A linguagem dos gatos e a linguagem dos nossos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 24, 2003 1:52 pm

Boas. depois de ler um post muito interessante já há algum tempo, sobre a linguagem dos gatos, comecei a observar mais atentamente a minha mimi. será que os gatos "falam" todos da mesma maneira ou cada um também tem uma linguagem especial? no outro post dizia, que qundo os gatos colocam as orelhas para trás estão zangados... não duvido da veracidade da afirmação, mas só noto que a mimi está zangada, quando alia a posição das orelhas às pupilas contraídas e uma determinasda expressão facial.
e a comunicação dos vossos gatos, como é?
vou dar exemplos da mimi:
-Andar de um lado para o outro no parapeito da janela - quero ir ao quintal
-Atirar-se para o chão de patas para o ar quando lhe tocam - quero brincar
-Miar e andar à roda - fome - já não tenho comida na taça
-Atacar os meus sapatos ou arquear o rabo e começar a correr de um lado para o outro, de preferência debaixo dos meus pés - não me ligas nenhuma, toma atenção
- "bufar" (embora a mimi não emita o som do bufar, apenas faz a careta correspondente) - tenho medo
entre muitas outras..
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

terça jun 24, 2003 2:59 pm

Lolita
- abanar o rabo de um lado para o outro - continua a fazer-me festinhas nas costas, que eu gosto muito
- olhar fixamente para mim - faz-me uma festinha, pleeeeeeeease, senão morro
- vir a correr como um seta, pôr as patas da frente nos nossos joelhos e fazer euemm - colo, por favor
- está deitada a caturrar e eu toco-lhe, ela faz : "iimm " - que susto!
- está a fazer asneiras e é repreendida, ela faz "iiiiimmm" - vai pentear macacos!
- fazer muita força com as patas e boca na corda que passa por debaixo da gaiola do canário, a olhar desavergonhadamente para nós - um dia a gaiola vem abaixo!
- de pé, toda tensa, à minha frente - 'bora brincar à apanhada!
- deitada de lado, à janela, no seu "sofá", olhos meio abertos, meio fechados - a vida é bela...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça jun 24, 2003 3:32 pm

Amélia:

Miauuuuuuuuuuu acompanhado de uma pata a bater na minha mão - dá-me um bocadinho do que estás a comer senão morro (técnica usada para pedir yogurte ou fiambre)
Miau acompanhado de salto e fuga - brinca comigo à apanhada...
Romrom acompanhado de marradinhas encostadinha a mim - Mimos e soninho
Roçar a cauda nas pernas - bem vinda a casa ou bom dia
miau estridente acompanhado de garras - não quero, larguem-me :evil: (muito usado agora quando leva a injecção de antibiótico)
Miau, miau enfurecido acompanhado de cabeça de lado e pata na escova - Não quero que me escoves, não sabes qua a moda é cabelo despenteado??? :o
Bufar, rosnar - esse cão pequenito que o quê? (só não faz isto aos grandes)
E depois tem uma linguagem que não são bem miados para me responder acompanhados da cabecinha e dos olhinhos nas mais variadas posições...

beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça jun 24, 2003 4:14 pm

Anaïs:

- rodo a chave na porta e oiço uma miadeira desatada - "entra depressa que estou farta de estar aqui à tua espera!"

- rodo a chave na porta e não oiço nada - "já sei que és tu mas hoje não quero saber de ninguém! A casa é minha e só por favor é que te aturo no meu território..."

- entro em casa e vem a correr para mim, prolongando um miado dengoso e roçando-se nas minhas pernas - "que saudades!"

- entro em casa e arrasta-se pelos cantos enquanto boceja - "já estava a dormir... só agora é que chegas?"

- vai a correr em direcção ao quarto, atira-se para cima da cama, vira a barriga para cima e mia - "faz-me festinhas que estou toda mimalha!";

- fica no cimo da escada a olhar cá para baixo e a saltitar entre os pilares do corrimão - "anda brincar comigo! Põe aqui a tua mão para eu a apanhar!"

