Gata muito má!...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
BritishLover
Membro Júnior
Registado: terça jun 24, 2003 2:10 pm

terça jun 24, 2003 4:08 pm

Olá a todos! )

Há cerca de 3 anos foi-me oferecida uma gatinha de rua, rafeira. Na altura já tinha um outro gato de 8 anos. A adaptação foi normal, em 2 ou 3 semanas já se davam relativamente bem. Mas desde que chegou a casa, a gata sempre demonstrou ser agressiva, não só com o outro gato, mas também connosco. Por exemplo, se estava a comer e nos aproximávamos, rosnava bastante. Ainda pensei que mudasse com o tempo, mas piorou. Entretanto, há 6 meses o outro gato faleceu, com um tumor, mas ela não ligou muito. Actualmente rosna e sopra por tudo e por nada quando lhe fazemos festas, quando a pegamos ao colo, etc...Gosta muito de brincar, mas ao fim de 30 segundos começa a morder para magoar. É perfeitamente saudável (pelo menos fisicamente...) e inteligente.
Será que alguém me pode ajudar? Ou trocar algumas ideias?

Fiquem bem,

Maria João
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

terça jun 24, 2003 4:49 pm

ola

as brincadeiras a morder e a arranhar são normais, ela imagina k está a caçar e faz das nossas maos, braços, pernas as suas presas
já me disseram k isso acontece qd são criados por nós, ou seja, não teem o tempo de aprendizagem necessário com a mãe e os irmãos
não sabem dosear a força nem sabem parar quando estão a magoar

ela bufar kd lhe pegam ou fazem festas tb considero normal, provavelmente ela não gosta (tenho poucos k gostem de colo...)
festas dou quando me pedem, uns pedem mais k outros
tenho uma k pede festas eu dou e depois qd não ker mais rosna se insisto abre a boca para morder

a tonta qd está no meu sofá e eu a kero tirar para me sentar lá (nao cabemos as 2 pois ela tem kuase 9 kg...) ela rosna e bem alto!

todos eles são diferentes e teem personalidades e gostos diferentes

esta é uma das razões k me leva a incentivar as pessoas a adoptarem adultos e não bebés (principalmente mt pekenos), não se sabe ainda se vão gostar de colo, dar a barriga para festas, fazer ronron no nosso pescoço, fazer "patinhas", etc

todas as pessoas a kem dei adultos (mesmo para juntar a outros adultos) estão mt satisfeitas pois o k lhes contei acerca da personalidade e gostos deles mantem-se

há bebés k são uma fofura e k depois crescem e ficam ariscos, ou melhor independentes....

parece-me k a tua gata má, não é má, não é defeito é feitio!

piolha
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quarta jun 25, 2003 5:27 am

Ah, a Hannah tb não gosta muito de colo.. Ela não me morde se eu a pegar e até passeia no meu ombro. Só q ela não gosta muito é de ficar de barriga pra cima e nem de cutucadas na barriga. Eu adoro encher o saco dela, prendendo-a no meu colo e fazendo carinho e cosquinha na barriga, só pra ela rosnar pra mim e me morder! É hilário!
A sua gata deve agir assim pq é da personalidade dela mesmo como disse a Piolha. Não sei oq vc pode fazer a não ser deixar quieto e com sorte ela mudará com o tempo (mais tempo...). Eu sei q é chato pois sempre queremos um gato carinhoso e apegado mas nem sempre conseguimos. O irmão da Hannah branquinho de olhos azuis era assim. Ele não dormia sem cafuné. Sobia no meu colo e ficava miando, olhando pra minha cara com aqueles olhinhos brilhantes. Só fechava os olhos pra dormir quando eu começava a fazer cafuné e carinho na barriguinha dele! Na verdade era uma barrigona! Parecia q tinha engolido uma bola de tênis! Era muito desproporcional pro tamanho dele mas era normal dele segundo a vet. Dei ele e o outro irmão pq os 2 além de serem machos, desenvolveram sarna. Não dei pq estavam doentes mas pq eu só podia ficar com 1 e escolhi a Hannah q além de mais bonita, era fêmea e tinha ouvido dizer q são mais dóceis. E tb pq o branquinho tinha o pêlo muito sensível. Soltava muito e eu tenho alergia... Mas hoje me arrependo e se pudesse voltar no tempo, teria ficado com o branquinho tb. Sinto tantas saudades!! Foi o gato mais carinhoso q eu já vi!!! :cry:
Piolha
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 9:04 am

ola!

