Quem me pode ajudar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quarta jun 04, 2003 2:48 pm

Olá a todos,

Espero que me possam ajudar!

Tenho uma amiga que está a pensar em tornar-se criadora de bosques da noruega. O problema é que nem eu nem ela, nem ninguém que conhecemos, sabe alguma coisa deste processo, ou seja, o que é que é necessário fazer para se tornar criador de uma determinada raça.

Ela tem um casal de bebés desta raça e tenciona reproduzi-los mais tarde para vender, participar em exposições, etc...mas é necessário fazer alguma coisa? registar-se, ou algo do género?

Desculpem, mas sou competamente ignorante neste assunto e nem sei se já disse alguma barbaridade. Gostava que os criadores deste forum me ajudassem, para consequentemente eu ajudar esta minha amiga.

E outra coisa, um criador tem acesso ao calendário de exposições a acontecerem durante o ano?

Mais uma vez relembro que posso ter dito alguma estupidez, mas como já disse não estou minimamente por dentro disto, porque o meu forte são mesmo os rafeirinhos...

Obrigada desde já... :)
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jun 04, 2003 3:05 pm

OS BEBÉS NÃO SÃO IRMÃOS DA MESMA NINHADA, SÃO?

MIAU
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta jun 04, 2003 3:06 pm

OS BEBÉS NÃO SÃO IRMÃOS DA MESMA NINHADA, SÃO?

MIAU
scooby
Membro Veterano

quarta jun 04, 2003 3:08 pm

Não, nada disso. Incesto é que não :) O gato tem mais ou menos seis meses e a gata quatro. Aliás, nem são bem bebés...

Outra coisa que queria saber é quantos gatinhos costuma ter uma ninhada desta raça e quantas ninhadas há em média por anoooé só uma?
Miau
Membro Veterano

quarta jun 04, 2003 3:16 pm

Foi criado neste forum um tópico de um(a) criador(a) de Bosques da Noruega. Acho uma boa ideia trocar umas impressões com este(a) forista "bosques da noruega/noruegues da floresta".

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6367

Desde já, devo dizer que esses gatos são lindos pelo que eu nunca conseguiria fazer criação para vender... FICAVA COM TODOS!

Boa sorte

Miau
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 04, 2003 3:28 pm

Sei que pediste a opinião de criadores desta raça e eu não sou... :oops: no entanto, penso que poderei dar uma opinião válida:
Aconselho a tua amiga a fazer uma pesquisa exaustiva em "sites" da internet que falem sobre essa raça (algumas moradas estão no tópico referido pela MIAU) e entrar em contacto com associações de criadores da mesma para aconselhamento mais personalizado. ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 04, 2003 3:33 pm

Olá

Antes de se iniciarem na criação, deviam aprender bastante sobre a raça e verem se possuem condições para manter os animais e o que vão fazer caso não consigam vender os gatinhos.

A Bazan é criadora de Bosques da Noruega, podem tirar algumas dúvidas com ela.

Julgo que é importante terem um veterinário de confiança para que vos possa sempre auxiliar nos partos caso seja necessário e no cuidado com os gatos.

Eles são registados? Se não forem não devem iniciar a criação senão não são reconhecidos como exemplares da raça.

O Clube Português de Flinicultura também deve prestar auxilios nesta matéria.

Beijokas
Kathleen
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

quinta jun 05, 2003 5:22 pm

Boas,

Sobre a falta de registos posso falar um pouco.

Cerca de um ano atrás, um gato atropelou o meu carro, claro que n iria deixar o bichano no meio da estrada. Ele mexia...e mais um membro chegou á familia.

Isto para dizer que após conversa com uma criadora de persas e de envio de fotos, desconfia-se que seja uma persa (vim a saber pelo vet q é uma menina), após falar c o CPF a minha menina vai ter uma apreciação presencial c juri.

