Como conquistar o meu gato? Ajudem-me por favor!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
cortesao
Membro Veterano
Registado: domingo out 07, 2007 1:25 pm

quinta mar 05, 2009 10:56 am

Bom dia a todos,
Toda a minha vida quis ter um gato mas foi-me sempre negado, agora que comprei casa trouxe um gato de rua preto, lindo de 3 meses comigo desde o primeiro dia. Mas estou a ficar completamente desesperada, a minha paixão por gatos está a permitir-me ter a maior das paciências mas já não sei o que mais fazer para conquistar o meu gato. Por favor ajudem-me, aconselhem-me, qualquer coisa... :wink:
Desde pequeno que ele ataca, morde e bufa a mim e ao meu namorado, foi capado aos 6 meses para acalmar mas nada funcionou. Experimentei palmadas, chineladas, e até agua, em desespero.
Agora com 10 meses está ligeiramente mais calmo, no entanto, continua a atacar quando me baixo ao nível dele, ataca-me com as patas e foge; morde-me ou bufa se lhe pego ao colo em elevação ou mesmo quando estou sentada ou deitada. Para além de que ele não gosta da nossa presença, nem sempre está connosco na mesma divisão e se por acaso se deita connosco na cama é o mais longe possível de nós. Acreditem que tento falar-lhe com muita calma e carinho e dar-lhe muitas festinhas mas ele foge.
O que devo fazer para conquistar esta pestinha que me está a deixar desesperada e, confesso-vos que muito triste.
Muito obrigada :lol:
Mónica C
Mónica Cortesão
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mar 05, 2009 11:06 am

cortesao Escreveu:
Desde pequeno que ele ataca, morde e bufa a mim e ao meu namorado, foi capado aos 6 meses para acalmar mas nada funcionou. Experimentei palmadas, chineladas, e até agua, em desespero.
Olá...

Acho que começou pelo lado errado...

Quando ele estava a precisar de ganhar confiança nas pessoas e ainda a adaptar-se à nova vida, foi quando lhe começou "a bater"... na minha opinião deveria ter dado mais carinho e brincadeira... gatinhos pequeninos gostam muito de brincar e isso fá-los ganhar confiança nas pessoas... :wink:

Agora talvez vá precisar de mais paciência... embora alguns gatos não gostem muito de festas e se mantenham mais afastados das pessoas... mas tente brincar com ele com bolinhas, e vá deixando ser ele a aproximar-se sem o tentar agarrar... vá fazendo festas à medida que ele deixa e aos poucos pode ser que ganhe confiança...
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 11:29 am

Olá,
desde já agradeço a resposta.
Em relação à palmada foi-me dito pela veterinária para assim proceder, uma vez que ele era muito violento e até me mandou fechá-lo na casa de banho às escuras durante alguns minutos após o ataque... :oops:
O que me aconselha neste caso é deixá-lo estar e não lhe pegar nem lhe dar festas até que ele queira, e para isso tenho de brincar muito com ele para que confie em mim, certo?
Sem contacto, efectivamente ele não me vai atacar... mas se atacar o que é que eu faço para o repreender?
Obrigada
Mónica C
Mónica Cortesão
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta mar 05, 2009 11:39 am

Olá!

A minha gata também detesta festas e que lhe agarrem ao colo, não bufa mas morde que se farta! Muitas vezes eles mordem na brincadeira e quando isso acontece diga-lhe um não forte (mas não grite) e dê-lhe com o seu dedo no nariz dele. Quanto a quando ele se assanhar não sei, há pessoas bem mais experientes que lhe poderão responder :wink:
Su
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta mar 05, 2009 11:46 am

Olá.
Eu nem sei o que lhe diga, convivo com gatos desde que me lembro de ser gente mas nunca lidei com um gato assim agressivo.
Se diz que o gatinho era de rua ou ele foi maltrato quando estava na rua ou ele é daqueles gatos que não gostam nem de festas nem de ser agarrado ao colo.
O que lhe posso aconselhar é que não lhe dê sempre atenção nem importância, ignore o por vezes, mas tente brincar com ele com algum fio ou com outro tipo de brinquedos, só lhe faça festas quando ele lhe pede.

Espero ter la ajudado, mas vai ver que haverá pessoas com mais experiência com este tipo de gatos que lhe darão conselhos.
Boa sorte e dê noticias.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mar 05, 2009 11:49 am

Faça como a Suzana diz... Um "Não" forte e ele entende... mas um chinelo na altura certa, também não faz mal nenhum, se ele se tornar muito agressivo ... eu só acho é que lhe deu na altura errada, quando ele ainda estava a ganhar confiança!!! :wink: e agora reaje com o medo que aprendeu a ter...

