COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
calexandre
Mensagens: 3
Registado: domingo out 06, 2013 9:41 pm

terça out 15, 2013 11:26 pm

leonildecarvalho Escreveu:
calexandre Escreveu: (...)

Portanto, tenho duas dúvidas:
1. A diarreia da gata, devo preocupar-me? Ou pode ser um sinal temporario?
2. Que sinais devo procurar para perceber se a gata está preparada para sair e o cromo aceitar isso? ela parece cheia de vontade de sair dali...
3. O facto do cromo se ter rebolado revela sinais de submissão ou aceitação? Também li algures que pode demonstrar apetite sexual...ele está esterilizado, mas gosta de montar um cobertor cá da casa..se é que me percebem! ;)
Boas.

Tal como já lhe referiram, a paciência é fulcral.

Como já se passou algum tempo desde este seu post, espero que a desenteria já esteja resolvida... Contudo, qualquer desenteria é sinal de preocupação, SIM! Seja mesmo temporária, causada por "stress", é de ter que se manter alerta sobre o estado desse stress...
Não existem sinais dela estar preparada para sair. O que podem haver é sinais de que ela está, ou estava, "mortinha por sair da clausura"...

Se o gato se rebolou... isso é mesmo sinal de submissão, ou pelo menos de aceitação :wink: "numa de disposto para a brincadeira" que, não tem que ser relacionada com "apetite sexual"

Tenho um gato que monta tudo o que é fofo e não anda a montar os outros 5 gatos que possuo :lol: apesar de já ter tentado montar o mano mas saiu-se mal
Tenha as unhas de ambos, aparadas.

Faço votos para que tudo esteja a correr bem.
Vá dando notícias do "casalinho maravilha", por favor.

Leo
Olá :) Muito obrigado pela resposta...

O problema da diarreia está a resolver-se, aparentemente a questão estava na ração que era muito forte para ela. Mudámos para uma da Purina (Cat Chow) e as coisas estão a ficar muito melhores...

Quanto à situação do casal...isso é que era bom... Já não sabemos bem o que fazer...
Enquanto a grade está colocada, os 2 brincam, emitem miados de contentamento...tocam focinhos e até umas patadas na brincadeira..Estão relaxados e deitados (a cauda não abana) e nota-se que gostam da companhia de um do outro. Mas quando tiramos a grade, a situação muda do avesso. Isto é, ele fica defensivo (senta-se erguido) e sobe logo a pata quando ela se chega ao pé; E ela, por vezes atira-se bruscamente a ele..muitas das vezes até conseguimos prever pois ela fica agachada e começa a bater as patas de trás como se tivesse a preparar o balanço para o ataque.
Ele como não gosta destas investidas retira-se a correr com miados de descontentamento. Rapidamente volta pois ele não a deixa sozinha em lado nenhum e persegue-a para todo o lado, sempre em postura defensiva.

Este conjunto de situações levam a que passado algum tempo, se comece a acumular alguma tensão entre eles. Pelo que temos mantido estas sessões de "reconhecimento cara a cara" bastante limitadas.

Também notámos que ele tem sido mais agressivo connosco. Inclusivé mia muitas vezes na porta da saída, como se quisesse ir embora dali. Deixou de nos receber quando chegamos a casa, e os hábitos da caixa-de-areia dele também mudaram..parece que não vai tantas vezes (porém tem ido todos os dias).

A verdade é que já lá vai uma semana, e sentimos que cada vez que deixamos a gata sair do quarto, estamos a dar um passo atrás em relação ao gato.

Alguma sugestão como devemos proceder a partir daqui?
bigodera
Mensagens: 1
Registado: quarta out 16, 2013 1:33 am

quarta out 16, 2013 1:52 am

Olá amigos!

Esse é meu primeiro post aqui. Dei uma boa lida nesse tópico mas não achei nada que pudesse ajudar meu problema em específico.

Moro com minha esposa e filha de 5 anos e e há pouco mais de um ano adotamos o Sushi. O Sushi é da raça que aqui chamamos de "frajolinha", preto e branco. Ele é um gato extremamente amistoso, brincalhão e carinhoso. Brinca muito com todos nós, gosta de correr pela casa, brincar com qualquer coisa e dar mordidinhas de carinho. Nós podemos fazer o que quisermos com ele que ele não ataca ninguém em hipótese alguma.