- olha fixamente durante meia hora para a parede, sem que eu consiga ver alguma coisa - (ainda não descobri o que significa)

- olha fixamente para mim durante uns minutos, boceja, mastiga em seco e fecha os olhos - "transmites-me paz..."

- mia intensamente à janela da varanda e olha para mim - "quero ir lá fora comer aquelas ervinhas que tens nos vasos e que usas para cozinhar!"

- olha para a ração que lhe ponho no prato, olha para mim e vai-se embora - "come tu!"

- mia sem parar quando tiro um iogurte do frigorífico - "dá-me a tampa para eu lamber!"

etc., etc., etc.
Cat_Friend
Membro Júnior
Registado: segunda jun 02, 2003 2:30 pm

terça jun 24, 2003 4:41 pm

Olá Buzio

desde já quero manifestar que achei muito interessante esta tua ideia !! :D
Tal como tu acredito que existe uma linguagem que caracteriza todos os gatos, em que todos expressam-se da mesma maneira, mas também existe outra que é reveladora da personalidade de cada um.
Tenho duas gatas, Lira e Iris, são iguais num determinado número de coisa e totalmente diferentes noutros.
Exemplos em que são iguais:

- Deitar de barriguinha para a o ar - Dá-me festinhas !!!
- Abanar violentamento o rabo e colocar as orelhas para trás - Não me desafies que estou a ficar irritada !!

Mas à coisas que as distinguem.
A Lira é extremamente comunicativa e expressiva, fala conosco através de sons e por incrivel que pareça nós já sabemos o que ela quer !! :)
A Iris é diferente, mostra-nos o que quer através de acções e é extremamente atenta a tudo.
Faz coisas que nunca vi um gato fazer. A brincadeira favorita dela é "atira o rebuçado" e consiste em eu atirar e ela ir apanhar e depois largar na minha mão ( tipo cão !! ) :lol: :lol:
É capaz de estar horas nisto e mesmo quando não queremos brincar, ela vem coloca-lo em cima de mim como que "vá lá, brinca lá comigo !!" E não à quem lhe resista !!!
;) ;)
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

terça jun 24, 2003 4:54 pm

Cat_Friend,
a Lolita também brinca com bolinhas e papéis de rebuçado "tipo cão" e o mais cómico é que se estiverem 3 pessoas na sala com ela, ela vai dando a bolinha alternadamente a uns e a outros :D
Imagina que ela sabe onde se guardam os rebuçados e faz "esperas" ao armário para ver se quem lá fôr buscar um, lhe atira o papelinho para ela brincar!
Se por acaso, não estivermos com vontade e enfiarmos o rebuçado no bolso, temos uma gata com o focinho enfiado no bolso a tentar desesperadamente tirar o rebuçado :lol:
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 24, 2003 5:37 pm

[quote]- olha fixamente durante meia hora para a parede, sem que eu consiga ver alguma coisa - (ainda não descobri o que significa)
[/quote]

a mimi também tem algumas coisas que não consigo compreender...
- (isto é um bocadinho estranho, mas ela já chegou a minha casa adulta), cada vez que vou ao wc, parece que tem uma mola no traseiro, salta e vai logo atrás de mim e não descansa enquanto não vai passear para o wc. não quer água corrente, não quer ir para dentro da banheira (para a dona andar sempre a limpar pelos..), não faço a menor ideia
- esconde-se nos sítios mais absurdos e de vez em quando dá um grande salto, como se fosse apanhar qualquer coisa, não percebo...
- qundo chega alguém a casa, vai a correr ver quem é... depois desata a fugir, são coisas que me ultrapassam, ou paranóias, como a maioria das pessoas tem? :)
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça jun 24, 2003 5:57 pm

Existe um site a falar disso e de mts variadas coisas.

