Olá,
Tenho um gato persa com 1 ano e 8 meses que é SUPER TRANQUILO mas tem PÂNICO quando chega a hora do banho. Já li tudo o que havia para ler de como dar banho a um gato persa mas simplesmente não funciona. Quando ele entra na casa de banho e percebe que vai tomar banho fica hiper-tenso, com as garras afiadas, pupilas dilatadas e começa a berrar.
Há soluções?
Npets
AJUDA | O meu gato tem PÂNICO de água
Moderador: mcerqueira
Será que o gatinho foi habituado ao banho desde pequenino? Quando começam a tomar banho, já mais velhinhos é mais difícil de se adaptarem, em alguns casos. Ou também a forma como se dá o banho.
Como diz que já leu muito sobre a forma de dar banho a um gato, não valerá a pena explicar pormenores aqui.
Experimente dar-lhe banho em outro local que não seja a casa de banho, já que ele fica intranquilo logo que lá entra.
Pode pôr a banheira dele na cozinha, improvise na misturadora da cozinha um chuveiro.
Não molhe logo o gatinho todo, vá-o fazendo aos poucos com água, mas brincando com ele como que a acariciá-lo e avance ou não, conforme o seu comportamento.
Se não conseguir à primeira, vá tentando aos poucos até ele ficar menos tenso. Este processo resultou com dois gatinhos persas de uma amiga que não podiam nem ver água para banho . Chegaram a casa dela ambos já adultos e possívelmente sem hábitos de higiene como o banho. Hoje já aceitam bem, só o secador é que ainda é mal tolerado por um deles.
Como diz que já leu muito sobre a forma de dar banho a um gato, não valerá a pena explicar pormenores aqui.
Experimente dar-lhe banho em outro local que não seja a casa de banho, já que ele fica intranquilo logo que lá entra.
Pode pôr a banheira dele na cozinha, improvise na misturadora da cozinha um chuveiro.
Não molhe logo o gatinho todo, vá-o fazendo aos poucos com água, mas brincando com ele como que a acariciá-lo e avance ou não, conforme o seu comportamento.
Se não conseguir à primeira, vá tentando aos poucos até ele ficar menos tenso. Este processo resultou com dois gatinhos persas de uma amiga que não podiam nem ver água para banho . Chegaram a casa dela ambos já adultos e possívelmente sem hábitos de higiene como o banho. Hoje já aceitam bem, só o secador é que ainda é mal tolerado por um deles.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça ago 14, 2007 10:17 am
Olá,MiausRafa Escreveu:Será que o gatinho foi habituado ao banho desde pequenino?
Desde pequenino que o gato foi "habituado" (se é que se pode utilizar esta palavra) a tomar banho. Quando ele era mais pequeno já tinha algum receio, algum medo, mas era possível dar-lhe banho sem ele entrar neste estado de pânico.
Não sei se ele tem receio do espaço em si, porque vai muitas vezes dormir para essa casa-de-banho apesar de ter uma casa com 3 pisos para usufruir.
Npets
Olá?
Então e como é que faz para lhe dar banho?
É com o chuveiro?
Eu da experiência que tenho com os meus, posso dar uma dica, que lógicamente é discutivel:
Dou banho com um pouco de água no fundo da banheira, e coloco ali o gatinho, molho com o chuveiro muito suave, para que não se assuste, apesar dos miados que são normais... e depois utilizo o champoo próprio... para retirar utilizo na mesma o chuveiro muito suave... nunca viro o gato para mim... viro-o sempre contra mim, virado para a parede... e seguro-o sempre com uma mão... falo carinhosamente e suavemente, eles gostam de ouvir a nossa voz!
Claro, que este é um procedimento rápido... e depois enrolo-o numa toalha e levo-o para um local quentinho... para que seque...
São experiencias pessoais... postas em práctica depois de um banho ou dois de toalha molhada...
Então e como é que faz para lhe dar banho?
É com o chuveiro?
Eu da experiência que tenho com os meus, posso dar uma dica, que lógicamente é discutivel:
Dou banho com um pouco de água no fundo da banheira, e coloco ali o gatinho, molho com o chuveiro muito suave, para que não se assuste, apesar dos miados que são normais... e depois utilizo o champoo próprio... para retirar utilizo na mesma o chuveiro muito suave... nunca viro o gato para mim... viro-o sempre contra mim, virado para a parede... e seguro-o sempre com uma mão... falo carinhosamente e suavemente, eles gostam de ouvir a nossa voz!
Claro, que este é um procedimento rápido... e depois enrolo-o numa toalha e levo-o para um local quentinho... para que seque...
São experiencias pessoais... postas em práctica depois de um banho ou dois de toalha molhada...
-
- Membro
- Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm
Boa tarde,
Posso dar uma sugestão sem querer abusar
? Porque não deixa d dar banho ao gato? é certo que não sei se é um gato com mto pêlo ou se sai mto à rua, mas em regra os gatos são mto asseados e limpos, eles próprios lavam-se mto bem...
Se o gatinho tem esse pânico tão grande até poderia ser uma situação a ponderar...as situações d stress são péssimas para os gatos e quando existe uma situação que provoca sofrimento deve se pensar em todas as hipoteses...
Por exemplo, haverá alguma maneira de lavar o gatinho sem o molhar? houvi falar em shampoos secos, mas não estou mto informada disso...
Boa sorte
Posso dar uma sugestão sem querer abusar

Se o gatinho tem esse pânico tão grande até poderia ser uma situação a ponderar...as situações d stress são péssimas para os gatos e quando existe uma situação que provoca sofrimento deve se pensar em todas as hipoteses...
Por exemplo, haverá alguma maneira de lavar o gatinho sem o molhar? houvi falar em shampoos secos, mas não estou mto informada disso...
Boa sorte

-
- Membro Júnior
Olá,pathelen Escreveu:Então e como é que faz para lhe dar banho?
Curiosamente faço exactamente como disse, praticamente nem uso o chuveiro para não o assustar, é mesmo um pouco de água no fundo.
Npets
-
- Membro Júnior
Olá,catarinamar Escreveu:Porque não deixa d dar banho ao gato? é certo que não sei se é um gato com mto pêlo ou se sai mto à rua, mas em regra os gatos são mto asseados e limpos, eles próprios lavam-se mto bem...
Tenho mesmo de dar banho porque é um gato persa (tem o pêlo longo) e facilmente fica com o pêlo sujo e oleoso.
Npets
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus
Escove-o com frequencia e dê banho em seco, com shampo proprio.Vai ver que fica impecável.
Não é nada saudavel o gato estar sempre em stress por causa do banho.
Cumprimentos.

Cumprimentos.
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm
O gato do forista é um persa, logo tem pêlo comprido, precisa mesmo de tomar banhoo21963071 Escreveu:Escove-o com frequencia e dê banho em seco, com shampo proprio.Vai ver que fica impecável.![]()
Cumprimentos.

-
- Membro Júnior
Olá,o21963071 Escreveu:Escove-o com frequencia e dê banho em seco, com shampo proprio.Vai ver que fica impecável.
O meu gato é escovado de 2 em 2 dias. De vez em quando também uso um champô seco para gatos de pêlo comprido, mas isso não retira a oleosidade, a sujidade a fundo, nem torna o pêlo mais fofo.
Npets