Fibrossarcoma Infiltrativo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mbm1986
Membro
Registado: segunda mai 25, 2009 11:05 am

sexta jun 19, 2009 10:18 am

Uma das minhas gatas tinha uma massa anómala no lombo...

Os veterinários retiraram a massa e após a biópsia surgiu o diagnóstico, que só o nome já parece horrível: fibrossarcoma infiltrativo.

Os vets. dizem que a única coisa que se pode fazer agora é apertar a vigilância à zona lombar, pois existe 70% probabilidades de reincidência, e entre 10 a 20% de metastizar para os músculos... :(

Por favor, se alguém já tiver passado pelo mesmo, fale-me da sua experiência, se o seu gato continuou a ter qualidade de vida, etc.

Estamos todos apreensivos quanto a isto, mas a Breezer (a gatita) está tal e qual, com o mesmo mau feitio, roliça e traquinas...

Cumprimentos *** :D
Última edição por mbm1986 em sexta jun 19, 2009 10:49 am, editado 2 vezes no total.
itait
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:59 pm

sexta jun 19, 2009 10:25 am

Nunca ouvi falar nessa doença, mas... boa sorte e tudo de bom para a gatinha :wink:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jun 19, 2009 11:00 am

Bom dia...

Conhecimento em particular não tenho, felizmente...

Mas uma vez no vet, ouvi qualquer coisa sobre isso, por causa de um gatito que lá estava... isso não tem a ver com os nódulos que se formam após a vacinação e no caso de não serem inspeccionados?!

Desculpem a minha ignorancia, mas foi a ideia com que fiquei.. :oops:

Lamento imenso a situação da gatinha... mas se a gatinha está bem, é realmente continuar a vigiar e fazer a vigilância necessária, para agir em tempo util...

Boa sorte.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 19, 2009 11:17 am

É um tipo de cancro que infelizmente está associado a certas vacinas. Aqui há uns tempos a Mia apareceu com uns nódulos no lombo que me fizeram ir a correr para o vet fazer biópsia. Por sorte revelaram-se como nódulos de gordura.

Deixo um artigo sobre o assunto da SPMV:
http://www.spmv.org.br/conpavet2004/pal ... cinais.doc

Espero sinceramente que a cirurgia tenha removido todo o tecido maligno e que não haja metástases ou recaídas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mbm1986
Membro

sexta jun 19, 2009 11:35 am

Pois, o veterinário também falou da vacinação, e não sei que adjuvantes, mas que hoje em dia as vacinas ja estão preparadas no sentido de tentar evitar estas situações...

Só que ela já levou a última vacina vai fazer quase 2 anos, são gatas de casa, nunca saem, e por questões financeiras decidimos não vacinar as gatas, e só à cerca de 3 semanas detectámos o nódulo, ainda muito pequeno, do tamanho duma ervilha, levámo-la logo ao veterinário e os resultados da biopsia chegaram ontem (feriados peleo meio, lab. espanhol, etc.). Se soubesse nunca a tinha era vacinado, fogo...

Não sei mesmo que faça, para já estou apavorada, mas não quero sofrer por antecipação... Agora é mesmo só esperar para ver não é verdade? Pode ser que ela esteja naqueles 30% em que não há reincidências...

Mas muito obrigado...

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta jun 19, 2009 12:23 pm

tive uma com essa doença e duvido que o problema tenha surgido da vacina.
normalmente removem o tumor mas infelizmente o da kitty nunca pode ser tirado. fez várias sessões de quimioterapia. durante uns 6 meses, andou muito bem. os outros seis foram de uma morte lenta. o tumor cresceu imenso, dava comichão, ela sangrava e afectou uma perninha. quando a pele estalou e começou a sangrar muito, decidi acabar com tanto sofrimento. o pior é que ela comia, pedia festas.... mas era demais ve-la assim. durou um ano.
com a remoçao, podem durar muito mais. ou não :cry:
anjjazul
pathelen
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:05 pm

