COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta nov 07, 2014 3:10 pm

breakpulse Escreveu: (...)

A minha questão é, deverei esperar até a gata se desenvolver mais, para os apresentar fora da caixa não? ou esperar até que o gato grande deixe de bufar?
Eu não sou muito apologista de apresentações com gatos enjaulados... já o fiz, anteriormente, e em muito poucos casos resultou mas resultou muito melhor em gatos "soltos", portanto sem jaulas pelo meio...
Pelo meio, prefiro "portas" como indicado no tópico... É que ao apresentar um novo gato ao gato residente, estando o novo gato numa jaula, o gato residente pode ter uma interpretação errada, isto é: Pode interpretar de que o dono o está a proteger de um intruso perigoso, daí ter que estar enjaulado... e até porque, por sorte neste caso trata-se duma gatinha bebé, mas há casos em que o enjaulado é já adulto ou jovem adulto, que pode estar a transmitir exaltação/mau estar, pelo facto de estar enjaulado e essa exaltação, o gato residente apercebe-se dela, logo, retalia da pior forma e este acto pode comprometer a possível socialização...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BetaPat
Membro Veterano
Mensagens: 1025
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta dez 10, 2014 10:50 am

Leo, para juntar um cão a dois gatos adultos residentes é técnica é a mesma?
josebrapPN
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 05, 2011 11:56 am

quarta dez 17, 2014 5:20 pm

tenho estado a ler quase tudo...alguma coisa na diagonal para vos dizer que tenho o Dali com um ano e pouco, em casa desde os 3 meses, foi encontrado num caixote de lixo. É afával mas pouco de colo, adora jogar às escondidas e é completamente dependente e um louco furioso (:D) mesmo castrado acalmar nao é com ele...anda sempre a trás de nós lá em casa...até para a casa de banho.
Agora decidimos adotar uma "menina", tem 1 ano e alguns meses, foi gato de rua, já está esterelizada e chegou a casa à dois dias.
É muito, muito assustada... está já a ambientar-se, ronrona, brinca subtilmente mas ao mais pequeno ruido assusta-se.
está neste momento num quarto separada do dali...de manha fica o dali com a casa à tarde fica na cozinha e a princesa com a casa.... esta manhã peguei no dali ao colo e levei-o (sempre ao colo) ao quarto à distância só do olhar.... bufa como se não existisse amanhã e a gata que é tão assustada fica onde está, não foge, não mia...parece estar despreocupada.... veremos nos próximos dias...
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta dez 17, 2014 5:41 pm

eu bem queria arranjar outro gato, mas com praticamente 10 horas por dia fora de casa nem arrisco tal coisa

:o
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
josebrapPN
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 05, 2011 11:56 am

quinta dez 18, 2014 4:24 pm

LordNagash Escreveu:eu bem queria arranjar outro gato, mas com praticamente 10 horas por dia fora de casa nem arrisco tal coisa

:o
Esse é precisamente o meu problema... mas se tens um "choco" e tantas horas fora de casa...mais uma razão... para ter companhia durante o dia.
BetaPat
Membro Veterano
Mensagens: 1025
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado dez 20, 2014 10:47 am

Ppis é.. os gatos gostam de companhia e se tiver dois, sentem-se mais acompanhados.
taniasdc
Mensagens: 2
Registado: sexta jan 16, 2015 8:05 pm

sexta jan 16, 2015 9:30 pm

Tenho uma gata com 3anos que tirei da rua em bebe cerca de 4meses. Na altura tinha um gato com 2anos e pouco deram se logo bem havia bufadelas mas ela gostava muito de ir dormir com ele. Entretanto 7meses depois o gato morreu e ela ficou sozinha ate agora.
A 2 dias adoptamos uma gatinha bebe com cerca de 2meses. Temos tentado que a residente a veja e perceba que é uma amiga.
Ela bufa mas esconde se assustada ou quando a xeira. Deixamos ela ir xeirar o espaco da pequena e damos lhe a mesma atencao para que ela perceba que nada mudou. Hoje estavs com a pequena na casa de banho e a grande entrou e subiu ao lavatorio para a ver e a seguir foi ao lugar onde dorme a pequena. Ja nao bufa tantas vezes e nao se esconde. Estamos no bom caminho?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta fev 12, 2015 10:38 pm

BetaPat Escreveu:Leo, para juntar um cão a dois gatos adultos residentes é técnica é a mesma?
Ai BetaPat, desculpe só agora lhe responder mas não tenho cá vindo. Sim, a tecnica pode ser usada tb para essa situação. É uma questão de adaptação em alguns pontos da situação conforme vai evoluindo...

