Problemas urinários

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Luar_de_Prata
Membro Júnior
Registado: quarta out 30, 2002 10:28 pm

sexta jul 04, 2003 9:27 pm

já aqui vim algumas vezes (poucas pois tenho pouco tempo) e sempre contei com a vossa ajuda. Agradeço desde já todos os esclarecimentos que poderem dar! O meu Angel, castrado com um ano e pouco (porque se atirava da varanda e 3 vets me disseram q ele o faria no 4º andar para onde me mudei), tem 3 anos e pouco.
No domingo dei com ele a fazer pingas de urina cor-de-rosa pela cozinha toda. Ficava aninhado como para fazer xixi vários minutos e só saia uma pinga. Isto sempre. Corri para o vet (que foi impecável) e ele tinha a uretra obstruida, ainda sem complicações renais ou da bexiga. Estivemos 45 minutos para o vet desobstruir a uretra, está a dieta e antibiótico. Mas ele ainda está mortiço (não brinca quase nada) e faz pouco, ficando muito tempo aninhado na areia (como uma pessoa fica na casinha qd tem uma infecção urinária)e mia como a queixar-se. o vet falou hoje em mudar a injecção para outra porque ele ainda está assim.
Alguém tem ideia de qt tempo ele pode ficar assim? e terá consequências a longo prazo?
Para piorar não consigo dar-lhe o antibiótico em casa, tenho de ir ao vet todos os dias, pq ele morde-me. já n vem ter cmg qd chego a casa pois sabe o q vai acontecer. e acho q o medo de ir ao vet tb n ajuda a q ele fique melhor. tenho a impressão q ele passa o dia sem fazer e depois faz muito qd o ponho na caixa pq tem medo. e n o censuro!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jul 04, 2003 9:35 pm

Olá

Não desanime por ele não vir ter consigo, a Amélia também andava com algum medo quando me via porque já sabia que era para ir ao Vet, para levar uma injecção, ou para lhe dar um comprimido. Mas agora que melhorou já percebeu que só fiz tudo para o bem dela e já deixou de ter receio.

Eu não sei muito de infecções urinárias em gatos, mas conheço uma pessoa que teve um gato há pouco tempo com uma. Segundo o vet como foi a primeira e detectada a tempo talvez não tenha consequências, mas ele diz que apareceu porque o gato bebia pouca água.
Os gatos não bebem muita água por norma. O truque que o vet lhe deu foi o seguinte: Ferver um cubo de caldo Knorr de Peixe num litro de água, fazer gelo com essa água e deitar um cubo na taça de água do gato que isso lhe ia dar aptência a beber mais água.

Espero que o seu menino melhore depressa.

Beijokas
Kathleen
kikka
Membro Júnior
Registado: sábado jun 28, 2003 10:56 pm

sexta jul 04, 2003 10:23 pm

Olá luar de prata...
De certeza que o seu angel vai ficar completamente restabelecido, assim que se encontrar o antibiótico mais indicado (e acredite q eu sei como pode ser difícil encontar o adequado numa situação dessas :oops: :oops: )

Se ao pobre bichinho der tantas dores como aos humanos, é normal que ele só queira estar sossegadinho, encolhidinho, e que ninguem lhe mecha nem lhe apareça...

Mas vai ver, assim que ele voltar a fazer grandes xixis sem dificuldade vai perceber que a dona afinal estava a tratar dele, e vai dar-lhe muitas marradinhas simpaticas e fazer muito romrom de mimo....