Acontece que sexta-feira passada resolvemos adotar outra gatinha que uma amiga nossa encontrou na rua. Ela tem aproximadamente 3 meses de idade e chegou em casa muito debilitada. Magra demais, abatida, com um machucado no nariz(aparentemente um arranhão de outro gato) e ficava imóvel quando a pegávamos no colo. Comeu muito e bebeu muita água e depois dormiu por muito tempo. Nesse tempo percebi que ela ainda estava muito assustada, se fazia carinho perto das patas traseiras ela começava a "rosnar" e até tentou me atacar uma vez. Mas era claramente de medo.
Deixamos ela no quarto sozinha por 2 dias e depois tentamos a aproximação dos dois. O Sushi no inicio ficou muito bravo, querendo ataca-la e ela em posição de defesa, mas aparentemente com muito medo. Depois de algumas horas o Sushi tranquilizou e já não quis mais ataca-la, mas ela ainda está muito na defensiva e ataca ele sempre que ele tenta se aproximar. Percebi que se deixarmos ela sozinha em algum comodo e formos lá fazer carinho nela, ela não reage agressivamente mas também não é muito simpatica ao carinho. Parece que está o tempo todo com medo mesmo, com receio que vamos fazer alguma coisa pra ela. Você pega ela no colo e ela fica imóvel. Mas se o Sushi está por perto ela fica mais agressiva. Ele já está querendo brincar com ela, pula em cima, tenta dar as mordidinhas dele mas ela reage com agressividade tentando ataca-lo e miando bem alto.

Agora não sei se eu devo deixar ela presa um tempo até ela se acostumar totalmente primeiro conosco e depois deixo com o Sushi ou se deixo os dois juntos e pronto. O problema é que o Sushi aparentemente não entende que ela está brava e vai pra cima pra brincar o tempo todo. Não sei se uma hora ela vai se acostumar com isso ou se vai deixa-la cada vez mais extressada. O que vocês sugerem?

Adorei o fórum! Agradeço quem puder ajudar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta out 17, 2013 10:21 am

bigodera Escreveu:Olá amigos!

Esse é meu primeiro post aqui. Dei uma boa lida nesse tópico mas não achei nada que pudesse ajudar meu problema em específico.
(...)

Adorei o fórum! Agradeço quem puder ajudar.
Bom dia bigodera.

Após ter lido o seu caso, confirmei que este é "mais um caso como tantos existentes neste tópico e que se resolveram", seja pelas dicas dos utilizadores, seja porque com a insistência, paciência e tempo, os próprios gatos o tenham resolvido.

Cada gato é um gato e não existem soluções "milagre". O que deve existir é paciência, perspicácia, tempo e carinho sem ansiedade...
A ansiedade é má conselheira para casos de socialização entre felinos.

A sua gatinha, tendo menos corpo que o macho, se tiver as unhas aparadas, tenho a certeza que não fará danos no "frajolinha" :wink: Aliás, tenha as unhas de ambos aparadas. O que está a acontecer é NORMAL entre felinos. Ela, ainda está a acostumar-se a estar "dentro de portas" e muito pouco tempo se passou desde que ela para aí foi. Tem que lhe dar mais tempo a ela ambientar-se... e só depois dela ter sido bastante manuseada por vocês até que se aperceba que não lhe querem mal, ela estabiliza, ganha a confiança necessária nos tratadores e no que a rodeia! Depois, SIM, pode começar a soltá-la e acompanhar, de perto, a socialização entre ambos. Mesmo assim, nos primeiros tempos, ela poderá "assanhar-se" ao Frajolinhas o que também é normal. Ela não sabe o que ele lhe poderá fazer, né? E, só depois dela perceber que ele a aceita, a situação decorrerá com mais normalidade...

Vá dando notícias e faço votos para que tudo corra bem :wink: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta out 17, 2013 10:32 am

calexandre Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:
calexandre Escreveu: (...)

Portanto, tenho duas dúvidas:
1. A diarreia da gata, devo preocupar-me? Ou pode ser um sinal temporario?
2. Que sinais devo procurar para perceber se a gata está preparada para sair e o cromo aceitar isso? ela parece cheia de vontade de sair dali...
3. O facto do cromo se ter rebolado revela sinais de submissão ou aceitação? Também li algures que pode demonstrar apetite sexual...ele está esterilizado, mas gosta de montar um cobertor cá da casa..se é que me percebem! ;)
Boas.

Tal como já lhe referiram, a paciência é fulcral.

