infecção urinária

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

unab0mber
Registado: segunda mai 04, 2009 9:34 am

segunda mai 04, 2009 9:49 am

Bom dia,

A minha gata, a shita, está com uma infecção urinária, segundo os veterinários...
Os meus pais, com quem vive a shita, deram por isso, quando na casa de banho, dentro da duche, havia pingas de sangue...
Resultado, a minha mãe foi de madrugada com ela para o Hospital Veterinario do Restelo...
Foi-lhe administrada medicação injectada, e voltou para casa com um medicamento (comprimido) que ela vomitava de cada vez que tomava...
Como a familia toda foi passar o fim de semana a coimbra, ela como habitualmente, veio connosco, mas como não mostrava melhoras, fomos com ela a um veterinario local... Achou que ela estava muito bem medicada, e disse-nos que se ela estava a recusar o medicamento via-oral seria melhor lá ir para a injectar. O medico chamou-nos também à atenção para uma pequena massa que ela tinha na barriga, e pediu-nos para vigiar se não crescia. (pode ter sido da injecção). Ela tem melhorado, bebendo muita agua, mas continua sem tocar na comida... É normal?? Alguém já teve um caso semelhante? É que a minha gata tem sido sempre muito saudavel (ja tem mais de 15 anos) e não estamos nada habituados a vê-la sofrer...
O facto de ela não comer está a preocupar-nos, vamos hoje ao 3º veterinário diferente para saber a opinião dele...
Hayrinha
Membro
Registado: terça mar 31, 2009 12:10 pm

segunda mai 04, 2009 10:11 am

Bom dia,

é horrivel vermos os nossos animais sofrer.. neste instante o meu gato está com inicios de insuficiencia renal. Os niveis estao baixos e apesar da tristeza que sinto serve-me de algum conforto.

Aconselho vivamente despistar esta situação.... pois tendencialmente gatos que só bebem muita agua significa que os rins não funcionam nas melhores codições. Tive um gatinho ( nem fez um aninho ) com uma insufeciencia renal crónica. Tinha a barriga muito inxada e nem se mexia. Era liquido... chamam-lhe "axite"... só bebia agua e não comia.

Estes problemas acontecem a gatos mais velhinhos e com uma analise ao sangue verifica-se o nivel de ureia e de critenina e despista-se essa situação.. em ultimo caso faz-se uma ecografia.

Eles são colocados a soro para baixar esses niveis e espera-se pelo melhor...

Exponha esta hipotese ao veterinário... e vai ver que tudo vai correr bem

Cump.
unab0mber

segunda mai 04, 2009 10:30 am

Olá...
Na noite em que fomos de urgência com ela, foram feitas analises, e penso que foi através disso que se detectou a infecção urinária... Agora não sei se habitualmente os valores de ureia virão nessas analises... Eu estou neste momento a trabalhar, e penso que a Shita já estará a ser vista pelo 3º veterinário... Sei que é muito competente pois é o veterinário dos gatos de uma amiga e tem feito um trabalho excelente...
Penso que ela não está a beber mais agua que o normal, ela adora ir connosco à casa de banho e enquanto estamos lá, mia-nos para lhe abrirmos a torneira do bidé... E é isso que está a fazer, só que não come... O facto de não comer, está-nos a preocupar, ela sempre foi uma gata magrinha, pesa 3,4 Kilos, e temos medo que se vá abaixo por não comer...
Hayrinha
Membro
Registado: terça mar 31, 2009 12:10 pm

segunda mai 04, 2009 11:01 am

Existe a possibilidade de ela ter bebido alguma coisa que não devia? Que possa ter atacado o estomago? .... ou a prrópria injecção? os meus gatos já chegaram a espumar da boca com comprimidos que lhes faziam má reacção...

O nivel da ureia deve ter vindo junto com as analises e se nada acusou é uma boa noticia. o veterinario tb se pronunciava se indicasse alguma coisa.

Não consigo ajudar mais. Espero que a Shita se recomponha :)

Fico a aguardar noticias.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 04, 2009 11:07 am

Olá!

Como eles ficam fragilizados, deixam de querer comer... O mesmo acontece connosco quando estamos doentes, ou com dores...
Aconteceu isso com dois gatos de familiares meus, um deles com cerca de 10 anos... Mas aos poucos tudo foi voltando ao normal, o mais velho demorou bem mais tempo a recuperar, comia muito mal, mas hoje está bem, come bem...