já passaram por mim vários gatos mas houve uma pendura k me ficou e ficará na memória para sempre, a luisa
foi o ano passado era gata da uz k foi esterilizadas para ser dáda nas campanhas e veio fazer o pós operatório para minha casa
nunca vi um gato assim e penso k nunca mais vou ver
qd entrava em casa ela estava à porta à espera (como os outrso) mas estendia as duas patas da frente ficando apoiada tipo sentada, como faz uma criança qd ker colo, eu pegava-lhe e ela ficava com uma pata em cada ombro meu e deitava a cara no meu pescoço e fazia ronron
miava tanto a pedir colo k eu andava sempre com ela ao colo, lembro-me da fazer o pekeno almoço só com um braço pois o outro era para segurar a luisa! pensei comprar um marsupial (de andar com os bebés ao colo) para poder ter as mãos livres!
depois fazia o k muitos outrs fazem, davaa barriga para festas, adorava turras, lambia a minha cara e mãos, só dormia ao lado da minha cabeça

enfim.. desculpem mas ainda tenho saudades dela e sei k igual não deve haver

ps- foi mt bem adoptada, tem uns donos fantasticos que já tinham uma cadela e outro gato (ambos adultos)

piolha
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quarta jun 25, 2003 9:16 am

Olá

Eu tenho 4 peludinhos e todos com personalidades bem diferentes, a Maga e uma gatinha doce, muito faladora e mimalha mas muito independente que quando esta frio se apodera do meu colo sempre que pode e liga o ronron. Agora com o calor fui trocada pelo chao da cozinha :lol: :lol:
O Sebastião é um paxá ... grande e lindo ... quer sempre mimo e adora dormir em conchinha comigo no inverno ... tambem me troca pelo chao da cozinha no verão ...
O Alfredo ... gato adulto e cheio de traumas ... um lourinho de olho verde e nariz cor de rosa que me enternece mas com muito mau feitio ... é quando ele quer :? ... e nada mais ... mas quando quer é uma cola pois não larga e adora festas no lombo ... este não me trocou pelo chão da cozinha ...
O bebe Samuel ... docinho electrico com uma energia de cansar qualquer um ... quando esta cansado de tanto correr e saltar enrola-se em cima do Sebastião e ronrona enquando mama nos pelos do peito do Irmão mais velho (um mimo) :p :p
Tal como as pessoas os gatos tem personalidades bem marcadas que vem da forma como cresceram e da genetica herdada ... seja como for são um espectaculo :!: :!: :!:
BritishLover
Membro Júnior
Registado: terça jun 24, 2003 2:10 pm

quarta jun 25, 2003 10:15 am

Olá :)

Piolha, deixe que lhe diga que adorei a sua história! Pelo amor que tenho a gatos, era exactamente um assim que queria. Aliás, já tive um, o que morreu há 6 meses. Tinha 11 anos e era totalmente ligado a mim. Posso dizer que era um verdadeiro amigo! Nada que se pareça com esta bruxa que tenho lá em casa!! Agora estou à procura de um British Shorthair Azul (Inglês de Pêlo Curto), pois ouvi dizer que são muito carinhosos...

Fiquem bem
Piolha
Membro Veterano

quarta jun 25, 2003 9:34 pm

olá british:

akela nunca hei-de eskecer
tb tenho algumas "bruxas" em casa, sei bem a frustração k é
se fossem os 14 como a luisa eu não teria tempo para os mimar a todos, mas uma k ficou em casa da minha mãe k abriu os olhos na minha casa, k alimentei a biberão de 2 em 2 horas (anuska) nem seker uma festa deixa dar kd keremos, é só kd ela nos faz esse "favor"

acho bem k procures o gato k keres e espero k o encontres, mas penso k a personalidade deles pode ser influenciada pela raça mas não tanto ao ponto de termos a certeza k um gato desta ou dakela raça vai gostar assim tanto de miminhos

convido-te a ires visitar os gatis da uz, ficarás fascinado com a kuantidade de gatos k lá há k não te conhecendo de lado nenhum (sim porke as nossas bruxas já nos conhecem há anos) pedem festas saltam para o nosso colo dão lambidelas nas nossas mãos, enfim fico sempre desgostosa de não poder trazer akelas almas tão carentes de afecto para casa
parecem autenticos cães a pedir um dono....e ficam sempre para trás pois as pessoas preferem os bebes....

