Antialérgicos
Gatos Antialérgicos
«Frequentemente, recomenda-se às famílias [com casos de alergias] para retirarem os gatos de casa, só que não temos provas suficientes para dizermos às famílias com casos de alergias ou asma para que o façam», reconheceu o médico Thomas Platts-Mills, em declarações à MSNBC.com. Chefe do departamento de alergias e asma da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, Platts-Mills é o autor de um novo estudo sobre a relação entre alergias e animais de estimação.
Já no passado mês de Junho, um outro estudo vinha afirmar que o convívio com cães e gatos reduz o risco de a criança vir a sofrer de alergias e até mesmo de asma. A investigação realizada no Instituto Nacional de Saúde Ambiental norte-americano afirmava mesmo que seria ainda mais benéfica a presença de dois animais de estimação em casa. Platts-Mills vem agora dizer: «Um gato basta, mas é ainda melhor ter dois animais – dois gatos, dois cães ou um cão e um gato», afirma o médico.
Um gato protector
O estudo vai ainda mais longe ao afirmar que retirar um animal de casa poderá mesmo aumentar os sintomas alérgicos. A investigação de Thomas Platts-Mills veio demonstrar que, nos casos em que uma criança a quem foi diagnosticada alergia ao pólen e ao pó, mas que não reage aos pêlos de gato, se o animal de estimação for retirado de casa «aumentam as probabilidades de a criança vir a ser alérgica aos gatos», afirma o alergologista.
A «protecção» que a presença de um gato traz não é, por isso, duradoura. «Uma criança que cresce na companhia de um gato, que tem outras alergias que não a este animal, e que, mais tarde sai de casa para, por exemplo, ir para a Universidade, quando volta a casa ao fim de algum tempo passa a ser alérgico ao gato – deixou de estar protegido», afirma Platts-Mills.
Este artigo é da responsabilidade de: Expresso
As Alergias e os gatos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Eu sou alérgica ao pó, aos ácaros e um bocadinho a cães e gatos. Quando era miúda tive uma cadela na altura em que ela veio para minha casa eu tinha um bocadinho de alergia, mas com o tempo foi passando.
Quando a Amélia veio cá para casa eu pensei que ia ter imensa alergia, ainda por cima com o pêlo todo que ela tem, mas a verdade é que não sinto o minimo sintoma de alergia junto dela
Julgo que devo ter criado imunidade.
beijokas
Kathleen
Eu sou alérgica ao pó, aos ácaros e um bocadinho a cães e gatos. Quando era miúda tive uma cadela na altura em que ela veio para minha casa eu tinha um bocadinho de alergia, mas com o tempo foi passando.
Quando a Amélia veio cá para casa eu pensei que ia ter imensa alergia, ainda por cima com o pêlo todo que ela tem, mas a verdade é que não sinto o minimo sintoma de alergia junto dela

Julgo que devo ter criado imunidade.
beijokas
Kathleen