Comida
Moderador: mcerqueira
Olá,
Sou nova no forum e dona de uma gatinha preta de 4 meses. A mãe dela era gata de rua, mas uma senhora que tem uma loja de animais ficou com ela até a altura do parto e arranjou donos para todos os gatinhos. Ela própria ficou com 3...
A minha dúvida é em relação a comida de marca Whiskas junior (ração seca). Ouvi dizer que essa comida fazia mal aos gatos. Não sei se me disseram isso para me incentivar a comprar mesmo nas lojas de animais ou se é mesmo verdade. O que eu costumo fazer é misturar Whiskas com Purina... O que é certo é que ela escolhe Whiskas na gamela! Enfim... Como é a primeira vez que tenho um felino, não sei muito sobre o assunto. Agradeço qualquer dica sobre isso.
Obrigado
Sou nova no forum e dona de uma gatinha preta de 4 meses. A mãe dela era gata de rua, mas uma senhora que tem uma loja de animais ficou com ela até a altura do parto e arranjou donos para todos os gatinhos. Ela própria ficou com 3...
A minha dúvida é em relação a comida de marca Whiskas junior (ração seca). Ouvi dizer que essa comida fazia mal aos gatos. Não sei se me disseram isso para me incentivar a comprar mesmo nas lojas de animais ou se é mesmo verdade. O que eu costumo fazer é misturar Whiskas com Purina... O que é certo é que ela escolhe Whiskas na gamela! Enfim... Como é a primeira vez que tenho um felino, não sei muito sobre o assunto. Agradeço qualquer dica sobre isso.
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Uma vez, na vet, estivemos a falar sobre vários temas... e uma delas foi a alimentação...
Na altura comentei que dava whiskas à minha gata e a veterinária disse que era uma asneira, porque a whikas é feita à base de óleos e, a longo prazo, pode provocar problemas renais... e aconselhou-me a purina one que, segundo ela, está ligada à eukanuba, ração que eles vendem lá na clínica...
Se é verdade, ou não, eu não sei... mas experimentei e notei grandes diferenças na minha gata assim que mudei a ração, ficava satisfeita com menos comida, o pêlo ficou bem mais bonito, a caquinha dela não cheira tão mal e está uma gata forte e saudável
E, aqui no forúm, sei que partilham da opinião que, em rações do supermercado, a purina one é a melhor...
Depois é lógico que há aquelas mais caras e melhores...
Na altura comentei que dava whiskas à minha gata e a veterinária disse que era uma asneira, porque a whikas é feita à base de óleos e, a longo prazo, pode provocar problemas renais... e aconselhou-me a purina one que, segundo ela, está ligada à eukanuba, ração que eles vendem lá na clínica...

Se é verdade, ou não, eu não sei... mas experimentei e notei grandes diferenças na minha gata assim que mudei a ração, ficava satisfeita com menos comida, o pêlo ficou bem mais bonito, a caquinha dela não cheira tão mal e está uma gata forte e saudável

E, aqui no forúm, sei que partilham da opinião que, em rações do supermercado, a purina one é a melhor...
Depois é lógico que há aquelas mais caras e melhores...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
Olá, desde já parabens pela adoção
realmente parece que a whiskas não é lá grande coisa porque tem corantes e conservantes... (mas até nós os comemos não é!!!) e a composição dela também não é perfeita segundo os mais entendidos...
agora a verdade é que os gatos parecem gostar bastante do sabor dela!
eu já referi aqui muitas vezes que nunca tive uma gata tão esquisita com a comida como a minha Mia
ela quando veio pra minha casa comia whiskas e eu comprei montes de marcas de comidas melhores incluindo a royal canin para gatos exigentes e ela NÃO COMEU NENHUMA!!!
a única que ela gostou também foi a purina de perú
no inicío misturava, agora só dou purina de perú misturada com outra marca de salmão que ela tambem pega quando já não tem mais nada pra comer.
por isso, se vires que ela gosta continua a misturar as duas e podes ir reduzindo a quantidade de whiskas.
é verdade, já agora - existe uma marca de supermercado que me parece tão boa como a purina one que é a nova PERFECT FIT.
Alguém aqui a usa?

