Esterelização da Kundera

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quarta mai 06, 2009 9:43 am

Escrevo-vos porque são pessoas experientes e já me têm aconselhado num sem número de situações.

A Kundera vai ser esterelizada hoje. Vou deixá-la no Vet ao meio dia e meia e vou buscá-la quando sair do trabalho.

Mas estou apreensiva. É que eu vou ter de continuar a trabalhar na quinta e na sexta, e vou ter de a deixar sozinha. Já pedi ao meu namorado para ir para lá enquanto estava a trabalhar para tomar conta dela, mas na sexta ele não pode.

A Pompom, a gata da minha mãe, quando foi esterelizada nós estavamos de férias e podíamos tomar conta dela enquanto ela andava lá com a rede e o colar, mas mesmo assim fez uma hérnia, porque continuava a subir para cima das coisas. Foi operada novamente, e depois de uns tempos ganhou a hérnia outra vez... hoje tem uma bola na barriga...

Não queria que isso acontecesse à minha Kundera, mas não estando lá, é-me difícil de controlar...

Quais são as vossas esperiências? É seguro deixá-la sozinha enquanto recupera, ou terei de arranjar outra solução? :o
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mai 06, 2009 10:31 am

Olá Fanequita,

A sugestão que lhe posso dar, foi a que fiz com a minha Rita...

Também a Rita ficou sózinha em casa no dia a seguir à operação (eu vou almoçar a casa) e decidi fecha-la na marquise, retirei de lá tudo o que pudesse dar para ela saltar, tipo cadeiras, caixas e a cesta da roupa... a mesa deitei-a... e deixei apenas a caminha dela, a comida e água e o WC (lógico)... :wink:

Fiz isto sempre que a deixava sózinha... e correu tudo bem!

É realmente preciso cuidado para não a deixar andar aos pulos...

Boa sorte e depois dê noticias.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta mai 06, 2009 10:32 am

desde que esteja em segurança, pode deixá-la sozinha. se não puder no 1º dia, é melhor deixá-la na clínica. ou pelo menos, o mais tarde possível, até poder ir buscá-la. é o dia pior, visto ainda vir grogue da anestesia. depois, é ter cuidado para ela não saltar nem se magoar. tb. não será muito provável, visto estar dorida nos primeiros dias.
boa sorte
anjjazul
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:35 am

anjjazul Escreveu:desde que esteja em segurança, pode deixá-la sozinha. se não puder no 1º dia, é melhor deixá-la na clínica. ou pelo menos, o mais tarde possível, até poder ir buscá-la. é o dia pior, visto ainda vir grogue da anestesia. depois, é ter cuidado para ela não saltar nem se magoar. tb. não será muito provável, visto estar dorida nos primeiros dias.
boa sorte
É provável é, anjjazul... há gatas que andam logo aos pulos... a Rita mesmo grogue da anestesia, tentou saltar para cima da mesa, por isso é que decidi deitar a mesa, para ela não ter ideias... :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta mai 06, 2009 10:40 am

pathelen Escreveu:
anjjazul Escreveu:desde que esteja em segurança, pode deixá-la sozinha. se não puder no 1º dia, é melhor deixá-la na clínica. ou pelo menos, o mais tarde possível, até poder ir buscá-la. é o dia pior, visto ainda vir grogue da anestesia. depois, é ter cuidado para ela não saltar nem se magoar. tb. não será muito provável, visto estar dorida nos primeiros dias.
boa sorte
É provável é, anjjazul... há gatas que andam logo aos pulos... a Rita mesmo grogue da anestesia, tentou saltar para cima da mesa, por isso é que decidi deitar a mesa, para ela não ter ideias... :wink:
pelos vistos os meus animais vieram para me atazanar o juízo. não houve nenhum que não gemesse, vomitasse, fizesse xixi onde calhava depois da esterelização. e nos dias seguintes, parece que iam desfalecer. vida difícil esta de ser dona de certos gatos :P
anjjazul
Fanequita
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:50 am

Eu vou buscá-la hoje quando sair e não vou sair mais de casa. Amanhã o meu namorado pode ficar um pouco com ela. Na sexta é que não.

Mas se calhar faço como a Pathelen disse, e deixo-a no hall que não tem nada... coloco lá a comida, a caminha (se bem que ela nem lá dorme desde que a kafka nos deixou, e dorme aos pés da minha cama)...

O problema é a caixa da areia. É que se a mudo de sítio ela não faz, tenho sempre de a voltar a meter no sítio original...

E sim, há gatezas que pulam e saltam logo no primeiro dia... a minha Pompom é exemplo disso... vamos lá ver como esta corre... :roll:
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:51 am

anjjazul Escreveu:
pathelen Escreveu:
boa sorte
pelos vistos os meus animais vieram para me atazanar o juízo. não houve nenhum que não gemesse, vomitasse, fizesse xixi onde calhava depois da esterelização. e nos dias seguintes, parece que iam desfalecer. vida difícil esta de ser dona de certos gatos :P
:lol: :lol: :lol:

Oh anjjazul realmente às vezes os animais escolhem-nos... eu por acaso tenho tido sorte... :lol: :lol: :wink:
Fanequita
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:52 am

anjjazul Escreveu: não houve nenhum que não gemesse, vomitasse, fizesse xixi onde calhava depois da esterelização. e nos dias seguintes, parece que iam desfalecer. vida difícil esta de ser dona de certos gatos :P
Sério??!!! O Vet não me avisou disso, disse que a recuperação demorava 10 dias e era super fácil... :o

Como a minha Pompom não teve nada, pensava que era normal não terem nada... aiiiii... tenho medo que lhe aconteça alguma coisa enquanto não estou lá.... :(
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:55 am

Fanequita Escreveu:Eu vou buscá-la hoje quando sair e não vou sair mais de casa. Amanhã o meu namorado pode ficar um pouco com ela. Na sexta é que não.

