Termo de responsabilidade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jun 26, 2003 9:14 pm

como sabem, o mafarrico vai à faca amanhã. fui deixá-lo à clínica hà bocado. antes de me ir embora, o dono da clínica disse que eu tinha de assinar um termo de responsabilidade. neste constava que a vet não assumia a responsabilidade se o gato morressse e que se tratava de uma cirurgia perigosa. eu respondi então - se é perigoso, levo o gato. o da clínica - é por causa da anetesia geral....
bom, a única operação, foi a do serafim no ano passado. não assinei nada, porque foi de urgência e o gato ia "morrer". mas já esterelizei n gatas e nunca assinei nada. será normal? não será uma forma de eles se descartarem legalmente, caso haja problema? e se houver (longe vá o agoiro!!)?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 26, 2003 9:26 pm

Olá,

Sempre que os meus gatecos necessitaram de anestesia geral foi necessário assinar o termo de responsabilidade. Desde a Zazá que entrou de urgência uma semana após ter tido a ninhada, com infecção uterina até coisas simples como a destartarização dos dentes do Papuça.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 26, 2003 9:36 pm

Olá

Eu quando a Amélia foi esterilizada não me pediram para assinar nada, mas conheço varias pessoas que nas intervenções cirurgicas que fizeram aos animais que têm foi-lhes pedido para assinarem um termo de responsabilidade.
Nao sei se é ou não legal, mas deve ser. Quando uma pessoa é internada no hospital para ser operada também assina um termo de reponsabilidade ou no caso de esta não poder um familiar ou responsável.

Beijokas
Kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 26, 2003 11:30 pm

Olá Anja.

Existe um termo de responsabilidade emitido pela Ordem dos Médicos Veterinários e que se encontra a ser cada vez mais utilizado.

É algo que vem no seguimento de queixas de negligência. Algumas, sem razão, outras com razão. Foi mais pelas sem razão que surgiu :( e que prova que o dono tomou conhecimento os sriscos de uma anestesia geral e da I.C.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sexta jun 27, 2003 7:53 am

Acho q se o animal vir a morrer em decorrência da cirurgia, primeiro deve-se averiguar se foi por uma fatalidade do destino (um choque anafilático por exemplo, aí realmente não se pode culpar o médico) ou se foi por negligência médica. Não estou a par da legislação mas acredito q nesse 2º caso vc possa entrar com uma ação judicial, do mesmo modo q fazemos se somos vítimas de erro médico.
Alguém sabe mais ou menos as porcentagem das cirurgias de esterilização q resultam em morte?? Acho q deve ser um número bem pequeno, hoje é cirurgia de rotina. :o
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta jun 27, 2003 8:21 am

Olá Anja,
quando a Lolita ficou no Hospital para ser esterilizada, tive de assinar um termo de responsabilidade, que indicava o nome da cirurgia, data, hora e por quem seria realizada.
anjaazul
Membro Veterano

sexta jun 27, 2003 12:05 pm

eu nem sei o que pensar do tal termo de responsabilidade. de facto, azares acontecem a toda a gente. mas será que se um animal morrer durante a cirurgia, o vet fica com as mãos limpas?
bom, a esterelização é uma cirurgia, que quanto a mim envolve riscos, nomeadamente por causa da anestesia. tenho uma gata que morreu assim. no entanto, o caso dela foi mais complicado. fez uma cesariana antes. também ouvi uma senhora dizer que a cadela morreu após uma esterelização.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sexta jun 27, 2003 2:02 pm

Olá Anja,

os meus 4 gatuchos foram agora todos destartarizados, tiveram de levar uma anestesia, e eu tive por todos eles de assinar um termo de responsabilidade. Penso que se prende mais com o facto de o dono também ter consciência que a aplicação da anestesia envolve sempre um risco. Entendo a tua preocupação, pois também foi a 1ª vez que tal me sucedeu e já esterilizei a gataria toda, já tive uma cirurgia de urgência e nunca anteriormente assinei nada. Mas também me apercebi que onde vou há um grande cuidado em verificar as condições de saúde do animal. Quando fui hoje à clínica fazer o penso ao Chico (.....o Chico colocou o microchip na passada 3ª feira, mas como deve ter notado um corpo estranho, tanto coçou com uma das patas traseiras que arrancou o pêlo no pescoço e fez uma ferida muito jeitosa... :roll: :roll: ), foi marcada uma destarização a um animal de 8 anos e a médica estava a dizer que antes de tudo lhe tinha de fazer um electrocardiograma, por causa da anestesia. Por isso, não fico nada com a ideia de o médico se tentar "decartar" do assunto, mas sim fazer notar ao dono, que por muito simples que seja a intervenção, a aplicação de uma anestesia envolve sempre um risco, por muito diminuto que seja.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta jun 27, 2003 3:00 pm

