MUITO CUIDADO COM O QUE OS GATOS COMEM/ENGOLEM! - A história do Vaninhas!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jun 18, 2003 10:47 pm

Resolvi abrir um tópico para contar a história do meu Vânias, porque pode servir de aviso!

Primeiro tenho que informar que o meu Vaninhas era o gato mais glutão que eu já conheci! Desde bébé! Era o maior da ninhada, não se cansava de mamar! Uma vez assisti eu, quando o fui ver a casa da amiga que mo deu, a mãe a aborrecer-se, e a saltar com ele ainda agarrado às tetinhas!! :lol: :lol: (já era maiorzinho!) Quando veio para mim, comia sem parar! Na altura ainda não estava muito vulgarizada a ração para gatos! Ele foi alimentado, basicamente, a peixinho! Sobretudo tainhas! Que ele adorava! Mas não só! Sempre que lhe cheirasse a comida, aí o tínhamos! Aliás tinha o hábito de trepar por mim acima, até ao meu ombro, tipo macaquinho! e ali ficava enquanto cozinhava! Estão a ver o "geito" que dava!

Tinha de ter um cuidado enorme com o lixo, porque ele ganhou o hábito de ir procurar "guloseimas" lá! Quando comprava frango (ele adorava também frango!) lá andava ele às voltas! Por mais de uma vez chegou a comer as peles do frango, que eu tiro sempre, assim cruas!! :evil:
Claro que depois passava mal!

Isto foi só para perceberem a minha primeira afirmação, de ele ser o maior glutão! Mesmo depois de ter passado para ração, e quando ele ficou mais velhinho, uma especial, o peixito para ele era o "céu"!
Dessa vez, comprei rôti, e, claro, depois de assado deitei a rede no lixo!
Nunca me passou pela cabeça que ao Vânias, lhe passaria pela dele, comê-la! :evil: Mas foi o que aconteceu!
Depois do jantar, não fechei a cozinha, costumava fazê-lo para evitar essas incursões dele, quando me lembrei de ir lá, estava o meu menino todo entretido a mastigar a rede!! Tinha ido ao caixote do lixo, com tampa, mas ele virou-o e tinha ido lá dentro buscar a malfadada rede! Como lhe cheirava à carne, estão a ver! Fui logo tentar tirar-lha da boca, mas pois sim! Ele tinha também ganho o hábito de engolir rapidamente, para evitar isso mesmo! Uma vez engoliu positivamente de uma só vez, sem mastigar, um bife de perú!
Bem, por mais que eu fizesse, não lha consegui tirar! Ainda vi um bocadinho na goela, meti os dedos não me importando com as mordidelas, para tentar puxá-la! Em vão!
No dia seguinte lá fui ao vet, contar a história! Tirou-lhe umRx, e lá apareceu a dita rede!
A solução era operar, disse-me o médico. Mas o Vânias já tinha mais de 16 anos! sempre tinha sido um gato saudável, nunca tendo tido nada de grave, mas já estava a sofrer um bocado do coração por causa da idade!

