Gata vs. Recém-nascido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
paulobrito
Membro Júnior
Registado: sexta mai 23, 2008 11:12 am

quinta jul 09, 2009 9:32 pm

Boa noite.

Às uns tempos deixei aqui o testemunho da reacção da Boneca à gravidez da minha mulher, ficou com mil e um cuidados para com ela, deixou de saltar pra cima, deixou de dormir na barriga, enfim, ainda nem sabiamos da gravidez e já a Boneca andava com cuidados com e minha mulher, coisa que me deixou com muito orgulho da minha gata.
Ontem a minha filhota nasceu (sim, sou um pai babado à pouco mais de 24horas :D ) e a pergunta que coloco a vocês mais experientes nestas situações é a seginte:
A Boneca sempre dormiu connosco aos pés da cama, ora assim que a bebé vier pra casa vai ficar no nosso quarto, mas tenho pensado/receio que a Boneca faça algo de mal à bebé, mas tambem não queria fechar a porta do quarto à Boneca pois além de ela sempre nos ter feito companhia, não quero que ela se sinta posta de parte agora :| Que aconselham? Ver a reacção da Boneca à bebé e depois decidir?

Obrigado
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 09, 2009 9:39 pm

Primeiríssimo que tudo, os meus parabéns pelo novo rebento... :D

Quanto à sua questão... compre daquelas redes que se aplicam desde o tecto para pôr em volta das camas, tipo mosquiteiros e coloque uma para protecção do berço da menina. Isto é o suficiente para a gata não saltar para o berço da bebé :wink: . Foi este o processo utilizado para a minha neta :D e resultou ás mil maravilhas :wink: e até dá um certo charme e ambiente ao quarto e ao berço :wink: . A rede da minha neta era cor de rosa :wink:

Muitas felicidades com a vossa menina e que Deus vos abençoe a todos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quinta jul 09, 2009 9:41 pm

1º que tudo parabens pela bebé.

Vá trazendo da maternidade as roupinhas sujas e mesmo as fraldas usadas para a gata cheirar.
Quando chegar a casa, e com muito cuidado, e no vosso colo, deixe a gatinha cheirar o bebé para satisfazer a sua curiosidade.
Provavelmente ela irá querer estar junto e ver tudo o que lhe fizerem.
Estejam sempre atentos a qualquer agressividade, não as deixem sozinhas mas concerteza não terão problemas.

Quanto ao dormir, veja se há alguma maneira de proteger o berço de maneira que ela não vá para lá.

Outra coisa muito importante e que lhe pode parecer estranho mas é assim mesmo, é pedir ás visitas, mesmo que achem uma estupidez que quando entrarem em sua casa, cumprimentem o animal em 1º lugar., nos 1ºs tempos.

Vai correr tudo bem. :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
paulobrito
Membro Júnior

quinta jul 09, 2009 9:43 pm

leonildecarvalho Escreveu:Primeiríssimo que tudo, os meus parabéns pelo novo rebento... :D
Muito obrigado :D
Quanto à sua questão... compre daquelas redes que se aplicam desde o tecto para pôr em volta das camas, tipo mosquiteiros e coloque uma para protecção do berço da menina. Isto é o suficiente para a gata não saltar para o berço da bebé :wink: . Foi este o processo utilizado para a minha neta :D e resultou ás mil maravilhas :wink: e até dá um certo charme e ambiente ao quarto e ao berço :wink: . A rede da minha neta era cor de rosa :wink:

Leo

Colocar simplesmente a rede à volta da cama? Mas se ela saltar a rede vai tambem pra dentro, e da maneira que a Boneca é arisca não se chateia nada com a rede :lol: Por acaso já andei a ver se tinha alguma ideia pra proteger o berço, é que fechar a porta do quarto é mesmo a ultima coisa que quero fazer à Boneca :(
paulobrito
Membro Júnior

quinta jul 09, 2009 9:46 pm

lagutrop Escreveu:1º que tudo parabens pela bebé.

Vá trazendo da maternidade as roupinhas sujas e mesmo as fraldas usadas para a gata cheirar.
Quando chegar a casa, e com muito cuidado, e no vosso colo, deixe a gatinha cheirar o bebé para satisfazer a sua curiosidade.
Provavelmente ela irá querer estar junto e ver tudo o que lhe fizerem.
Estejam sempre atentos a qualquer agressividade, não as deixem sozinhas mas concerteza não terão problemas.

