Dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vandoxa
Membro Veterano
Mensagens: 844
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Localização: Cadela - Laika e Gata - Pepsi

quarta abr 29, 2009 4:17 pm

Queria perguntar aos meus e minhas caras colegas da arca que areia e comidinha aconselham para o/a bichaninho/a que irei adoptar.

É que vou começar a preparar as coisas, o bebedouro e comedouro já tenho, são em inox. A casa de banho vou comprar das que têm porta e o filtro por cima, é que tinha das abertas e a minha última gata não gostava lá muito que a vissem. :D

Agradeço desde já a quem me ajudar :wink:
cortesao
Membro Veterano
Mensagens: 217
Registado: domingo out 07, 2007 1:25 pm

quarta abr 29, 2009 4:35 pm

Olá vandoxa,

Isso depende, eu enquanto puder vou dar aos meus filhotes do melhor...

Comidinha Royal Canin, se comprares em grandes quentidades e com o cartão de desconto do jumbo compensa bastante efica ao preço das outras.

Areia: Silica. Agora há sempre promoções e estão sempre bem baratas e para mim é a melhor, eu experimentei todas e esta é a que se nota menos o cheiro... Adoro. :wink:
Mónica Cortesão
vandoxa
Membro Veterano
Mensagens: 844
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Localização: Cadela - Laika e Gata - Pepsi

quarta abr 29, 2009 4:41 pm

Obrigada cortesão :wink:
cortesao
Membro Veterano
Mensagens: 217
Registado: domingo out 07, 2007 1:25 pm

quarta abr 29, 2009 4:59 pm

Boa sorte para o novo peludinho... :wink:
Mónica Cortesão
Fanequita
Membro Veterano
Mensagens: 232
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm
Localização: Kundera e Miró

quarta abr 29, 2009 6:29 pm

Eu à minha dou comida da "Proplan" para gatinhos... está com um pêlo espectacular...

Quanto à areia tenho uma areia aglomerante "Ever Clean", que é muito higiénica e dura mais tempo. É que quando eles fazem as necessidades quer líquidas ou sólidas, a areia envolve e faz umas bolinhas que se tiram com a pá. Se se tirar todos os dias, parece que a areia é sempre nova.

A caixa da areia também tenho das de casinha com a porta... mas tive de tirar a porta que ela recusava-se a entrar e a ficar fechada lá dentro... eh eh eh... parece uma casota...

Felicidades para o novo membro... e não se esqueça dos cuidados com as bolas de pêlo se for para um gato de apartamento...
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
Susanabsousa
Membro
Mensagens: 101
Registado: segunda mar 23, 2009 5:43 pm

quinta abr 30, 2009 9:56 am

Olá,

Eu sei as preocupações que tens, porque também as tive :D

O meu gatinho tem 2 mesitos e adoptei-o há 2 semanas :)

Quanto aos comedouros tiveste bem, inox é o melhor :wink:

A ração seca, há muito por onde escolher:
Purina Pro Plan, Royal Canin, Hill's (É a mais cara), Eukanuba e ainda Purina Cat Chow (que nunca tinha dado, mas fui a 1 loja e era a unica que tinham e surpreendeu-me, o pelo está super macio e brilhante e o bixano adorou)
A diferença é que a RC e a Hill's e a Eukanuba são marcas de veterinários e por isso um pouco melhores.

Quanto à WC, aconselhava-te a fazer o seguinte:
Compra fechada, por causa do cheiro e porque os gatos são donos do seu nariz e preferem ter "o seu momento" sem olhares indiscretos :lol:
Mas, vai "apresentado" o caixote a pouco e pouco, primeiro coloca aberto, para ele saber onde está pelo cheiro e depois coloca a tampa e por ultimo vai tentar a porta, mas digo desde já que a tarefa vai ser complicada :)

A areia, eu tenho a Tidy Cats da Purina, é um bocadinho carota, mas é boa (anda à volta dos 11/12€) retem o cheiro e é também aglomerante e a textura eles gostam. A silica nunca experimentei porque tenho receio que faça mal ao gatinho :?

