Uma praga chamada "Gato domestico orgulhosa/ independente"
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Ao longo dos anos, estes animais têm sido domesticados pelo Homem que alimentando-os, fez com que tivessem mais possibilidades de sobrevivência e mais dependentes da raça humana pela facilidade em conseguir alimento.
A inconsciência e falta de cuidado dos seus donos, ou melhor "semi-donos" uma vez que a culpa mora nos que têm os gatos mas dizem que precisam de "socializar"… soltando-os à noite, faz com que este animal traga consequências assustadoras, bem como da criação de colónias de gatos assilvestrados e ferais!
Consequências:
- Como são alimentados pelos donos, possuem maior hipótese de sobrevivência numa selecção que quase já não os afecta (a única selecção natural são os atropelamentos, doenças e por vezes algum miúdo que os mata por prazer) e reproduzem-se exponencialmente (e esses donos ajudam no parto, é incrível!);
- Mais que isso, são uma das principais causas de desequilíbrio ecológico e destruição de muitas espécies animais de várias classes, especialmente no que concerne a aves…
Como combater?
Chegamos a uma altura em que não nos resta outras opções, a não ser as seguintes:
- Legislar de forma a que todos os gatos com dono sejam registados e sejam esterilizados obrigatoriamente;
- Proibir soltar o animal doméstico fora de casa, sem qualquer controlo, e denunciar as pessoas que alimentam os gatos sem dono;
- Captura e esterilização dos gatos sem dono por parte das entidades veterinárias do município, e abate de todas as novas ninhadas selvagens durante uns anos, aprovando programas de esterilização e abate eficazes;
- Criação de locais de recolha que realmente tenham condições para acolher, domesticar e seleccionar animais aptos para adopção esterilizando-os previamente, preservando desta forma a espécie;
- Educação das entidades que recolhem e aplicam multas, deitando abaixo o mito popular que defende que gato é para andar na rua;
Sei que tudo isto pode parecer muito chocante, mas por vezes temos que ser racionais, por um bem comum… A preservação da biodiversidade que compete a todos!
A inconsciência e falta de cuidado dos seus donos, ou melhor "semi-donos" uma vez que a culpa mora nos que têm os gatos mas dizem que precisam de "socializar"… soltando-os à noite, faz com que este animal traga consequências assustadoras, bem como da criação de colónias de gatos assilvestrados e ferais!
Consequências:
- Como são alimentados pelos donos, possuem maior hipótese de sobrevivência numa selecção que quase já não os afecta (a única selecção natural são os atropelamentos, doenças e por vezes algum miúdo que os mata por prazer) e reproduzem-se exponencialmente (e esses donos ajudam no parto, é incrível!);
- Mais que isso, são uma das principais causas de desequilíbrio ecológico e destruição de muitas espécies animais de várias classes, especialmente no que concerne a aves…
Como combater?
Chegamos a uma altura em que não nos resta outras opções, a não ser as seguintes:
- Legislar de forma a que todos os gatos com dono sejam registados e sejam esterilizados obrigatoriamente;
- Proibir soltar o animal doméstico fora de casa, sem qualquer controlo, e denunciar as pessoas que alimentam os gatos sem dono;
- Captura e esterilização dos gatos sem dono por parte das entidades veterinárias do município, e abate de todas as novas ninhadas selvagens durante uns anos, aprovando programas de esterilização e abate eficazes;
- Criação de locais de recolha que realmente tenham condições para acolher, domesticar e seleccionar animais aptos para adopção esterilizando-os previamente, preservando desta forma a espécie;
- Educação das entidades que recolhem e aplicam multas, deitando abaixo o mito popular que defende que gato é para andar na rua;
Sei que tudo isto pode parecer muito chocante, mas por vezes temos que ser racionais, por um bem comum… A preservação da biodiversidade que compete a todos!