Força...
Fez muito bem em procurar várias opiniões...
Temos de ser os primeiros a acreditar que os nossos pequeninos vão ficar bem!!
Boa sorte!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
unab0mber

segunda mai 04, 2009 11:08 am

Que nós saibamos não...
Realmente o comprimido que lhe receitaram e que ela vomitava, fazia-a espumar da boca...
Já tentámos até aqueles "petiscos" que ela mais gosta, tipo Gambas cozidas, Bife de vaca etc... Mas nada... Nem comida seca, nem leite proprio para gatos, nem comida de lata... NADA... :(
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mai 04, 2009 11:34 am

Há gatos a quem não se conseguem dar comprimidos e nesse caso teem de ser tudo injectado.
Agora se deu infecção urinaria ela tem mesmo que ser tratada e não pode ficar assim.

Não comer tambem é muito preocupante e espero que o vet de hoje lhes apresente alternativas.

Quanto ao alto na barriga, não percebi bem.
É um local onde não se dão injecções.
È nas mamas?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mai 04, 2009 11:43 am

se não come, deve ficar internada. ainda para mais é muito velhota. deve ser muito bem vigiada
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 04, 2009 11:49 am

se não come mesmo mesmo nada, é realmente de preocupar... :|
vamos lá ver o que diz este 3º vet!!

as melhoras para a gatinha!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda mai 04, 2009 12:18 pm

O meu gato, o Gastão, também no final do ano passado "nos presenteou" com umas gotinhas de sangue na urina...
Veterinário com ele e era uma infecção urinária. Voltou para casa no mesmo dia a tomar um antibiótico. Oito dias volvidos e tornou a fazer sangue na urina... veterinário com ele novamente (o mesmo) e o veterinário explicou-me tudinho certinho direitinho e conclusão: o antibiótico não tinha sido suficiente para resolver a infecção.
Ficou internado logo nesse dia a soro e a ser medicado. Esteve 7 dias lá a ser acompanhado/observado e só voltou quando havia certezas de estar realmente bem...

Mudou-se a ração para uma de dieta veterinária e até hoje... tudo como dantes... asneiras... muitas asneiras!
unab0mber

segunda mai 04, 2009 12:56 pm

Boas,

A shita já foi vista pelo 3º Médico, ele foi da opinião que se deve continuar com o Antibiotico injectado. Vamos fazer mais 3 doses (para fazer os 8 dias).
No fim do tratamento, o Dr. quer repetir as analises porque diz que há valores que têm que ser revistos, precisamente os da Ureia e da Creatinina. Ela neste momento segundo ele, está um pouco desidratada. Tenho aqui os valores das 1ªs analises que ela fez, na noite em que detectamos a infecção:

Ureia -> 46
ALT -> 149
Proteinas -> 8,2
GPT/ALT ->155
Creatinina -> 2.7

HGB -> 16,5
MCV -> 20,85
MCH -> 37.6
MCHC -> 18.8

Estes são alguns dos valores que se encontram alterados, muitos deles nem sei o que significam, mas visto ela estar doente, espero que se deve apenas a isso (e talvez alguns deles derivado da idade avançada).

De resto a Shita está "esperta", acompanha a minha mãe como de costume, bebe agua, já faz Xi-xi normalmente.

Quanto ao apetite, continua a 0....
O Dr. disse que se mantiver assim, terá que ficar a soro e a ser monotorizada...
lagutrop
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 1:05 pm

Tem por aí alguns problemazitos de rins efigado concerteza mas nessa idade começa a ser normal.

O que é que ela come normalmente?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
unab0mber

segunda mai 04, 2009 1:11 pm

A dieta da Shita é sempre comida seca granulada da Hill's...
Claro que por vezes, quando nós comemos gambas, ela tem sempre direito a uma, muito raramente a minha mãe dá-lhe pescada cozida, figado de porco ou um pouco de bife de vaca (tudo grelhado). Tudo isto sem qualquer especie de tempero. (excepto as gambas, que como são para nós têm sal). De resto a Shita sempre foi uma gata muito esquisita no que toca a comida... Não toca em comida que não seja para ela ou não lhe seja oferecida por nós.
lagutrop
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 1:13 pm

Eu perguntei porque nesta fase ela precisa mesmo de comer.
Se ela gosta dessas coisas, se calhar deviam tentá-la com elas.

<p>&nbsp;</p>
unab0mber

segunda mai 04, 2009 1:35 pm

pois... Já fizemos isso... :(
Por isso estou tão preocupado... Nunca a shita recusou uma gamba fresca...
Se elas tivessem passado pelo frigorifico, ela recusa... Agora uma gamba acabada de fazer, é a primeira vez...
Acredita que Já fomos de proposito ao Hipermercado comprar gambas e um bife de vaca para ela... :( O Bife ainda comeu um quadradinho... mas mais nada...
Responder

Voltar para “Gatos”