casa :D

Com isto tudo quero dizer que o meu gatinho mandava-me só ir ás couves com a história da sanita, INFELIZMENTE!! :x :D
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 07, 2009 10:13 am

MiausRafa? o seu gato /a abre os estores? :lol: :lol:

Ah com cada peripécia... o meo vai até ao meio da sala do o cordel do cortinado até abrir aquilo tudo.. lol depois poe-se á janela realmente ah bixanos muita inteligentes 8) :D
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jan 07, 2009 10:13 am

sorayacatarina Escreveu:OMG --'

Já tinha ouvido falar nisto, era a loucura :) porque cada vez que o tobias vai ao peniquinho dele, que está no nosso wc, mais ninguem lá pode entrar lol

O estrago que aquele menino faz... Aleluia Senhor!

Mas de vez em quando dá os ataques de preguiça ao rapaz vai dentro da banheira ou do bidé mesmo.. Ora a preguiça do Tobias teve de acabar, começamos a deixar um pc de agua na banheira e no bidé, nos primeiros tempos aparecia o Tobias ao pé de nós tipo pinto molhado :lol: todo lixado com aqueles grandes olhos!! :lol:

agora o cão decidiu compactuar com o Tobias vai ao bidé bebe a água toda! :evil:

Só eu!! A mulher da Santa paciência com os meninos lá de casa :D

Com isto tudo quero dizer que o meu gatinho mandava-me só ir ás couves com a história da sanita, INFELIZMENTE!! :x :D
Olá!

Esta sua peripécia logo pela manhã, serviu para desanuviar o espírito... :lol: :lol:

Mas o que eu já me ri, ao imaginar a história... :lol: :lol:

Muito engraçado!!

Um bom dia.
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

quarta jan 07, 2009 10:37 am

Já que estamos numa de peripécias, passo a citar a que o meu Simbinha adora fazer, em complô com o mano Pantera...

Pois, lá em casa os roupeiros são de portas (PESADAS) de correr... :) e o Simba adoooooooooora :roll: abri-las com muito jeitinho... para o seu mano Pantera entrar, mandar as minhas camisolas todas ao chão, :twisted: ajeitar uma a seu gosto e pimbas.... ali fica a dormir a sesta em cima da que escolheu.

E ainda há aquela em que atraves de uma frecha muuuuuuuuuuuuuuito pequeniiiiiiiiiiiina dos estores :o ... o gordo do meu Simba consegue... (juro que ainda não sei como) passar por baixo e vai para a varanda cuscar a rua.
Já tento evitar essa vontade deixando os estores para cima e a janela fechada... mas enquanto ele não descobre uma pequena maneira de se escapar para cuscar a rua... não descansa!

:P são muito marotos os nossos meninos ;)

Em termos de resposta ao topico em questao, sou meeeeeeeesmo da opinião que eles têm a casinha de banho deles e eu a minha :wink:
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 07, 2009 10:41 am

:lol: no meio de tanta historia triste, ás vezes faz falta isto... :)

Imagine-se eu a olhar para o bidé a falar baixinho mas e a água para onde vai.. Quando eu estou na sala ouço splash splash ... os enormes golos de agua que o meu "pequeno" cão lhe dá ... Que limpou logo a água toda!!

Olha que dois ham?!

:lol: :lol: :lol:
isamiau
Membro Veterano
Registado: sexta nov 09, 2007 1:48 pm

quarta jan 07, 2009 10:45 am

sorayacatarina Escreveu::lol: no meio de tanta historia triste, ás vezes faz falta isto... :)
meeeeeesmo :wink: eu que o diga. :oops:
sorayacatarina Escreveu:Imagine-se eu a olhar para o bidé a falar baixinho mas e a água para onde vai.. Quando eu estou na sala ouço splash splash ... os enormes golos de agua que o meu "pequeno" cão lhe dá ... Que limpou logo a água toda!!

Olha que dois ham?!
Estou a ficar maluca???? :P deve-se ter perguntado ;) :lol: :lol: :lol:

Que grande complô que tem aí também :D

São os nossos tesourinhos. :wink:
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 07, 2009 1:10 pm

8) Claro que são ... e um dos meus tesourinhos o piratinha do Bias ta doentinho vai d tarde ao Vet, claro q ando muito preocupada são a nossa alegria :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”