Um beijinho,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta fev 12, 2015 10:41 pm

josebrapPN Escreveu:tenho estado a ler quase tudo...alguma coisa na diagonal para vos dizer que tenho o Dali com um ano e pouco, em casa desde os 3 meses, foi encontrado num caixote de lixo. É afával mas pouco de colo, adora jogar às escondidas e é completamente dependente e um louco furioso (:D) mesmo castrado acalmar nao é com ele...anda sempre a trás de nós lá em casa...até para a casa de banho.
Agora decidimos adotar uma "menina", tem 1 ano e alguns meses, foi gato de rua, já está esterelizada e chegou a casa à dois dias.
É muito, muito assustada... está já a ambientar-se, ronrona, brinca subtilmente mas ao mais pequeno ruido assusta-se.
está neste momento num quarto separada do dali...de manha fica o dali com a casa à tarde fica na cozinha e a princesa com a casa.... esta manhã peguei no dali ao colo e levei-o (sempre ao colo) ao quarto à distância só do olhar.... bufa como se não existisse amanhã e a gata que é tão assustada fica onde está, não foge, não mia...parece estar despreocupada.... veremos nos próximos dias...
Há situações em que a socialização leva mais tempo que noutras mas é mesmo tudo uma questão de tempo e de paciência dos donos, bem como irem avaliando a interacção entre eles.

Mantenha as unhas de ambos aparadas para não haverem "azares".

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta fev 12, 2015 10:44 pm

LordNagash Escreveu:eu bem queria arranjar outro gato, mas com praticamente 10 horas por dia fora de casa nem arrisco tal coisa

:o
Pois precisamente por estar tantas horas fora de casa é que era muito bom para o seu "choco" :lol: uma companhia. E, se decidir dar-lha, pense em mim já que tenho a companhia ideal para o seu choco https://www.facebook.com/leonildec1/posts/4994835486093

:wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta fev 12, 2015 10:46 pm

taniasdc Escreveu:Tenho uma gata com 3anos que tirei da rua em bebe cerca de 4meses. Na altura tinha um gato com 2anos e pouco deram se logo bem havia bufadelas mas ela gostava muito de ir dormir com ele. Entretanto 7meses depois o gato morreu e ela ficou sozinha ate agora.
A 2 dias adoptamos uma gatinha bebe com cerca de 2meses. Temos tentado que a residente a veja e perceba que é uma amiga.
Ela bufa mas esconde se assustada ou quando a xeira. Deixamos ela ir xeirar o espaco da pequena e damos lhe a mesma atencao para que ela perceba que nada mudou. Hoje estavs com a pequena na casa de banho e a grande entrou e subiu ao lavatorio para a ver e a seguir foi ao lugar onde dorme a pequena. Ja nao bufa tantas vezes e nao se esconde. Estamos no bom caminho?
Claro que estão no bom caminho :D Vai ver que dentro em breve estão a dormir agarradinhos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta abr 24, 2015 9:25 am

E ao fim de 8 anos chegou a minha vez! :D :D :D
Tenho uma gatinha com quase dois mesinhos cá em casa, está cá há dois dias...
A verdade é que já não me lembrava do quão pequenina é uma gatinha desta idade e fiquei um bocadinho assustada quando a vi ao lado da Luz que tem quase 7Kg :o
Mal a pequenina cá chegou mostrei-a à grande... e pronto, a grande bufou a pequena bufou mas não passou daí... Na verdade, a reacção da Luz foi melhor do que estava à espera, não anda assustada, não anda agressiva, anda apenas um bocadinho esquisita, evita estar no mesmo sítio que a pequenina e bufa-lhe quando a vê... Mas é normal!
A pequena bufa e ronca à grande e foge para o meu quarto (que é onde ela fica quando não está ninguém em casa) quando a vê , o que é bom, visto que o meu principal receio era que a pequenina andasse sempre atrás da grande :lol:
A única coisa que me faz confusão é o facto delas evitarem estar perto uma da outra... se não há contacto como é que se vão conhecer!? Mas pronto, são gatas, hão-de-se entender :lol:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
JPN761
Membro
Mensagens: 100
Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

quarta abr 29, 2015 2:28 pm

Passados 7 meses de tentar juntar uma gata (residente) na altura com 6 meses , e um gatinho na altura com 3 meses irei desistir.


a gata desde o inicio que nao o aceita mordendo, arranhando, nao o deixa comer , em 7 meses tentamos de tudo inclusive brincadeiras onde conseguissem interagir mas nada, a gata não aceita mesmo no seu espaço outro gato.