anjjazul Escreveu:tive uma com essa doença e duvido que o problema tenha surgido da vacina.
normalmente removem o tumor mas infelizmente o da kitty nunca pode ser tirado. fez várias sessões de quimioterapia. durante uns 6 meses, andou muito bem. os outros seis foram de uma morte lenta. o tumor cresceu imenso, dava comichão, ela sangrava e afectou uma perninha. quando a pele estalou e começou a sangrar muito, decidi acabar com tanto sofrimento. o pior é que ela comia, pedia festas.... mas era demais ve-la assim. durou um ano.
com a remoçao, podem durar muito mais. ou não :cry:
O caso de que falei, que ouvi na vet... foi um gatito que precisamente lhe tinha apanhado uma patinha traseira... estava lá para considerar a hipotese de amputação... :( foi quando ouvi a vet falar que são geralmente de origem vacinal... :(
mbm1986
Membro

sexta jun 19, 2009 1:14 pm

anjjazul, lamento muito a sua perda...

Os vets. da Brize dizeram que conseguiram remover tudo, que a massa estava encapsulada e que não se ligava a nada, estava como que "solta"... Até porque entre o dia em que descobrimos a massa (e lhe tiramos uma radiografia), e o dia em que foi operada, passaram duas semanas e a massa não progrediu muito em termos de tamanho...

A gata nem se queixava quando lá tocávamos, não sangrava nada, não tinha comichão, nada. Inicialmente até pensávamos que tinha sido o microchip a deslocar-se, parecia um duplo bago de arroz, depois é que quando foi retirado se revelou do tamanho duma ervilha...

Também não vou colocar a carroça em frente dos bois, ela agora está bem...

Mas muito obrigado anjjazul por partilhar a sua história, nem sempre as partilhas podem ser de felizes acasos, mas com os infelizes também aprendemos muito...

pathelen
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:19 pm

mbm1986 Escreveu: Também não vou colocar a carroça em frente dos bois, ela agora está bem...

Ora nem mais... :wink:

Se o nódulo estava solto, penso que é uma boa expectativa... e se a gatinha está bem, deve manter a esperança e esquecer o mau presságio... vigiar é apenas a melhor atitude... penso eu!

Que corra tudo bem com a gatinha...

Abraço.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jun 19, 2009 1:20 pm

Os meus levam as vacinas todas na perna embora, no caso de alguns deles, não servir de muito. :roll:

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pathelen
Membro Veterano

sexta jun 19, 2009 1:23 pm

lagutrop Escreveu:Os meus levam as vacinas todas na perna embora, no caso de alguns deles, não servir de muito. :roll:
Não serve de muito porquê?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 19, 2009 1:27 pm

Eu optei por não vacinar a Mia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta jun 19, 2009 2:29 pm

Á Chérie optei apenas por não vaciná-la contra a Leucemia felina pois a Vet na altura disse que andavam a fazer-se estudos para descobrir o porquê de aparecerem fibrossarcomas na zona lomabar (onde se dão as vacinas) e que pensa-se que tenha a ver com o agente condutor dessa mesma vacina (Al).
Como a minha princesa não vai à rua e não tem contacto com outros gatos optei por não correr riscos :wink:

As melhoras da sua menina :!:
Su
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta jun 19, 2009 2:45 pm

A melhor sorte para a gatinha. Esperemos que com a remoção não hajam mais complicações.

As melhoras para ela.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
mbm1986
Membro

sexta jun 19, 2009 3:06 pm

Nós não sabiamos destes riscos das vacinações, e como quando elas eram pequenas andávamos com elas em transportes públicos, optámos por vaciná-las caso houvesse algum problema... Se soubesse o q sei hoje, não tinha vacinado nenhuma gata... É que elas não saem de casa, não contactam com outros gatos... Pensava mesmo que estava a fazer o bem, se soubesse destes "danos colaterais" nunca teria vacinado as bichanas... Enfim, agora já está...

E obrigado pelo apoio... Mantenho a esperança... E ela também, que ainda agora me arranhou por não querer ser incomodada, lol...

Cumprimentos *** :D (a todos os donos e seus amiguinhos não-humanos)
Responder

Voltar para “Gatos”