As melhoras do Angel, e muita paciencia para a dona

Beijinhos
:o Kika :o
Luar_de_Prata
Membro Júnior

sábado jul 05, 2003 7:05 pm

Obrigado pelas vossas respostas, vou experimentar o caldo, para ver se ele bebe mais.
Mesmo assim, tenho [color=green]boas notícias[/color]! Hoje fui ver a areia e estava um bom bocado com humidade - sinal de que ele fez sózinho um grande xixi e não pingas! Ele fazia bastante quando o punha na caixa de transporte por nervosismo, mas de resto só pingas...
O vet diz que talvez ele já esteja a ficar melhor. Hoje deu-lhe o mesmo antibiótico pela última vez. Se não melhorar volta segunda, mas se ficar bem... está quase recuperado!
E fiquei também contente porque ontem alguém abandonou um gatito preto ainda pequeno (2-3m) e ficaram com ele numa loja de animais para adopção - essa loja tem sempre lá gatitos que dão. é de louvar, e disseram-me que conseguem sempre dar os bichinhos, tirando nesta altura de férias. Mas este nasceu em casa, veio em dois segundos quando o chamei, e não foi por fome, pois não comeu o que lhe levei. Tinha confiança em mim e medo dos barulhos da rua... e é um macho, todo preto... tive tanta pena de não poder ficar com ele...
Obrigado pelo apoio!
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sábado jul 05, 2003 11:10 pm

Olá Luar de Prata,

Só agora vi as suas mensagens, espero que já tudo esteja a melhorar para o seu gatinho, foi muito bom o vet ter conseguido desobstruir a uretra do bichano, a maior parte das vezes têm que ser anestesiados e algaliados e quando os casos são muito graves têm ser operados, mas o seu caso, segundo me parece, foi detectado muito a tempo. Esteja muito atenta, porque eles não podem estar muito tempo sem urinar, correm sério perigo de envenenamento o que é, quase sempre, mortal. Mas, felizmente e graças à dona atenta, não foi o caso do seu menino. Os vet também costuma receitar um diurético durante algum tempo, se calhar deu-lho injectável.

Lembrei-me agora de um caso de uma amiga minha que perdeu o seu gato com um problema semelhante por incúria do farmacêutico. Não sei porquê o vet receitou-lhe uns supositórios (ben.u.ron ou quejando) mas infantil (mesmo infantil também acho que o vet teve culpa e não os devia ter receitado) e o farmacêutico não reparou e aviou ADULTO, a minha amiga, por sua vez, também não viu e vá de os pôr ao gato, ao segundo o animal começou a ficar malsito, ao terceiro muito mal e quando foi ao vet morreu por envenamento!!!! O vet não sabia porquê e ela também não, quando me falou eu lembrei-me e perguntei-lhe se não teriam ácido acetilisílico na composição química, ela foi ver e foi quando viu que além daquela composição química também eram para adulto. Devem calcular como ficou, sempre se culpou da morte, perfeitamente evitável, do seu menino. Mas também foi o único caso de morte que eu conheço e não foi pela doença...

As melhoras, vai tudo correr bem.

Mai-mai
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

sábado jul 05, 2003 11:52 pm

mai-mai Escreveu: ... Não sei porquê o vet receitou-lhe uns supositórios (ben.u.ron ou quejando) mas infantil (mesmo infantil também acho que o vet teve culpa e não os devia ter receitado) e o farmacêutico não reparou e aviou ADULTO, a minha amiga, por sua vez, também não viu e vá de os pôr ao gato, ao segundo o animal começou a ficar malsito, ao terceiro muito mal e quando foi ao vet morreu por envenamento!!!! O vet não sabia porquê e ela também não, quando me falou eu lembrei-me e perguntei-lhe se não teriam ácido acetilisílico na composição química, ela foi ver e foi quando viu que além daquela composição química também eram para adulto. Devem calcular como ficou, sempre se culpou da morte, perfeitamente evitável, do seu menino. Mas também foi o único caso de morte que eu conheço e não foi pela doença...
Olá,

Mai-mai

Não é só o ácido acetilisilico que faz mal aos gatos. Aliás,no caso dos gatos o paracetamol (caso do Benuron)é MUITO MAIS nocivo,podendo levar à morte com muito mais facilidade.

