ACONSELHAMENTO A INICIADOS DONOS DE GATAS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jun 16, 2009 9:21 pm

Aconselhamento importante a iniciados donos de felinos; FÊMEAS.

As gatas adultas, mesmo que jovens adultas, inteiras, ou castradas, mesmo que castradas após ter havido a ocorrência de cios antes da castração, são mais susceptíveis de formação de Tumores de vária espécie, no organismo reprodutor nas inteiras, e uma incidência de relevo no que respeita a Tumores mamários, nas já castradas.

Como tal, deve existir, por parte dos Proprietários, atenção a este facto e tentar, atempadamente, aperceberem-se da possível existência destes Tumores, para isso fazendo, eles próprios, apalpação das mamas das fêmeas que possuam, sem deixar de a levar a consultas Veterinárias, no mínimo Anuais, mesmo que não consigam detectar nódulos, pois estes, de imperceptíveis que nos possam ser por, por vezes, não nos serem susceptíveis de se sentirem por apalpação, pela ausência de formação Veterinária.

Assim, evita que a sua fêmea, por dedução enganosa, esteja a desenvolver um mal extremamente mortífero se não detectado atempadamente, em que tardiamente se veio a revelar do que a condenará à morte, com muito sofrimento, por falta duma consulta regular, necessária, atempada e devida (!!!) pelo respeito e carinho que qualquer Proprietário diz sentir pela sua fêmea.

Ainda, fêmeas castradas, deixam de ter o seu regular sistema hormonal activo, o que as leva a alterações metabólicas. Por esta alteração, a fêmea tem tendência a engordar desmedidamente, comprometendo toda a sua saúde se, o Proprietário não tiver o cuidado, extremamente necessário, de lhe facultar uma dieta específica para “gatos castrados", com rações adequadas, existentes nas Lojas Veterinárias, Lojas de Animais e até em hipermercados das grandes superfícies, além do exercício físico para manutenção do peso, sistema respiratório e sistema vascular, entre outros…

Neste tipo de rações para “gatos castrados”, existem variadas marcas, umas de melhor qualidade que outras, umas mais caras que outras e, muitos Proprietários optam pelo mais barato, geralmente as de supermercado, pensando pouparem dinheiro mas que, contrariamente, não o pouparão desta forma e explico o porquê da minha afirmação:

Uma ração para ser barata, não tem, de forma alguma, os ingredientes mais precisos para uma eficiente continuidade e manutenção na saúde da sua fêmea, havendo défices nutricionais; proteicos, vitamínicos, de sais e minerais bem como outros défices, para além de conterem gorduras excessivas e químicos adicionais, que só o prejudicarão, a médio ou longo prazo e todo o dinheiro que pensa ter poupado na ração barata que compra, irá despende-lo da pior forma; em consultas Veterinárias porque no animal, por exemplo:

Cai-lhe muito pêlo além da falta de brilho Natural

Tem alterações gástricas

Começa a urinar fora da caixa W.C.

Apresenta urina concentrada.

Apresenta diminuição da visão.

Apresenta ausência da vontade de actividade física.

Apresenta acentuadas alterações de peso

Revela-se sempre esfaimado apesar de comer

Ou apresenta peso excessivo que o leva à obesidade e consequentemente lhe compromete toda a saúde e que acaba por levar o Proprietário a consultar o Veterinário para se efectuarem exames complementares de diagnóstico que, todos já se aperceberam serem extremamente dispendiosos, para além de tratamentos, por vezes de longos períodos, uns até para toda a vida do animal doente, quando tudo isto era bem desnecessário se os Proprietários se informassem melhor, seja com Veterinários ou com alguém experiente nesta matéria, já para que não subsista a desconfiança de que “o Veterinário aconselha uma ração mais cara porque tem interesses por detrás”; como se costuma dizer “puxa a brasa à sua sardinha porque até vende ou apresenta determinadas marcas de rações” quando a realidade não é esta mas sim o factor SAÚDE!

Não esquecer ainda o facto de que uma ração de fraca qualidade, as mais baratas, não saciam o animal, fazendo com que ele para se sentir saciado tenha que ingerir muito mais quantidade de granulado (ração) dessas marcas mais baratas.

Em contrapartida, ao proporcionar uma ração de qualidade ao animal, este, com uma menor quantidade ingerida por refeição, sente-se muito mais saciado. Logo, se fizer bem as contas entre as quantidades ingeridas, por comparação de quantidades ingeridas, entre uma ração barata e as quantidades ingeridas duma de melhor qualidade, constata que a mais barata não o compensou na “poupança” que pensava estar a fazer e que só prejudicou, animal e Proprietário, a todos os níveis…!

Muitas das maleitas nas gatas castradas, estão associadas à deficiente dieta que os donos lhes proporcionam. Então, como referido, o dinheiro que pouparam por Kg de ração da mais barata, acaba por o fazer despender muito mais em Consultas Veterinárias, para além do desgaste psicológico e físico, por parte do Proprietário, por ter em mãos o sofrimento do seu animal, como produto do que pensava ser uma poupança...