De resto, água sempre limpa, caixote limpo qb e muitos muitos mimos :)

Boa sorte!
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Mensagens: 334
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm
Localização: Chihuahuas e agora peixinhos e uma tartaruga :P

quinta abr 30, 2009 10:23 am

Olá, desde já parabéns pelo futuro novo amiguinho ;)
Se já teve gatinhos já sabe +/- como é k as coisas são :lol: ... Em relação à comidinha eu dava à mh gatinha Purina...não me lembro já de k tipo :oops: mas sei k kd ela veio era mt pekenina e foi um problema faze-la comer..tentei de td...comida humida, fraskinhos de comida de bebe, akelas amostras de varios marcas e ela não cria nada....
A primeira k consegui k comesse foi da whiskas pa bebe.. dp tb engraçou com a purina...sei k há kem diga k n é das melhores...mas com ela nunca tive keixas...
Olhe desejo-lhe boa sorte com o seu miau lool e se ele for pekenino e bikeiro como era a mh ... de inicio se achar uma ração k ele goste já é mt bom :lol: dp é ir misturando e tentar mudar pa k voce achar melhor!
:D
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
Susanabsousa
Membro
Mensagens: 101
Registado: segunda mar 23, 2009 5:43 pm

quinta abr 30, 2009 11:17 am

A primeira k consegui k comesse foi da whiskas pa bebe.. dp tb engraçou com a purina...sei k há kem diga k n é das melhores...mas com ela nunca tive keixas...


Desaconselho vivamente friskies e evite a whiskas. A friskies fez com que um gato que tive ficasse com o pelo numa miseria e a uma crise de rins que tive que ir com ele ao vet montes de vezes...

Mais vale dar mais uns cobres, porque assim o beneficio para o gato é maior e gasta-se menos no vet :D

AH e evitar rações com corzinhas, são muita giras, mas têm mais conservantes e aditivos.

Boa sorte!
Tchuza
Membro Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta abr 30, 2009 11:29 am

(peço desculpa pela falta de acentuaçao mas o meu teclado nao tem acentos nem til :oops: )

Desde ja muitos parabens pelo novo amiguinho :wink:

Em relaçao a areia, como aqui ja foi dito; a Tidy cats e uma areia muito boa, mas um bocadito carota. Ha uma areia no jumbo/pao de açucar que e feita de argila natural e em termos de absorçao e eliminaçao de odores e um espectaculo e o preço tambem e bastante mais acessivel.

Boa sorte com o novo bichano, tudo de bom :D
pinkstar
Membro Veterano
Mensagens: 316
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am
Localização: Nokas e Lua

quinta abr 30, 2009 12:03 pm

Felizmente com a areia nunca tive de me preocupar, compro a do Lidl custa 0,85 € (+/-) e mudamos de semana a semana! Penso que tem a ver com o WC ser fechado que ajuda muito, é q n tenho mesmo problemas de odor. Agora que sao duas, quando a pequena ja for ao areao da grande é q vai ser limpo com mais regularidade ´claro! Porcaria a dobrar :lol:

Qto á comida, com a Nokas ela começou por comer Purina Pro Plan, mas ficava com um halito muito mau mesmo para secos.. <depois ainda comeu 1 caixa de friskies pois foi oferta... Ela comia muito daquilo e o pelo ficou miseravel :x entao resolvemos ir para a Royal Canin e é so isso que ela come! Uma vez para experimentar demos.lhe uma latinha e nem tocou.. O q é bom! Nunca a habituamos a tal por isso...

A pequena tambem come RC do mais pequenino possivel e se tudo correr bem, nao ira precisar de comer mais nada para alem de RC :wink:
vandoxa
Membro Veterano
Mensagens: 844
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Localização: Cadela - Laika e Gata - Pepsi

quinta abr 30, 2009 7:00 pm

Obrigada a todas :wink:

Em princípio devo dar RC, pois a senhora que a tem é a que lhe dá de momento. Mas a Purina não é boa?

Em termos de areia já "ouvi" imensas opiniões. Vai ser cá uma aventura!

A menininha (sim que já me decidi por uma linda menina pretinha), vem a partir do dia 16, que é quando faz 2 mesinhos :D :D :D :D :D
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta abr 30, 2009 8:38 pm

vandoxa Escreveu:Obrigada a todas :wink:

Em princípio devo dar RC, pois a senhora que a tem é a que lhe dá de momento. Mas a Purina não é boa?

Em termos de areia já "ouvi" imensas opiniões. Vai ser cá uma aventura!