Como já se passou algum tempo desde este seu post, espero que a desenteria já esteja resolvida... Contudo, qualquer desenteria é sinal de preocupação, SIM! Seja mesmo temporária, causada por "stress", é de ter que se manter alerta sobre o estado desse stress...
Não existem sinais dela estar preparada para sair. O que podem haver é sinais de que ela está, ou estava, "mortinha por sair da clausura"...

Se o gato se rebolou... isso é mesmo sinal de submissão, ou pelo menos de aceitação :wink: "numa de disposto para a brincadeira" que, não tem que ser relacionada com "apetite sexual"

Tenho um gato que monta tudo o que é fofo e não anda a montar os outros 5 gatos que possuo :lol: apesar de já ter tentado montar o mano mas saiu-se mal
Tenha as unhas de ambos, aparadas.

Faço votos para que tudo esteja a correr bem.
Vá dando notícias do "casalinho maravilha", por favor.

Leo
Olá :) Muito obrigado pela resposta...

O problema da diarreia está a resolver-se, aparentemente a questão estava na ração que era muito forte para ela. Mudámos para uma da Purina (Cat Chow) e as coisas estão a ficar muito melhores...

Quanto à situação do casal...isso é que era bom... Já não sabemos bem o que fazer...
Enquanto a grade está colocada, os 2 brincam, emitem miados de contentamento...tocam focinhos e até umas patadas na brincadeira..Estão relaxados e deitados (a cauda não abana) e nota-se que gostam da companhia de um do outro. Mas quando tiramos a grade, a situação muda do avesso. Isto é, ele fica defensivo (senta-se erguido) e sobe logo a pata quando ela se chega ao pé; E ela, por vezes atira-se bruscamente a ele..muitas das vezes até conseguimos prever pois ela fica agachada e começa a bater as patas de trás como se tivesse a preparar o balanço para o ataque.
Ele como não gosta destas investidas retira-se a correr com miados de descontentamento. Rapidamente volta pois ele não a deixa sozinha em lado nenhum e persegue-a para todo o lado, sempre em postura defensiva.

Este conjunto de situações levam a que passado algum tempo, se comece a acumular alguma tensão entre eles. Pelo que temos mantido estas sessões de "reconhecimento cara a cara" bastante limitadas.

Também notámos que ele tem sido mais agressivo connosco. Inclusivé mia muitas vezes na porta da saída, como se quisesse ir embora dali. Deixou de nos receber quando chegamos a casa, e os hábitos da caixa-de-areia dele também mudaram..parece que não vai tantas vezes (porém tem ido todos os dias).

A verdade é que já lá vai uma semana, e sentimos que cada vez que deixamos a gata sair do quarto, estamos a dar um passo atrás em relação ao gato.

Alguma sugestão como devemos proceder a partir daqui?
Sim, aqui vai uma: Deixem os vossos "medos" para trás das costas, como se costuma dizer. Os gatos percebem e sentem toda esses medos vindos de vocês e assim a "coisa volta sempre á estaca zero"
Os gatos definem hierarquias e é o que têm que definir entre eles.
Deixe que ele corra a fugir dela, com ou sem miados, deixe que ele volte a ela e que ela invista, pois tudo isto é NORMAL entre felinos.
Fique é a vigiá-los de perto, com um borrifador ou até uma lata com peças metálicas dentro, para a arremeçar ao chão, perto deles, caso se engalfinhem numa luta renhida.
O que presenciou da gata "bater com as patas de trás", fazem os meus gatos quando brincam ás simulações de lutas... No caso dela tanto pode ser para uma luta com ele, como uma brincadeira. Nunca saberá sem ver o que dali sai? Né? Portanto estar a sofrer por antecipação, não dá nada! Deixe-os definirem a hierarquia, deixem-nos serem gatos, como costumo dizer. Não "buts, ifs ou mas". Tenha as unhas de ambos aparadas e deixe-os interagir... e só depois pode avaliar o que é o quê! :wink: :D

Boa sorte e vá dando novidades, por favor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
evanflip
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado jan 15, 2005 12:40 pm
Localização: gato

quinta out 24, 2013 8:08 pm

Olá :)