Mas se calhar faço como a Pathelen disse, e deixo-a no hall que não tem nada... coloco lá a comida, a caminha (se bem que ela nem lá dorme desde que a kafka nos deixou, e dorme aos pés da minha cama)...

O problema é a caixa da areia. É que se a mudo de sítio ela não faz, tenho sempre de a voltar a meter no sítio original...

E sim, há gatezas que pulam e saltam logo no primeiro dia... a minha Pompom é exemplo disso... vamos lá ver como esta corre... :roll:

Sim, faça isso... se ela não usa a caminha, deixe uma manta no chão ou algo onde ela se sinta confortável... foi o que eu fiz :) e ela vai usar a caixa de areia mesmo aí... porque amanhã ela vai sentir mais dores e não vai querer andar muito...

Abraço.
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:58 am

Fanequita Escreveu:
anjjazul Escreveu: não houve nenhum que não gemesse, vomitasse, fizesse xixi onde calhava depois da esterelização. e nos dias seguintes, parece que iam desfalecer. vida difícil esta de ser dona de certos gatos :P
Sério??!!! O Vet não me avisou disso, disse que a recuperação demorava 10 dias e era super fácil... :o

Como a minha Pompom não teve nada, pensava que era normal não terem nada... aiiiii... tenho medo que lhe aconteça alguma coisa enquanto não estou lá.... :(
Mau... não fiques nervosa (vou tratar por tu...) mesmo que vomite não morre por isso... é da anestesia...e gemer pode ou não...

O mais natural é nem acontecer nada disso e aliás podes sempre perguntar à vet... e aconselhares-te! E amanhã o teu namorado está por lá, para dar miminhos... :wink:

Calma...
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta mai 06, 2009 11:09 am

Acho que já lhe deram bons conselhos.

Não se esqueça de tirar a parte de cima do WC, de for fechado e ela vir de funil.

Pergunte ao vet a que horas pode dar comida e bebida e, no caso de ter funil procure pôr o bebedouro e comedouro mais alto, de maneira que o funil entre e ela consiga comer e beber.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 06, 2009 1:33 pm

Fanequita Escreveu:Eu vou buscá-la hoje quando sair e não vou sair mais de casa. Amanhã o meu namorado pode ficar um pouco com ela. Na sexta é que não.

Quanto ao W.C., coloque-o na mesma no local aonde ela esteja que se ela tiver vontade, vai lá fazer. O pior é ela não gostar da mudança fazer fora mas...do mal o menos :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fanequita
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 1:35 pm

Pois é coleguinhas foristas... já a lá deixei à hora do almoço... estava tão assustada que nem me deixou dar miminho de boa sorte...

Ai esta mãe... fiquei desgostosa quando tive de assinar o papel das complicações que podem existir na operação :o Aquela coisa de eles poderem ser alérgicos à anestesia matou-me...

A senhora diz que vai correr tudo bem... como ela é novinha, fazem-se pontos internos e só terá de ter um pensinho para cicatrizar durante uns três dias... até disse que há gatos que nem precisam de funil, mas eu achei melhor eles porem, porque como ela é marota e me revira a casa toda, também tem a capacidade de arrancar tudo o que lhe faça comichão...

Quanto terminarem telefonam-me... só vou buscá-la às seis, que é quando sair, e assim sempre fica lá um pouco em observação...

Obrigada pelos conselhos... a esterelização, apesar de tudo é o melhor para ela...

:P
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 06, 2009 1:49 pm

Vai ver que num curto espaço de tempo tudo progride para melhorias e rapidinho se esquece deste "dilema" :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fanequita
Membro Veterano

quinta mai 07, 2009 8:52 am

Pois é... a minha menina pelos vistos não é boa de se aturar... quando veio miou muito, acho que estava com dores, e depois adormecia e acordava a miar novamente...

Não se deixava estar na cama dela, coloquei-a na minha, e ela ia caindo... que susto... :o

Voltei a pô-la na dela e tive de me manter ali, sem sair, senão ela vinha atrás de mim, e cansada deitava-se no chão frio... como não queria ficar no quentinho (que a médica disse para a manter quente) estava sempre a sair a deitar-se no chão... resultado: começou a tremer... telefonei para a clínica, já era cerca de uma da manhã... a menina pelos vistos estava a tremer de frio... acendi o aquecedor, meti-lhe a manta e deitei-me ao lado dela... ela adormeceu com a carinha na minha mão e só assim descansou... eu é que não! Passei ali, no chão a noite toda, e ela só se levantou uma vez para fazer um chi-chi... estou com o pescoço torcido...

Hoje, não vi melhoras ainda... continua a sair e a deitar-se no chão. Ainda não comeu nem bebeu nada. Ontem a médica disse que era normal, mas hoje tenho de tentar que a médica disse que ela pode não querer comer durante uns três dias de vingança...

Coitadinha... está tão debilitada e eu sem saber o que ela quer, o que sente... :(

Espero que ela recupere rapidamente...
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
Responder

Voltar para “Gatos”