Dúvida sobre Siameses

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 15, 2003 2:56 pm

Olá

Andei a ler um livro de contos de gatos, chamado "As melhores Histórias de Gatos". O que me despertou a atenção foi o facto de numa grande parte dos contos o gato da história ser um Siamês. Sei que esta é uma raça bastante popular e julgo que há uns anos atrás seria das raças mais populares, pelo menos lembro-me que quando era miúda havia muitos siameses.

Sempre tive a ideia que o Siamês era um gato de temperamento algo arísco e um pouco mau. Nas histórias que li o siamês é sempre descrito como muito afeiçoado ao dono e como um gato muito "palrador". É aqui que reside a minha questão. O Siamês é um gato que "conversa" mais do que os outros gatos? é assim tão "falador"?

beijokas
Kathleen
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jun 15, 2003 3:14 pm

Viva! Kathleen, pelo que eu sei, o siamês é o gato mais extrovertido de todos e é muito apegado ao dono. Infelizmente não sei muito, e lamento não a poder ajudar mais... :(
Fique bem
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

domingo jun 15, 2003 3:24 pm

Sempre tive a ideia que o Siamês era um gato de temperamento algo arísco e um pouco mau. Nas histórias que li o siamês é sempre descrito como muito afeiçoado ao dono e como um gato muito "palrador". É aqui que reside a minha questão. O Siamês é um gato que "conversa" mais do que os outros gatos? é assim tão "falador"?

Olá Kathleen

Interessante o seu tema. Como possuidora de um gato siamês, mas não puro, digo-lhe, talvez por não ser puro, tem algumas diferenças da sua discrição, na questão de serem afeiçoados aos donos, é 100% verdade, chegando a ter um comportamento muito parecido com os cães, sempre a seguir-nos, sempre muito atento. Palrador... não... de todo. O meu, se lhe ouvi a voz, ou seja o miar, 10 vezes em 3 anos é muito. Nunca o ouvi ronronar, o que é bastante estranho, na medida em que os outros é sempre com muito alarido que ronronam. É arisco mas fiel.
Esta como sempre é a minha opinião, agradecia que alguém com mais conhecimentos do que eu, me ajudasse a compreender bem esta raça.

Um beijo para si

Franc
Última edição por Franky em domingo jun 15, 2003 3:33 pm, editado 1 vez no total.
Pereira
Membro
Registado: segunda mar 11, 2002 10:42 pm

domingo jun 15, 2003 3:33 pm

Olá,
Dos meus 4, tenho 1 gato e 1 gata siamesa.
O gato é a coisa mais mansa e carinhosa que conheço. Assim que chego em casa começa a miar para pedir colo, se não dou logo ele começa a se esfregar nas minhas pernas até eu dar. Dorme sempre em cima de mim ou no meu travesseiro. As outras pulam em cima dele para brincar e ele tem uma santa paciência!!
A gata não é tão carinhosa quanto ele, mas também é muito querida.
Só gosta de carinhos e que a peguem no colo quando quer. Se não quiser, reclama. Quando quer, começa a se esfregar muito e se joga no chão com a barriga para cima. Aí a gente fica sabendo que ela quer carinho e colo.
Finalizando, são nota mil e adoro muito eles, assim como as outras duas.
Franky
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 3:47 pm

Olá Pereira

Já vi os seus gatos no seu album e são lindos. O que é engraçado é que o Felix, o siamês é igual aos seus, e a tartaruga dourada é igualzinha à sua. Essa é realmente uma doçura, muito diferente do siamês. . A Rita, tartaruga dourada, é mais carente, o Félix é mais dominante, mais determinado. Mas claro que adoro todos eles como é lógico, com todas as suas diferenças, são espectaculares.

Franc
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

domingo jun 15, 2003 3:59 pm

Olá

Minha gata Docinho é siamesa (não pura ) e é muito , muito carinhosa ....toda manhã é a mesma cena : ela pula na minha cama e mia até eu acordar !!!
Então eu pego no colo , beijo , faço mil e uma festinhas , mas ela não se contenta , eu vou escovar os dentes e ela sobe na pia , e mia e mia ....
E isso tudo se repete varias vezes no dia ...
Dos meus 3 gatos , ela é a mais "miona" , mais dengosa e a que mais adora um colinho e atenção !
E tem mais ....quando eu estou procurando ela pela casa , é só começar a falar : cadê a Doce ? dociiiiii que logo ela mia , a preguiçosa não vem até mim , mas fica miando até eu ir junto dela.
Minha siamesa é sem duvida a mais mansa e faladeira dos tres , mas não tenho certeza se é por causa da raça.
Pereira
Membro
Registado: segunda mar 11, 2002 10:42 pm

