Gatinho com uma cadela mais velho
Moderador: mcerqueira
Vim aqui para tentar encontrar algumas soluções, nós já tínhamos uma cadela pequenina, muito mimada e já velhinha e agora chegou o novo membro um gatinho com 2 meses. A cadela não lhe morde mas andam sempre juntos, ela esta sempre a empurra lo com a cabeça, fica muito nervosa, lambe-o e acho que tem medo dele. Que se deve fazer para os dois animais se darem? Obrigada
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boa sorteJUNTAR GATO E CÃO
“Que gato escolher para o meu cão?”
Que gato escolher para o meu cão?
Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.
Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.
Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.
Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar, de preferência, um amiguinho bebé canídeo para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.
Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.
Leonilde Carvalho

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Num livro dizia que o cão deve andar de trela em casa e parece que até da resultado, ela fica mais controlada. depois retiramos a trela e andamos a vigia los mas ela continua muito nervosa, no inicio tentamos separa los muito mas agora achamos que não se deve fazer... se calhar com mais uns dias a situação melhora mas e difícil, ficamos todos nervosos
-
- Membro Veterano
Desde que seja sempre com a vossa supervisão...
eles vão-se habituando um ao outro. Podem até nunca vir a serem melhores amigos mas desde que se tolerem já não é mau
Mas, ver dois animais de espécies diferentes a interagirem, é linnnnnnnnnnnndo
. Eu tenho o cão que é a sombra da gata e vice-versa
Não vivem um sem o outro
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
nessi Escreveu:eu espero que eles também se dêem bem, a cadela é muito mimada acho que ela não lhe fará mal só não sei como ajuda los a iniciarem uma possível relação

Leu, ao menos, o penúltimo parágrafo do texto...?

Deixe que a aproximação e aceitação seja por opção deles.
E, já agora atenção ás unhas do gato.
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Agir da forma mais normal possivel, mas sempre com um olho no burro e outro no ciganonessi Escreveu:sim li, claro. O que estava a dizer é que não sei como posso ser um factor positivo na relação deles, como posso ajudar, que cuidados devo ter, além dos referidos claro...

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Vou contar-lhe a minha experiência, pode ser que a ajude pelo menos a ficar menos ansiosa:
Eu já tinha três gatos adultos quando chegou a cadela de porte médio, com cerca de 7/8 meses.
Nos primeiros dias deixei-os separados, dado que dois dos gatos nunca tinham convivido com canideos ( O Lourenço e a Diana) e o outro ( O Ulisses)eu não sei, pois tinha-o adoptado já adulto, poucos meses antes. A cadela como veio de um canil, também achei por bem que se adaptasse ao novo lar e donos sem stress de mais animais...
Depois, fui deixando os gatos se aproximarem da cadela, dentro da vontade deles e não os forçando. O Ulisses que ainda não se tinha entendido com a Diana (gata), tornou-se num amigo inseparável da Cadela (Eva) e ela dele.
Coloquei um separador ( tipo cancela ) entre o hall e o corredor, para no caso dos gatos quererem fugir, o poderem fazer sem serem perseguidos pela cadela. Não os deixava juntos quando me ausentava.
Os dois residentes mais antigos, demoraram um pouco mais a aceitar a cadela e eu também notava que a cadela ficava tensa na presença deles, penso que por medo...
Três meses depois da chegada da cadela, veio mais um gatinho...muito bébé...( O Dinis) quando ele fez um mês, comecei a pô-lo perto da cadela sempre com a minha protecção e supervisão. A cadela aceitou-o muito bem e o gato também a aceitou a ela. Hoje tanto o Ulisse como o Dinis são amigos inseparáveis da cadela. Fazem-lhe imensas judiarias, especialmente o Dinis e ela deixa...
O Lourenço tolera-a bem sem intimidades. No caso da Diana já não é bem assim, ainda lhe bufa de vez em quando, conseguem estar perto uma da outra, mas não há amizade, há respeito mútuo ou melhor dizendo eu acho que elas têm medo uma da outra.
e muitos ciumes com a Dona
A sua cadelinha pelo que diz já é velhinha e se sempre esteve sózinha é natural que possa ter algum receio do gatinho que sendo pequenino o que quer é brincar e ela possívelmente já não terá tanta paciência. Ele pode acabar por magoar a cadela quer com as unhas quer com os dentinhos que são bem fininhos e fazem doer a sério. Como já teve oportunidade de ler no artigo da Leo, cuidado com as unhas do gatito e não os deixe sós enquanto eles não estiverem bem adaptados um ao outro
.
Penso que o melhor será ir deixando que eles interajam, deixe-os brincar e só interfira caso haja necessidade ou seja se vir que algum deles pode sair magoado.
Caso contrário deixe-os, para a cadela adquirir segurança
Mime-os a ambos e não só ao gatinho. No meu caso a cadela e a gata têm muitos ciumes, se eu estou a mimar uma aparece logo a outra a pedir atenção também.
Com tempo e paciência acabarão por ser inseparáveis.

