a minha gata...uma heroina...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rmgomess
Membro Júnior
Registado: terça mar 03, 2009 4:53 pm

terça mar 03, 2009 8:10 pm

ola a todos!

sou nova neste forum e venho contar-vos a minha mais recente experienia com um gato..

desde pequena sempre tive gatos e em outubro foi abandonada uma gatinha no jardim de minha casa, nem um mes tinha... e eu disse que iria tomar conta dela ate ficar maiorzinha e ai arranjar-lhe um lar...mas os meus gatos depois habituaram-se a ela, nos ca em casa tambem e foi sempre "ficando"!!

no dia 8 do passado mes de fevereiro eu estava a dar banhoca aos outros 3 gatos (2gatos e uma gata) e dei pela falta dela e pedi ao meu marido para ver se ela estava no jardim...quando ele la foi ela estava mito escondida, ele pegou nela e viu que estava bastante magoada... tinha sido ele a atropela-la sem saber como mas fomos ao carro e vimos os pelos dela "colados" no pneu e a volta do mesmo. o meu marido ficou muito aflito porque ao sair de casa com o carro nao reparou em nada..

fomos a correr ao vet e depois de varios raios-x a vet disse que ela tinha a bacia partida, uma pata traseira e sem sensibilidade na cauda.ficou internada nesse mesmo sabado. no dia seguinte fomos visita-la e a vet disse que se ela ate 2º feira nao fizesse xixi ou coco teria que ser eutanasiada, mas na 2feira la fez xixi!!

ficamos todos muito contentes, era um sina de esperanca!! o pior veio depois...teve k amputar a pata e a cauda e por um parafuso na bacia (podendo um dia mais tarde ter k recorrer a outra cirurgia nesta zona)... ficamos tristes mas continuamos a lutar por ela!! la ia fazendo os seus cocos ate que subitamente deixou de fazer xixi sozinha e isto vai ser permanente...todos os dias pelo menos 2 vezes é preciso apertar-lhe a bexiga para ela urinar....

bem, passado uma semana a pele dela na zona traseira onde foi a pancada ficou com uma mancha, era pele morta que comecou a sair rapidamente eso veio atrasar a cicatrização da amputacao da pata e cauda pois toda a zona traseira esta exposta, ve-se tudo...musculos e ossos...e a pele nova vai nascendo aos poucos e onde isso acontecer la nao vaio ter pelo.. hoje tambem soube que ela ia recorrer a outra cirurgia para cortar um pouco do osso e para diminuir um pouco a ferida, puxando alguma pele.. e se udo correr bem para a semana ja pode ir para casa, mesmo tendo de ir diariamente a vet fazer o tratamento...

as vets tem sido espectaculares...ja se afeiçoaram a ela! e como a conta ja esta a ficar gorda elas tao a cobrar menos de metade por cada dia de internamento, esta cirurgia que vao fazer so vao cobrar o material, deixam levar a comida, resguardos e alguns medicamentos para ficar mais em conta... so para ter um ideia ela esta la desde dia 8 de fevereiro e com todos os custos a conta esta em 600€...sinceramente nao acho muito mas para o meu bolso é um pouquinho puxado por isso vou pedir para pagar em 3 vezes e eu tenho a certeza que elas nao se importam..tem sido impecaveis!!!

quanto a minha gatinha...ela é um anjinho e vai-me dar muitas alegrias!!

apesar de nao ser facil todos os dias ter de po-la a fazer xixi sinto que vai ser uma experiencia bastante enriquecedora tratar de um ser que precise de muitos cuidados e muito carinho!!