Anote-se que estes conselhos referem fêmeas castradas, mas no que trata a parte alimentar, também se aplica a machos castrados.

Leonilde Carvalho

Imagem
Última edição por leonildecarvalho em sábado ago 21, 2010 2:11 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça jun 16, 2009 10:43 pm

Excelente Leonilde. Eu que não tenho gatos já fiquei bastante elucidada principalmente em relação a esterilizações e suas consequências. Um bom tópico para passar para os inamovíveis. :wink:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça jun 16, 2009 11:14 pm

marijonscp Escreveu:Excelente Leonilde. Eu que não tenho gatos já fiquei bastante elucidada principalmente em relação a esterilizações e suas consequências. Um bom tópico para passar para os inamovíveis. :wink:
Obrigada e já lá está :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jun 17, 2009 11:55 am

Eu pesava que a possibilidade de tumores mamários em gatas esterilizadas fosse mesmo muito muito reduzida, quase nula... :|

Através da apalpação, aquando de um tumor mamário, o que sentimos?? Um caroço??
É... sou novata, a minha pestinha só tem 2 anos e eu nunca tive gatos antes!! :oops:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta jun 17, 2009 1:10 pm

Leo, mais um óptimo tópico, será uma mais valia, para quem tem vontade de fazer o melhor pelos seus felinos, mas que por desconhecimento nem sempre o faz da melhor forma.
mOreirinha01 Escreveu:Através da apalpação, aquando de um tumor mamário, o que sentimos?? Um caroço??
É... sou novata, a minha pestinha só tem 2 anos e eu nunca tive gatos antes!! :oops:
Sim. pode sentir um carocinho, no ínicio muito minúsculo, se a palpação não fôr muito minuciosa quase não se dá por ele, mas aumenta de tamanho muito rápidamente e muitos donos só se apercebem, quando estão bastante desenvolvidos e por vezes já tarde de mais, já que estes tumores sáo muito evasivos.
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 1:16 pm

MiausRafa Escreveu:Leo, mais um óptimo tópico, será uma mais valia, para quem tem vontade de fazer o melhor pelos seus felinos, mas que por desconhecimento nem sempre o faz da melhor forma.
mOreirinha01 Escreveu:Através da apalpação, aquando de um tumor mamário, o que sentimos?? Um caroço??
Sim. pode sentir um carocinho, no ínicio muito minúsculo, se a palpação não fôr muito minuciosa quase não se dá por ele, mas aumenta de tamanho muito rápidamente e muitos donos só se apercebem, quando estão bastante desenvolvidos e por vezes já tarde de mais, já que estes tumores sáo muito evasivos.
Obrigada!! :wink:

Então, se a gata castrada não tiver uma alimentação adequada e engordar, mais difícil será detectar um tumor!? :|

Tópico bastante interessante!!
Eu estava bastante despreocupada em relação a este tema... mas agora sei que tenho de ter atenção a isto!!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 1:41 pm

mOreirinha01 Escreveu:Eu pesava que a possibilidade de tumores mamários em gatas esterilizadas fosse mesmo muito muito reduzida, quase nula... :|
Sim, são mais reduzidas se a gata tiver sido castrada antes de terem havido cios :wink: mas mesmo que tenha sido castrada antes de terem havido cios NUNCA é de excluir a infeliz possibilidade de desenvolverem Tumores mamários.
Portanto, nada como prevenir... atempadamente!!!
Por vezes não se sentem nódulos mas desde que se sinta uma ligeira fibrose, tal como nas mulheres, já é de levar a gata ao Vet porque, por vezes por detrás duma fibrose, por muito ligeira que seja, pode estar algo mais...!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 1:46 pm

MiausRafa Escreveu:Leo, mais um óptimo tópico, será uma mais valia, para quem tem vontade de fazer o melhor pelos seus felinos, mas que por desconhecimento nem sempre o faz da melhor forma.
Por isso mesmo e porque muito se fala de rações neste forum e muitos insistem em alimentar gatos castrados de forma inadequada após a castração, resolvi alertar...!
Assim, se algo grave acontecer a quem insista em não dar muita atenção a determinados conselhos, de variados foristas mais experientes, que estão em muitos tópicos, pelo menos eu não fico com remorsos de não ter perdido apenas uns minutos, alertanto... em benefício de animais que poderiam ser salvos atempadamente :wink:

Obrigada, MiausRafa :wink: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 1:54 pm

leonildecarvalho Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:Eu pesava que a possibilidade de tumores mamários em gatas esterilizadas fosse mesmo muito muito reduzida, quase nula... :|
Sim, são mais reduzidas se a gata tiver sido castrada antes de terem havido cios :wink: mas mesmo que tenha sido castrada antes de terem havido cios NUNCA é de excluir a infeliz possibilidade de desenvolverem Tumores mamários.
Portanto, nada como prevenir... atempadamente!!!
Por vezes não se sentem nódulos mas desde que se sinta uma ligeira fibrose, tal como nas mulheres, já é de levar a gata ao Vet porque, por vezes por detrás duma fibrose, por muito ligeira que seja, pode estar algo mais...!