Vá dando mimo e festas à medida que ele vai deixando... e quando lhe dá a comidinha faça umas festinhas para ele saber que trata dele... essas coisas assim.. :wink:
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 11:55 am

Ok. Estou a entender.
Vou experimentar desde já. Muito obrigada, agora estou com uma nova esperança... :P
Estava a ficar mesmo muito triste com esta situação toda...
Se se lembrarem de mais algum conselho por favor não se esqueçam de mim, sou uma novata aflita. :wink:
Darei noticias da nova conduta.
Muito obrigada
Mónica Cortesão
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

quinta mar 05, 2009 12:11 pm

Bom dia,
A minha Scaramouche também era agressiva quando era pequena, pois nunca havia tido contacto com humanos e foram demasiadas mudanças para uma gatinha tão pequenina (penso eu, claro).
Ainda lhe dei uma ou outra palmada (primeira gata= inexperiência), mas isso só a revoltava mais. Acabei por usar um esguinchador de água para impedi-la de atacar ou de fazer alguma asneira das grandes. Quando eram pequenas coisas um não forte seguido de uma observação muito séria de onde estava a criatura (virar-me de costas depois era dentada certa nas pernas). E, acima de tudo, um grande respeito pela vontade dela: não quer colo, não a obrigo!
Depois fui contruindo uma relação baseada na brincadeira (bolas, rolhas, ratinhos, etc...tudo serve) mas sempre mostrando que quando ela abusava, parava a brincadeira! Com o tempo acalmou...continua com um feitio muito próprio, faz o que quer e quando quer (colo é quando ela quer, é o momento Scaramouche!), mas para mim nunca é agressiva (quando vai de férias para casa dos meus pais já é outra conversa). Notei que ter outro gato também ajudou muito, sobretudo porque fica demasiado cansada das correrias para fazer asneiras de maior.
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 12:26 pm

Olás,
Parece que a palavra chave é mesmo a brincadeira. Vou construir um mundo de brincadeira para o conquistar... :lol:
Tenho esperança que assim passe a gostar mais da minha companhia, minos e beijokas :twisted:
Em relação a outro gato... já pensei nisso!! Mais do que uma vez... Mas ainda não convenci o meu namorado!!! Talvez daqui a uns aninhos, quem sabe.. Eu gostava muito, também acho que lhe fazia bem pois o Ariel reage muito com outros animais...
Mónica Cortesão
Suzana1
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 12:44 pm

A Leo uma vez teve uma ideia excelente! Acho que era qualquer coisa de quando a entrar em casa trazia um/a gatinho/a e dizia ao seu namorado que o/a tinha encontrado na roda do carro dele...Ele não ia resistir pois você lembra-lo-ia de que quando ele fosse a sair com o carro corria o risco de matar o/a bichano/a :lol: :lol: Acho que é capaz de pegar!
Su
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 12:46 pm

:roll:
Eu queria dizer:
O Ariel reage muito mal com outros animais... Tem muito medo.
Mónica Cortesão
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 12:52 pm

Essa é uma excelente ideia... :twisted:
Mas ele deve estar a ler este forum e não vai cair nela... :lol:
Tenho de arranjar outra forma... Também não sei se é a melhor altura para o Ariel... Ou se calhar é... Por causa do comportamento dele...
Enfim, isto não está fácil... :?
Mas vou experimentar os conselhos que me deram e depois logo se vê... :wink:
Acho que é por ai que tenho de começar...
Mónica Cortesão
Suzana1
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 1:03 pm

Sim, espere mais algum tempo para ver se ele deixa de ser tão agressivo, se ele começar a mudar acho que lhe ia fazer muito bem. A Vet ta minha gata diz que se um dia eu decidir ter outro gato/a que deverá ser bébé para ela não se sentir tão intimidada no seu espaço :!:
Su
cortesao
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 1:27 pm

É isso mesmo, vou primeiro conquistar o meu Ariel e depois atiro-me a outra demanda, convencer o meu namorado de que o Ariel necessita mesmo de companhia...
Desejem-me sorte... :(
Mónica Cortesão
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 05, 2009 5:59 pm

cortesao Escreveu: (...) ataca-me com as patas e foge;
"Ataca com as patas..." Que tipo de ataque? Com as patas traseiras?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”