Tenho duas gatas, com um ano de diferença. São meias irmãs e tudo correu bem quando a mais nova nasceu. Não eram as melhores amigas mas também nunca houve grandes problemas. São as duas muito meigas e calmas mas a mais velha tornou-se muito medricas com o passar do tempo, quando era novinha era muito traquinas. Ultimamente esta gata mais velha tem ganho ainda mais medo de tudo, até de nós, entra em casa a correr e agachada. O problema é que ganhou medo à gata mais nova, então assim que a vê começa a logo a bufar e encolhe-se ou foge, nunca atacou. Só que elas dormem as duas numa casota de madeira (como se fosse uma capoeira) e assim não conseguem estar juntas. A gata mais nova já não liga muito mas retrai-se. Estou preocupada porque está a ficar mais frio e queria que conseguissem dormir as duas na casota, temos lá a comida e a água. A gata mais nova é muito simpática, não se dá mal com nada nem nunca atacou a outra, por isso não percebo esta mudança de comportamento. Sempre houve uma altura periódica, na altura do cio, que esta gata se tornava assim mais agressiva com a outra, mas não durante tanto tempo, já está assim estranha há um mês.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que se possa passar, ou tenha algum conselho..

Obrigado :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta out 24, 2013 11:22 pm

evanflip Escreveu:Olá :)

Tenho duas gatas, com um ano de diferença. São meias irmãs e tudo correu bem quando a mais nova nasceu. Não eram as melhores amigas mas também nunca houve grandes problemas. São as duas muito meigas e calmas mas a mais velha tornou-se muito medricas com o passar do tempo, quando era novinha era muito traquinas. Ultimamente esta gata mais velha tem ganho ainda mais medo de tudo, até de nós, entra em casa a correr e agachada. O problema é que ganhou medo à gata mais nova, então assim que a vê começa a logo a bufar e encolhe-se ou foge, nunca atacou. Só que elas dormem as duas numa casota de madeira (como se fosse uma capoeira) e assim não conseguem estar juntas. A gata mais nova já não liga muito mas retrai-se. Estou preocupada porque está a ficar mais frio e queria que conseguissem dormir as duas na casota, temos lá a comida e a água. A gata mais nova é muito simpática, não se dá mal com nada nem nunca atacou a outra, por isso não percebo esta mudança de comportamento. Sempre houve uma altura periódica, na altura do cio, que esta gata se tornava assim mais agressiva com a outra, mas não durante tanto tempo, já está assim estranha há um mês.

Gostaria de saber se alguém tem alguma ideia do que se possa passar, ou tenha algum conselho..

Obrigado :wink:
O meu primeiro conselho é que castre as gatinhas. O cio deve estar na origem do problema. A castração deveria ser a primeira prioridade até para prevenir tumores mamários e uterinos, para além das ninhadas indesejáveis e doenças contagiosas que as pode levar à morte.
Ainda, o ideal era tê-las em casa e não em casotas. Só mesmo em casa, sob vigilância, se pode ter uma noção do problema em causa. Assim, soltas á mercê de tudo o que se possa passar no exterior, é muito complicado "tirar conclusões".

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sarita1989
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: quarta ago 08, 2012 5:20 pm
Localização: Oreo e Patucho

terça nov 19, 2013 9:27 am

Bom dia,

Eu ontem já abri um tópico sobre os meus gatos, mas decidi partilhar também neste tópico já aberto.

Eu tenho uma gata com cerca de 1 ano e 3 meses. Ela não é muito de mimos, mas quando está sossegadinha, até gosta.
Ontem decidi trazer-lhe um amiguinho, que tem apenas entre 2 a 3 meses.
Entrei com ele em casa e pu-lo logo no chão. Ela apareceu e começou a assanhar-se (as horríveis bufadelas que eu detesto ouvir).
Separei logo os dois em divisões diferentes. Fiquei com o pequenino na sala, para ele ir cheirando e conhecendo os cantos à casa, e ela ficou na cozinha.
Mais tarde, pus o pequeno dentro do transporte, e pus o transporte na sala, juntamente com a gata. Ela vai lá perto, cheira, e de vez em quando dá umas bufadelas...

Eu tenho medo de o tirar do transporte (agora está lá dentro outra vez, para ela ir cheirando). Tenho medo que ela lhe faça mal.

Não sei como resolver isto :/
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça nov 19, 2013 11:16 pm

Sarita1989 Escreveu:Bom dia,

Eu ontem já abri um tópico sobre os meus gatos, mas decidi partilhar também neste tópico já aberto.

