aguem me pode esclarexer esta duvida?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
gatinhakitty
Membro Júnior
Registado: quarta fev 04, 2009 8:16 pm

quinta mai 07, 2009 5:37 pm

Veio o cio ah inha gata no dia 4 de maio gostaria de saber quanto tempo demora a que ela fique sem ele.
E sabem me dizer de qunato em quanto tempo lhes vem o cio?
obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 07, 2009 5:43 pm

Olá,

10 segundos no Google e veja isto. ESPECTÁCULO!
Gatos

As gatas são animais poliéstricas sazonais. Isto significa que o cio é influenciado pela estacão do ano, geralmente na estacão mais quente, em que os dias são mais longos, e que apresenta vários períodos de cio nestas épocas (poliéstrica). O cio pode durar de 5 a 14 dias em épocas quentes e em épocas menos quentes pode durar entre 1 a 6 dias. As raças de pêlo longo são menos influenciadas pela duração do dia do que as gatas de pêlo curto.

A estacão do ano em que o aparelho reprodutor da fêmea está em descanso também é regulada pela duração do dia.

O aparecimento do primeiro cio é muito variável, depende da raça, idade, e época do ano que o animal nasceu. Normalmente aparece quando atinge o peso de 2,3 a 2,5Kg (em média aos 7 meses). Em raças de pêlo longo pode aparecer mais tarde (entre os 12 e os 18 meses). Se a gata nasce 1 mês antes da época de calor, o mais provável, é que só entre em cio na época de calor seguinte.

As gatas apresentam ovulação induzida, ou seja, só ovulam após o cruzamento, enquanto que nas cadelas e nas mulheres, o ovário, em determinada fase do ciclo reprodutivo, liberta 1 ou mais óvulos. Se após o cruzamento o cio persistir significa que não ocorreu fecundação e a gata não está gestante.

As gatas apresentam o cio, aproximadamente, a cada 21d, e pode durar cerca de 5-7 dias.

O aparecimento do cio nas gatas é influenciado pela presença de um macho ou de outras gatas em cio. Por isso num gatil pode suceder várias gatas entrarem em cio ao mesmo tempo.

O primeiro cio depois de uma gestação geralmente ocorre 8 dias após o desmame, em média 8 semanas após o parto.

A idade reprodutiva pode ir até aos 14 anos.
http://www.hvalmada.com/grupo/content/view/71/91/
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Icemoma
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 11:33 pm

quinta mai 07, 2009 5:56 pm

Já agora, leia também isto
http://www.esteriliza-me.org/saude
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

quinta mai 07, 2009 6:19 pm

A minha Shiva durava 5 dias e tinha 2 em 2 semanas
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quinta mai 07, 2009 6:26 pm

a minha gata, aos 4 mesinhos, teve algo muito levezinho...
aos 6 meses teve um cio mto forte de, 2/3 dias...
e, depois disso, nunca mais... não esperei para ver... foi esterilizadinha, até já tinha a esterilização marcada... e não tem de passar mais por isso, e eu não tenho de me preocupar, nem com isso, nem em futuras complicações que podem afectar gatas com o sistema reprodutor intacto!! :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”