A menininha (sim que já me decidi por uma linda menina pretinha), vem a partir do dia 16, que é quando faz 2 mesinhos :D :D :D :D :D
Olá vandoxa

Felicidades para a menina que vem a caminho e para a futura dona.

Já muito se disse sobre a racção e areia para gatos, mas vou também contar a minha experiência.

Quando adoptei a Rita, comecei a dar RC... mas a gatinha não aceitou muito bem... ela já vinha com muita diarreia e com essa ração (apesar de boa) a situação piorou, de maneira que tive que experimentar outra... passei para a Purina One... e resultou! As fezes passaram a normais e o pelo sempre esteve optimo. Dentro da gama de racções de supermercado é das melhores.

Foi essa que dei até a Rita ser esterilizada. Nessa altura a vet disse para começar a dar racção para adulto e comprei a Purina One adulto... na verdade por algum motivo a Rita começou a vomitar muito... todos os dias vomitava pelo menos 1 vez... fui à vet, dei pasta de malte para as bolas de pelo, foi examinada e não apresentava queixas, pelo que tentamos mudar a ração... Mudei... e optei pela Hill's... Nunca mais vomitou!

É na verdade mais cara... mas rende também mais. Um saco de 2 Kg dá-me para um mês (comprei no inicio de Abril e ainda tenho)...

Por isso, isto das racções é uma coisa muito pessoal... cada um deve optar pelo que notar melhores resultados no seu animal. Eu apenas desanconselho as racções coloridas dos supers... mas cada um é que sabe!

A areia... idem! Já tentei muitas, não todas... mas uso a silica misturada com um pouco da normal do continente, porque a Rita não gosta do tacto só da silica... mas se for preciso também uso só a normal... e ela não se importa!

Esta é a minha experiência... logicamente que cada um de nós tem sempre a possibilidade de experimentar e decidir aquilo que acha melhor...

Boa sorte..
vandoxa
Membro Veterano
Mensagens: 844
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Localização: Cadela - Laika e Gata - Pepsi

quinta abr 30, 2009 9:25 pm

pathelen, estava a princípio passar da RC para a Purina, mas se se der mal fica com a RC.
Ela também será depois esterilizada antes do 1º cio, por isso não sei se vale muito a pena mudar. :|

A areia, eu no supermercado até me assutei com a variedade que existe agora, é a pontapé, antes não era assim. Um boom de areia? lol
A areia sei que ela de momento usa a normal, vai ser um dos casos de estudo quando a menina chegar. ahahah sim porque o outro vai ser a apresentação à dona Laika.
Mas já vi aqui uns tópicos sobre o que fazer e vou seguir os conselhos lá dados.

Estou ansiosa :D :D
cortesao
Membro Veterano
Mensagens: 217
Registado: domingo out 07, 2007 1:25 pm

sexta mai 01, 2009 1:41 pm

vandoxa, efectivamente todos, ou quase todos de nós, experimentou de tudo antes de chegarmos ao ideal para nós e para os nossos bebés fofinhos... :wink:

O ideal seria mesmo dar RC, Hills ou Eukanuba, são efectivamente as melhores rações que previnem futuros problemas de saúde e gastos no vet. Estas rações compradas em grandes quantidades como a pathelen indicou não ficam assim taão caras, experimente fazer as contas :wink:
eu por exemplo só com o Ariel compro 1 saco de 2 Kg que me dura imenso, mas quando tiver 2 peludinhos vou comprar os sacos ainda maiores e fico a pagar quase o mesmo, até fica mais barato que algumas rações menos qualificadas. É necessário é ter cuidado para manter a comida boa para consumo.

Em relação á areia experimentei de tudo, mesmo tudo até chegar ao ideal... Felizmente o Ariel não é nada esquesito e gostou de todas :lol: :lol:
O aglomerado é bom, mas como o WC mesmo fechado está numa varanda fechada na sala o cuidado com o odor é importante e nisso a silica é sem duvida a melhor.

Já agora quando é que a menina chega?

Boa sorte e muitas felicidades :lol:
M&oacute;nica Cortes&atilde;o
vandoxa
Membro Veterano
Mensagens: 844
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm
Localização: Cadela - Laika e Gata - Pepsi

sexta mai 01, 2009 1:43 pm

A menininha chega depois de dia 16, quando faz 2 mesinhos.

A ver se coloco aqui uma foto dela 8)
Responder

Voltar para “Gatos”