Sei algumas de cor:

-cauda:
- para baixo: indiferente
- Para cima, tensa: contente e satisfeito
- para cima e dum lado pro outro: atenção

Tem + coisas neste site:

http://www.clubedogato.com/linguagem.htm
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 25, 2003 12:59 am

:D Obrigado Flora pela indicação deste site tão interessante. Tá lá tudo. Apesar de ir sempre recolhendo informação sobre tudo o que diz respeito aos nossos bichanos, acho sempre importante aprendermos a conhecer os nossos gatos.

Cumprimentos de boa noite.
Siamesa.
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

quarta jun 25, 2003 1:01 am

Olá,

Uma do Óscar que eu acho o máximo:

Corpo todo arqueado e aos saltos tipo canguru de lado ----> Atenção! Vou atacar e morder as tuas pernas/braços ou qq coisa que consiga agarrar<--------Como se eu tivesse medo desta bolinha de pelo ;)
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta jun 25, 2003 6:34 am

Ahahahah! Susana, adoro quando a Hannah faz isso de ficar com as costas arqueadas e dar pulinhos andando de lado! É muito fofo!!!!!!!!!!!! Ela faz tempo q não faz isso! :(
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta jun 25, 2003 8:57 am

sregina Escreveu: Corpo todo arqueado e aos saltos tipo canguru de lado ----> Atenção! Vou atacar e morder as tuas pernas/braços ou qq coisa que consiga agarrar<--------Como se eu tivesse medo desta bolinha de pelo ;)
Lembro-me exactamente da primeira vez em que a Anaïs fez isso! Tinha 2 mêses e foi quando se viu ao espelho! Fartou-se de espreitar atrás dele para ver se encontrava o outro gato! :lol:

Outra coisa que ela adora é tentar "apanhar" o reflexo de um espelho ou o ponto de luz de um lazer na parede...

Também vem sempre a correr atrás de mim quando vou para a casa de banho. Depois salta para o lavatório, olha para mim, mia e começa a lamber a torneira. (Foi o meu pai que lhe ensinou a gracinha de beber água corrente... Não quer outra coisa e, se estou em casa, é capaz de ficar à porta da casa de banho a miar para eu lhe abrir a torneira! :D )
Juliachan
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 6:16 am

Engraçado, a Hannah não tá nem aí pro reflexo dela no espelho!
Ela tb adora correr atrás de luzinhas...
Esse negóço de beber água corrente ela tb adora mas eu tento evitar ao máximo. Primeiro q eu não dou água da torneira nem pras minhas hamsters! Sabe-se lá o estado desses canos velhos! Segundo se deixar ela bebe água de vaso de planta, água com desinfetante, água de bidê, etc.. Não sei se faz mal, mas bem com certeza não deve fazer!
Cleopatre
Membro Veterano

quinta jun 26, 2003 9:59 am

Juliachan Escreveu: Engraçado, a Hannah não tá nem aí pro reflexo dela no espelho!
O Matisse também não... deve ser porque é macho e tem a mania que vaidade é para mulher! :lol:
Juliachan Escreveu: se deixar ela bebe água de vaso de planta, água com desinfetante, água de bidê, etc.. Não sei se faz mal, mas bem com certeza não deve fazer!

Faz mal sim. Se puzeres adubo sintético nas plantas, ele acaba por passar para a água do prato e pode provocar uma bruta intoxicação na Hannah! A água com desinfectante é também tóxica, assim como os resíduos de detergente para limpar as loiças da casa-de-banho que ficam no bidé... Evita sempre que ela beba essas coisas.
Juliachan
Membro Veterano

sexta jun 27, 2003 6:39 am

Eu evito ao máximo! Mantemos os banheiros fechados e quando regamos as plantas das varandas, fechamos as portas destas tb, até q sequem. Agora qualquer aguinha ou coisa molhada no chão da cozinha tb vai lá ela lamber... Quando estou perto não deixo q lamba mas quando não estou, oq é q se pode fazer... :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”