Como dar comida seca a um gatinho de 2 meses?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo abr 12, 2009 3:12 pm
Talvez ir ao veterinário, talvez ele lhe dê algumas dicas... Nunca fui perita em gatos, mas será que ele tem idade suficiente para comer coisas secas?! Se estou errada, por favor corrijam-me!
-
- Membro
- Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm
A Shiva dava-lhe comida seca wiskas junior e Royal Canin kitten , inicio nao ligava muito mas depois começou comer. Agora que esta mais crescida adora comer comida seca e faz lhe muito melhor. Com tempo depois habitua-se.
Tem que dar ração seca para gatinhos bébés. Algumas marcas têm uma ração com biscoitos bem pequeninos, para gatinhos até aos quatro meses, que têm os nutrientes necessários para o gatinho, podendo dispensar a alimentação húmida. Há por exemplo a RC babycat 34 que eles costumam aceitar muito bem. Veja se está a dar a mais adequada.
Penso que o problema está no facto do gatinho estar habituado à ração húmida.
Experimente misturar ração seca com a húmida para ele se ir habituando.
Deixe à disposição uma taça só com a seca.
Vá diminuindo as latinhas, para ele se habituar a ter como ração principal só a seca, ficando as latinhas só para miminho.
Penso que o problema está no facto do gatinho estar habituado à ração húmida.
Experimente misturar ração seca com a húmida para ele se ir habituando.
Deixe à disposição uma taça só com a seca.
Vá diminuindo as latinhas, para ele se habituar a ter como ração principal só a seca, ficando as latinhas só para miminho.
-
- Membro
- Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm
Milu, uma amiga minha teve o mesmo problema há meses com um dos seus gatos. O sistema que ela utilizou, a conselho de alguém mais experiente, foi de humedecer a ração seca (Babycat 34 da RC) com o leite próprio para gatinhos ( da RC, também) e fazer tipo uma papa. O gatito foi-se habituando ao sabor da ração, e ela foi reduzindo a quantidade de leite até que numa questão de duas semanas (provavelmente menos), ele se habituou à ração seca e hoje só come comida húmida como "mimo". Pode sempre experimentar.... boa sorte 
P.S.- Quanto a ser cedo ou tarde para lhe começar a dar comida seca, sei que, a partir da altura em que lhes nascem os dentes de leite, pode-se começar a introduzir comida seca. Com dois meses, o gatinho já terá dentes...

P.S.- Quanto a ser cedo ou tarde para lhe começar a dar comida seca, sei que, a partir da altura em que lhes nascem os dentes de leite, pode-se começar a introduzir comida seca. Com dois meses, o gatinho já terá dentes...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am
Penso que ele nao come comida seca por ter comida humida á disposição.
A minha pequena tem menos de mês e meio e come raçao seca da RC para 1-4 meses. Demora imenso tempo a comer por causa dos dentinhos, mas nao desiste, chega a ficar quase 20 minutos para comer cerca de 20 pedaços mas come!
A minha pequena tem menos de mês e meio e come raçao seca da RC para 1-4 meses. Demora imenso tempo a comer por causa dos dentinhos, mas nao desiste, chega a ficar quase 20 minutos para comer cerca de 20 pedaços mas come!

E você consegue ficar a ver uma gatinha dessa idade demorar tanto tempo para comer só isso...pinkstar Escreveu:Penso que ele nao come comida seca por ter comida humida á disposição.

-
- Membro Veterano
Ela come sozinha varias vezes por dia! Mas vou humedecer agora a comida dela, e amanha compro leite para gatinhos. Como ela ja bebe leite vou por o leite num pires e tentar q ela beba assim, senao vai de seringa.pathelen Escreveu:E você consegue ficar a ver uma gatinha dessa idade demorar tanto tempo para comer só isso...pinkstar Escreveu:Penso que ele nao come comida seca por ter comida humida á disposição.
A minha pequena tem menos de mês e meio e come raçao seca da RC para 1-4 meses. Demora imenso tempo a comer por causa dos dentinhos, mas nao desiste, chega a ficar quase 20 minutos para comer cerca de 20 pedaços mas come!? Eu não aguentava... mais vale dar-lhe os secos humedecidos... e deixar-lhe sempre à disposição esses ...
Tive a falar com uma antiga criadora de gatos que me aconselhou isso mesmo, mas obrigada na mma

