Primeiro tenho que informar que o meu Vaninhas era o gato mais glutão que eu já conheci! Desde bébé! Era o maior da ninhada, não se cansava de mamar! Uma vez assisti eu, quando o fui ver a casa da amiga que mo deu, a mãe a aborrecer-se, e a saltar com ele ainda agarrado às tetinhas!!

Tinha de ter um cuidado enorme com o lixo, porque ele ganhou o hábito de ir procurar "guloseimas" lá! Quando comprava frango (ele adorava também frango!) lá andava ele às voltas! Por mais de uma vez chegou a comer as peles do frango, que eu tiro sempre, assim cruas!!

Claro que depois passava mal!
Isto foi só para perceberem a minha primeira afirmação, de ele ser o maior glutão! Mesmo depois de ter passado para ração, e quando ele ficou mais velhinho, uma especial, o peixito para ele era o "céu"!
Dessa vez, comprei rôti, e, claro, depois de assado deitei a rede no lixo!
Nunca me passou pela cabeça que ao Vânias, lhe passaria pela dele, comê-la!

Depois do jantar, não fechei a cozinha, costumava fazê-lo para evitar essas incursões dele, quando me lembrei de ir lá, estava o meu menino todo entretido a mastigar a rede!! Tinha ido ao caixote do lixo, com tampa, mas ele virou-o e tinha ido lá dentro buscar a malfadada rede! Como lhe cheirava à carne, estão a ver! Fui logo tentar tirar-lha da boca, mas pois sim! Ele tinha também ganho o hábito de engolir rapidamente, para evitar isso mesmo! Uma vez engoliu positivamente de uma só vez, sem mastigar, um bife de perú!
Bem, por mais que eu fizesse, não lha consegui tirar! Ainda vi um bocadinho na goela, meti os dedos não me importando com as mordidelas, para tentar puxá-la! Em vão!
No dia seguinte lá fui ao vet, contar a história! Tirou-lhe umRx, e lá apareceu a dita rede!
A solução era operar, disse-me o médico. Mas o Vânias já tinha mais de 16 anos! sempre tinha sido um gato saudável, nunca tendo tido nada de grave, mas já estava a sofrer um bocado do coração por causa da idade!
Fartei-me de chorar, sem saber o que fazer! Tinha muito medo da operação! Sempre era abrir o estômago! Num animal idoso! Conseguiriam os sucos gástricos desfazer a rede? Este vet, garantiu-me que não! E que quanto mais esperasse, a coisa pioraria, ele iria deixar de comer, e ficaria mais fraco ... Ainda entrei em contacto com o meu vet. de Lisboa, da União Zoófila, até hoje o médico que me merece a maior confiança de todos. Segundo indicações dele tentei provocar-lhe o vómito (com um bocado de água oxigenada), mas não foi suficiente para a maldita rede vir fora! Nunca mais comprei rôti! Quando os vejo, digo mal da minha ideia! Porque tenho a certeza que o meu Menino ainda podia ser vivo hoje! Há casos de siameses com 22 e mais anos! Com os cuidados que eu tinha com ele, e a compleição forte dele ...
Bem, ainda puz a hipótese de ir a Lisboa operá-lo (se pudesse recuar no tempo, seria isso o que tinha feito! Aliás, corrijo, teria fechado a cozinha! Ou, melhor, não teria comprado o desgraçado rôti!)
O meu problema era, primeiro: o transporte dele para cá, depois da operação! Segundo, o pós-operatório! Seria seguido por quem?
O médico prontificou-se a operá-lo se eu quisesse levar lá! Mas concordou que se levantava o tal problema do transporte ...
Nem imaginam os dias que eu passei a seguir, a tentar decidir o que seria melhor! Só olhava para o meu menino, o meu querido gato, sem saber o que fazer! Acabei por o mandar operar aqui! E embora este vet. seja professor na fac. de veterinária daqui do Porto, já com bastante experiência, penso que a coisa não foi perfeita! Não sei se ele retirou toda a rede - e afinal o que ele me mostrou já estava a ser atacada pelos sucos gástricos, pergunto-me se não seriam capazes de a desfazer mesmo, e evitar assim a operação! - quando o levei para casa, ainda muito anestesiado (como também já referi algures, acho que foi forte demais a anestesia, ele esteve a dormir até à tarde do dia seguinte! foi operado ao fim do dia!) teve um vómito de sangue, ainda a dormir, que me pôs em pânico! liguei logo para o nº que o vet me tinha dado, no caso de algum problema, mas, mais uma coisa que me pôs de pé atrás!, o nº estava desligado! Imaginem a minha aflição! Entrei em contacto com outro (o que foi muito chato, porque não tinha sido ele a operar, claro!) mas eu estava tão aflita que tinha ligado sei lá para onde!
Bem, depois as coisas lá foram entrando "nos eixos"! Mais ou menos! Porque o meu menino não voltou a ser o mesmo! Teve de andar muitas vezes a soro, vir para casa a soro, porque perdia o apetite! Eu sempre tinha dito: quando o Vãnias perder o apetite está muito mal! Começou a ter problemas com as fezes, obstipação! Por isso eu me lembrei de falar do Microlax à Leonilde, quando a Leo tinha essa dificuldade. Às vezes tinha de lhe pôr sacas de água quente para ele evacuar... Meu querido

Ele foi operado em Fevereiro, e acabou por morrer em 19 de Junho! Faz amanhã precisamente 3 anos! Foram uns meses muito dolorosos, para ele, coitadinho, e para mim, que o via definhar-se

Tenham cuidado com o que os vossos animais podem engolir!