Quanto ao dormir, veja se há alguma maneira de proteger o berço de maneira que ela não vá para lá.

Outra coisa muito importante e que lhe pode parecer estranho mas é assim mesmo, é pedir ás visitas, mesmo que achem uma estupidez que quando entrarem em sua casa, cumprimentem o animal em 1º lugar., nos 1ºs tempos.

Vai correr tudo bem. :D
Muito obrigado pelas dicas... De momento não tenho aqui nada da minha filhota... mas não me vou esquecer disso :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 09, 2009 9:46 pm

paulobrito Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu:Primeiríssimo que tudo, os meus parabéns pelo novo rebento... :D
Muito obrigado :D

Leo

Colocar simplesmente a rede à volta da cama? Mas se ela saltar a rede vai tambem pra dentro, e da maneira que a Boneca é arisca não se chateia nada com a rede :lol: Por acaso já andei a ver se tinha alguma ideia pra proteger o berço, é que fechar a porta do quarto é mesmo a ultima coisa que quero fazer à Boneca :(
A gata, por certo, que vai entender que a rede "é um obstáculo/parede" :wink: Foi assim que os gatos da minha filha "viram" :wink: Tanto que, quando a bebé não estava no berço e a rede estava desviada, com abertura suficiente, eles íam para o berço :wink: Fora isso, não íam.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
paulobrito
Membro Júnior

quinta jul 09, 2009 9:53 pm

leonildecarvalho Escreveu: A gata, por certo, que vai entender que a rede "é um obstáculo/parede" :wink: Foi assim que os gatos da minha filha "viram" :wink: Tanto que, quando a bebé não estava no berço e a rede estava desviada, com abertura suficiente, eles íam para o berço :wink: Fora isso, não íam.

Leo
Hummmm, nunca fiando na Boneca... ela é arisca pra caraças :lol: Por acaso noutro dia apanhei-a a dormir toda consolada no berço :roll: Até perguntei à minha mulher se já tinha nascido a nossa filha :lol:

Vou pôr em prática as vossas dicas e depois conto pormenores.
Obrigado
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta jul 09, 2009 10:03 pm

Boa noite!
Os meus sinceros parabéns e o desejo de felicidades.

Quanto á gatinha, até ao nascimento da filhota ela é que tinha todas as atenções voltadas para ela, atenção para que ela não se sinta colocada de parte, nestes casos o bébé pode ser associado como intruso, por isso não descurem alguma protecção para a bébé, mas deixem que a gatinha possa chegar perto sempre com a vossa supervisão.
Se notar alguma agressividade é não deixar a porta do quarto aberta, por muito que custe, há que salvaguardar a segurança do bébé.

Beijinhos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta jul 09, 2009 10:39 pm

Boa noite Paulobrito...

Lembro-me do seu primeiro post sobre esse assunto... e antes de mais quero também dar-lhe os meus parabéns e desejos de felicidade, para a bébé e para todos vós...

Já lhe disseram quase tudo... eu também tinha uma gata quando a minha filha nasceu... e como não sabia como agir perguntei ao meu médico e ao vet o que aconselhavam... faça o mesmo se sentir que tem ainda dúvidas!

Eu comecei por apresentar a bébé à gata e deixar que ela cheirasse, mas a minha gata não era arisca... também eu tinha o berço ao lado da minha cama e bastante receio de adormecer e não dar por algum perigo que pudesse acontecer... mas decidi fechar a porta nos primeiros dias e ir vendo a reacção da gata aos movimentos da bébé... ao choro... ao sono durante o dia... e ao fim de uma semana já tinha percebido que tudo estava normal...

Claro que dei dose dupla de mimos à gata.. para compensar!
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 10, 2009 7:50 am

Antes de mais, muitos parabéns :D :D :D

Se a gata foi cuidadosa durante a gravidez, também o deve ser com a bebé...
Só que tem de ver a bebé como o novo membro da família, e não como uma coisinha que lhe veio roubar a atenção...

Gostei da ideia da rede... e deve ser possível prendê-la por baixo, de forma a que ela não consiga furar... Mas fechar a porta só em último caso, já que o quarto também é dela, senão ela pode associar a bebé a algo negativo e criar algum tipo de aversão...