Última edição por AlunoBioGeo em sexta jul 10, 2009 1:15 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
o primeiro passo e talvez o mais importante é sem dúvida a esterelização das femeas e castração dos machos! quanto às ninhadas, se não for possivel esterelizar a mãe antes das crias nascerem, então tb concordo com o seu abate, desde que seja de uma forma rápida, e de preferencia assim que nascem! são menos uns quantos desgraçados a mendigar comida na rua...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Em relação ao que está a bold, faço uma ressalva: denunciar as pessoas que alimentam, se os gatos em causa não estiverem esterilizados! Sim, porque já há alguns particulares que, com imenso esforço pessoal, vão esterilizando os animais aos poucos.AlunoBioGeo Escreveu: - Legislar de forma a que todos os gatos com dono sejam registados e sejam esterilizados obrigatoriamente;
Concordo que é necessário proteger a biodiversividade e os próprios felinos, que ficam sujeitos ao atropelamento, à maldade humana e à morte lenta e dolorosa de uma forma geral...
Por muito frias que possam parecer, concordo com a maioria das medidas!
-
- Membro Veterano
Oh mega, claro que sim... Abate de forma mais rápida e indolor possível, mas é mais que necessário! Eu também sou a favor do abate de todo o felino que comprovadamente se tenha especializado ataque espécies protegidas/em perigo, mas isso necessita de muita vigilância e de muito estudo e esforço humano.omega3876 Escreveu:o primeiro passo e talvez o mais importante é sem dúvida a esterelização das femeas e castração dos machos! quanto às ninhadas, se não for possivel esterelizar a mãe antes das crias nascerem, então tb concordo com o seu abate, desde que seja de uma forma rápida, e de preferencia assim que nascem! são menos uns quantos desgraçados a mendigar comida na rua...
Todos mesmo, Butterfly_21... Os esterilizados continuam ferais na mesma e atacam a fauna e se o alimentarem estão a ajudá-lo a sobreviver quando a comida escasseia... Não vai deixar de caçar!Butterfly_21 Escreveu:
Em relação ao que está a bold, faço uma ressalva: denunciar as pessoas que alimentam, se os gatos em causa não estiverem esterilizados! Sim, porque já há alguns particulares que, com imenso esforço pessoal, vão esterilizando os animais aos poucos.
Concordo que é necessário proteger a biodiversividade e os próprios felinos, que ficam sujeitos ao atropelamento, à maldade humana e à morte lenta e dolorosa de uma forma geral...
Por muito frias que possam parecer, concordo com a maioria das medidas!
Os felinos neste momento, pouco ou nenhuma protecção necessitam uma vez que são aos milhões... Mas devemos sempre poupá-los de tortura e malvadez humana, isso concordo contigo:)
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
E o que fazer com os caçadores, deduas patas, que matam especies protegidas?
Abatemos tambem?
Ou os que matam as mães e as metem no congelador?
Ou os que roubam, violam e assassinam para roubar um carro?
Pode parecer que as minhas perguntas são a despropositos mas não são.
E os cães?
Os que matam galinhas e mordem as pessoas?
E os tigres na India que ainda atacam populações mas são especie em extinsão?
E os pombos que cagam tudo?
E os chicos espertos que tomam conta dos bancos e nos roubam até ao tutano e ninguem prende nem castiga?
Os maiores predadores são os gatos?
E os outros?
E, embora até possa parecer, eu nem estou em desacordo com algumas coisas que escreveu no inicio.
Abatemos tambem?
E os cães?
E os chicos espertos que tomam conta dos bancos e nos roubam até ao tutano e ninguem prende nem castiga?
E os outros?
E, embora até possa parecer, eu nem estou em desacordo com algumas coisas que escreveu no inicio.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Desculpe que diga, mas eu nunca vi argumentos tão sem nexo... Ora vejamos:lagutrop Escreveu:E o que fazer com os caçadores, deduas patas, que matam especies protegidas?
Abatemos tambem?
E os cães?
E os outros?
O Ser Humano também não deixa de ser uma praga, logo se o Tigre os ataca, graças a deus existe mais controladores da sua expansão além das doenças!