Juliachan Escreveu: (um choque anafilático por exemplo, aí realmente não se pode culpar o médico)
Falei com a veterinária dos meus gatos acerca da futura esterilização e castração deles e sobre o receio que tinha das anestesias. Ela explicou-me que primeiro se fazem electrocardiogramas e análises à ureia para ver se os animais estão em condições para serem submetidos à anestesia e à intervenção cirúrgica. O termo de responsabilidade será assinado após o dono do animal ter tomado conhecimento dos resultados.
Quanto à possibilidade de um choque anafilático, a médica disse que existe sempre uma percentagem de risco que, no entanto, se pode atalhar a tempo através da reacção do animal aquando da injecção: como esta tem de ser dada muito de vagar (o risco aumenta com a velocidade a que os químicos entram na corrente sanguínea), é possivel ver se as veias do pescoço se contraem durante a inoculação. No caso de isso acontecer, imediatamente é administrado o antídoto para que o efeito da anestesia seja anulado e a reacção seja detida antes de ocorrer o termo do choque anafilático que conduziria à morte do animal.
Francamente não sei se em todas as situações o veterinário conseguirá aperceber-se da reacção e se terá tempo de administrar o antídoto...
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jun 27, 2003 3:25 pm

Olá,

Esta é uma situação perfeitamente normal! Sempre queé necessário uma anestesia geral assino sempre o termo de responsabilidade. Até com um gato da rua que teve que ser operado assinei. Os veterinários não se podem responsabilizar, ou não querem, e acho bem!

Miau
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

sexta jun 27, 2003 4:01 pm

A quê que o seu gato ia ser operado?(ou foi operado)
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

sexta jun 27, 2003 5:32 pm

Peço desculpa pela ignorância, mas o termo de responsabilidade tem um efeito de desculpabilização do Veterinário?
O acto da assinatura torna o Veterinário "inocente" se acontecer algo ao animal?
E se se provar negligência, esse termo de responsabilidade afasta do Veterinário qualquer responsabilidade?

Desculpem a pergunta, mas tinha curiosidade em saber...
anjaazul
Membro Veterano

sexta jun 27, 2003 6:31 pm

Peço desculpa pela ignorância, mas o termo de responsabilidade tem um efeito de desculpabilização do Veterinário?
O acto da assinatura torna o Veterinário "inocente" se acontecer algo ao animal?
E se se provar negligência, esse termo de responsabilidade afasta do Veterinário qualquer responsabilidade?

Desculpem a pergunta, mas tinha curiosidade em saber
pois :o :o :o essa é também a minha dúvida.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta jun 27, 2003 7:26 pm

beta1969 Escreveu: Peço desculpa pela ignorância, mas o termo de responsabilidade tem um efeito de desculpabilização do Veterinário?

Desculpem a pergunta, mas tinha curiosidade em saber...
A ordem dos médicos veterinários, ao contrário do que se pensa existe para proteger os utentes dos abusos e não para proteger os veterinários dos utentes.

A assinatura não desculpabiliza mas serve para evitar que algumas pessoas venham dizer que "o veterinário assegurou que tudo corria bem" ou que " não sabia que a anestesia geral tinha riscos" mesmo depois de os veterinários lhes terem dito isso tudo.

Claro que não protege os veterinários em caso de negligência grosseira. Ao contrário do que se pensa já vários veterinários têm sido punidos em caso de acção incorrecta, no entanto poucos sabem disso, porque, como é lógico, quem tem conhecimento é o veterinário e o queixoso.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sábado jun 28, 2003 3:14 pm

Não pude deixar de participar neste forum, pk me trouxe recordações mto más, infelizmente....há alguns meses atrás, abri no forum uma mensagem cujo tema foi" gato atacado por cão vadio", onde contei a minha história....resumidamente o q se passou foi q o meu gato estava no meu quintal qdo um cão vadio soltou o muro e o atacou...e fê-lo de tal forma, q qdo me dirigi ás 22.00 á unica clinica dq minha zona q tinha urgências 24h, o médico disse-me q nunca tinha visto nada assim...o cão desfez-lhe uma das patinhas....a solução seria amputar a patinha o q seria mto mais barato, ou então operar...resolvi-me pela operação pk n suportava a ideia de olhar p ele e pensar q se tivesse mandado operar ele pudia ter a sua patinha.....o veterinário nunca me disse q pudia haver riscos na operação...antes, assegurou-me q ele iria fazer uma vida perfeitamente normal, mm q eu optasse pela amputação...
A verdade, é q no dia seguinte qdo fui buscar o meu "menino"...nem parecia o meu gato...os olhos de dor dele...era de chorar....enquanto esperava na sala o medico ou carniceiro n sei, deixou-me cair de cima da mesa...( n vou entrar em pormenores, pk relato isto na mgs q já referi)...verifiquei q ele estava cego....coisa q o médico ainda n tinha visto...ficou de analizar isso na proxima consulta....na altura disse-me q a operação tinha corrido mto bem, mas q n sabia como seria a recuperação...ou seja ou cão dilarecou-lhe todos os ossos, todos os ligamentos....n havia nada onde eles podessem unir os ossos...e se assim fosse teriam q amputar mais tarde....

Levei o meu gato p casa....não imaginam a agonia em q ele estava....morreu duas horas depois...

Até hoje n sei o q lhe aconteceu....só me apeteceu matar o homem qdo ele me disse friamente q me tinha entregue um gato vivo....!!!!

Bem quero c isto dizer, q n só n fui informada das possiveis consequencias da operação...como tb n assinei nenhum termo de responsabilidade...se ao menos o tivesse feito...já sabia c o q pudia contar....

P terminar gostava de dizer q fiz uma queixa contra a clinica á sociedade protectora dos animais...e até hj estou á espera da resposta...isto pk acho q o meu animal foi negligênciado sim, até pk ja falei c outra pessoas q tem queixas contra a mm clinica...

Desculpem se fugi um pouco ao assunto, mas...

fiquem bem...abraços
Responder

Voltar para “Gatos”