-
- Membro Veterano
Entao nao é que resulta mmo
A gatinha adoro os secos da royal canin humedecidos, comeu logo de seguida e sem problemas de mastigar! Amanha leva com leitinho. Nao é q ela nao comesse mas comeu foi bem mais rapido q o habitual.
E mmo com 1 mes e pouco é mto asseada SÓ faz nas pedrinhas

A gatinha adoro os secos da royal canin humedecidos, comeu logo de seguida e sem problemas de mastigar! Amanha leva com leitinho. Nao é q ela nao comesse mas comeu foi bem mais rapido q o habitual.

Olá...pinkstar Escreveu:Entao nao é que resulta mmo![]()
Ainda bem...

Até lhe pode dar humedecidos com o leite (mas não do nosso leite!) ... ela também vai gostar!
-
- Membro Veterano
Sim vou hoje comprar um leite proprio para gatinhos recomendado por uma antiga criadora de animais...pathelen Escreveu:Olá...pinkstar Escreveu:Entao nao é que resulta mmo![]()
Ainda bem...comeu mais rápido e mais... de certeza!
![]()
Até lhe pode dar humedecidos com o leite (mas não do nosso leite!) ... ela também vai gostar!
Nao vai ser Royal Canin que ela diz que nao vale a pena comprar um tao caro se ela ja come secos sozinha, mas recomendou um que tambem diz que é muito bom e ha á venda em farmacias

A comida quando juntei a agua é que ficou a cheirar muita mal

Pinkstar, não sei se já foi à vet com a sua gatinha, mas se não foi devia ir... dá-me ideia de que anda a aconselhar-se apenas com essa antiga criadora... não sei se dará os melhores conselhos...pinkstar Escreveu: Sim vou hoje comprar um leite proprio para gatinhos recomendado por uma antiga criadora de animais...
Nao vai ser Royal Canin que ela diz que nao vale a pena comprar um tao caro se ela ja come secos sozinha, mas recomendou um que tambem diz que é muito bom e ha á venda em farmacias![]()
A comida quando juntei a agua é que ficou a cheirar muita malmas ela la se regalou e nao se queixou em nada
![]()

Vá ao vet e de certeza que ele lhe dará indicação do melhor leite de substituição, se isso for necessário... porque os gatinhos quando começam a comer em principio deixam de necessitar de leite, embora se possa ir dando de vez em quando... mas isso só o vet avaliará após consultar essa gatinha...
Ela também deverá ser desparasitada e também só o vet lhe poderá dizer o tipo e a quantidade a dar... assim como a ajudará no plano de vacinas...
Se já foi à vet.. saberá do que estou a falar e desculpe estar a alertar... mas como não percebi se foi ou não, fica aqui a minha opinião.

-
- Membro Veterano
Vou ao Vet logo á tarde! Eu tenho plena confiança com esta sra até temos o mesmo Vet (e nem sabiamos antes de nos conhecermos) de qualquer forma claro q vamos pedir a opiniao da Vet, ela é q sabe. Ela ta a criar ate 2 gatinhos q eu achei num quintal e a arranjar pessoas de confiança para ficar com elespathelen Escreveu:
Pinkstar, não sei se já foi à vet com a sua gatinha, mas se não foi devia ir... dá-me ideia de que anda a aconselhar-se apenas com essa antiga criadora... não sei se dará os melhores conselhos...![]()
Vá ao vet e de certeza que ele lhe dará indicação do melhor leite de substituição, se isso for necessário... porque os gatinhos quando começam a comer em principio deixam de necessitar de leite, embora se possa ir dando de vez em quando... mas isso só o vet avaliará após consultar essa gatinha...
Ela também deverá ser desparasitada e também só o vet lhe poderá dizer o tipo e a quantidade a dar... assim como a ajudará no plano de vacinas...
Se já foi à vet.. saberá do que estou a falar e desculpe estar a alertar... mas como não percebi se foi ou não, fica aqui a minha opinião.

Obrigada pelos alertas

(desculpem o off topic, mas de qualquer forma ate vai ajudar com alternativas de alimentaçao como é a questao do topico