Mudar de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

quinta mar 26, 2009 7:39 pm

Brevemente vou mudar de casa. Vivo num apartamento e vou mudar para uma vivenda com bastante espaço exterior. O problema é que a casa fica perto do apartamento e estou cá desconfiada que as minhas rafeiritas vão galgar facilmente o muro e fugir para o apartamento vezes e vezes. Vai ser dificil mante-las dentro de casa além do que seria tortura, mas depois de 5 e 3 anos a viver aqui sei que vai ser dificil elas adaptarem-se a outra casa.
alguem me dá uma ideia de como devo proceder a esta mudança? Com a cadela não fico preocupada mas com as gatas estou bastante apreensiva.
Bj, e obrigada
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta mar 26, 2009 7:53 pm

Mas as gatas já costumam andar no exterior?
Senão costumam não as habitue.
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quinta mar 26, 2009 7:55 pm

eu mudei de casa há cerca de 1 ano... no fim de semana em que fiz a mudança pedi a uma amiga que ficasse com a minha gata em sua casa e depois de ter as coisas mais ou menos arrumadas fui buscá-la e trouxe para a nova casa (ambos eram apartamentos)... como este novo apartamento era duplex, ela subiu logo as escadas e começou a cheirar tudo e a ver tudo e passado pouco tempo (nem 1 dia) já agia como se sempre tivesse morado ali...

por isso acho que não tem razoes para se preocupar :D
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

quinta mar 26, 2009 8:24 pm

Elas não costumam andar no exterior. Estão sempre em casa, mas como vivo num apartamento não existe o convite da rua, numa casa já será mais dificil, principalmente a Kity adora estar refastelada na varanda e vir até às escadas do prédio. A Sininho tem medo de tudo, nem às escadas vai. Tenho receio que elas venham cá para fora e se escapem para virem embora para casa, já que como tenho ouvido dizer, os gatos são extremamente territoriais.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mar 26, 2009 9:52 pm

godita Escreveu:Elas não costumam andar no exterior. Estão sempre em casa, mas como vivo num apartamento não existe o convite da rua, numa casa já será mais dificil, principalmente a Kity adora estar refastelada na varanda e vir até às escadas do prédio. A Sininho tem medo de tudo, nem às escadas vai. Tenho receio que elas venham cá para fora e se escapem para virem embora para casa, já que como tenho ouvido dizer, os gatos são extremamente territoriais.
A minha filha já tinha um gato quando se mudou dum apartamento para a vivenda. No entanto o gato continua a ser mantido dentro de casa, tal como era no apartamento, e não morreu por isso. A mudança já aconteceu há 8 Anos e nada de exterior... :wink:

Se já estão acostumados ao interior da habitação, por que razão querer alterar?

Mas, se lhes quer dar uma liberdade condicionada, tem a hipótese de colocação duma cerca eléctrica própria para gatos :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quinta mar 26, 2009 10:46 pm

Deixe-os ir á rua tadinhos se eles quiserem mas com a sua supervisão e tente aumentar o muro da sua casa pondo rede ou chapas de alumínio para que eles andem á vontade sem estar sempre preocupada.Não acredito que as suas gatas vão procurar a casa antiga, pelo contrário, os gatos quando estão em sítios estranhos tendem a ficar medrosos e receosos e escondem-se.Se elas se perdessem a história era outra agora estando consigo elas sentem-se em casa, a casa delas é onde estiver a dona.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mar 26, 2009 11:19 pm

:roll:

Os gatos, por norma, são exploradores NATOS! O que, os coloca em risco se forem deixados á vontade em local que não dominem. Podem sim perder-se, mesmo que a outra habitação seja perto da nova, explorando, ao tentarem encontrar o local anterior...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta mar 27, 2009 12:03 am

nunca tive qualquer problema com a adaptação dos gatos a novos espaços, principalmente (e deve ser esse o seu caso) se o espaço em questão for maior (mais sitios para cuscar).
se quer que os seus gatos vão à rua, deixe-os ir, mas certifique-se que a liberdade deles é limitada, senão pode ter a certeza que ele se vão pirar (mesmo com supervisão), não por que mora perto da sua anterior casa, mas por que eles são curiosos! coloque uma vedação em rede que ele não possam saltar, o que significa que vai ter de ser coberta...
Mas, se lhes quer dar uma liberdade condicionada, tem a hipótese de colocação duma cerca eléctrica própria para gatos Wink
cerca electrica? oh Leonilde, quer fazer um churrasquinho de gato? :lol:
brincadeirinha... não resisti a piadola parva! :twisted:
Filipa Costa
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 8:24 am

pendragon Escreveu:

Qual é o espanto ou a piada? :? Não sabe que existem, próprias para animais de pequeno porte? Eu tenho uma e os meus gatos estão vivinhos da Silva, mesmo após a terem experimentado... :roll:
Desde que a tenho que os meus gatos estão em segurança.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ica#826032

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta mar 27, 2009 10:36 am

oh Leonilde... :o

tenha paciencia...

sei muita coisa, agora se lhe incomoda que eu faça uma piada diga, escusa de vir numa de "lição de moral", que eu saiba não desmereci a sugestão que deu, apenas brinquei com a ideia... não se preocupe, não farei mais piadas com as suas observações, já vi que a incomodo tanto :roll:
Filipa Costa
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta mar 27, 2009 10:49 am

Não se chateiem! A Leo só respondeu à sua "piada" e não achei que tenha ficado chateada!