E se caçadores matam espécies protegidas, devem ser punidos devidamente, com cessação de licença além de uma multa e possível prisão!
E os banqueiros que têm a ver com isto?

Os cães que matam galinhas... Que eu saiba é um animal doméstico, logo um animal não autóctone e de certeza não em perigo de extinção e nunca vi um cão a ser grande perigo para animais autóctones, embora alguns o possam ser, mas em termos de população não se comparam nem de perto aos gatos!
Sim, os maiores predadores, como peste que é, são os gatos, realmente! E tudo por culpa de humanos sem nada na cabeça para proteger tudo o resto, infelizmente!
Mas eu não pretendi usar argumentos nenhuns.
Fiz uma dissertação sobre aquilo que tambem me incomoda e que eu gostaria muito de extinguir.
Podia até continuar a minha lista.
Porque gatos vadios nunca vão deixar de existir, assim como donos que não castram os machos porque ficam menos viris, donos que acham que os gatos são ser livres de ir chatear o vizinho do lado que por acaso até detesta gatos.
Fiz uma dissertação sobre aquilo que tambem me incomoda e que eu gostaria muito de extinguir.
Porque gatos vadios nunca vão deixar de existir, assim como donos que não castram os machos porque ficam menos viris, donos que acham que os gatos são ser livres de ir chatear o vizinho do lado que por acaso até detesta gatos.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Ah, pensei que estava contra o que estava a dizer e usava aquilo como desculpa...lagutrop Escreveu:Mas eu não pretendi usar argumentos nenhuns.
Mas essa dos gatos vadios não deixar de existir, é certo... Nem quero que tal aconteça, não desejo um extermínio de uma espécie, mas controlar o seu crescimento descontrolado! Se as medidas que eu refiro forem aplicadas, de certeza que a sua população descerá e com isso poderá vir a não produzir efeitos tão nefastos na biodiversidade e nos equilíbrios ecológicos como provocam neste momento!
Fui ler algumas das suas mensagens e fiquei com uma duvida.
Você gosta de gatos?
Você gosta de gatos?
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Pode não ser um dos meus animais preferido e não os apreciava há uns tempos... Mas onde moro na minha cidade de estudo, acabamos por ficar com 2 gatas, castradas e connosco não saem de casa... Ou seja, não contribuem para o que falei neste tópico! E sim, passei a gostar deles mas em casa!lagutrop Escreveu:Fui ler algumas das suas mensagens e fiquei com uma duvida.
Você gosta de gatos?
A minha pergunta tem que ver com este topico
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#981115
Eu vivo em apartamento e sempre tive gatos.
Durante bastantes anos tive um cagado, que vivia cá em casa porque era deficiente, com um buraco na cabeça e menos metade de uma pata, e noutros anos, não sendo contemporaneas dele, tive 2 tartarugas que saiam do aquario e andavam soltos e nunca vi qualquer tipo de animosidade.
A coisa mais complicada que se passava era tanto o cagado como as tartarugas quererem comer a ração dos gatos quanto era salmão, atirando-se para dentro dos comedouros e a mais engraçada era algum dos gatos dormir com a cabeça em cima da carapaça enquanto elas dormiam no meio das barrigas deles.
E se não gostasse, desde que não lhes fizesse mal era um direito seu.
Conheço e dou-me bem com bastantes pessoas que não gostam de animal de nenhum tipo.
Eu vivo em apartamento e sempre tive gatos.
Durante bastantes anos tive um cagado, que vivia cá em casa porque era deficiente, com um buraco na cabeça e menos metade de uma pata, e noutros anos, não sendo contemporaneas dele, tive 2 tartarugas que saiam do aquario e andavam soltos e nunca vi qualquer tipo de animosidade.
A coisa mais complicada que se passava era tanto o cagado como as tartarugas quererem comer a ração dos gatos quanto era salmão, atirando-se para dentro dos comedouros e a mais engraçada era algum dos gatos dormir com a cabeça em cima da carapaça enquanto elas dormiam no meio das barrigas deles.