a luisa de k falei estava num gatil no kual não costumo entrar (nos testados) disseram-me: vai lá escolher uma gata para ser esterilizada hoje, bonita para arranjar dono na campanha!
entrei e dois minutos depois tinha a luisa ao colo (nunca me viu antes) dei-lhe festas e ela fazia um ronron ensurdecedor, na verdade não era bonita, era tigrada mas de um tigrado comum tipo desbotado, tinha uns olhos verdes mas tb iguais a muitos outros
sei k não gostaram da minha escolha mas como era eu k a ia levar ao vet...
acredita k até hoje a recordo como sendo uma gata linda

sei k deves estar decidido a arranjar um de raça mas está lá uma cinzenta (da cor k keres) mansa até dizer chega, não me recordo do nome, e um macho tb cinzento e hipermanso k se chama adónis, são ambos fiv e felv negativos, não deixes de os ir conhecer

felicidades
ronrons
piolha
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta jun 26, 2003 3:08 pm

Olá!

Cada gato é um caso e cada um tem um temperamento diferente.
Não pode considerar que a sua gata seja má, apenas porque ela não tem o temperamento do outro que morreu.

Eu tive uma gata, a Kitty, que morreu com 13 anos, há 6 anos atrás, da qual nunca me esquecerei pois era uma doçura. Dormia sempre aninhada no meu pescoço e "mamava" no meu pijama enquanto ronronava e pateava. Quando o despertador tocava lambia-me a testa e o nariz para me acordar e assim que me via a lavar os dentes à noite, esperava em cima da cama calmamente que eu me fosse deitar...

Neste momento tenho 3 gatos e também são todos diferentes, apesar de nenhum ter o temperamento que a Kitty tinha:

A Speedy é muito faladora e se falamos com ela mia em resposta (influência do sangue de siamesa que tem). Anda sempre atrás de mim a ver o que faço, mas detesta que a agarre ao colo. Mia e esperneia para que a largue. Só vem para o colo no Inverno e é quando lhe apetece!

O Billy é um doce de gato, mas também muito bruto pois é grande e pesado. De manhã anda atrás de nós a reclamar festas e é capaz de se deitar ao meu colo entre a minha barriga e o teclado do PC. Também não é grande fã de colo e se lhe mexemos na barriga dá coices e ferra o dente.

A Blakie, bem, essa é a coisa mais arisca que já tive até hoje, apesar de não ser uma gata agressiva, é muito assustadiça e tem medo de tudo. Quando passo por ela tem que ser com suavidade senão foge a 7 pés. A gata veio da UZ onde esteve fechada numa gaiola desde os 2 aos 4,5 meses que foi quando a fomos buscar e onde não lhe tocavam nem faziam festas daí ela parecer que se "arrepia" quando lhe toco. O meu marido ainda estava na dúvida quando a vimos, mas eu acabei por trazê-la pois fomos lá à procura dum gatinho preto e era a única ainda bebé.
Neste momento já lhe consigo fazer festas, mas quando ela acha que já chega, pisga-se e o meu marido anda frustradíssimo pois não lhe consegue tocar apesar de estar conosco há 8 meses :D

Em resumo, cada gato tem a sua personalidade e não há mesmo nada a fazer que a faça mudar, pois os nossos pequenos felinos têm tanto de doces como de selvagens porque apesar de muitos séculos de domesticação o seu espírito nunca se deixou subjugar a nós como por exemplo um cão.

Eles estão conosco porque assim o decidiram e não por nós querermos! Essa é a magia do gato!

