COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta mai 21, 2014 10:41 am

Era o Summer que bufava? :o Ou o residente?
Cheirar o "pacote" do outro é um cumprimento entre gatos e se lhe for dada essa "regalia"/permissão, é sinal de que é aceite pelo outro. Mesmo que não seja logo no início, pelo menos um tenta ser aceite e vai tentar quantas vezes forem necessárias.

Ainda bem que as coisas estão a decorrer bem :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta mai 21, 2014 10:42 am

cris94 Escreveu:olá lleonildecarvalho eu posso-lhe mandar um email com uma questão?já que percebe mais temperamento de gatos do que eu.

não queria por aqui porque é uma questão um pouco privada e por não ser uma questão minha mas de outra pessoa, se pudesse ficava-lhe agradecida
Respondi-lhe por email, como esperado. Hoje já o deve ter lido... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

quarta mai 21, 2014 12:33 pm

leonildecarvalho Escreveu:Era o Summer que bufava? :o Ou o residente?
Cheirar o "pacote" do outro é um cumprimento entre gatos e se lhe for dada essa "regalia"/permissão, é sinal de que é aceite pelo outro. Mesmo que não seja logo no início, pelo menos um tenta ser aceite e vai tentar quantas vezes forem necessárias.

Ainda bem que as coisas estão a decorrer bem :wink:

Leo
Quem cheirava e bufava era o residente (Beethoven). O Summer não cheira.
O que me preocupa mesmo é o Beethoven morder o pescoço do Summer. Ele morde a parte de dentro do pescoço, ou seja, não é para o "transportar". Cada vez que ele vai para morder eu vou la e não deixo, mas tenho medo de me desleixar e ele poder matar o pequeno... No entanto, sem ser isso, brincam e etc, não sei que pensar. Alguma ideia?
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta mai 22, 2014 3:57 pm

tenho aberto a porta quando estou em casa para o jerry arrejar. o chiquinho teve de levar um enxota moscas porque estava a fazer um estardalhaço medonho. melhorou um pouco. os outros andam meio assarapantados mas nada de especial. o jerry está na maior. vamos ver se o chiquinho deixa de ser tão mimadinho :roll:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mai 30, 2014 9:41 pm

Tfvs Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Era o Summer que bufava? :o Ou o residente?
Cheirar o "pacote" do outro é um cumprimento entre gatos e se lhe for dada essa "regalia"/permissão, é sinal de que é aceite pelo outro. Mesmo que não seja logo no início, pelo menos um tenta ser aceite e vai tentar quantas vezes forem necessárias.

Ainda bem que as coisas estão a decorrer bem :wink:

Leo
Quem cheirava e bufava era o residente (Beethoven). O Summer não cheira.
O que me preocupa mesmo é o Beethoven morder o pescoço do Summer. Ele morde a parte de dentro do pescoço, ou seja, não é para o "transportar". Cada vez que ele vai para morder eu vou la e não deixo, mas tenho medo de me desleixar e ele poder matar o pequeno... No entanto, sem ser isso, brincam e etc, não sei que pensar. Alguma ideia?
Os seus receios são logicos, tendo em conta a diferença de tamanhos...
Já respondo no seu outro tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... t=#1755325
leonildecarvalho Escreveu:
Tfvs Escreveu:
Ola! Obrigada pela resposta :) também penso que poderá ser a questão de mostrar quem manda, mas as vezes o mais velho parece-me tão "violento"... Ainda não os consigo deixar sozinhos por causa disso :(
É mesmo "coisa de gatos..." Contudo, tenha em mente a grande diferença de "força"... e acho que faz muito bem, e deve mesmo, não os deixar a sós, até o piriri crescer... quando se ausenta :wink:

Leo
Como se estão agora a dar?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

segunda jun 02, 2014 6:47 am

leonildecarvalho Escreveu:
Como se estão agora a dar?

Leo
Já brincam e já dormem no mesmo local durante a tarde - na árvore de gatos/arranhador deles - enquanto eu lá estou (mas não dormem juntos). No entanto, as mordidelas continuam. Espero que daqui a um mês ou dois já estejam mais relaxados :P
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quarta jun 04, 2014 10:45 am

Se não houver perfuração na pele, estou mais em crer que é para a brincadeira :wink: só que como o piriri é pequenino ainda, deve doer-lhe, claro. Essa possível dor, consoante o piriri for crescendo, vai diminuindo, penso eu :wink:

