Mais um gato em casa...?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rita29
Registado: quarta jan 21, 2009 10:10 am

sábado mar 28, 2009 9:00 pm

Olá a todos! :)

Cá estou eu novamente para pedir um conselho. A mãe do meu gato teve agora filhotes... :D eu já estava a pensar arranjar um "amigo" para o Patinhas e agora como estes nasceram fiquei com mais vontade de realizar esse desejo. O problema é que não sei se o Patinhas vai achar muita piada. :?

Ele tem 1 ano e não está habituado a conviver com outros gatos... já teve um pequeno "contacto" com outros gatos, mas aquilo não correu lá muito bem. Ele é mansinho e nunca se assanha, mas quando viu aqueles gatos no seu "território", reagiu mal. :? É por isso que fico a pensar se é boa ideia levar um gatinho pequeno lá para casa... :roll:

Também não sei se é melhor levar um gato ou uma gata.
Já passaram pelo mesmo? O que acham? Será que o Patinhas aceitaria um novo amigo no seu espaço?

Obrigada a todos!
Beijinhos
HorsesEver
Membro
Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm

sábado mar 28, 2009 9:17 pm

O meu gato veio primeiro do que a minha gata...Quando ela apareceu ele tinha 6 meses,ao principio não reagiu muito bem e demorou umas duas semanas até ele se habituar,agora são amigos inseparáveis(tivemos do castrar um deles,e escolhemos o macho.)
Acho que sim,deve arranjar ao seu gato um/a amigo/a pois poderam vir a ser muito bons amigos...Mas tenha atenção,só se tiver a certeza que tem condições para ter dois gatos(dão muito trabalho,o 'cocó' cheira 2x pior e quando estão a brincar deitam metade da casa abaixo!!!Falo por experiencia própria)!
Se optar por uma fêmea vai ter de castrar um deles.
Mas se optar por um macho estes são capazes de demorar ainda mais tempo a serem amigos...Porque são dois machos no mesmo território e,sabe como é...(A não ser que castre um deles ou ambos).

Boa noite!
Rita29
Registado: quarta jan 21, 2009 10:10 am

sábado mar 28, 2009 11:24 pm

o meu gato ja está castrado por isso é menos um "problema". :)
tava a pensar ficar com uma gatinha... sempre foi o que eu quis e assim ficava um casal :D

obrigada pela opiniao :wink:
elephantgirl
Registado: terça out 07, 2008 11:35 pm

sábado mar 28, 2009 11:33 pm

Eu tenho 3 gatos. primeiro veio a Ofelia, um ano depois veio o Nemo. Ele era baby mas mesmo assim ela era muito má para ele. Meio ano depois veio a Jackie. Bem, o Nemo e a Jackie dão-se lindamente desde o primeiro dia mas até hoje a Ofelia detesta os dois... já lá vão dois anos de convivio e nada...
Sinceramente acho que é uma questão de sorte... e de temperamento!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 29, 2009 8:57 am

Se o gato está castrado, não importa o segundo ser macho ou fêmea.

Claro que qualquer gato, a maioria, não gosta de intrusos nos seus domínios. Portanto a socialização deve ser efectuada gradualmente.

Há vários tópicos que pode ler para ter uma ideia de como fazer essa socialização. Contudo deixo-lhe aqui um artigo meu:
JUNTAR DOIS GATOS

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação interna e externa, etc, antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

De: Leonilde Carvalho (Leo)
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo mar 29, 2009 9:21 am

Acho que faz muito bem em querer adoptar outro gato/a. Seja qual for a decisão em relação ao sexo do bixano deverá esterelizar/castar. No caso das gatas para prevenir futuros problemas de saude e nos machos para que não tenham necessidade de marcar território :wink:
Su
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quinta abr 02, 2009 8:55 pm

Sim, não se preocupe, vão-se dar lindamente.O seu gato ainda é novo e vai adoptar o mais pequeno...
Ao princípio vai achá-lo chato e melga porque os mais pequenos não param quietos e é capaz de ficar um pouco irritado e não querer estar ao pé dele, mas não force situações, deixe que eles logo se vão tornar os melhores amigos. :)
O meu gato também tinha um ano quando eu trouxe o Sapinho cá para casa ainda com o cordão umbilical e ele ao início não achou piada nenhuma, bufava e não queria que eu lhe fizesse festas, só depois de mudar de roupa e lavar as mãos.
Pus o gatinho na casa de banho e quando ele tinha cerca de um mês fiz as apresentações e como o meu gato já estava habituado ao cheiro dele, não estranhou e começou logo a lambê-lo.Depois foi uma questão de tempo até que começaram a brincar e a dormir juntos, mas nos primeiros tempos mantive o mais pequeno na casa de banho durante a noite para segurança dele não fosse o meu gato morder-lhe ou magoá-lo.
Espero ter ajudado,Felicidades! :wink:
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
Responder

Voltar para “Gatos”