Juntar dois Gatos Adultos - Ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RCTC
Registado: sexta fev 20, 2009 11:20 am

sexta fev 20, 2009 11:45 am

Olá Bom dia,

O meu nome é Ana e tenho duas gatas lindíssimas, a Misha e a Lita.
A Misha tem um aninho e 4 meses e a Lita tem 5 mesinhos.

Dão-se super bem e são mesmo amigas.

O problema é que devido a um problema familiar, fiquei com o gato dos meus cunhados, que por acaso até é irmã da minha Misha (foram adoptados simultaneamente mas para casas diferentes).

Claro que ele encontra-se fechado num quarto(não é castrado), mas a Misha já deu por ele e anda toda chateada, a bufar a toda a gente.
Tentámos pô-los frente a frente ao nosso colo e deu lugar a muitas bufadelas e rosnanços.

Vou tratar da esterilização do gato este fim-de-semana. As operações das gatas são mais caras.

O que me aconselham para tentar que eles se aceitem?

Obrigado desde já,

Cumprimentos.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta fev 20, 2009 12:17 pm

Não os force a nada, dê-lhe tempo que eles acabam por habituar-se e criar uma hierarquia entre eles.
Su
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta fev 20, 2009 12:35 pm

Antes de castrar o gato não tente juntá-Los.

A partir desse dia,com muita calma, vigilância e uma borrifador de água na mão,comece a apresentá-los.
Mas nos 1ºs dias não os deixe sozinhos nem de noite nem quando não está ninguem em casa.

Faça uma pesquisa que há imensos topicos com dicas.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

sexta fev 20, 2009 1:51 pm

Tive o mesmo problema à pouco tempo...por isso falo da minha experiencia :)
Mantenha os separados em divisões diferentes...eles lentamente vão se apercebendo que existe um novo elemento em casa, as junções devem ser feitas d forma progressiva...deixe os verem-se...depois junte os com supervisão sua!
Uma sugestão quando tiverem juntos não os repreenda com gritos ou borrifadelas...tente fazer com que eles associem o facto d estar juntos com coisas boas...brincadeiras, vozes calminhas e até comidinha...
Com mta paciencia e carinho é possivel...e claro q vai haver bufos e rosnadelas é assim q eles depois criam limites e hierarquia! Vai correr bem os gatos são como nós, animais de hábitos!!
Parábens por ter ficado com o gato dos seus cunhados...espero que um dia eles sejam os melhores amigos :D
RCTC
Registado: sexta fev 20, 2009 11:20 am

sexta fev 20, 2009 2:16 pm

Olá, obrigado pelas respostas.

Sim, não fazia tenções de os forçar a nada suzana1, já quando levei a minha pequenina Lita para casa, não a obriguei a ficar junto da mais velha, e a Misha fartou-se de a tratar mal, hoje ngm pode tocar na pequena :wink:

lagutrop, sabe por acaso dizer-me (mesmo q seja por PM), onde posso castrar o gato? Moro na zona de Queluz, aqui há a Ani+, mas são caríssimos.

catarinamar, era incapaz de negar casa ao Yoshi, (é como ele se chama), além de ser um gatão espectacular, é irmão da minha Misha.

Vou ver se consigo umas fotos jeitosas deles.
Deixo aqui umas da Lita e da Misha.

[img[Imagem
Imagem[/img]

Imagem
Imagem[/img]

Imagem
Imagem[/img]

Imagem
Imagem[/img]

Espero que gostem. :P [/img]
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta fev 20, 2009 3:17 pm

Boas. Com um pouco de paciência, tempo, astúcia e sensatez, consegue-se. Por vezes não é fácil e até podem nunca vir a ser melhores amigos mas desde que se tolerem já á meio caminho andado :wink:

Aqui fica um pequeno artigo meu:
JUNTAR DOIS GATOS

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Boa sorte,

Leo
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”