Esterelizar

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 5:06 pm

Alguém me sabe dizer quais são as vantagens e desvantagens de esterelizar uma gata e quanto custa mais ou menos?
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

terça jun 02, 2009 5:24 pm

Como indica um artigo de opinião aqui na Arca (http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=235):

Castrar evita que animais indefesos nasçam para viver sem dono ou para morrer depois de muito sofrimento.

Castrar não tira nada ao animal, a não ser uma glândula que produz a hormona que desencadeia o instinto sexual.

Castrar não torna o animal impotente ou frustrado, apenas estéril e mais calmo.

Castrar protege o animal de se envolver em lutas e de contrair doenças pela mordida de outros animais.

E acrescento:
Castrar previne doenças como inflamações no útero e desenvolvimento de tumores nas gatas

Veja: http://www.esteriliza-me.org/

A minha gata ficou pelos 120 euros + medicação, que deu cerca de 140.

Os gatos é mais barato, por volta dos 50 euros.
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 5:34 pm

Pois. Eu tenho uma gata, e tenho tido alguns problemas porque ela é uma gata que não gosta de estar dentro de casa e adora quintal, mas muitas vezes aparece-me grávida e depois para dar os pequeninos é uma carga de trabalhos :? De momento ela está a tomar a pilula e queria saber o preço de castrar para ver se me compensava continuar a dar-lhe a pilula ou se realmente era mesmo melhor optar por castrar.
Ela á pouco tempo teve bebes, 3 machos e 1 femea, consegui dar todos os machos e a femea ainda a tenho ca, tem por volta dos dois meses, e se ninguem a quiser lá terei eu que ficar com a pequenina, abandona-la esta fora de questão como é obvio... E se ficar realmente com ela tambem não quero que seja outro dilema como é com a minha Margarida. Vou-me informar de mais preços e logo decido.
Já ouvi dizer que as gatas ficam más. É verdade? É que eu tenho um cão bebe, ao inicio foi dificil mas agora estao-se a dar relativamente bem, pelo menos ela ja nao se atiça a ele, e nao queria estragar essa "relação"... :?
Fanequita
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 5:49 pm

nars Escreveu:Pois. Eu tenho uma gata, e tenho tido alguns problemas porque ela é uma gata que não gosta de estar dentro de casa e adora quintal, mas muitas vezes aparece-me grávida e depois para dar os pequeninos é uma carga de trabalhos :? De momento ela está a tomar a pilula e queria saber o preço de castrar para ver se me compensava continuar a dar-lhe a pilula ou se realmente era mesmo melhor optar por castrar.
Compensa, nem que seja pela vida e saúde da sua gatinha. A pilula não é um meio bom de prevenção. Provoca cancros mamários nas gatinhas. os veterinários estão cheios de casos desses.

Além disso, se lhe dá a pilula e se ela tem gatos na mesma, é porque não faz efeito, ou porque se esquece, e o que pode acontecer é a dar-lhe a pilula quando ela já está grávida, o que pode matar os bebés e provocar também a morte da mãe, pois interrompe a gravidez e a gata anda com bebés mortos no útero.

Eu esterelizava-a já. Tem de ver os preços da sua zona. pode ser que apareça aqui alguém que conheça algum sítio na sua zona.

mas esterelize-a, por favor!!!!
Faneca «Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos é infinitamente superior». (Hippolyte Taine)
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 5:55 pm

Não não! Eu comecei a dar-lhe a pilula agora! depois desta ultima ninhada. ainda so tomou duas.

O meu unico medo é que ela fique má como ja me disseram que vai ficar se a esterilizar.
Fanequita
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 6:01 pm

nars Escreveu:Não não! Eu comecei a dar-lhe a pilula agora! depois desta ultima ninhada. ainda so tomou duas.

O meu unico medo é que ela fique má como ja me disseram que vai ficar se a esterilizar.
Não fica nada má. Isso é mito urbano. Não ligue! A minha ficou tal e qual e a da minha mãe até ficou mais meiga.

Por vezes as pessoas dizem isso, porque os gatos com o cio normalmente têm mais demonstrações de carinho, sublinho naquela altura. Esterelizada não tem cio, logo não é afectada pelas hormonas. Ficará sim, mais calma, uma gatinha normal sem miados a meio da noite, e sem a excitação do cio...
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 6:05 pm

E não sabe de nenhum vet que tenha preços em conta? É que o meu vet faz por 150 euros :?
Fanequita
Membro Veterano

terça jun 02, 2009 6:13 pm

nars Escreveu:E não sabe de nenhum vet que tenha preços em conta? É que o meu vet faz por 150 euros :?
Eu não sou de lisboa, mas neste tópico são abordados os preços, pode ser que ajude:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48820
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

terça jun 02, 2009 6:25 pm

Ficam más??

