Mudar ou não de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

terça jun 16, 2009 6:49 am

A dúvida que eu vou colocar a mim parece-me descabida por isso mesmo a vou colocar aqui que sei que há gente muito experiente. daqui a mais ou menos 3 meses vou mudar de espaço. ma vivenda com muito espaço exterior. Claro que ando entusiasmada, mas ao mesmo tempo preocpada com as minhas gatas. Sei que são territoriais e estou com receio de elas me fugirem para o apartamente que fica a poucos metros da vivenda.
em conversa com uma pessoa amiga que também coleciona gatos, cães.... ela disse-me que o melhor seria não as levar, uma vez que vou manter o apartamento poderia deixa-las cá e vir todos os dias abrir as janelas e dar-lhes de comer, e ficar um pouco com elas, que elas não iam sentia a nossa falta :? . Fiquei sem resposta e veio-me à cabeça a Xica da minha mãe que ficou 3 meses em casa (no quintal habituada a estar dentro de casa) quando ela esteve doente, e nunca se afastou de lá, ao fim desse tempo a minha mãe regressou e ela voltou regressou ao sofá. Com a morte do meu pai, herdei como é obvio alguns dos seus bens, entre eles a Xica, e esta não me parece ter icado muito triste de estar sempre dentro de casa. Eu não as quero deixar aqui, quero que elas se habituem à nova casa e ao novo espaço, quero que brinquem cá fora( o meu marido já está a tentar por uma elevação nos muros de forma a elas não sairem), mas que regresse para comer e dormir. nfim estou baralhada. Setria melhor mante-las cá? Obrigada
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

terça jun 16, 2009 7:52 am

godita Escreveu:(...) Eu não as quero deixar aqui, quero que elas se habituem à nova casa e ao novo espaço, quero que brinquem cá fora( o meu marido já está a tentar por uma elevação nos muros de forma a elas não sairem), mas que regresse para comer e dormir. nfim estou baralhada. Setria melhor mante-las cá? Obrigada
Porque não dá uma vista de olhos neste tópico? Tem umas ideias de semi-liberdade...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68706

:wink: :wink:
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. Pêlos e penas. Pele, escamas e carapaças. Enfim... todos!!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 16, 2009 1:05 pm

Se elas são gatas de apartamento, não estão nem habituadas ao exterior, o melhor é continuarem assim, na nova casa!! Não concordo em deixa-las no apartamento, digam o que disserem, elas precisam dos donos e acabam por se ambientar à nova casa...
Comece por fazer uma apresentação gradual, leve-as para verem a casa, uns dias depois deixe-as passear pela casa, de dia para dia aumente o tempo que elas lá passam e depois quando as levar de vez elas não sentem tanto!!
Mas não as deixe ter assim acesso ao exterior, ou então limite uma zona na qual elas possam passear no exterior, mas não possam escapar!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
mixana
Membro
Registado: segunda out 20, 2008 9:41 am
Localização: Buffy, Kiara, Timon, Simba e os restantes animais dos meus pais e sogros

terça jun 16, 2009 1:22 pm

Acho que eles se vão habituar à nova casa sem problemas. E para onde vão os donos devem ir os gatos, eles gostam de estar connosco e não sozinhos, fechados num apartamento. Quanto a deixa-los ir para a rua, penso que dado que não estão habituados a sair, devem continuar dentro de casa. Se tiver condições que tornem a sua saída para além dos muros da propriedade impossível, então pode deixa-los ir até ao jardim, caso contrário não. Eles desconhecem os perigos que existem na rua e mesmo quando estão habituados, os perigos são tantos que é preferível que não vão à rua. Jé perdi a conta aos gatos que morreram atropelados, envenandos e atacados por cães em casa dos meus sogros e outros desapareceram, sem nunca sabermos o que lhes aconteceu.
catarinamar
Membro
Registado: terça mar 11, 2008 5:49 pm

terça jun 16, 2009 1:28 pm

Concordo com todas as respostas ... pense assim: o que é preferivel pa as gatinhas ficarem sem a casa que estão habituadas ou ficarem sem os donos que as acolheram e lhe deram amor e carinho...a resposta é obvia :D !! Leve as e também não as deixe sair d casa...e se sairem pense em soluções....subir muros, redes...trelas, sempre vigiadas e controladas...O que elas mais querem de certeza é estarem ao pé de si ...nem que seja na China!! Boa sorte
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jun 16, 2009 3:11 pm

Boas tarde,

Você consegue mesmo pensar em deixar os gatinhos fechados no apartamento e só lá ir para tratar deles e estar lá um bocadito?