realmente parece que a whiskas não é lá grande coisa porque tem corantes e conservantes... (mas até nós os comemos não é!!!) e a composição dela também não é perfeita segundo os mais entendidos...
eu já referi aqui muitas vezes que nunca tive uma gata tão esquisita com a comida como a minha Mia
ela quando veio pra minha casa comia whiskas e eu comprei montes de marcas de comidas melhores incluindo a royal canin para gatos exigentes e ela NÃO COMEU NENHUMA!!!
no inicío misturava, agora só dou purina de perú misturada com outra marca de salmão que ela tambem pega quando já não tem mais nada pra comer.
por isso, se vires que ela gosta continua a misturar as duas e podes ir reduzindo a quantidade de whiskas.
é verdade, já agora - existe uma marca de supermercado que me parece tão boa como a purina one que é a nova PERFECT FIT.
Alguém aqui a usa?
Bom dia...
Da minha experiência posso dizer o seguinte:
O 1ro gato que tive, nunca comeu rações, foi alimentado a peixe e carne, que comprava especialmente para ele, nunca esteve doente... morreu de velhote
As duas gatinhas que tive a seguir, sempre lhes dei a ração da Hill's (carissima...!! que comprava na vet e nas lojas de animais, como não conhecia mais nenhuma e me disseram que era a melhor (e É...), eu acreditei...
e nem nunca procurei outra
(parva que fui...)
Agora, com mais experiência já posso fazer comparações e então quando fui à vet logo da 1ra vez, ela deu-me várias indicações para eu escolher, por ordem de superioridade: Hill's, Eukanuba, Royal Canin e Purina, sendo que estas 3 ultimas se poderiam considerar em pé de "quase" igualdade...
Saí de lá e comprei na loja dos animais a RC... a Rita comeu, mas pouco e tinha diarreia e não passava... e cheirava malissimo! Quem também não gostou fui eu... Fui ao super e pesquisei e achei a Purina One (Junior... por enquanto) Mudei e na verdade tanto a gata como eu, estamos muito satisfeitas! Cócós mais pequenos, a diarreia passou logo à segunda toma, o pelo está lindo e ela adora.... Volta e meia, mas muito só em meia dou um paté da Gourmet e dou um peixinho cozido... como mimo!
Desculpem o testamento....
Da minha experiência posso dizer o seguinte:
O 1ro gato que tive, nunca comeu rações, foi alimentado a peixe e carne, que comprava especialmente para ele, nunca esteve doente... morreu de velhote

As duas gatinhas que tive a seguir, sempre lhes dei a ração da Hill's (carissima...!! que comprava na vet e nas lojas de animais, como não conhecia mais nenhuma e me disseram que era a melhor (e É...), eu acreditei...

Agora, com mais experiência já posso fazer comparações e então quando fui à vet logo da 1ra vez, ela deu-me várias indicações para eu escolher, por ordem de superioridade: Hill's, Eukanuba, Royal Canin e Purina, sendo que estas 3 ultimas se poderiam considerar em pé de "quase" igualdade...
Saí de lá e comprei na loja dos animais a RC... a Rita comeu, mas pouco e tinha diarreia e não passava... e cheirava malissimo! Quem também não gostou fui eu... Fui ao super e pesquisei e achei a Purina One (Junior... por enquanto) Mudei e na verdade tanto a gata como eu, estamos muito satisfeitas! Cócós mais pequenos, a diarreia passou logo à segunda toma, o pelo está lindo e ela adora.... Volta e meia, mas muito só em meia dou um paté da Gourmet e dou um peixinho cozido... como mimo!
Desculpem o testamento....