obrigada a todos que leram este "testamento"!! :lol:
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

terça mar 03, 2009 9:34 pm

Coitada da bichinha, é muita desgraça para uma gata só. Espero que ela recupere. Ela, de facto, vai precisar de muitos cuiddados e paciência da parte dos donos.
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

terça mar 03, 2009 9:49 pm

Olá,
heroína é você e o marido que colaboram em conjunto para "segurar" uma vida....os meus parabéns,pela vossa coragem e dedicação!
sois realmente um exemplo bom de como um casal deveria funcionar perante uma situação delicada.Muita sorte para a gatinha.Tenho uma grande amiga que tem oito gatos sendo que um deles o "pantufa" não tem uma pata,é amputado também e muito bem disposto,por sinal......
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça mar 03, 2009 11:09 pm

rmgomess Escreveu:...
quanto a minha gatinha...ela é um anjinho e vai-me dar muitas alegrias!!

apesar de nao ser facil todos os dias ter de po-la a fazer xixi sinto que vai ser uma experiencia bastante enriquecedora tratar de um ser que precise de muitos cuidados e muito carinho!!

obrigada a todos que leram este "testamento"!! :lol:
Boa noite

Só lhe posso dizer que fiquei impressionada...

Tocou-me a sua coragem e a sua maneira forte e optimista de enfretar tal situação... e ainda bem que assim é!

Eu digo sinceramente que não sei se teria essa capacidade... :oops: :( mas também acredito que quando nos toca à porta uma situação identica nós somos capazes de ir buscar coragem ao fundo do nosso ser!

A minha maneira de ser e a minha sensibilidade ou mais ainda... os meus nervos deixam-me de tal modo ansiosa, que teria que ter muita mas muita força para conseguir dizer tudo e viver tudo o que aqui relatou com esse dinamismo que notei...

Só posso desejar que tudo corra pelo melhor para essa gatinha... só desejo que não sofra demasiado :( e que vocês continuem com essa força e dedicação.

Abraço.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta mar 04, 2009 12:16 am

Não é para todos...tanta coragem e dedicação....
Força....não desanimem....se todos fizessem pelos seus animais, só metade do que vocês estão a fazer por essa gatinha, certamente este mundo seria bem melhor :oops:
rmgomess
Membro Júnior

quarta mar 04, 2009 1:07 pm

obrigada a todos pelas palavras de apoio!!

ela anda muito bem disposta, hoje fui visita-la e ajudei um pouco!
so quer mimo e ela la é sem duvida mjuito mimada!
ainda ontem cheguei la com a comida dela purina proplan p gatinhos sensiveis e umas latinhas da hills tambem para gatinhos, é que ela depois das limpezas e curativos recebe sempre um miminho ou seja comida humida!! para recompensar o esforço dela! tambem vao la pessoas visita-la pois ficaram impressionados com a historia dela e levam-lhe brinquedos e algumas latinhas de purina gourmet...sao pessoas muito bondosas.ainda nao as conheço as fico comovida com este gesto!!

amanha vai ser novamente operada e talvez para a semana possa ir para casa e esperar la que a pele nasça mesmo tendo que ir todos os dias ao vet!

vou yer uma gatinha sem pata nem cauda nem pelo onde a pele nova ira nascer e que so pode fazer xixi com ajuda...mas acho que vamos conseguir dar conta do recado!!

uma das vets disse-me hoje que muita gent a esta altura ja teria desistido dela, e eu sei que essas pessoas existem, mas quem gosta de animais nao pode nem consegue ficar indiferente a uma coisa destas!!

apesar de internada, ela esta bem disposta (so nao gosta das limopezas!!!) e é muito comilona!!!

vou dando noticias!!

:)
Foxie
Membro Júnior
Registado: sexta ago 25, 2006 1:09 pm

quarta mar 04, 2009 4:11 pm

rmgomess Escreveu:uma das vets disse-me hoje que muita gent a esta altura ja teria desistido dela, e eu sei que essas pessoas existem, mas quem gosta de animais nao pode nem consegue ficar indiferente a uma coisa destas!!
Quando nos "toca" a nós e aos nossos animais a força e determinação podem ser inesgotáveis, como se pode ver pela sua história.
Muitos Parabéns a si e ao seu marido e mesmo com uma gatinha um bocadinho "limitada" de certeza que vão passar bons momentos de brincadeira assim que ela estiver curada totalmente.