Leia um tópico que eu abri há dias "Medicamentos humanos e gatos-PERIGO"...está nesta página.
Luar_de_Prata
Membro Júnior

domingo jul 06, 2003 1:07 pm

Obrigado pelo apoio, o meu bichinho está mesmo muito melhor.
Já brinca com as bolas de ping-pong, o seu brinquedo preferido e faz grandes xixis.
Só fico triste porque a mudança de dieta mais cedo teria evitado tudo isto! O vet disse que a culpa é das rações actuais, antes isto não acontecia tantas vezes! Ele foi anestesiado para a desobstrução com uma algália e corria o risco de voltar para casa com ela se voltasse a obstruir. Foi desagradavel para dizer o mínimo! Os responsáveis pelas racções deviam ser responsabilizados pelas composições delas... pensamos que estamos a dar alimentos pensados para os nossos bichinhos e afinal não!
O meu marido acha que devia ter dado sempre comida caseira ao meu gato, mas eu não sei se saberia dar-lhe uma alimentação correcta. Mas pelos vistos as rações também não são de fiar. Espero é que agora eçle não enjoe esta dieta, porque ele quando não quer não come. mas depois disto tudo, só vai ter esta... á fome não vai morrer!

Miaus e ron-rons...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 06, 2003 1:19 pm

a minha vet diz que a qualidade da ração é muito importante sobretudo para os machos, porque eles têm tend~ENCIA A SOFRER DE PROBLEMAS URINÁRIOS. O QUE EU POUPAVA EM RAÇÃO , IA GASTAR EM VETERENÁRIO :o :o
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jul 06, 2003 2:15 pm

Olá,

Fico contente por o gatinho estar melhor. Já agora gostava de saber que ração ele estava a comer.

Beijokas
Kathleen
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

domingo jul 06, 2003 2:40 pm

Luar de prata

Fico satisfeita por saber que o seu menino já está melhor, as rações são realmente essenciais, daí eu não dar rações de supermercado aos meus, a Royal Canin tem rações adequadas para cada casa, e eu, diabo seja surdo, cego e mudo (aqui bati 3 vezes na madeira, ehehehe),graças a Deus não tenho tido problemas com os meus. A comida caseira também pode dar origem a esses problemas, principalmente se os gatos comerem peixe. Agora que já está prevenida, vai ver que com uma dieta adequada tudo vai correr bem. Tenho uma prima, aliás única prima que tenho, que teve um problema desses com um dos persas dela, por duas vezes teve de ir de urgência para a vet para tratamento, isto há mais de 5 anos, com a dieta, e muita atenção não voltou a ter mais nada. Ela dá-lhe frquentermente, por seringa, um chá "parte pedra" à venda nos supermercados e outras vezes chá de barba de milho (foi sugestão minha e a vet não se opôs) e não é que o Tomas não voltou a ter mais problemas?
Mal não faz e pode ser que ajude.

Beijinhos

Mai-mai
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jul 06, 2003 7:10 pm

Olha, vc teve sorte q o seu gatinho está melhorando rápido pois muitos gatos com problemas urinários tem sequelas pro resto da vida, tendo q tomar remédios todos os dias, água com seringa várias vezes ao dia além de terem reincidências da doença. O caso é q essas rações populares como Whiskas, Friskies, etc... têm muitos sais oq dá um sabor melhor e daí a preferência dos gatos por elas, mas por outro lado, ajudam a formação de cálculos renais, q são cristalizações desses sais em excesso. Eu estou dando pra Hannah ração da boa mas tb dou 1 sachet da Whiskas por semana pq ela rejeitou todas as comidas úmidas de boa qualidade. Mas como eu dou só 1x por semana não tem problema... Agora vc imagina os gatos q comem isso todos os dias, gramas e mais gramas de potássio e outras coisas... E não tomam tanta água assim... Aí como um urina mais concentrada, fica difícil de diluir todo o sal. E isso tb vale pra quem dá comida caseira. Já disse q sou contra mas não posso mudar a cabeça de quem já faz isso.. Pelo menos q não tempere a comida nem coloque sal. É claro q a comida vai ficar sem gosto mas só no nosso paladar pq pros gatos, frango é frango, seja sem ou com sal...