Cumprimentos,
Susana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 26, 2003 8:14 pm

quem me dera ter animais "maus". eu costumo dizer que nunca vi animais tão chatos. há batalhas campais para disputarem o colo. a alice, o serafim, a cinderela e a kitty são o fim. a última quando a trouxe era muito arisca e devia desconhecer o que era colo. agora, é ve-la :D :D a rita sempre foi a mais bravia. odeia que lhe peguem ao colo. raramente faz ron-ron. mas não lhe posso fazer festas, porque senão não larga. o pantufa também não é muito amigo de colo. tem graça, que são os únicos que nasceram em casa a não gostarem que os agarre. agora, mimalhudos :o :o :o
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta jun 27, 2003 7:08 am

sfigueira Escreveu: A Blakie, bem, essa é a coisa mais arisca que já tive até hoje, apesar de não ser uma gata agressiva, é muito assustadiça e tem medo de tudo. Quando passo por ela tem que ser com suavidade senão foge a 7 pés. A gata veio da UZ onde esteve fechada numa gaiola desde os 2 aos 4,5 meses que foi quando a fomos buscar e onde não lhe tocavam nem faziam festas daí ela parecer que se "arrepia" quando lhe toco.
É, o tratamento q o gato recebe nos primeiros meses de vida é crucial pra a formação da personalidade dele mais tarde. Mas tb não é só isso q importa...
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda jun 30, 2003 2:32 pm

Olá!
A verdade é que num gatinho bebé é difícil de conhecer a personalidade, num adulto o carácter está mais estabilizado e pode-se saber melhor o que se espera. Muitos dos gatos de rua que tive em casa temporariamente eram mais mansos que as minhas próprias gatas...
Acho que ir à UZ e observar os gatos que literalmente se içam para o colo a pedir carinhos e a fazer ronron é capaz de ser uma forma de ter a certeza quase absoluta de que se adopta um gato mansinho, e mais sociabilizados com outros gatos do que num gatil é difícil.
Mas também quero chamar a atenção que às vezes os gatos parecem saudáveis e não estão. A minha gata Mercy andava sempre muito mal humorada, ela tem mau feitio mas aquilo era por demais, até com a outra gata Lindi ela andava zangada, e viemos a descobrir que tinha 2 dedos de uma pata traseira partidos. Só conseguimos detectar o problema quando ela começou a coxear, segundo a vet já estava partidos a algum tempo antes disso.
A Julia, gata da minha vizinha, também andava sempre muito mal humorada mas veio-se a descobrir que tinha uma hérnia que lhe doía sempre que se mexia.
Isto tudo só para dizer que a tua gata pode ter algum problema de saúde não aparente, é melhor estar atento!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda jun 30, 2003 2:33 pm

Olá!
A verdade é que num gatinho bebé é difícil de conhecer a personalidade, num adulto o carácter está mais estabilizado e pode-se saber melhor o que se espera. Muitos dos gatos de rua que tive em casa temporariamente eram mais mansos que as minhas próprias gatas...
Acho que ir à UZ e observar os gatos que literalmente se içam para o colo a pedir carinhos e a fazer ronron é capaz de ser uma forma de ter a certeza quase absoluta de que se adopta um gato mansinho, e mais sociabilizados com outros gatos do que num gatil é difícil.
Mas também quero chamar a atenção que às vezes os gatos parecem saudáveis e não estão. A minha gata Mercy andava sempre muito mal humorada, ela tem mau feitio mas aquilo era por demais, até com a outra gata Lindi ela andava zangada, e viemos a descobrir que tinha 2 dedos de uma pata traseira partidos. Só conseguimos detectar o problema quando ela começou a coxear, segundo a vet já estava partidos a algum tempo antes disso.
A Julia, gata da minha vizinha, também andava sempre muito mal humorada mas veio-se a descobrir que tinha uma hérnia que lhe doía sempre que se mexia.
Isto tudo só para dizer que a tua gata pode ter algum problema de saúde não aparente, é melhor estar atento!
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

segunda jun 30, 2003 3:23 pm

Essa gata deve ser orfão pois os gatos que não têm mãe, não estão abituados ás festinhas que nós lhe damos, por isso ficam zangados...
Deves ter paciência com a gata, ela não é má, só se sente incomodada, ela não sabe o que são festinhas, pois quando os gatos nascem a mãe dá-lhes lambidas, o que se assemelhão ás nossa festinhas que damos aos gatos.

Tenta dar te bem com a gata ;) .
Responder

Voltar para “Gatos”