Portanto se os gatinhos n tiverem registo sempre pode e deve recorrer ao Clube Por de Felinicultura para se aconselhar

Vera
Vera
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 05, 2003 11:35 pm

Olá

Julgo que sim que isso é verdade, se não estou em erro tanto cães como gatos podem ser levados perante um juri que analisa o animal e v~e se ele se encontra dentro do estalão da raça e pode depois registá-lo, mas não sei bem como isso se preocessa.

mas uma vez que querem iniciar criação convém que seja com bons exemplares da raça, senão não tem grande sentido.

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano

quinta jun 05, 2003 11:35 pm

Olá

Julgo que sim que isso é verdade, se não estou em erro tanto cães como gatos podem ser levados perante um juri que analisa o animal e v~e se ele se encontra dentro do estalão da raça e pode depois registá-lo, mas não sei bem como isso se preocessa.

mas uma vez que querem iniciar criação convém que seja com bons exemplares da raça, senão não tem grande sentido.

Beijokas
kathleen
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

sexta jun 06, 2003 10:38 am

Olá!

Eu sei q a minha menina lá vai...agora não sei se dão registo ou apenas um certificado em como ela está dentro do estalão da raça.

Vera
Vera
Kathleen
Membro Veterano

sexta jun 06, 2003 10:53 am

Olá

Depois conte-nos como foi, estou curiosa para saber como é esse processo.

Beijokas
kathleen
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta jun 06, 2003 10:59 am

Olá, bom dia,

Julgo que é um Certificado, e não Registo, porque desconhece-se a ascendência do animal.

Também já passei por algo semelhante... diziam que a minha Gata não era pura... e para ter a certeza depois que ela atingisse a idade adulta, ou seja, que o crescimento estivesse complento, podia leva-la para ser avaliada quanto à raça...

Enfim!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jun 06, 2003 11:46 am

Olá!
Estou só a escrever para esclarecer algo quanto à consanguinidade.
Não sou criadora logo em muitos outros aspectos não posso ajudar. A consanguinidade deve ser evitada pois pode conduzir a defeitos genéticos que podem ser óbvios (por exemplo uma característica física alterada como um dedo a mais numa pata) ou não (explo: menor imunidade, comportamento fora do estalão da raça). Não interessa propriamente se os gatinhos são da mesma ninhada ou não mas sim se têm os mesmos Pais. Mesmo que não tenham os mesmos pais convém conhecer o seu grau de parentesco e tentar descobrir se tal é aceitável ou não. Além disso não convém deixar a gata ter muitas ninhadas por ano pois isso pode fragilizar a sua saúde assim como dos gatinhos que irão nascer. Do que sei de criação, o estalão dos gatinhos deve ser avaliado de forma a no futuro o criador decidir quais os cruzamentos ideiais para apurar o estalão da raça. Normalmente os criadores acabam por ficar com os melhores exemplares que vão nascendo e acabam por recorrer a outros machos com qualidades reconhecidas precisamente para evitar os problemas da consaguinidade.
Escusado será dizer que deve haver um bom acompanhamento veterinário de todos os animais e que se deve ter cuidado com as pessoas a quem se vende os animais procurando aferir, na medida do possível se serão donos responsáveis.

Espero ter ajudado.
scooby
Membro Veterano

sexta jun 06, 2003 4:59 pm

Agradeço muito as vossas respostas, mas fiquei mais ou menos na mesma :oops:

Quer dizer, afinal o que é que é necessário para uma pessoa se tornar criadora "oficial"? Basta iniciar o cruzamento de dois gatos puros e já registados?

Sou muito leiga neste assunto, pelo que se alguém me puder ajudar...já mandei uma pm à bazan a pedir informações, mas não sei porquê não tive resposta. E ela leu as minhas mensagens de certeza, porque já andou por aqui no forum depois disso. Não posso deixar de me questionar se será por medo de concorrência...se for, acho que não há razão nenhuma para isso, porque o nosso país é suficientemente grande para ter vários criadores :)

Mas muitissimo obrigada na mesma pelas vossas simpáticas respostas!

Bom fim de semana
Responder

Voltar para “Gatos”