Bem, em relação ao tópico, acho que não tem de se preocupar, se quiser que elas venham ao quintal de vez em quando pode sempre comprar uma trela (peitoral) extencivel! Não se esqueça que para além de elas poderem fujir existem outras preocupações!
Por exemplo outros gatos ou cães que consigam entrar na propriedade; virus; pulgas, etc!
Su
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta mar 27, 2009 11:00 am

eu chatear-me? por amor da santa, tenho mais o que fazer...

mas olhe que o peitoral nos gatos pode não ser a melhor opção... eu quando tive o meu primeiro gato resolvi arranjar um peitoral e uma trela para o habituar ao quintal. comecei por começar a habitua-lo à trela em casa... mudei logo de ideias quando ele se começou a revirar e se "livrou" do peitoral...

coloquei a bold o pode por que uma amiga da minha mãe passeia o gato sem problema nenhum... é uma questão de sorte!
Filipa Costa
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mar 27, 2009 12:00 pm

pendragon Escreveu:oh Leonilde... :o

tenha paciencia...

sei muita coisa, agora se lhe incomoda que eu faça uma piada diga, escusa de vir numa de "lição de moral", que eu saiba não desmereci a sugestão que deu, apenas brinquei com a ideia... não se preocupe, não farei mais piadas com as suas observações, já vi que a incomodo tanto :roll:
leonildecarvalho Escreveu:
pendragon Escreveu:

Qual é o espanto ou a piada? :? Não sabe que existem, próprias para animais de pequeno porte? Eu tenho uma e os meus gatos estão vivinhos da Silva, mesmo após a terem experimentado... :roll:
Desde que a tenho que os meus gatos estão em segurança.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ica#826032

Leo
Mau Maria!!! Por acaso sabe o que significa este bonequito? :arrow: :? Significa incerteza e, esta incerteza porque eu não sou bruxa que consiga adivinhar se a pendragon estaria a brincar ou se desconhecia mesmo a existencia destas cercas, sem perigos para os animais, porque há muita gente que não sabe que estas cercas eléctricas existem mesmo para animais, sem perigos...!!!
Por acaso sabe o que significa mais este? :arrow: :roll: Significa revirar os olhos, querendo com isto eu dizer que os sacaninhas foram mesmo à cerca...!!!

Nem imagina “at all” como demonstro ter que me aborrecer quando estou mesmo chateada. Nem queira saber.

Bolas, pendragon, pelos vistos quem se aborreceu foi a menina e… paciência “it’s my middle name”

Olhe, como prova de boa intenção :lol: até concordo consigo sobre o peitoral...

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pendragon
Membro Veterano
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

sexta mar 27, 2009 12:17 pm

oh Leonilde... se eu propria lhe disse que estava a "brincar" é por que não achei despropositado ter sugerido a cerca electrica... apenas achei que poderia fazer uma piada com isso... sim, sei que existem, embora não me considere tentada a experimentar, é que tenho uma cadela bem capaz de desfazer a cerca (mesmo levando um "esticão")!

bom, peço então desculpa pelo mal entendido... e não, não me aborreci, tenho a maxima de não me aborrecer na internet, precisamente por que é algo impessoal que nunca nos deixa "ver" qual o sentido que cada uma das pessoas dá ao que escreve... :wink:
Filipa Costa
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta mar 27, 2009 12:24 pm

Vá, é sexta-feira!!! E isto de ser só por escrito às vezes não facilita! Nem sempre se entende a intenção da pessoa...

Quanto aos peitorais, foi única forma que encontrei de deixar a minha Scaramouche ir à minha varanda quando estou a regar as plantas (leia-se jardinagem que é muito mais "fashion"). Moro num apartamento, que infelizmente é muito escuro e para ter acesso a um pouco de sol, só mesmo na varanda (daquelas tipicas de prédio).
Não posso colocar redes porque o condomínio não consente (e sei que há umas leis sobre as fachadas dos prédios, mas nunca aprofundei), e como já apanhei uns sustos com a minha Mouche, resolvi que para os meus bichanos apanharem sol, só de peitoral e trela. Treinei-os dentro de casa, e agora quando seguro os peitorais já sabem que vão para o sol! Não confio totalmente nos peitorais, mas junto com uma mega-supervisão, foi a melhor forma que encontrei até agora... Claro que os meus vizinhos agora põem em causa a minha sanidade mental (imaginem-me numa pequena varanda de regador e duas trelas com gatos...), mas fico bem mais descansada!
Responder

Voltar para “Gatos”