Fartei-me de chorar, sem saber o que fazer! Tinha muito medo da operação! Sempre era abrir o estômago! Num animal idoso! Conseguiriam os sucos gástricos desfazer a rede? Este vet, garantiu-me que não! E que quanto mais esperasse, a coisa pioraria, ele iria deixar de comer, e ficaria mais fraco ... Ainda entrei em contacto com o meu vet. de Lisboa, da União Zoófila, até hoje o médico que me merece a maior confiança de todos. Segundo indicações dele tentei provocar-lhe o vómito (com um bocado de água oxigenada), mas não foi suficiente para a maldita rede vir fora! Nunca mais comprei rôti! Quando os vejo, digo mal da minha ideia! Porque tenho a certeza que o meu Menino ainda podia ser vivo hoje! Há casos de siameses com 22 e mais anos! Com os cuidados que eu tinha com ele, e a compleição forte dele ...
Bem, ainda puz a hipótese de ir a Lisboa operá-lo (se pudesse recuar no tempo, seria isso o que tinha feito! Aliás, corrijo, teria fechado a cozinha! Ou, melhor, não teria comprado o desgraçado rôti!)
O meu problema era, primeiro: o transporte dele para cá, depois da operação! Segundo, o pós-operatório! Seria seguido por quem?
O médico prontificou-se a operá-lo se eu quisesse levar lá! Mas concordou que se levantava o tal problema do transporte ...
Nem imaginam os dias que eu passei a seguir, a tentar decidir o que seria melhor! Só olhava para o meu menino, o meu querido gato, sem saber o que fazer! Acabei por o mandar operar aqui! E embora este vet. seja professor na fac. de veterinária daqui do Porto, já com bastante experiência, penso que a coisa não foi perfeita! Não sei se ele retirou toda a rede - e afinal o que ele me mostrou já estava a ser atacada pelos sucos gástricos, pergunto-me se não seriam capazes de a desfazer mesmo, e evitar assim a operação! - quando o levei para casa, ainda muito anestesiado (como também já referi algures, acho que foi forte demais a anestesia, ele esteve a dormir até à tarde do dia seguinte! foi operado ao fim do dia!) teve um vómito de sangue, ainda a dormir, que me pôs em pânico! liguei logo para o nº que o vet me tinha dado, no caso de algum problema, mas, mais uma coisa que me pôs de pé atrás!, o nº estava desligado! Imaginem a minha aflição! Entrei em contacto com outro (o que foi muito chato, porque não tinha sido ele a operar, claro!) mas eu estava tão aflita que tinha ligado sei lá para onde!

Bem, depois as coisas lá foram entrando "nos eixos"! Mais ou menos! Porque o meu menino não voltou a ser o mesmo! Teve de andar muitas vezes a soro, vir para casa a soro, porque perdia o apetite! Eu sempre tinha dito: quando o Vãnias perder o apetite está muito mal! Começou a ter problemas com as fezes, obstipação! Por isso eu me lembrei de falar do Microlax à Leonilde, quando a Leo tinha essa dificuldade. Às vezes tinha de lhe pôr sacas de água quente para ele evacuar... Meu querido :cry: :cry: Ele que tinha sido tão forte, pesado, começou a emagrecer, parecia pele e osso ... Vitaminas, comidas especiais, sei lá o que tentei! Experimentei vários médicos! Confesso que fiquei muito mal impressionada com este ... Só lá voltei, quando constatei que os outros também não acertavam ... Nem quero lembrar esse tempo ...
Ele foi operado em Fevereiro, e acabou por morrer em 19 de Junho! Faz amanhã precisamente 3 anos! Foram uns meses muito dolorosos, para ele, coitadinho, e para mim, que o via definhar-se :cry: :cry:

Tenham cuidado com o que os vossos animais podem engolir!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

quarta jun 18, 2003 11:07 pm

Olá Miadores,

Fez muito bem em pôr a história do seu Vânias aqui porque serve-nos sempre de aviso. Acho que não deve culpabilizar-se de modo algum pelo que sucedeu com o seu gatinho, são situações que acontencem, as quais tentou solucionar da melhor maneira e com os meios que tinha ao seu alcance e não pode esquecer que o facto de ele já ter mais de 16 anos na altura, pode ter contribuído para que a recuperação não fosse completa.

Eu nunca pensei que os gatos comessem corpos estranhos, mas pelo que me tenho apercebido, pelos meus e não só, adoram fazê-lo.

O Teco tenta sempre apanhar as fitas de fechar os sacos do lixo e a Blaky é mais os plásticos que vêm a embalar as revistas. O Tico é o melhorzinho neste aspecto, mas ainda no outro dia vomitou porque tinha engolido qualquer coisa que eu nem consegui perceber.