Eu tenho uma gata com cerca de 1 ano e 3 meses. Ela não é muito de mimos, mas quando está sossegadinha, até gosta.
Ontem decidi trazer-lhe um amiguinho, que tem apenas entre 2 a 3 meses.
Entrei com ele em casa e pu-lo logo no chão. Ela apareceu e começou a assanhar-se (as horríveis bufadelas que eu detesto ouvir).
Separei logo os dois em divisões diferentes. Fiquei com o pequenino na sala, para ele ir cheirando e conhecendo os cantos à casa, e ela ficou na cozinha.
Mais tarde, pus o pequeno dentro do transporte, e pus o transporte na sala, juntamente com a gata. Ela vai lá perto, cheira, e de vez em quando dá umas bufadelas...

Eu tenho medo de o tirar do transporte (agora está lá dentro outra vez, para ela ir cheirando). Tenho medo que ela lhe faça mal.

Não sei como resolver isto :/
É normal a reação da sua gata a outro gato que não conhece. Ponha o gatinhho num local sossegado, como um quarto, onde tenha comida, água e uma caixa com areia onde possa fazer as necessidades (afaste a caixa das necessidades o mais longe possível da comida e da água), pelo menos enquanto não estiver presente e tiver que se ausentar. Vá fazendo as apresentações com calma. Não feche a sua gata, visto ser o território dela. Pode não gostar. Vá dando uns mimos à sua gata, para não se sentir que está a ser posta de lado. O facto de se aproximar da transportadora onde está o gatucho e dar apenas umas bufadelas, já é bom sinal.

A apresentação de dois gatos leva tempo e requer muita paciência. E não entre em ansiedade, pois é pior.
rr1986
Mensagens: 9
Registado: terça ago 06, 2013 2:43 pm

quarta nov 20, 2013 10:25 pm

Boa noite,
Tal como disse num topico que coloquei ontem aqui na arca, andava à procura de um gatinho para fazer companhia à Faisca (que tem 2 anos e meio) e se tudo correr bem sábado irei buscar o Simba (tem cerca de 5 meses).

Estive a ler este topico e surgiram-me umas duvidas que espero que me possam ajudar a esclarecer:
1) quando trouxer o Simba devo apresenta-lo à Faisca dentro da transportadora ou ao meu colo?
2) sendo a minha casa um T2 e não tendo nenhum quarto disponivel para ter o Simba isolado da Faisca, pensei em mantê-lo durante o dia no wc e à noite na sala (uma vez que os meus filhotes podem ir ao wc de noite e a Faisca entrar ou o Simba sair), o que acham?

Sei que as duvidas são assim a modos que meio básicas e agradeço desde já a ajuda que me possam dar.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quinta nov 21, 2013 3:28 pm

Olá rr1986,

1) Em 1º lugar deve ter o cuidado de no dia em que forem apresentados, ambos terem as unhas cortadas. Depois, se a Faísca gosta de colo, eu optaria por apresentar o gatinho na transportadora. Irá ajudar bastante se levar na transportadora uma manta com o cheiro da Faísca e um briquedo igual ao preferido dela (mas só com o cheiro do gatinho). Ela não vai estranhar tanto o gato se ele também tiver o cheiro dela e ao brincar com o brinquedo dele vai-se habituando ao cheiro dele.
2) Nos primeiros dias e até ter certeza de que a harmonia entre eles está criada (nunca vi nem ouvi falar mas tenho imensos livros de gatos em que é referido que no momento de apresentação o gatinho foi morto pelo residente), os dois gatos poderão estar juntos somente com vigilancia. Outra coisa; eu não junto gatos novos sem passarem uma semana de quarentena para despistar doenças, fungos ou mesmo parasitas. Além disso, só junto um gato com menos de seis meses aos meus se o sítio de onde ele veio fôr negativo a FIV, FELV e Coronavírus. Os resultados destes testes só são fiáveis a partir dos seis meses de idade. Não sei se tem a sua gata testada mas pelo menos em relação ao Coronavírus, é importante ter essa certeza já que em situações de stress, este vírus pode sofre a mutação que origina PIF.
Maria Jo&atilde;o
rr1986
Mensagens: 9
Registado: terça ago 06, 2013 2:43 pm

quinta nov 21, 2013 7:52 pm

Boa tarde mjoaomarques,
Agradeço-lhe desde já a resposta.
Em relação às unhas, tenciono aparar as da Faisca (residente) amanhã, conforme sugerido. Não tenho conhecimento se as do Simba (novo gato) se encontram aparadas mas irei verificar no sábado quando o for buscar.