Eu já tinha três gatos adultos quando chegou a cadela de porte médio, com cerca de 7/8 meses.
Nos primeiros dias deixei-os separados, dado que dois dos gatos nunca tinham convivido com canideos ( O Lourenço e a Diana) e o outro ( O Ulisses)eu não sei, pois tinha-o adoptado já adulto, poucos meses antes. A cadela como veio de um canil, também achei por bem que se adaptasse ao novo lar e donos sem stress de mais animais...

Depois, fui deixando os gatos se aproximarem da cadela, dentro da vontade deles e não os forçando. O Ulisses que ainda não se tinha entendido com a Diana (gata), tornou-se num amigo inseparável da Cadela (Eva) e ela dele.

Coloquei um separador ( tipo cancela ) entre o hall e o corredor, para no caso dos gatos quererem fugir, o poderem fazer sem serem perseguidos pela cadela. Não os deixava juntos quando me ausentava.

Os dois residentes mais antigos, demoraram um pouco mais a aceitar a cadela e eu também notava que a cadela ficava tensa na presença deles, penso que por medo...

Três meses depois da chegada da cadela, veio mais um gatinho...muito bébé...( O Dinis) quando ele fez um mês, comecei a pô-lo perto da cadela sempre com a minha protecção e supervisão. A cadela aceitou-o muito bem e o gato também a aceitou a ela. Hoje tanto o Ulisse como o Dinis são amigos inseparáveis da cadela. Fazem-lhe imensas judiarias, especialmente o Dinis e ela deixa...

O Lourenço tolera-a bem sem intimidades. No caso da Diana já não é bem assim, ainda lhe bufa de vez em quando, conseguem estar perto uma da outra, mas não há amizade, há respeito mútuo ou melhor dizendo eu acho que elas têm medo uma da outra.

A sua cadelinha pelo que diz já é velhinha e se sempre esteve sózinha é natural que possa ter algum receio do gatinho que sendo pequenino o que quer é brincar e ela possívelmente já não terá tanta paciência. Ele pode acabar por magoar a cadela quer com as unhas quer com os dentinhos que são bem fininhos e fazem doer a sério. Como já teve oportunidade de ler no artigo da Leo, cuidado com as unhas do gatito e não os deixe sós enquanto eles não estiverem bem adaptados um ao outro

Penso que o melhor será ir deixando que eles interajam, deixe-os brincar e só interfira caso haja necessidade ou seja se vir que algum deles pode sair magoado.

Mime-os a ambos e não só ao gatinho. No meu caso a cadela e a gata têm muitos ciumes, se eu estou a mimar uma aparece logo a outra a pedir atenção também.

Com tempo e paciência acabarão por ser inseparáveis.

eu não tenho medo que a cadela morda pois já passaram uns dias e ela não o fez acho que não será agora, o gato parece gostar dela, mia, brinca com ela, mas ela fica muito nervosa, não come, não bebe, não faz nada a não ser andar atrás dele a empurra lo e a lambe lo. não pode ver ninguém perto dele que fica ainda mais nervosa... tem sido muito difícil. por vezes temos mesmo de os separar em divisões diferentes porque não aguentamos, a cadela fica sempre encostada a porta onde ele esta.
-
- Membro Veterano
Atenção que há cadelas que sentem um afecto tal pelas crias felinas que chegam a ganhar leite nas mamas
Já aconteceu a várias pessoas que tinham cadelas e depois arranjaram gatinhos bebés lá para casa. Havia uma que até o punha a mamar nela
Leo

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>