Dou RC sterilized à minha gata e não tenho razões de queixa. Sei que ela preferia comer patés e rações mais "saborosas" mas como quem manda sou eu
e ela está esterelizada come aquilo que a Vet recomendou e que eu acho melhor!
Antes de ser esterelizada comeu Perfect Fit e Purina Proplan, não tenho razões de queixa de nenhuma delas.

Antes de ser esterelizada comeu Perfect Fit e Purina Proplan, não tenho razões de queixa de nenhuma delas.
Que coincidencia tão gira! A minha gatinha também se chama Mia! E é linda!lunaemia Escreveu:Olá, desde já parabens pela adoção![]()
Alguém aqui a usa?
Agradeço as respostas que me deram e me esclareceram bastante.
O veterinário da Mia não falou em marcas de ração. Só me aconselhou a dar só ração. Explicou-me que os gatos com a idade se tornam insuficientes renais e para isso não acontecer têm de beber muita água. Com a idade tornam-se perguiçosos em relação à água. E a ração seca dá-lhes mais sede.
O que é engraçado é que toda a ração para júnior é de frango... Como é que eles são exigentes ao ponto de ter preferências?!
O pior é a curiosidade dela em relação à nossa comida... No outro dia fiz um bolo e deixei em cima do balcão da cozinha tapado com papel de aluminio pensando "ela não vai lá... Não vai não... dois minutos depois lá estava a bela da Mia em cima do balcão, tinha afastado o papel de aluminio e já tinha dado umas 5-6 dentadas!!
O veterinário da Mia não falou em marcas de ração. Só me aconselhou a dar só ração. Explicou-me que os gatos com a idade se tornam insuficientes renais e para isso não acontecer têm de beber muita água. Com a idade tornam-se perguiçosos em relação à água. E a ração seca dá-lhes mais sede.
O que é engraçado é que toda a ração para júnior é de frango... Como é que eles são exigentes ao ponto de ter preferências?!
O pior é a curiosidade dela em relação à nossa comida... No outro dia fiz um bolo e deixei em cima do balcão da cozinha tapado com papel de aluminio pensando "ela não vai lá... Não vai não... dois minutos depois lá estava a bela da Mia em cima do balcão, tinha afastado o papel de aluminio e já tinha dado umas 5-6 dentadas!!
Eu comecei por dar Purina One à minha Scaramouche, mas ela começou a apresentar sangue nas fezes. Corri que nem uma doida à veterinária que me explicou que estava relacionado com a sensibilidade do tracto intestinal, pelo que mudei para a Iam's. O problema manteve-se até mudar para RC qualquer coisa sensitive. E passou! O pequenote Sirius também come RC para bébes.
Quanto a gostos, nunca notei muita diferença, para ser honesta, acho que tenho gatos de "boa boca". Por estranho que pareça, não ligam muito a patês, pelo que não serve de mimo aos meus meninos.
Quanto a gostos, nunca notei muita diferença, para ser honesta, acho que tenho gatos de "boa boca". Por estranho que pareça, não ligam muito a patês, pelo que não serve de mimo aos meus meninos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Noutro dia comprei uma latinha gourmet de salmão para a minha gata, porque ela gosta de salmão... Toda contente deitei-lha num pratinho e chamei por ela, ela aproximou-se, cheirou, olhou para mim e foi emboraParaiso Escreveu:Quanto a gostos, nunca notei muita diferença, para ser honesta, acho que tenho gatos de "boa boca". Por estranho que pareça, não ligam muito a patês, pelo que não serve de mimo aos meus meninos.

É muito esquisita ela... come ração e pouco mais... até no peixe ela é esquisita, se lhe dermos pescada ela come e ainda pede mais, se lhe dermos carapau ela cheira, dá meia volta e vai embora...

