Técnicas de domesticação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

TigrePantera
Registado: quarta jun 17, 2009 2:50 am

segunda jun 29, 2009 9:41 pm

Olá todos!

Temos dois gatitos em casa que são dois companheiros inseparaveis. Apesar de serem dois jovens ainda não conseguem ter modos com os donos... apesar das nossas tentativas de os deixarmos irem para o quarto dormir connosco eles não se conseguem comportar e não nos deixam dormir... :o :o

Por isso só em alguns fins-de-semanas é que os deixamos... bem irem brincar connosco, quando na realidade nós queremos é dormir.

De forma a podermos dormir eles costumam ficar no seu território, contudo nos ultimos tempos um deles aprendeu a ser ainda mais "carente" e exibicionista pois vai para a porta do quarto e arranha a mesma para nos chamar a atenção de forma continua.

Já exprimentamos repreende-lo, ralhar com ele, , castigá-lo deixando-o preso na cozinha (que bom castigo com comida, os brinquedos, caminha, areia provisória, e o seu companheiro), enfim já não sabemos o que fazer...

Alguém nos pode ajudar com algumas técnicas... sabendo que cada gato é um gato...

Obrigado
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda jun 29, 2009 9:51 pm

Boa noite...

Quando diz jovens... significa que idade?

É que gatos não são faceis de fazer obedecer... a unica coisa que me lembro de dizer é: paciência e calma... eles lá chegarão... :wink: :)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jun 29, 2009 9:57 pm

Olhe, tive uma gata que saltava para a prateleira e com a patinha ia deitando tudo abaixo, uma coisinha de cada vez, até eu me levantar e deixá-la sair para o jardim. Dava-lhe sempre vontade de vadiar pelas 5 da manhã!
Se eu ao deitar não a deixava entrar, fazia banzé à porta!
TigrePantera
Registado: quarta jun 17, 2009 2:50 am

segunda jun 29, 2009 10:21 pm

Têm um anito acabado de fazer...
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

terça jun 30, 2009 9:45 am

:D eu adorava que a minha ziggy fosse capaz de dormir na minha cama, mas é impossivel, pois ninguem dorme, ora morde-nos os pes, ou as orelhas, salta para cima dos moveis e deita tudo ao chão, por isso desde o 2º dia que veio cá para casa que dorme na cozinha, e ela sabe quando é a hora de dormir, pois quando me vê a apagar a luz e fechar a porta acalma, só se manifesta ( mia para nós lhe abrir-mos a porta) quando ouve movimento na casa de manhã.
pathelen
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 9:59 am

Bom dia...

Exactamente como Sado explicou... ou se ensina logo de pequenino que o lugar para dormir é nalguma parte da casa, ou então se se deixa ir para a cama dos donos nem que seja uma vez... estamos feitos... para voltar atrás, temos que ter coragem para não ceder... :wink:

Foi o que aconteceu com a minha gata... um dia por ter muita pena, deixei que ela fosse para a minha cama... e nunca mais de lá saiu... :wink:

Enquanto são pequeninos a hora mais activa é a nocturna, até porque geralmente é quando estamos também em casa... e é bastante complicado que eles fiquem calminhos a dormir, como "gente grande" :wink: mas depois vão ganhando os nossos hábitos e acabam por fazer uma noite descansada... até às 6h da manha... :twisted:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jun 30, 2009 10:27 am

olá!!

a minha gata também não deixava dormir ninguém... se apanhava alguém na cama saltava-nos para cima, mordia-nos, era uma tola... deixá-la ficar durante a noite?? nem pensar...
na primeira noite dormiu comigo, e eu fui toda mordidinha... tudo porque eu metia-lhe a mão, a ver se ela estava bem, e a incomodada queria dormir e pimbas...
a partir da segunda noite passou a dormir na lavandaria, ela era pequenina, dava muito bem... depois começou a crescer, achamos que a lavandaria era pequenita para ela e abrimos a porta da cozinha, o espaço passou a ser maior e ela passou a dormir nas almofadas das cadeiras...
depois vinha o tempo mais frio e decidimos deixá-la andar pela casa (tinha 6/7 mesinhos, se não estou em erro) e escolher um outro sítio para dormir... o meu quarto ficava aberto, para ela poder entrar, se quisesse, os meus pais fechavam o deles... a primeira noite ela andou por lá a vaguear e acabou por ir dormir para a cozinha, a segunda noite já subiu para cima da cama, queria brincar, e assim foi durante uns dias... aquilo era estranho para ela, eu pouco dormia porque ela não parava quieta... depois veio mais frio e ela procurava o quentinho, na minha cama, no inicio eu tinha medo de a magoar, mas depois habituei-me à presença dela, hoje nem a sinto... quando os meus pais viram que ela passava a noite sossegadinha, decidiram abrir o quarto deles, e nas primeiras vezes que ela lá dormiu foi estranho para eles, e para ela, mas depois acabaram por se habituar... agora, às vezes, nem sabemos ao certo onde dormiu a Luz, porque só sabemos que ela está ali quando adormecemos e quando acordamos :lol:
há alturas em que antes de irmos para as camas, ela já está a dormir numa delas... há alturas em que estico a mão para acender ou apagar a luz e sou mordida, porque a menina quer brincar... há alturas em que acordo a meio da noite e a ouço correr pelo corredor, ou a ouço afiar as unhas nos sofás, ou a ouço brincar com as bolinhas dela, ou ouço os tapetes deslizar... mas quando estamos a dormir, é muito raro ela incomodar alguém...