Leo
Quando foi castrada, a Luz já tinha tido o cio... e o último foi bem forte...
Vou ficar atenta... aliás, eu fui logo a correr ver se estava tudo bem, e parece-me bem fofinha... e sexta vamos à vet, vou pedir que ela faça uma apalpação, se possível!!
Obrigada :!:
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 1:59 pm

mOreirinha01 Escreveu: Então, se a gata castrada não tiver uma alimentação adequada e engordar, mais difícil será detectar um tumor!? :|

Tópico bastante interessante!!
Eu estava bastante despreocupada em relação a este tema... mas agora sei que tenho de ter atenção a isto!!
Se engordar demais, há muita coisa que aparentemente não nos é detectável atempadamente, até que o animal dê sinais de doença e, quando os dá, por vezes é já tardiamente, com todas as consequências ao que uma doença que não foi logo detectada, pode acarretar!
Portanto é demais importante para manutenção duma saúde estável, os gatos castrados alimentarem-se duma ração adequada à sua condição antes de... :wink:
Ainda sobre mais gorda... claro que quanto mais "banhita" no abdómen, menos pssibilidades se tem de detectar/sentir nódulos. Mas, isto para um leigo :wink: Porque nas mãos dum Vet, eles detectam, acredite :wink:
Por vezes também existem nódulos de gordura/sebáceos mas, lá está... e que dono irá saber destrinçar se é gordura (Lipoma) ou se um Tumor? Aliás, um Lipoma é um Tumor, só que benigno! :wink:

Por todos estes motivos é que é muito bom manterem-se Consultas veterinárias, regulares, com os nossos animais :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jun 17, 2009 2:02 pm

Olá!

Outra vez um bom tópico, com informação preciosa! :wink:

Por acaso este faz-me pensar numa dúvida com que fiquei aquando da esterilização da Rita... eu já falei outra vez com a vet sobre isso e ela voltou a dizer o mesmo!

Quando foi esterilizada, à pergunta que fiz sobre se devia passar a dar ração para gatos esterilizados, a vet disse-me que ainda não seria necessário... a Rita não é gorda e ainda está a desenvolver, pelo que passaria sim a dar a ração de adultos, porque ela ainda necessitaria de nutrientes que já não estariam presentes na de castrados!

No outro dia quando lá fui por causa das bolas de pelo, voltei a perguntar isso da ração... ela só me disse que se a gata não estiver a engordar, para lhe passar a dar a ração de castrados depois do ano de idade...

Eu confio na minha vet... mas o que leio por aqui é que quase todos vós dão essa depois da esterilização... É?
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 2:13 pm

pathelen Escreveu:Olá!

Outra vez um bom tópico, com informação preciosa! :wink:

Por acaso este faz-me pensar numa dúvida com que fiquei aquando da esterilização da Rita... eu já falei outra vez com a vet sobre isso e ela voltou a dizer o mesmo!

Quando foi esterilizada, à pergunta que fiz sobre se devia passar a dar ração para gatos esterilizados, a vet disse-me que ainda não seria necessário... a Rita não é gorda e ainda está a desenvolver, pelo que passaria sim a dar a ração de adultos, porque ela ainda necessitaria de nutrientes que já não estariam presentes na de castrados!

No outro dia quando lá fui por causa das bolas de pelo, voltei a perguntar isso da ração... ela só me disse que se a gata não estiver a engordar, para lhe passar a dar a ração de castrados depois do ano de idade...

Eu confio na minha vet... mas o que leio por aqui é que quase todos vós dão essa depois da esterilização... É?
Claro que há casos e casos...e logicamente há gatas que apesar de castradas a alteração metabólica não lhes deu para engordar e muitas delas até estão ainda em idade de desenvolvimento em que precisam de determinadas quantidades de nutrientes que uma ração para castrados os tem em menor quantidade...

E, esta é mais uma prova de que se DEVEM efectuar consultas Veterinárias, regulares, que para além de prevenir males maiores em determinadas patologias, aconselha mediante o caso do animal que está a examinar, como foi o teu caso, Pathelen :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jun 17, 2009 2:31 pm

Pois. é isso...! :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano

quarta jun 17, 2009 2:35 pm

leonildecarvalho Escreveu:Ainda sobre mais gorda... claro que quanto mais "banhita" no abdómen, menos pssibilidades se tem de detectar/sentir nódulos. Mas, isto para um leigo :wink: Porque nas mãos dum Vet, eles detectam, acredite :wink:
Sim, acredito...
Mas muitas gatas não toleram ser tocadas por pessoas estranhas, o que dificulta o trabalho dos vets, por isso o dono tem de estar atento... Daí a dizer que se elas estiverem mais gordinha, mais difícil é, para os donos, detectar algo... :wink:
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

quarta jun 17, 2009 3:35 pm

:D mais uma vez parabens pelo tópico, mais uma lição de sabedoria para ficar mais atenta a minha Ziggy.
Obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”