domingo jun 15, 2003 4:09 pm

Franky Escreveu: Olá Pereira

Já vi os seus gatos no seu album e são lindos. O que é engraçado é que o Felix, o siamês é igual aos seus, e a tartaruga dourada é igualzinha à sua. Essa é realmente uma doçura, muito diferente do siamês. . A Rita, tartaruga dourada, é mais carente, o Félix é mais dominante, mais determinado. Mas claro que adoro todos eles como é lógico, com todas as suas diferenças, são espectaculares.

Franc
É verdade, além do siamês e da tartaruga, a Tareca parece a minha Lecas. Temos 3 parecidos, que legal... :D
Franky
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 4:23 pm

Olá camie

Estou vendo que o meu Félix é muito original, deve ter sido por ter sido pai muito novo +- 6 meses, e deu-lhe a responsabilidade muito a sério :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Realmente é muita coincidência. Os meus gatos, são irmãos e filhos do Félix, o siamês e uma gata branca de olhos azuis, linda. Falta falar no irmão que falta, da mesma ninhada, é o Bethoven, que esta no avatar. é parecido com o bosque da noruega. Eu acho que estas diferenças se devem precisamente por eles não serem puros, não será?

Outra coninsidencia é que eu morava no Monte Abrão, em Queluz :lol: :lol: :lol:

Franc :?
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jun 15, 2003 5:11 pm

Olá!
Ora bem, penso que estou em óptima posição para falar, porque tenho 4 siameses purinhos, 100%, mais o meu amado Vânias, que já cá não está :cry: , mas que me fez companhia 16 anos e meio, inesquecíveis!
Porque pensam que escolhi para nick "Miadores"? Hem?
Nunca vi gatos tão "palradores"! Não se calam!
O Vânias tinha um vozeirão, de muito macho!
Então quando andava tolinho, era demais!
Nunca me esquece que uma vez, ainda era muito novinho, adolescente!, estava na janela da marquise, que dava para uns terrenos baldios, onde brincavam miúdos, e um pequenito, espantado com os mios, começou a dizer: "Ora canta, canta!" daí para a frente brincávamos sempre com isso:"Ora canta, canta! meu menino!"
O filho que lhe herdou mais o hábito foi o Frodo! Aquele bicho só se cala quando está a dormir! às vezes cansa! E mesmo a Nina, também mia muito, mesmo sem cio, claro!
Não tem comparação com o Pippin (o meu pretinho) que passam dias sem se lhe ouvir um mio, e quando mia tem uma vozinha de bébé. O Cyrano também mia bastante, mas menos do que o Frodo que bate a palma!
Os filhos da Nina e do Pippin, pretinhos todos mas com os genes da mãe, herdaram a dita tendência para a palração! Só a Fifi é que é mais caladinha! Raramente a ouço! Só de manhã, às vezes, me vai miar à porta do quarto, para me chamar!
Agora em termos de afeição, meu Deus! Nem se fala! Nunca tive um gato como o Vânias! Aquele animal era duma amizade comigo! E como mo deram pequenino, pouco mais de um mês, passou a ver em mim a mamã!
Só para verem: aprendeu a distinguir o trabalhar do meu carro, quando abria a porta da rua, já ele estava à minha espera! E seguia-me para todo o lado! É por isso que me irritam um bocado as pessoas que vêem com a "conversa" que os siameses são "maus" (atenção, Kathleen, não me estou a referir a si!)! Os gatos mais amigos dos donos, mais apegados, são os siameses! Os filhos do Vânias, embora também muito chegados a mim, como foram criados em conjunto, não mostram aquela ligação tão grande como ele, que foi o meu único gato durante 12 anos! Até lhe arranjar uma companheira, tadinho! :( Devia ter sido mais cedo, mas não deu!
E brincalhões? Enfim, sou fã incondicional dos siameses, e também de todos os gatos, claro! Mas os siameses têm um lugarzinho especial no meu coração! Lugar que foi criado, sem dúvida nenhuma, pelo meu grande "amor" - o meu amdo Vânias! :cry:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Franky
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 5:29 pm

olá miadores

Eu acredito que os vossos sejam diferentes do meu, e mais uma vez eu reforço que deve ser por não ser puro. O meu, todas as noites, quer seja de Verão ou Inverso dorme na minha cama, o máximo que pode fazer é dormir no tapete, mas está lá. Mas sempre atento ao mínimo movimento. No miar é que realmente é diferente dos demais. Já falei nisso ao Vet. mas ele diz que está tudo bem. Nem quando foi castrado miou, sempre caladinho sem um queixume sequer, sinceramente, não posso dizer que conheço bem o miar dele porque é muito raro ouvi-lo. Em contrapartida os filhos, são perfeitamente “normais”, miam quando têm fome, ou querem mimos, e ele não.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 15, 2003 5:52 pm