Conheço e dou-me bem com bastantes pessoas que não gostam de animal de nenhum tipo.
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Vamos ver Bart, eu gosto de gatos e tu sabes bem que sim e no entanto concordo em absoluto com o aluno BioGeo. Aliás já o disse num outro tópico. Os gatos, das imensas colónias que existem por esse país fora estão a tornar-se "praga" é claro que o extermínio não é a solução, mas alguma coisa vai ter que ser feita e em curto espaço de tempo.
Não são só os répteis que estão em perigo, estão em perigo aves e muitos pequenos mamíferos.
Não vale a pena falar aqui em que o ser humano é o maior predador, isso todos sabemos mas para esses há Leis e mão pesada em muitos casos.
O felino é um caçador formidável mas o pior do gato doméstico é que não mata só quando tem fome como a maior parte dos felinos, mata só porque tem oportunidade para isso e mata o que lhe aparece.
Não são só os répteis que estão em perigo, estão em perigo aves e muitos pequenos mamíferos.
Não vale a pena falar aqui em que o ser humano é o maior predador, isso todos sabemos mas para esses há Leis e mão pesada em muitos casos.
O felino é um caçador formidável mas o pior do gato doméstico é que não mata só quando tem fome como a maior parte dos felinos, mata só porque tem oportunidade para isso e mata o que lhe aparece.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Eu encaminhei a user para este tópico pela simples razão que ela escreveu o seguinte (veja o negrito):lagutrop Escreveu:A minha pergunta tem que ver com este topico
Acho que tudo o que disse neste tópico responde ao resto...SameiroMelo Escreveu:Olá!
Estou a pensar transferir as minhas tartarugas para o exterior mas surge-me uma dúvida...
Tenho uns gatos vadios a quem costumo dar de comer existe possibilidade eles serem agressivos com as tartarugas?
Muito Obrigado
-
- Membro Veterano
Assim como conheço casos que matam o animal, só para o mostrar ao dono: Como a dizer, "Vês? fiz o meu trabalho"kitten Escreveu: O felino é um caçador formidável mas o pior do gato doméstico é que não mata só quando tem fome como a maior parte dos felinos, mata só porque tem oportunidade para isso e mata o que lhe aparece.

Fred primeiro que tudo louvo-te a coragem... abrir um tópico destes no forum dos gatos, é obra!
Segundo , aprendi a gostar de gatos à relativamente pouco tempo. Mas independemente disso tenho que dizer que concordo contigo em 90%.
Os 10% dizem respeito à esterelização completa dos gatos com dono e do exterminio dos sem dono. Isso ía acabar com o gato comum. Num plano catastrófico iamos acabar por fazer o que acusamos os gatos de fazer agora. Populações controladas , na minha opinião, seria o ideal. Porque o gato vadio embora seja realmente quase uma praga , tem muitas outras virtudes que só um gato assim tem.Dentre elas surge-me por exemplo a ajuda que dá no controle de outras pragas ( ratos, por exemplo ) E seria uma pena exterminá-los. Controlá-los , sim. Exterminá-los, não concordo.

Segundo , aprendi a gostar de gatos à relativamente pouco tempo. Mas independemente disso tenho que dizer que concordo contigo em 90%.
Os 10% dizem respeito à esterelização completa dos gatos com dono e do exterminio dos sem dono. Isso ía acabar com o gato comum. Num plano catastrófico iamos acabar por fazer o que acusamos os gatos de fazer agora. Populações controladas , na minha opinião, seria o ideal. Porque o gato vadio embora seja realmente quase uma praga , tem muitas outras virtudes que só um gato assim tem.Dentre elas surge-me por exemplo a ajuda que dá no controle de outras pragas ( ratos, por exemplo ) E seria uma pena exterminá-los. Controlá-los , sim. Exterminá-los, não concordo.
Última edição por nicasxi em sábado jul 04, 2009 3:58 pm, editado 1 vez no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)