Fractura na Coluna

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SMMMJ
Registado: quarta abr 29, 2009 6:59 pm
Localização: 4 cadelas SRD; 1 gata; 1 gato; 1 Tartaruga faces rosadas

sábado jun 06, 2009 10:21 pm

Olá Foristas.

Sou frequentadora da arca há vários anos, tendo-me inscrito há pouco tempo, e nunca abri um tópico, peço por isso desculpas se algo não estiver correcto.

Após pesquisa e não tendo encontrado nada, venho então tentar por este meio.

Encontrei esta semana um gatinho no lixo :evil: . Acolhemos cá em casa dito cujo, fui a correr ao supermecado/loja de animais mais próxima arranjar tudo o necessário, e marquei consulta no Vet. para esse mesmo dia.

Já em casa notámos que algo estava mal com as suas patinhas de trás.

:( . No Vet. fez além do normal um Rx em que foi detectado uma pequena fractura já sarada no final da coluna :cry: .
O Vet. disse que as patinhas estão tortas por esse motivo mas que tem sensibilidade e força e que com o tempo é capaz de ficar melhor, nunca perfeito mas melhor.

Ora depois deste testamento a minha questão é:

Alguém já passou por semelhante situação ou tem conhecimento de tal?
Se a recuperação é possivel dentro de certos limites e qual a experiencia com tal?

Desde já o obrigado pelas possíveis respostas.

Sara
Última edição por SMMMJ em sábado jun 06, 2009 11:29 pm, editado 1 vez no total.
vasco93
Membro Júnior
Registado: sábado mai 30, 2009 7:49 pm

sábado jun 06, 2009 10:42 pm

bem eu não posso ajudar , mas ainda bem que recolheu essa gatinha do lixo,
as melhoas... vai tudo correr bem :P
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jun 07, 2009 8:53 am

Bom dia SMMMJ.

Se esse caso fosse meu, eu iria a uma segunda opinião para obter respostas concretas no sentido de saber se o animal, mesmo a ficar com possível parcial défice de movimento, se esse tipo de défice... iria implicar na qualidade de vida ao longo do seu futuro...?!

Anote que existem "N" gatos sem uma pata, p.ex., e a terem uma boa qualidade de vida já que se adaptam muito bem ao seu "handicap". Portanto... :wink:
Um bem haja pelo seu altruísmo… :wink:

Boa sorte e desejo-lhe uma boa decisão, seja ela qual for a que tome...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo jun 07, 2009 8:55 am

Eu só posso dar-lhe os parabéns por ter adoptado o gatinho... e por mostrar tanto interesse na saúde dele!!
As melhoras para o pequeno!! Boa sorte!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo jun 07, 2009 9:51 am

Bem, nunca me aconteceu nada suquer parecido mas ocncordo com a Leo e acho que não custa nada pedir uma segunda opinião talvez até num hospital veterinário perto de si.

Os meus sinceros parabéns pela atitude que teve e boa sorte para o seu menino! Vai ver que tem aí um amigo para a vida :wink:
Su
omega3876
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 9:15 am

domingo jun 07, 2009 12:15 pm

Boas.

a unica experiência que eu tive de um gato com a coluna partida, foi de um gatarrão que apanhámos aqui em Vila Real. logo quando o apanhámos (com arranhões e dentadas à mistura) notámos que ele não mexia as patas traseiras nem a cauda.

levámo lo ao vet, que fez imediatamente um raio-x para confirmar o que já suspeitávamos. secção quase total do canal medular, coluna partida... o gato apenas tinha sensibilidade profunda. nem pensei duas vezes, mandei logo eutanaziar...