Olá

Miadores, não me ofendo nada se pensar que eu digo que os siameses são maus. Só há poucos meses descobri os encantos dos gatos e percebi a sua beleza e passei a admirar a sua personalidade.

Antes, apesar de achar os gatos muito engraçados dizia que eram traiçoeiros, maus, não conheciam o dono etc. E sempre achei que os siameses eram do pior que existia :oops:

Agora não penso nada disso e por isso digo que só não gosta de gatos quem nunca teve nenhum.

Ao ler o livro fiquei intrigada com esta questão, porque nas histórias o siamês era sempre descrito como um gato muito falador. A vocês que têm siameses aconselho-vos a lerem o livro pois devem encontrar muitas semelhanças com os vossos meninos.

A minha gata, é persa, é carinhosa, meiga, vem a correr buscar-me á porta quando chego, e agora começou a "falar" mais , dá uns miados super engraçados parece mesmo que está a falar. mas normalmente é caladinha.

beijokas
kathleen
Franky
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 6:08 pm

Ola

Temos que juntar a isto tudo que temos referido nos Siameses, uma outra particularidade, que me tinha esquecido de mencionar. É a inteligência dos Siameses, são extremamente inteligentes. E aprendem com muita facilidade, quando devidamente ensinados, só aí se compreende, porque é que o meu bate com um patada ligeiro nos outros, quando eles fazem alguma maldade. E os outros acatam a ordem do mestre. :lol: :lol: :lol:

Franc
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

domingo jun 15, 2003 6:20 pm

Olá a todos
É com uma certa nostalgia que relembro o meu primeiro gato que era siamês, sempre que falo ou me lembro dele é com muita saudade. Acho que todos nós ficámos marcados pelo nosso primeiro bichinho de estimação que tivemos na infância.
O meu gato ao qual lhe dei o nome de Mickey não sei porquê, só sei que foi muito importante para mim e sempre uma referência.
Era filho de pais siameses, não tinha cauda, assim como os irmãos. Era igualzinho ao pai, com cores muito sólido e lindo. Escolhi-o por ter sido o primeiro que veio ter comigo, nunca mais o deixei. Muito dócil, muito amigo, muito inteligente, era o meu confidente (sempre tinha um problema ele parecia aperceber-se e vinha deitar-se no meu colo como querendo confortar-me). Quando eu chegava da escola vinha sempre cumprimentar-me (mesmo que estivesse a dormir, bastava ouvir a minha voz), parecia que não me via à uma eternidade. Só miava muito e o seu temperamento mudava um pouco quando queria sair de casa (não era castrado). Eu adorava-o e ele também se afeiçoou muito a mim, porque a partir do dia que sai de casa para casar ele começou a ficar doente até que morreu.
Dizem que para esquecermos a falta de um amigo, o melhor é outro amigo.
Obrigado kathleen por abrir este tópico.
Beijos
Beja
Beta
Kathleen
Membro Veterano

domingo jun 15, 2003 8:49 pm

Ola Betha,

Não posso deixar de comentar a sua última frase. Quando era mais nova tive uma cadela, que depois de peixes, bichos da seda e tartarugas, foi o primeiro animal de companhia verdadeiramente digno do nome que tive.

Eu acho que não esquecemos nunca a falta de um animal, mas aprendemos a viver com a falta dele adquirindo outro. Durante anos tentei convencer os meus pais que apesar de termos sofrido muito a perda da cadela deviamos ter mais animais, mas eles não acediam. Até que veio a Amélia e hoje já dizem que foi o melhor que podia ter acontecido.

Quando adquirimos um anial devemos pensar que pela ordem natural da vida é provavel que este parta antes de nós e devemos aproveitar todos os momentos junto dele. Pode-nos custar muito assistir à partida de um animal com o qual estamos habituados a conviver todos os dias, mas temos de a aceitar e pensar que o fizémos feliz. E depois pensamos, quando a dor já é mais tenue, em adquirir um novo ao qual dedicamos todo o nosso carinho.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”