Quanto à questão do gato ficar assustado com vc por ter q ir pra vet e tomar injeções e comprimidos, tente dar um agradinho depois de fazer essas coisas.. Pode ser algum petisco de gato q ele goste. Assim ele vai associar o petisco a vc e não vai mais se assustar tanto...
tmarques
Membro Júnior
Registado: quinta mai 15, 2003 7:43 pm

segunda jul 07, 2003 1:31 am

Boa Noite Luar-de-Prata,
só hoje é que vim aqui ao forum e li a sua mensagem, já vi que o seu gatinho está bem melhor, mas não deixo de lhe dizer que à 2 meses atrás tive o mesmo problema com o Pompeu, exactamente por causa da ração :oops: , de qualquer forma neste momento já se encontra 5 estrelas, quando detectei estava bem de inicio, tb tomou antibiótico, mas como lhe receitaram uma dose pequena para o peso dele, teve uma recaída passado 15 dias, mas já só teve a infecção urinária, de qualquer forma teve que tomar mais antibiótico e em vez de oito dias como da primeira vez, tomou durante 12 dias, parece que desta ficou totalmente tratado.
Não começou logo a fazer xixi normalmente, demorou uns diazinhos e o antibiótico só lhe consegui dar esmagando o comprimido, diluir num bocadinho de água e com uma seringa lá ía pela guela ;) , foi complicado mas assim resultou.
Continuação de melhoras para o amiguinho.

Jokas
maqueiro
Membro
Registado: segunda jun 23, 2003 9:26 am

segunda jul 07, 2003 10:00 am

Já foi a outro vet ?
Luar_de_Prata
Membro Júnior

segunda jul 07, 2003 10:00 pm

O Angel já está bem melhor! Afinal já não precisa de tomar mais nada, pelo menos por enquanto... estou sempre a ver se ele continua a fazer, não vá o diabo tece-las!
Como qualquer gato mimado, este sempre foi muito esquisito, enjoa da comida muito facilmente e pssa dias sem comer e a miar para eu lhe dar alguma coisa apetitosa... sempre lhe dei rações húmidas de supermercado como petisco, ou peixinho cozido (sem sal), mas normalmente comia biscoitos secos - os preferidos dele eram uns recheados de carne que comprava nas lojas de animais mas que sairam agora do mercado. o problema é que ele farta-se da comida muito facilmente e quer qualquer coisa desde que... nova! tenho muito medo que ele enjoe esta dieta, mas aconteca o que acontecer não vai poder comer mais nada! Livra! Não seria capaz de ver o meu bichinho sofrer o que ele sofreu outra vez! pelo que o vet disse há algumas variedades destas rações especiais, veremos...

MUITO obrigado pelas dicas e pela preocupação...
Miau!
Luar_de_Prata
Membro Júnior

segunda jul 07, 2003 10:02 pm

O Angel já está bem melhor! Afinal já não precisa de tomar mais nada, pelo menos por enquanto... estou sempre a ver se ele continua a fazer, não vá o diabo tece-las!
Como qualquer gato mimado, este sempre foi muito esquisito, enjoa da comida muito facilmente e pssa dias sem comer e a miar para eu lhe dar alguma coisa apetitosa... sempre lhe dei rações húmidas de supermercado como petisco, ou peixinho cozido (sem sal), mas normalmente comia biscoitos secos - os preferidos dele eram uns recheados de carne que comprava nas lojas de animais mas que sairam agora do mercado. o problema é que ele farta-se da comida muito facilmente e quer qualquer coisa desde que... nova! tenho muito medo que ele enjoe esta dieta, mas aconteca o que acontecer não vai poder comer mais nada! Livra! Não seria capaz de ver o meu bichinho sofrer o que ele sofreu outra vez! pelo que o vet disse há algumas variedades destas rações especiais, veremos...

MUITO obrigado pelas dicas e pela preocupação...
Miau!
Responder

Voltar para “Gatos”