Ambos os gatos se encontram testados para FIV e FELV, sendo os resultados de ambos negativos (em relação ao Simba pelo menos foi o que a sra que o tem me indicou). Não tenho conhecimento quanto ao Coronavirus (aliás desconhecia-o por completo até ler o seu post) pelo que a Faisca nunca fez qualquer tipo de teste (a vet nunca me falou sobre este). No entanto segunda feira irei com o Simba a vet para o check-up normal e para tratarmos do plano de vacinação bem como agendar a castração do Simbinha e irei questioná-la quanto ao Coronavirus.
quelprisca
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: domingo fev 17, 2013 11:07 pm

sexta fev 28, 2014 4:05 pm

Boa tarde a todos. Estou com um pequeno grande problema , passa o seguinte como sabem acho eu tenho uma gatinha Prisca com dois anos ela tem o território dela ou seja a minha casa mas infelizmente por questões económicas vou ter de partilhar casa com a minha irmã. ela tem um gato o Garné da mesma idade que a minha e da ultima vez que tiveram juntos andaram a porrada e foi feio (mas nenhum se magoou), sinceramente nao sei como vou conseguir ensina los a conviverem um com o outro, evidentemente que nenhuma de nos quer abdicar dos gatos pois já são nossa familia. Será que alguem me pode ajudar como posso os posso ensinar. já li o tópico e tou a fazer o que diz.
A Prisca está na sala fechada e saiu da transportadora e explorou a sala mas se chegamos perto ela bufa e mete se dentro do armário...o Garné veio fazer uma visita e a Prisca bufou e escondeu se.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo mar 02, 2014 7:57 pm

quelprisca Escreveu:Boa tarde a todos. Estou com um pequeno grande problema , passa o seguinte como sabem acho eu tenho uma gatinha Prisca com dois anos ela tem o território dela ou seja a minha casa mas infelizmente por questões económicas vou ter de partilhar casa com a minha irmã. ela tem um gato o Garné da mesma idade que a minha e da ultima vez que tiveram juntos andaram a porrada e foi feio (mas nenhum se magoou), sinceramente nao sei como vou conseguir ensina los a conviverem um com o outro, evidentemente que nenhuma de nos quer abdicar dos gatos pois já são nossa familia. Será que alguem me pode ajudar como posso os posso ensinar. já li o tópico e tou a fazer o que diz.
A Prisca está na sala fechada e saiu da transportadora e explorou a sala mas se chegamos perto ela bufa e mete se dentro do armário...o Garné veio fazer uma visita e a Prisca bufou e escondeu se.
Boa noite quelprisca.

1º, se senhum se magoou, não foi feio! Mantenha as unhas de ambas aparadas para que não seja mesmo "feio"
2º - Bufarem-se, darem patadas a meias... é tudo normal num processo de sociabilização. Acho que vocês estão com mais "mêdo" do que elas e isso pode reflectir-se na sociabilização de ambas. Descontraiam-se e deixem que se escondam, que se bufem,e não liguem muito ao assunto delas terem que determinar qual será a "mandona"... Haverá uma que se terá que submeter à outra. Até que isso aconteça, mostrem-se tranquilas/confiantes e não transmitam os vossos receios às gatas! Os felinos captam tudo e se captarem que vocês estão receosas, isso provocar-lhes-á "receios e incertezas."
Tenha em mão uma lata com artigos metálicos, dentro da lata, que é para a atirarem ao chão para perto delas, caso e SÓ, elas se peguem numa luta renhida.

Tem ainda muitas dicas, minhas e de outros users, neste tópico, que pode tentar pôr em prática também. É uma questão de lêr e aplicar aquelas que melhor se adaptem ao seu caso!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
breakpulse
Membro
Mensagens: 79
Registado: quarta jun 26, 2013 8:58 am

quarta mar 05, 2014 4:37 pm

Bem , esta tópico vai-me dar bastante jeito porque em breve, vou ter de ficar com uma gatinha para fazer companhia ao meu gato com quase 1 ano... estou optimista mas... vamos ver! Já deu para ver que este assunto tem panos para manga
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta mar 07, 2014 7:21 pm

Ainda bem que lhe poderá ser útil :wink: Parabéns pela nova adopção :wink: Depois vá dando novidades de como a socialização está a decorrer.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”