Ele é totalmente submisso, quando ela entra numa divisão ele amocha a um canto, deixa-a comer primeiro, nao a enfrenta embora tente brincar com ela e recebe desprezo.

Ela nao o deixa ir ás pedras, por exemplo o que me levou a colocar mais caixas de areia pela casa. se ele esta no quarto conosco ela sai e depois de apagar a luz vai lá e tira-o para fora do quarto.

acabo por ter mais pena do bichano todo dia sentado na cozinha a espera que alguem chegue a casa!

Acho que nao vale mais a pena pois cada vez que lhe faço festas vou sentido as feridinhas no corpo que ela lhe faz!

:(
mOreirinha01
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jun 19, 2015 9:10 pm

Quase dois meses depois, venho contar como tem corrido a socialização de uma gata de 8 anos e de um gatinho bebé...
Mas primeiro... afinal é um gatinho e não uma gatinha, é o Max :lol:

Durante os primeiros dias fazia questão de controlar as aproximações entre eles, depois de perceber que a Luz não tinha qualquer intenção de fazer mal ao Max, deixei-os à vontade, só o prendia quando ficavam os dois sozinhos em casa...
No dia em que ele fez 15 dias cá em casa decidi não o prender quando ficaram sozinhos, deixei-os e quando chegamos a casa ao fim do dia estavam os dois a dormir na mesma cama :P Desde aí, nunca mais os separei!

Se são os melhores amigos?
Não, não são... Ou, se calhar até são... Não sei! A diferença de idades é grande, a diferença de tamanho e peso também!
Ele tem mais energia que ela, às vezes é muito chato... Ela continua a bufar-lhe sempre que se chateia, andam sempre à sapatada um no outro (mas já me parece mais brincadeira do que outra coisa)...
Não dormem coladinhos nem agarradinhos, podem dormir na mesma cama, ou sofá, mas sempre com uma distância de segurança, ela não deixa que ele se chegue muito...
Mas volta e meia lá vai ela ter com ele e começa a rebolar e a provocá-lo para a brincadeira, depois quando já é de mais ela bufa e ele vai embora a reclamar :lol:

De realçar que a minha gata está muito mais ativa e mais magra desde que ele veio cá para casa! Já a vi a brincar com as bolinhas e a correr como uma louca pela casa, coisa que ela já não fazia há anos!
Acredito mesmo que o Max veio melhorar a qualidade de vida da minha Luz :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
fmpcruz
Mensagens: 1
Registado: domingo jan 10, 2021 3:11 pm

domingo jan 10, 2021 3:21 pm

Boa tarde, venho pedir ajuda para perceber se devo insistir em juntar o meu gato residente, o Rum, com uma gata que resgatámos da rua à 6 meses.
Estão ambos vacinados e desparasitados e chipados.
Depois de saber que eram ambos negativos ao FIV e ao FELV temos tentado juntar os dois, passámos pelas etapas todas, cheiro, contacto visual, etc. No entanto, na fase de aproximação com contacto, sempre iniciada com patê, já se pegaram 3 vezes, duas delas na mesma interacção, só abortamos missão depois da segunda pega, pois em nenhuma delas se lutaram mesmo, foi só corridas (o residente a fugir da nova gata) e rosnar e silvar um para o outro. De outras vezes n se pegaram mas por muito que cortassemos quando o faziam, não deixavam de rosnar e bufar um para o outro. Como percebemos que não vale a pena insistir e abortar a ideia? É que na prática andamos nisto à 4 ou 5 meses e pouco progredimos, e quando o fazemos na vez seguinte parece que recuamos. Fazemos a aproximação dia sim dia não ou de 2 em dois dias, dependendo do tempo que temos.

Desde já obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Gatos”