Eu tenho um gato, o Fox que é louco por mim, mal ouve a minha voz delira. Ninguém lhe podia dar comer nem agarrar ao colo se não fosse eu. Andava sempre colado a mim, conclusão: um dia, com 4 meses foi atrás de mim para a garagem e sem eu me aperceber entrou para dentro do capô do meu carro...eu não dei por nada e sai de carro (com o Fox lá dentro).
Felizmente, ia para um sitio que ficava apenas a dois km de minha casa (senão não sei o que teria acontecido), ao parar o carro ouvi uns sons estranhos vindos debaixo do carro...quando espreitei... :cry: fiquei horrorizada ao ver o Fox coberto de sangue nas patinhas....ele tinha ficado preso no motor e foi o caminho todo com as patinhas de rojo no alcatrão....Fui de urgência para o vet (às 10h da noite). O fox tinha arrancado as unhitas das 4 patas rente ao osso e as almofadinhas tinham todas desaparecido...foi preciso muita paciência, muitos curativos, muitos miminhos, mas ele lá curou as patinhas passado +/- um mês de andar de "pantufas". Se ele já me adorava então agora é um "chatinho" de primeira, pois só quer mimos. :oops:

Dê todos os mimos possiveis a sua gatinha, ela saberá quem lhe fez bem!
As melhoras para ela.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 04, 2009 5:21 pm

rmgomess Escreveu:obrigada a todos pelas palavras de apoio!!

ela anda muito bem disposta, hoje fui visita-la e ajudei um pouco!
so quer mimo e ela la é sem duvida mjuito mimada!
ainda ontem cheguei la com a comida dela purina proplan p gatinhos sensiveis e umas latinhas da hills tambem para gatinhos, é que ela depois das limpezas e curativos recebe sempre um miminho ou seja comida humida!! para recompensar o esforço dela! tambem vao la pessoas visita-la pois ficaram impressionados com a historia dela e levam-lhe brinquedos e algumas latinhas de purina gourmet...sao pessoas muito bondosas.ainda nao as conheço as fico comovida com este gesto!!

amanha vai ser novamente operada e talvez para a semana possa ir para casa e esperar la que a pele nasça mesmo tendo que ir todos os dias ao vet!

vou yer uma gatinha sem pata nem cauda nem pelo onde a pele nova ira nascer e que so pode fazer xixi com ajuda...mas acho que vamos conseguir dar conta do recado!!

uma das vets disse-me hoje que muita gent a esta altura ja teria desistido dela, e eu sei que essas pessoas existem, mas quem gosta de animais nao pode nem consegue ficar indiferente a uma coisa destas!!

apesar de internada, ela esta bem disposta (so nao gosta das limopezas!!!) e é muito comilona!!!

vou dando noticias!!

:)
No verão passado um dos meus gatos, com apenas 1 ano, teve uma trombo-embolia, associado a Felv+.
Quando foi feito o diagnóstico, a vet deu-nos alguma esperança, e perguntou se era para tentar... Nós tentámos, mesmo tendo a vet "carta branca" para o abater se as hipóteses fossem nulas.
Fizemos de tudo para o salvar, foram 3 semanas de luta e 1.100€ gastos... mesmo assim acabámos por ter de tomar a decisão final, no dia em que eu olhei para ele e disse à vet: "Dra. acabou... não aceito mais que o meu gato esteja em sofrimento, serei dona até ao fim..."... A Dra. só me disse que não sugeriu isso no dia anterior porque nós estávamos "animados" com a pequenina, mas ilusória, recuperação dele... mas se não o fizéssemos naquele dia, seria ela a sugerir... no final disse-me: "Obrigado dona..." :cry: com o meu Rafael enroladinho nos seus braços, com um carinho que jamais irei conseguir descrever... e assim partiu, sem mais sofrimento.