Nem pouco mais ou menos, até ficam bem mais meigas!!! A minha tinha o cio de 15 em 15 dias (ou menos) e é uma felicidade para todos ca em casa (e para ela tambem) que ja ninguem sofre com os miares e com o roçar e com o ronronar no ouvido ás tantas da madrugada!

É o melhor q pode fazer! Qto a preços, em Lisboa a minha tambem foi 150 euros, mas antibioticos e tudo incluido! Depois disso ainda fomos mais 2 vezes la com ela (para tirar o penso, por funil e voltar a tirar penso) e ela viu a gata sem nunca cobrar mais nada por isso! Eu sei q pode ser caro (e é caro) mas repito pela milesima vez nao faria em outra veterinaria pois ali sei q vale a pena!

NARS esterilize a sua gatinha, agora ficou com mais uma femea de uma ninhada indesejada, agora tem duas para tomar conta e para esterilizar, nao adie a resoluçao dessa situaçao. Pois sai-lhe mais caro ter ninhada atras de ninhada, alimentar, ter de arranjar dono (cada vez mais dificil) q gastar dinheiro na esterelizaçao q é para toda a vida e assim nao tem de se preocupar mais! E ela depois pode ir po quintal á vontade que deixa de ter vontade de procurar macho e os machos tb nao a procuram :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 02, 2009 6:29 pm

A esterilização é sempre a melhor opção...
Como já foi dito, é uma forma de prevenir gravidezes indesejadas, cancro no útero, tumores mamários... E a pílula não é o método mais seguro, além disso, a longo prazo, a pílula contribuiu para a formação de tumores mamários!!

Se fizer bem as contas... A pílula, dada a longo prazo, acaba por ficar mais cara que a esterilização... e depois pode ter de ser esterilizada de urgência para retirar o útero (com alguma infecção), ou as cadeias mamárias por causa de tumores e a gata sofre e fica ainda mais caro...
É carito, mas estamos a investir na saúde delas, por isso, compensa sempre!!

Eu paguei cerca de 85€ pela esterilização da minha...
Isso varia muito de zona para zona e de vet para vet... :?
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 6:30 pm

Pois o problema é que se fosse so a Margarida eu fazia um esforço e realmente ia com isto para a frente. O pior é que ninguem quer a gatinha e assim ja vao ser 300 euros e eu não tenho 300 euros para esterilizar as gatas...
Dar os gatos nao foi dificil, num dia pus o anuncio, no dia a seguir ja me tinham levado dois e passo dois dias foi o ultimo. So ficou ca esta pequenina.
Mais ninhadas não obrigada, mas 300 euros é dificil de arranjar...
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 6:32 pm

pois se fossem 85 euros sempre era mais facil. mas a minha vet pede-me 150 euros por cada gata visto que muito provavelmente ninguem deve querer a pequena vou ter que esterilizar as duas.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 02, 2009 6:39 pm

pois, 300€ é muito dinheiro, realmente... :| mas a pequenina só deve ser esterilizada por volta dos 6 meses (disse que ela nasceu à pouco tempo), por isso, deve ter algum tempo para juntar um pouco, não tem de ser tudo junto...
tente procurar noutros vets, informe-se... mas convém ser o mais rápida possível, para bem delas!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

terça jun 02, 2009 7:35 pm

Sim vou-me informar de vários vets e fazer isto o mais rápido possivel.
Obrigada pelas sugestões.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça jun 02, 2009 7:46 pm

Olhe eu vou ser muito directa.

Deu os gatos mas sabe a quem?
Fez triagem para ver se os abandonam já a seguir?

Compreendo perfeitamente que 300 euros é muito dinheiro mas não vai esterilizar já a bebé.
Para essa ainda faltam pelo menos 3 meses.

Dar a pilula mais tarde ou mais cedo vai fazer tumores e depois ou não trata a gata e a deixa morrer num enorme sofrimento ou então tem de a operar e garanto-lhe que vai gastar bem mais de 300 euros.

Portanto, no seu lugar e, uma vez que se vejo que gosta das suas meninas, inscrevia-me numa das associações que há em Lisboa e começava já pela mais velha.
Penso eu, não tenho a certeza que na AZP, por exemplo são 75 euros e entretanto ia fazendo um mealheiro para a outra.

Peço desculpa se lhe pareci indelicada com o meu post mas, se for a www.felinus.org, ou mesmo aqui ás adopções, verá bebés ás cabazadas.
Gatinhos nascidos na rua, a sofrer que ninguem quer e a que os nascidos em casa vão tirando o lugar.

Espero que não fique zangada.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”