Vá-se lá entender estes bichinhos, com tanta comida boa no prato para comerem, andam eles a desencantarem o que não devem....
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

quarta jun 18, 2003 11:12 pm

Boa noite Miadores
A história do Vaninhas deixou-me de lágrimas nos olhos, é sempre muito difícil falarmos dos nossos meninos que já partiram. Principalmente quando é o nosso primeiro amigo, fica para sempre gravado no nosso coração. Eu lembro do meu Mickey com muita saudade e posso ter outros gatos mas é sempre uma referência.
Temos que ter sempre uma atenção redobrada, mas todo o cuidado é pouco (é como com os nossos filhos, por mais que os vigiamos, por mais que os protegemos se tem que acontecer acontece mesmo).
Obrigada por ter partilhado a história do Vaninhas connosco, pode servir de alerta a outros donos.

Beijos
Beja
Beta
Última edição por betha em sexta jun 20, 2003 12:23 am, editado 1 vez no total.
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

quarta jun 18, 2003 11:24 pm

Olá

Ai meu deus ...essa história até me da um frio na espinha ...
Minha Pipoca ´´e tambem uma comilona , não pode ver nada na frente que vai logo cheirar e abocanhar ... ja peguei ela umas tres vezes arrastando um saco de pão pullman pela casa ....tenho que tomar cuidado !

E ontem a minha Docinho engoliu um pedaço de linha , acho que uns 15 ou 20 centimetros ...eu fiquei apavorada na hora , tambem tentei arrancar dela , enfiei o dedo na garganta , mas não consegui...
Então eu pensei que por ser linha fininha , seria digerida .
Mas agora preocupei-me . Sera que eu devo leva-la ao veterinario??
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 19, 2003 12:15 am

Miadores,

Obrigado pelo seu alerta. Mas acho que não se deve sentir mal. Fez tudo o que lhe foi possível para salvar o seu menino e é assim que tem de pensar. Nada lhe garante que vindo operar o seu Vanias a Lisboa ele melhorava podia ter tido outras complicações. Tem de se lembrar é que fez tudo o que estava ao seu alcance para o ajudar.

Camie,

Julgo que uma linha não deve ser grave. Mas se quiser ficar descansada dê um telefonema ao Vet e confirme.

beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 19, 2003 12:31 am

eu já desisti de ter o caixote do lixo na cozinha :o :o fica na casa de banho, porque senão é logo revirado. por aqui, não há problemas, espero. mas quanto a diabruras :o :o agora mesmo, está o pinóquio enfiado dentro da minha mochila :o :o mas canetas, elásticos, clips, tudo serve para eles brincarem. sem contar com a tampa do frasco das lentes de contacto que o max decidiu meter na boca e que me valeu uma bela dentada.
pois, um animal aos 16 anos... é sempre imprevisível saber como reagem. enquanto o serafim sobreviveu a uma doença muito grave porque era quase bebé, o joão ia morrendo ao levar soro porque já tinha 15 anos. enquanto as gatas têm recuperado be das esterelizações porque têm sido operadas cedo, com a joana, foi um problema. esterelizei-a muito tarde.
Miadores
Membro Veterano

quinta jun 19, 2003 4:59 pm

Olá!

Obrigado a todos que me mandaram palavras de apoio! Pois é, estes malandros têm uma tendência tremenda para bisbilhotarem onde não devem! Alguns, agravam ainda com o facto de abocanharem, ou mesmo engolirem, as coisas mais estranhas!
Os filhos do Vânias já são muito esquisitos! Não comem nada sem cheirarem tudo muito bem! Às vezes até enervam! Quando lhes quero dar algo diferente (tipo uma guloseima!) e eles torcem o nariz! Mas por outro lado é bom! O Pippin (pretinho) já é mais maluquinho! Um dia a brincar com um elástico, ele adora vir tirar-mo à mão! arrebentou, e ele pôs-se a mastigar e engoliu um bocadinho! :evil: :evil:
Fiquei logo em pânico! Mas felizmente não teve consequências!

São mesmo como as crianças!!