Esta foi uma história de quem também não desistiu, nem desiste dos seus animais, infelizmente com um final triste...
Mas como eu não desisto nunca, em Dezembro o meu Dobermann de 11 anos já feitos, teve uma dilatação e torção do estômago, foi internado de urgência. Nas mãos de outros donos, cão de grande porte e com 11 anos, seria o abate, as operações às torções têm uma taxa de apenas 25% de sucesso (eu já senti as estatísticas na pele quando há 2 anos me morreu a minha mais linda cadela de sempre, a Tsunami, uma São Bernardo, com uma torção...).
Eu não desisti, jamais desistir dos meus animais...
Ele foi operado, recuperou e acho mesmo que ganhou anos de vida... :wink: E quanto ao dinheiro... essa é a pergunta que muitos fazem a si mesmos mas não têm coragem de perguntar... foram mais 900€ para o cão... mas não me arrependo, nem dos 1.100€ do Rafael, nem dos 900€ do Moon, gastá-los-ia de novo se fosse preciso, não me arrependo nem de 1 cêntimo do que gastei. Eles valem muito mais do que isso.

Desculpem ter falado em dinheiro, mas infelizmente muitas pessoas desistem dos seus animais porque não estão para "gastar dinheiro" com eles... de onde veio aquele, vem outro, portanto abate-se, é mais económico... :evil:

Parabéns pela sua atitude, eu faria exactamente o mesmo. Já diz o outro: "Enquanto há vida, há esperança!"

As melhoras da menina :wink:

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pathelen
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 6:47 pm

texuga Escreveu: Desculpem ter falado em dinheiro, mas infelizmente muitas pessoas desistem dos seus animais porque não estão para "gastar dinheiro" com eles... de onde veio aquele, vem outro, portanto abate-se, é mais económico... :evil:

Parabéns pela sua atitude, eu faria exactamente o mesmo. Já diz o outro: "Enquanto há vida, há esperança!"

Xuga
Olá Texuga...

Concordo com o que disse e também eu lutaria pelos meus animais, sem desistir... no entanto, temos que considerar que nem todos podem gastar valores como os que menciona.

E mesmo que se diga que quem não pode ter animais... não os deve adoptar... não se pode pôr a questão assim...

Conheço muita gente, que tem animais e sempre os tratou muito bem... mas a vida dá muitas voltas... a sorte nem sempre sorri... e as situações complicadas levam muito tempo a voltar atrás... por isso, também conheço algumas pessoas que lidam com a impotência... com o querer e não poder fazer tudo o que está ao alcance, para salvar um animal!

Conheço algumas pessoas endividadas nos vets... a pagar aos poucos a luta que conseguiram fazer... até onde conseguiram chegar... para salvar o seu animal! Mas quando a situação não deixa... não deixa mesmo! E a ultima decisão é mesmo a mais triste... e conheço essas pessoas que ainda hoje choram decisões tomadas debaixo de uma vida de dificuldades, pelas quais nunca pensaram que iriam passar...

Por isso fico muito feliz, quando alguém pode... e quando alguém luta... mas também fico muito triste... quando alguem tem de desistir!!!

Desculpe o meu testamento... não a estou a julgar! Longe de mim... mas às vezes é preciso entender...

Helena
pitwoman
Membro
Registado: domingo ago 05, 2007 9:58 am

quarta mar 04, 2009 7:00 pm

Foi mmo muito azar para uma doce gatinha só... :cry: , mas ao mmo tempo uma incrivel sorte por ter donos TÃO altruistas e humanos!!