no seu caso, eu pedia uma segunda opinião a outro vet. mas se o gatinho consegue ter uma razoável qualidade de vida, consegue movimentar-se para ir comer, consegue fazer as necessidades sozinho, acho que essa pequena deficiencia não irá afectar assim tanto! :wink:
SMMMJ
Registado: quarta abr 29, 2009 6:59 pm
Localização: 4 cadelas SRD; 1 gata; 1 gato; 1 Tartaruga faces rosadas

domingo jun 07, 2009 1:25 pm

Agradeço as vossas respostas e esclareço:
eu iria a uma segunda opinião para obter respostas concretas
Confio bastante no vet dos meus animais, que disse que o gatinho com o crescimento, já que só tem mês e meio, irá se desenvolver e mesmo que as patas não fiquem perfeitas ele habitua-se a funcionar com elas.
Mas se calhar uma segunda opinião não fazia mal!?
secção quase total do canal medular, coluna partida... o gato apenas tinha sensibilidade profunda
O Simão não fez uma fractura assim tão feia e corre, pula, faz as necessidades, tudo o que um gato faz, mas sempre se nota que o andar dele não é "direito".

Admito que o meu desconhecimento de tais situações me fez ficar um pouco preocupada e os poucos casos que conhecia eram fatais e com gatos adultos que teriam sofrido qualquer acidente.
Nunca me tinha deparado com uma situações destas, pois o que aconteceu ao Simão deve ter sido logo à nascença ou muito pouco tempo depois, e enquanto a coluna sarava ele desenvolveu mal as patas de trás.
Esse meu absoluto desconhecimento de tais casos é que me fez vir aqui saber se alguém já tinha lidado com uma situação destas. mais para saber as possiveis causas de tal ter acontecido,que admito não perguntei a quem de direito (Vet) porque no momento nem me lembrei, e evolução ao longo dos anos de tais casos.

Tenho tentado brincar muito com o gato para que ele desenvolva mais os musculos das patas e pode ser que com o tempo deixe de se notar tanto, pelo menos essa é a minha esperança.

Sara
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 07, 2009 5:21 pm

fale com alguém entendido e tente fazer um tipo fisioterapia. quando o serafim ficou paraplégico, massava-lhe as pernas com uma pomada e fazia-lhe ginástica
anjjazul
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo jun 07, 2009 6:38 pm

SMMMJ Escreveu:Agradeço as vossas respostas e esclareço:
eu iria a uma segunda opinião para obter respostas concretas
Confio bastante no vet dos meus animais, que disse que o gatinho com o crescimento, já que só tem mês e meio, irá se desenvolver e mesmo que as patas não fiquem perfeitas ele habitua-se a funcionar com elas.
Mas se calhar uma segunda opinião não fazia mal!?
Acho que não se trata de não confiar no vet em questão... mas, por vezes, uns métodos de trabalho resultam melhor que outros...

Tenho um exemplo...
Gosto bastante da vet da minha gata... e vai lá muita gente porque a senhora, além de trabalhar muito bem, trata muito bem os animais...
E tenho uma vizinha que levava lá a cadela e a Sasha estava com uma otite e o tratamento da veterinária não estava a resultar... a minha vizinha levou a cadela a um outro vet e o tratamento começou logo a fazer efeito e ela ficou bem...
Nesse caso, concordo com a segunda opinião... Não custa nada e sempre vê as várias opções que pode ter :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

domingo jun 07, 2009 10:00 pm

Muito sinceramente, se o gato corre, brinca, salta e come e faz tudo o resto...eu no seu caso não me preocupava.Provavelmente se estava no "lixo" é porque alguém o pôs lá e essa mesma pessoa secalhar é que lhe fez a fractura ao atirar com ele.
Ele ainda é mt pequeno, de certeza que vai ficar bem e se ficar um pouco torto também não faz mal, o importante é que tem alguém que o salvou, que gosta dele e que nunca vai deixar que lhe falte nada...e por isso vai ser um gatinho feliz!!! :wink:
<p class="fr">"Antes de ter amado um animal, parte da nossa alma permanece desacordada."</p>
<a class="autor" href="http://www.pensador.info/autor/Anatole_France/">Anatole France</a>
Responder

Voltar para “Gatos”