Um abraço!
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 12:00 am

Caminho tão longo o que percorremos!
E ao mesmo tempo tão breve!
Onde ele começa, só sabemos porque nos dizem,
quando acaba, ninguém o sabe ...
Entre o princípio e o fim andamos nós,
encontrando por vezes quem nos acompanhe,
mesmo que seja apenas por breves momentos,
o que importa é que não ficamos sós!
A ti, meu menino eu quero agradecer
teres-me dado o teu tempo,
dedicado a tua vida,
partilhado comigo a tua alegria,
teres-me dado a tua amizade,
o calor e a doçura do teu olhar!
Teres estado sempre onde eu estava,
e teres sabido dizê-lo
da forma como só tu sabias!
Obrigado por teres percorrido comigo
uma parte do meu caminho,
que foi assim também o teu caminho!
Obrigado pelo Nosso caminho!
Obrigado por teres aceite
que eu fosse a Tua Amiga!
Obrigado por teres sido o Meu Amigo!
Ainda que tenhas partido,
eu sei que continuas
a caminhar comigo!

Ao meu Amigo Vânias!
<p>&nbsp;</p>
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

sexta jun 20, 2003 12:22 am

Olá Miadores
O seu poema é lindo.
Obrigado por o ter partilhado connosco.
Estou sem palavras porque escrevo mal, mas gostava de poder louvar assim o meu Mickey (que já partiu), e para poder colaborar no poema para as gatinhas da Leonilde. Mas não sei.

Beijos
Beja
Beta
Miadores
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 12:26 am

Betha,
O que mais importa é ser capaz de Sentir, mesmo que não o consiga dizer da forma como gostaria!
E isso já vi que é Capaz!
Obrigado pelas suas palavras!
<p>&nbsp;</p>
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sexta jun 20, 2003 4:16 am

Miadores,
Até me apertou o coração! Esse amor pelo Vânias foi tão bonito, que poema lindo! Nunca se sabe se não teria sido igual caso viesse a Lisboa, o que importa agora é que continua a homenageá-lo no seu coração.
E também o homenageia ao contar a história dele para prevenir outras pessoas.

Gostava de sorver mais uns poemas...

Beijocas,
Carla
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jun 20, 2003 8:51 am

Miadores,

Fiquei sem fala, sem palavras e com o coração apertadinho. O seu poema é lindo e vê-se que vem mesmo do fundo do seu coração.

Estou certa que em vida deu todo o seu carinho ao Vanias e é obvio que não o esqueceu nem esquecerá, ele vai estar sempre naquele cantinho que temos tão especial para recordar com saudade quem já partiu.

Beijokas grandes
kathleen
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta jun 20, 2003 9:02 am

Não se culpe Miadores, afinal por muito que queiramos, nada, nem ninguém é perfeito, não é?
A Lolita também adora comer tudo o que encontra : a última loucura dela é comer linha de crochet : e como tudo o que entra, sai, estão a ver como é que foi o cócó dela ontem, não? :oops: :oops:
Alguém estava preocupado porque o gatinho também comia linha e não sabia se o devia levar ao vet : em príncipio deve sair :oops: , caso contrário, deve ser melhor dar uma apitadela ao vet.
Estes bichanosos põem-nos loucos :o
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sexta jun 20, 2003 2:40 pm

Olá

Miadores, o seu poema põs-me de lágrima no olho. O poema é lindo e demonstra o carinho que nutre pelo seu Vânias.
Ao lê-lo recordei os meus amigos que também já partiram e que fizeram também um pouco do meu caminho.

Todos nós temos amigos inesquecíveis, que se mantém vivos desde que os recordemos.
A todos eles um grande bem haja por alguma vez os seus destinos se terem cruzado com os nossos.
Miadores
Membro Veterano

sexta jun 20, 2003 4:40 pm

OBRIGADO!

A todos que me responderam e que sentiram o que eu queria dizer!
OBRIGADO por me terem ajudado a homenagear o Vânias, a trazê-lo de novo, um bocadinho, à vida, através da memória!
BEM HAJAM!
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”