Os meus parabens pela vossa coragem, AMOR e dedicação a um serzinho que tanto merece...apesar de doente e incapaz em mtas áreas não deixa de ser uma vida, um Ser com sentimentos e decerto muito agradecida a vôçês por tudo o que por ela têm feito e irão fazer! :D

Desejo do fundo do meu coração, da forma mais humilde a inteira recuperação da "bebé", e sei que será muito mas muito bem tratada! :wink:

E claro... não posso deixar de referir os fantasticos vets que a têm acompanhado...é rejubilante constatar que ainda á de facto pessoas que AMAM o que fazem! :D

Um abraço cheio de carinho e mtos beijinhos para voçês donos fantasticos, e para uma gatinha muito muito ESPECIAL:!:
rmgomess
Membro Júnior

quarta mar 04, 2009 8:35 pm

ela vai ser operada na sezta e nao amanha comp previsto! as veterinarias tem sido espectaculares, mesmo!!! queria dar-lhes algo para agradecer toda a bondade delas mas nao sei o que oferecer!!

hje ao fim da tarde fui de novo visita-la mas desta vez fui com a minha filha (2anos) e ela adora a gata!! faz-lhe festinhas e ate lhe deu comida pela mao, vou ter uma ajudante para tratar da bichinha quando ela voltar p casa!!

podem ter a certeza que vai ser muito mimada e paparicada!!! :lol:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 04, 2009 10:30 pm

pathelen Escreveu:
texuga Escreveu: Desculpem ter falado em dinheiro, mas infelizmente muitas pessoas desistem dos seus animais porque não estão para "gastar dinheiro" com eles... de onde veio aquele, vem outro, portanto abate-se, é mais económico... :evil:

Xuga
Olá Texuga...
(...)

Desculpe o meu testamento... não a estou a julgar! Longe de mim... mas às vezes é preciso entender...

Helena
Helena,

Eu também não o tinha :wink: Fui pagando!
E quando se mantém uma boa relação com o vet, baseada na confiança e honestidade, consegue-se sempre estas facilidades. Felizmente a maioria dos vets facilitam o pagamento :wink: Era aí que eu queria chegar :)

Infelizmente muitas pessoas, e atenção que NÃO estou a falar da autora do tópico, longe disso, só recorre ao vet quando há emergências, sendo que muitas vezes recorrem ao que está mais perto de casa, depois claro que não têm este tipo de facilidade, quando se cai de "pára-quedas" numa clínica, é normal que não hajam facilidades :wink:

(na realidade eu ainda estou a pagar as despesas de vet que tive no último ano... acreditem ou não, superam os valores que eu mencionei...) :(
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

quarta mar 04, 2009 10:53 pm

Olá,
na sexta estaremos a enviar pensamentos positivos para a gatinha e para os seus donos.................FORÇA!!!!
Vocês são maravilhosos!
pathelen
Membro Veterano

quarta mar 04, 2009 11:40 pm

texuga Escreveu: Eu também não o tinha :wink: Fui pagando!
E quando se mantém uma boa relação com o vet, baseada na confiança e honestidade, consegue-se sempre estas facilidades. Felizmente a maioria dos vets facilitam o pagamento :wink: Era aí que eu queria chegar :)
Eu sei Texuga... eu compreendi... mas às vezes não chega! :(

Há situações muito dificeis e ainda mais nos tempos que correm, em que as pessoas ficam sem emprego a qualquer momento!

Tenho neste momento uma pessoa muito amiga perante uma situação identica com uma cadelinha com tumores mamários e outros problemas como diabetes...

Apenas me fez lembrar... e bem vejo a dificuldade que passam, mesmo com ajudas...

Enfim, mas não quero desviar este tópico que merece todo o respeito e carinho da nossa parte!

Desejo que tudo corra bem com esta gatinha, como já referi... e um grande Bem-Haja para estes donos que tanta dedicação e coragem demonstram.

Abraço.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta mar 05, 2009 12:38 pm

Quero apenas parabeniza-la pela sua coragem e persistência em não desistir da gatinha. Desejo-lhe do fundo do coração que tudo corra pelo melhor e vai ver que vai ser uma lição de vida ter de cuidar da sua menina durante muitos e muitos anos.

Não se esqueça de dar noticias, é claro que quando a menina for para caas vai ter menos tempo mas todos nós estamos desejosos de noticias :wink:
Su
Responder

Voltar para “Gatos”