Por isso, é muito raro a minha gata ter direito a miminhos... ela fica satisfeita com a ração

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
Pois é... os animais são como nós! Uns comem uma coisa que lhes faz mal e não faz mal a outros... é por isso que é muito dificil dar opiniões! Por acaso agora na ultima consulta da vet, ela também me deu um pacote de amostra da IAMS, para eu dar a Rita... experimentei dar um pouquinho na mão e ela cheirou e foi embora, ainda misturei um pouco na ração do dia e ela nem a do dia nem a outra... por causa do cheiro daquela nem tocou!Paraiso Escreveu:Eu comecei por dar Purina One à minha Scaramouche, mas ela começou a apresentar sangue nas fezes. Corri que nem uma doida à veterinária que me explicou que estava relacionado com a sensibilidade do tracto intestinal, pelo que mudei para a Iam's.
Esquisita a menina...

Por isso nós é que temos que ir vendo o que lhes faz melhor, com a opinião da vet...
Eu, se não fosse por uma questão de comodismo e facilidade, ainda optava pela comida tradicional: peixinho e carninha... Até posso estar errada, mas tenho cá um feeling que é a mais saudavel!!! Enfim...
.... E são uma gracinha, quando nos deixam com cara de "Ó", porque todas contentes a dar-lhes um mimo e viram-nos o rabo com ar de princesas...mOreirinha01 Escreveu: Noutro dia comprei uma latinha gourmet de salmão para a minha gata, porque ela gosta de salmão... Toda contente deitei-lha num pratinho e chamei por ela, ela aproximou-se, cheirou, olhou para mim e foi embora![]()

Eu acho-as tão giras...

Deve ser isso que o Mr. Obama faz agora com a Leo...

pathelen Escreveu:Pois mas o veterinário a mim disse-me para não dar nada nosso...Paraiso Escreveu:Eu, se não fosse por uma questão de comodismo e facilidade, ainda optava pela comida tradicional: peixinho e carninha... Até posso estar errada, mas tenho cá um feeling que é a mais saudavel!!! Enfim...
Já dei salmão a minha (um bocadinho só para ela provar)... E ela adorou. No outro dia cozi camarões e ela não me largava por causa do cheiro. Acabei também para lhe dar um bocadinho. Mas evito, quando lhe dou é só mesmo por graça.
A nossa comida tem muitos componentes que são prejudiciais à saude dos gatos. Eles têm um estômago muito sencivel pelo que não podem comer de tudo como nós.
Pesquise aquino forum que vai encontrar vários tópicos a falar disso.
Pesquise aquino forum que vai encontrar vários tópicos a falar disso.
MaryXu Escreveu:Sim... o veterinário é sempre contra! Mas eu quando digo comida tradicional não é da nossa! Eu cozinhava só para ele!pathelen Escreveu:Pois mas o veterinário a mim disse-me para não dar nada nosso...Paraiso Escreveu:Eu, se não fosse por uma questão de comodismo e facilidade, ainda optava pela comida tradicional: peixinho e carninha... Até posso estar errada, mas tenho cá um feeling que é a mais saudavel!!! Enfim...
Já dei salmão a minha (um bocadinho só para ela provar)... E ela adorou. No outro dia cozi camarões e ela não me largava por causa do cheiro. Acabei também para lhe dar um bocadinho. Mas evito, quando lhe dou é só mesmo por graça.
Eu dantes comprava rabinhos de pescada congelados, da mais barata e cozia-os sózinhos, sem sal, sem nada... e dava ao meu gato, umas vezes com cenoura cozida esmagada e arroz, e ele adorava! Tudo sem sal..
Outras vezes comprava no talho aquelas aparas das carnes, que até se dá aos cães, e fazia o mesmo... havia, acho que já não há, uma coisa que se chamava "bofe" e se cozia e dava aos gatos... e o meu até sopa comia e adorava...
Nunca adoeceu... Quando tinha 12 anos, começaram a aparecer estas rações e eu por comodismo, comecei a dar-lhe... e ainda hoje acredito que por causa disso começou a doença dele.. Insuficiência renal e outras coisas que nem quiz saber, tal era o sofrimento! Morreu velhinho e teve de ser abatido, mas o vet garantiu-me que não teve a ver com a alimentação... mas eu ainda hoje duvido!
Corrijam-me se estiver errada...![]()