Eu não conseguia... :( e se você gosta dos seus animais, acho que também não vai conseguir! :wink:

Então, na minha opinião, deve levar os seus gatinhos, deve mantê-los dentro de casa, até que eles se habituem ao novo lar... gatinhos são curiosos por natureza e por isso não os deixe andar à vontade logo de inicio, para que não vão para onde não devem... mas se o seu marido está a tratar de arranjar solução para evitar que os gatinhos saiam... melhor! :wink:

Com o tempo você pode deixá-los ir para o espaço protegido. Efectivamente os animais são mais felizes tendo alguma liberdade! Nós que não lhes podemos dar essa liberdade sem os pôr em risco, é evidente que os devemos manter em casa... mas se lhes pudermos permitir de alguma forma um pouco de ar livre, acho que é melhor!

Veja neste tópico a sugestão que a LeonildeCarvalho dá para protecção, com rede, que até nem fica muito cara:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Todavia, penso que quando não estiverem em casa, devem manter os animais dentro de casa, para que não tenham tendência a "desaparecer"...

Esta é a minha opinião, lógicamente que discutivel... :wink:
BC93
Registado: quarta jun 03, 2009 11:18 pm

terça jun 16, 2009 3:18 pm

godita Escreveu:A dúvida que eu vou colocar a mim parece-me descabida por isso mesmo a vou colocar aqui que sei que há gente muito experiente. daqui a mais ou menos 3 meses vou mudar de espaço. ma vivenda com muito espaço exterior. Claro que ando entusiasmada, mas ao mesmo tempo preocpada com as minhas gatas. Sei que são territoriais e estou com receio de elas me fugirem para o apartamente que fica a poucos metros da vivenda.
em conversa com uma pessoa amiga que também coleciona gatos, cães.... ela disse-me que o melhor seria não as levar, uma vez que vou manter o apartamento poderia deixa-las cá e vir todos os dias abrir as janelas e dar-lhes de comer, e ficar um pouco com elas, que elas não iam sentia a nossa falta :? . Fiquei sem resposta e veio-me à cabeça a Xica da minha mãe que ficou 3 meses em casa (no quintal habituada a estar dentro de casa) quando ela esteve doente, e nunca se afastou de lá, ao fim desse tempo a minha mãe regressou e ela voltou regressou ao sofá. Com a morte do meu pai, herdei como é obvio alguns dos seus bens, entre eles a Xica, e esta não me parece ter icado muito triste de estar sempre dentro de casa. Eu não as quero deixar aqui, quero que elas se habituem à nova casa e ao novo espaço, quero que brinquem cá fora( o meu marido já está a tentar por uma elevação nos muros de forma a elas não sairem), mas que regresse para comer e dormir. nfim estou baralhada. Setria melhor mante-las cá? Obrigada
Bom, eu também tenho uma gato e uma cadela e mudei de casa!
A cadela já sabia que se ia habituar, o que foi mais preocupante foi o gato pois vivia numa moradia com um terreno bem grande e ele praticamente só vinha a casa comer, dps mudei para uma moradia sem espaço exterior e ele até se tornou um gato caseiro e está mais manso, cada animal é um animal mas acho que se habituam.

;)
Pitest
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 4:42 pm

terça jun 16, 2009 4:18 pm

Não siga esses conselhos de "quem colecciona animais" :o (são coleccionaveis?)

Leve-os para o novo apartamento, siga os conselhos que foram aqui dados.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jun 16, 2009 5:46 pm

godita Escreveu:A dúvida que eu vou colocar a mim parece-me descabida por isso mesmo a vou colocar aqui que sei que há gente muito experiente. daqui a mais ou menos 3 meses vou mudar de espaço. ma vivenda com muito espaço exterior. Claro que ando entusiasmada, mas ao mesmo tempo preocpada com as minhas gatas. Sei que são territoriais e estou com receio de elas me fugirem para o apartamente que fica a poucos metros da vivenda.
:o As minhas desculpas mas só o facto de pensar isto para mim já é surreal. Mudar de casa e deixar os animais no apartamento antigo? Como inquilinas? Com visitas diárias? :o :o :o :o
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”