nós fizemos as coisas aos pouquinhos e ela acabou por se habituar bem... mas, dependendo do gato, as primeiras noites podem não ser fáceis... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
CCoelho
Membro Júnior
Registado: terça dez 16, 2008 1:16 pm
Localização: Grey, o gato mais lindo e fofo do mundo (pelo menos para mim)

terça jun 30, 2009 11:15 am

Eu recebi o meu gatito quando ele já tinha 7 meses e já estava habituado a dormir na cama dos donos, por isso vem sempre dormir comigo. Só não vem quando está muito calor (felizmente).
Mas é sempre bem comportado, encaixa-se num cantinho e não chateia nada. Sinceramente, a única alternativa que vejo para o desabituar é mesmo não o deixar entrar no quarto, mas isso não o impede de fazer uma festa no resto da casa...
Sado
Membro Veterano
Registado: sexta abr 03, 2009 11:19 am

terça jun 30, 2009 3:48 pm

:D apesar da ziggy ja estar habituada a dormir na cozinha, quero experimentar ela dormir na minha cama, mas agora é mesmo impossivel, ela nao pára. O meu pontinha e o meu pimpolho sempre dormiram na minha cama, tanto de dia como de noite. Mas o mais engraçado era que a noite pediam autorização para pularem para a cama, e só saltavam quando eu dizia " anda" , eram uns amores os meus meninos.
pathelen
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 3:55 pm

:P A minha Rita dorme aos pés da cama, quando eu me deito ela gosta de se encostar nas minhas pernas, mas depois quando começa a sentir calor, foge... e vai lá para o fundo... no Inverno só dormia em cima do meu robe e se lá não estive ela miava a pedir e não me deixava dormir enquanto eu lá não pusesse o robe... :lol:

Agora como faz calor já não quer o robe... quer um bocadinho de lençol que eu arranjei só para ela e que ela já reconhece que é dela :wink: então mia a pedir o lençol... :P

É uma doçura... dorme toda esticada... e se eu levanto a cabeça para espreitar, ela levanta também e fala comigo... :lol: :lol:

É uma gata faladora... até as visitas acham graça porque ela está sempre a "falar" connosco!
RANX
Membro
Registado: quinta abr 20, 2006 10:22 pm

terça jun 30, 2009 4:05 pm

as minhas gatas tambem nao podem ir para a nossa cama pois ningem dorme.nao param quietas,ora a entrar ora a sair dos lençois.ou entao a quererem ir para cima das nossas almofadas.nas primeiras noites miavam muito a porta do nosso quarto,mas agora ja sabem que nao podem e so aparecem de manha quando abrimos a porta
rodras
Membro Júnior
Registado: sexta mar 13, 2009 7:32 pm

terça jun 30, 2009 8:04 pm

Isto depende de todos os gatos...
Eu durmo sempre com a minha porta aberta mas nem sempre vai dormir na minha cama. Ela não tem sitio certo de dormir ora dorme no sofá, ora dorme nas almofadas das cadeiras da cozinha... :D

Mas quando dorme na minha cama ninguém a sente, nem sequer a vêm pois ela é toda preta!

Rodras
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

terça jun 30, 2009 10:12 pm

Pois isso depende dos gatos e das horas da noite :lol:

A Nokas dorme no quarto quando quer (ou quando fecho a porta do quarto e ela fica la dentro), a Lua dorme sempre na cama, o mais junto possivel de nós, mas quando ta mais calor vai pa caminha dela q fica no quarto.

Claro q ás vezes resolvem andar a brincar uma com a outra! Ai é a loucura é so saltos de 1 lado para o outro em cima de nós... O truque é deixar passar a correria (brincar com elas até elas começarem a brincar uma ca outra) e depois quando elas tiverem ja calmas uma em cada lado tentar dormir.

Normalmente quando acordo tenho 2 gatas a dormir junto a mim... E é complicado quando elas desatam a dar trincas de amor junto aos meus pés pois de vez em quando enganam-se! E nessas alturas de brincadeira eu tenho de me manter o mais "estatua" possivel pois se me mexo pensam q tou a brincar e tungas, trinca!
pathelen
Membro Veterano

terça jun 30, 2009 10:48 pm

pinkstar Escreveu:... e tungas, trinca!
:lol: :lol: :lol: :lol:

E é cada uma... ai..ai!! :wink: :lol: :lol:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

quarta jul 01, 2009 7:33 am

Ah temos de ignorar mesmo, pinkstar...
Noutro dia acordei por volta das 4h, da manhã, para ir à casa de banho... quando voltei para o quarto senti uma coisa bater-me na perna, vi logo que era ela, faz aquilo montes de vezes... pronto, pus-me a brincar com ela, entretanto ela encheu-se e foi dormir para o quanto dos meus pais, já eu, não dormi mais por causa daquela brincadeira toda :roll:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Responder

Voltar para “Gatos”