Olho neles... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tfvs
Membro
Mensagens: 57
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

quarta jun 04, 2014 11:59 am

leonildecarvalho Escreveu:Se não houver perfuração na pele, estou mais em crer que é para a brincadeira :wink: só que como o piriri é pequenino ainda, deve doer-lhe, claro. Essa possível dor, consoante o piriri for crescendo, vai diminuindo, penso eu :wink:

Olho neles... :wink:

Leo
Sim, ainda não vi feridos, por isso penso que o Beethoven nao esteja a magoar o Summer de propósito.
Obrigada pela ajuda Leo! :)
GatoNave
Mensagens: 6
Registado: sábado jun 07, 2014 10:58 pm

sábado jun 07, 2014 11:37 pm

Parabéns pelos gatinhos e por seu conhecimento sobre eles! Deve ter muitas histórias boas pra contar! Assim que eu tiver tempo, vou ler as outras páginas anteriores!

Caso tenha interesse, em breve o meu site vai começar a divulgar fotos de gatinhos e gatinhas domésticas! Acesse e entre em contato conosco caso queira enviar algumas fotos e contar pra mais pessoas quem é essa gatinha bonita que você parece amar!

Conheça a Gato Nave!
Acesse: http://www.gatonave.com.br
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo jun 22, 2014 2:34 pm

Obrigada. "estórias", tenho resmas delas que davam para escrever um livro de mil fascículos :wink: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
breakpulse
Membro
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

quarta set 17, 2014 8:31 am

À dias adoptei uma gatinha muito bonita, muito jovem, tem 1 mês feitos ontem... creio que foi tirada cedo demais da mãe mas, a mãe já não ligava nenhuma aos filhos :\ acabei por trazer a gata para fazer companhia ao meu gato.

Claro que não tem sido fácil, como descrito neste tópico.

Apresentei a gata pequena dentro da caixa da transporte e o meu ficou altamente desconfiado, a bufar pelos cantos... e quando vai lá mais ao perto, faz aquele "rosnar" ou em inglês hissing, não sei bem o nome, parece que fica assanhado e foge dali..

A gatinha pequena fica como se nada fosse, como era expectável.

Até aqui tudo normal, era o que se esperava, que ía ter de ser gradual, mas o que me chateia e assusta, é que quando a gata está presente na mesma divisão ainda que dentro da caixa de transporte, o gato mestre, até para nós os donos faz o tal hissing, e faz aquele bufar ... à noite, quando deixo a gatinha na cozinha o gato normaliza, e brinca , etc...

A minha questão é, deverei esperar até a gata se desenvolver mais, para os apresentar fora da caixa não? ou esperar até que o gato grande deixe de bufar?
LuisSBarroso
Mensagens: 9
Registado: terça ago 23, 2011 12:58 am

terça out 14, 2014 2:05 pm

breakpulse Escreveu:À dias adoptei uma gatinha muito bonita, muito jovem, tem 1 mês feitos ontem... creio que foi tirada cedo demais da mãe mas, a mãe já não ligava nenhuma aos filhos :\ acabei por trazer a gata para fazer companhia ao meu gato.

Claro que não tem sido fácil, como descrito neste tópico.

Apresentei a gata pequena dentro da caixa da transporte e o meu ficou altamente desconfiado, a bufar pelos cantos... e quando vai lá mais ao perto, faz aquele "rosnar" ou em inglês hissing, não sei bem o nome, parece que fica assanhado e foge dali..

A gatinha pequena fica como se nada fosse, como era expectável.

Até aqui tudo normal, era o que se esperava, que ía ter de ser gradual, mas o que me chateia e assusta, é que quando a gata está presente na mesma divisão ainda que dentro da caixa de transporte, o gato mestre, até para nós os donos faz o tal hissing, e faz aquele bufar ... à noite, quando deixo a gatinha na cozinha o gato normaliza, e brinca , etc...

A minha questão é, deverei esperar até a gata se desenvolver mais, para os apresentar fora da caixa não? ou esperar até que o gato grande deixe de bufar?
Estou com o problema igual ao teu o que muda é que adotei a gato pequeno alguém colocou no lixo e camião leveou por sorte o Sr. A fazer a descarga do camião reparou em algo a mexer e foi ver o que era, eram 4 gatinhos eu adotei um já sábado passado deixei ele no quarto espalhei o cheiro dele pela casa mesmo eu quando ia ter com a residente com o cheiro dele chegou a "bufar" a mim, hoje ela já não liga ao cheiro dele cheguei a trocar as pias das comidas para ter os cheiro sempre lá, mas quando ela vê o gatinho começa lá com esses ruídos e a bufar o gatinho da logo meia volta, pelo que li isto é normal o meu único medo é que ela o morda a seria não sei se isso pode acontecer?
breakpulse
Membro
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

quarta out 15, 2014 11:20 am

Pode sempre acontecer acidentes, o melhor é sempre controlar até o gato bebé ter estatura física para aguentar um possivel "ataque" do irmão grande por muito que estejam amigos, é preciso ter sempre controlo neles

Quanto a mim, missão cumprida

Imagem
ClaudiaLG
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

quinta out 16, 2014 10:39 am

Olá amigos!
Vou contar a minha experiência (pouca ainda) sobre os encontros felinos.
Vivo no Algarve e adotei o Diego faz um ano em Dezembro, já ele tinha quatro meses. Os meus pais vivem no Alentejo e adotaram há uns meses uma gata, a Nina, já adulta que apareceu por lá. A Nina apareceu a primeira vez em Janeiro 2014. No início como não sabíamos se a gata teria dono, pois ela sempre foi mto meiguinha e até estava bem tratada, os meus pais iam-lhe dando uns petiscos mas não entrava em casa, ficava apenas no quintal. Colocámos vários anúncios nas redes sociais procurando os donos da gatita, perguntámos na vizinhança e nada... nunca ninguém se acusou. Resultado, a gata passou a ter ordem para andar em casa, dormir em casa, etc. Como já tínhamos tido gatos, já havia no portão da garagem uma portinhola para os bichanos entrarem e sairem, coisa que a Nina aprendeu a fazer em 2 minutos.
Desde que tenho o Diego que o levo sempre que vou passar o fim de semana a casa dos meus pais (1 a 2 vezes por mês) e a questão do contacto entre os dois colocou-se logo que a adoção da Nina foi oficial. As primeiras vezes, deixávamos a Nina entrar apenas na garagem e o Diego ficava em casa (pois cá no Algarve ele não tem acesso à rua) e fizemos a apresentação dos dois com supervisão, mas depois cada um ia para seu sítio. O Diego sempre exibiu muito mais curiosidade pela Nina do que ela por ele. Ela ficava muitas vezes no parapeito da janela do lado de fora e ele do lado de dentro, encantado a olhar para ela e a menina pouco ou nada lhe ligava :D
Até que, recentemente, eu viajei e deixei obviamente o Diego aos cuidados dos meus pais (e da Nina), durante 5 dias. Começaram a deixa-los frequentar os mesmo espaços, as caixas da areia ficaram ao pé uma da outra, etc... Houve bufadelas e algumas patadas da Nina mas o Diego nunca desistiu!! :wink: Andava sempre atrás dela, a cheirar tudo, a tentar brincar com ela e agora convivem perfeitamente bem no mesmo espaço! Não brincam um com o outro nem dormem juntos mas o Diego aprendeu que o lugar dele na casa dos "avós" não passa pelo sofá nem pela cama dos meus pais, esse é o território sagrado da Nina e aí é que ela não o deixa pôr nem uma pata! Mas não lhe faz mal, apenas o manda embora dali e continua a sua vidinha. :lol:
No fim de semana passado, saímos para jantar e arriscámos a deixá-los aos dois sozinhos... Confesso que estava com um bocado de receio mas quando chegámos cada um dormia onde lhe pertence :) ele na minha cama e ela na dos meus pais!
Se calhar tive sorte porque os dois, especialmente o Diego, têm um bom feitio :) Refiro também que estão os dois esterilizados.
Isto tudo para dizer o quê?
Que penso que (pelo que tenho observado) os gatos têm uma "consciência" social apurada, que sabem se relacionar mediante uma hierarquia que eles próprios estabelecem, e que depressa aprendem qual é o seu lugar num espaço partilhado com outros gatos.

Boa sorte para todos/as e para os vossos bichanos :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta nov 07, 2014 3:01 pm

ClaudiaLG Escreveu:Olá amigos!
(...)
Isto tudo para dizer o quê?
Que penso que (pelo que tenho observado) os gatos têm uma "consciência" social apurada, que sabem se relacionar mediante uma hierarquia que eles próprios estabelecem, e que depressa aprendem qual é o seu lugar num espaço partilhado com outros gatos.

Boa sorte para todos/as e para os vossos bichanos :)
É uma realidade... mas, há também outra: a de que, por vezes, ambos são dominantes e, se assim fosse, a referida "consciência" não lhes ditaria que o dominante tinha o direito de dominar outro dominante e nada teria sido assim tão fácil... :wink: Mas, ainda bem que tudo decorreu com a maior das normalidades e se toleram sob o mesmo tecto! :D

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”