Conheço uma senhora que diz que quando a filha mais nova dela nasceu (ela tem dois gatos) eles colocavam-se um de cada lado, a guardar o berço, enquanto a bebé estava a dormir :lol:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

sexta jul 10, 2009 8:51 am

mOreirinha01 Escreveu: Gostei da ideia da rede... e deve ser possível prendê-la por baixo, de forma a que ela não consiga furar... Mas fechar a porta só em último caso, já que o quarto também é dela, senão ela pode associar a bebé a algo negativo e criar algum tipo de aversão...

Conheço uma senhora que diz que quando a filha mais nova dela nasceu (ela tem dois gatos) eles colocavam-se um de cada lado, a guardar o berço, enquanto a bebé estava a dormir :lol:
Moreirinha, concordo consigo...

Mas, quando você tiver um bébé e se ainda tiver a Luz consigo, dado o caracter da sua gatinha... acredite, que vai pensar duas vezes, ou mais, antes de deixar a gatinha à solta sem ter a certeza da sua reacção! :wink:

Redes, para darem resultado têm que estar bem presas... e poderem suster o peso de um gato, se ele porventura se lembrar de saltar... e podemos prever isso? Não...

Eu também não gosto de fechar os meus animais... mas quando tem que ser... é!

Mas cada um opta pelo que entende ser melhor... :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta jul 10, 2009 12:38 pm

pathelen Escreveu:
Moreirinha, concordo consigo...

Mas, quando você tiver um bébé e se ainda tiver a Luz consigo, dado o caracter da sua gatinha... acredite, que vai pensar duas vezes, ou mais, antes de deixar a gatinha à solta sem ter a certeza da sua reacção! :wink:

Redes, para darem resultado têm que estar bem presas... e poderem suster o peso de um gato, se ele porventura se lembrar de saltar... e podemos prever isso? Não...

Eu também não gosto de fechar os meus animais... mas quando tem que ser... é!

Mas cada um opta pelo que entende ser melhor... :wink:
Eu disse aquilo a pensar numa gatinha cuidadosa... não numa mini ferinha... :lol:
Agora a sério...
Eu não pus de parte o fechar da porta... só disse que podia dificultar a relação entre a gatinha e a bebé e que só devia ser feito em último caso...
É lógico que o mais importante é garantir que o bebé está bem... mas também é importante manter o bom ambiente dentro de casa, afinal, a gatinha não tem culpa do novo membro ter aparecido, e não deve ser "castigada" por isso... :wink:

Quanto à Luz...
Acredite que já pensei nisso (quando li este tópico), até porque espero ter a minha gata por muitos aninhos, e, por incrível que possa parecer, sei que podia estar muito à vontade com ela... Porque ela não gosta de crianças, nem de bebés e tenho a certeza que ela nem se ía aproximar do bebé, no máximo dos máximos, iria observá-lo bem de longe...
É lógico que não ía facilitar, ía andar sempre com 30 olhos... mas julgo que a rede bem presa seria o suficiente, até porque não acredito que ela se mandasse para o berço com a rede à frente e com o bebé lá dentro! Eu conheço a minha gata, ela é peste, mas nem tanto :wink:

Agora...
Opiniões, não faltam...
O paulobrito, melhor que ninguém, sabe a gatinha que tem em casa... e só ele pode avaliar o que tem de fazer para garantir a segurança da menina e, se possível, o bem estar da gatinha!!
Quando há dúvida, o melhor é prevenir, como é óbvio :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
paulobrito
Membro Júnior

domingo jul 19, 2009 4:51 pm

Boas tarde, antes de mais, desculpem a minha ausência, mas não tenho tido tempo nem pra me cossar :lol: e tambem, obrigado pelas opiniões :D

Ora bem, tudo correu lindamente, desde o parto até agora, a bebé tem-se portado bem, só chora com fome, definitivamente sou um pai extremamente babado :D

Quanto à Boneca, ora bem, comprei a rede pra colocar por cima do berço (apanhei em promoção no Ikea por €5 e em rosa 8) ), e até agora a Boneca não saltou pro berço. Nunca fechamos a porta do quarto e ela tem dormido aos pés da cama, embora quando a minha mulher está a amamentá-la ela se sente a olhar muito séria. Quando é a hora de mudar a fralda, fica tambem a olhar mas tambem a cheirar muito (pudera :roll: :lol: ) Nunca deu nenhum sinal de querer atacar, vai até ao pé da menina muito cuidadosa, cheira-a e assim que ela se mexe foge. Julgo que seja uma questão de se habituar ao cheiro dela. Continuo com as brincadeiras com a Boneca, ela já se mete com a gente tambem (no inicio afastou-se um pouco, mas depois começamos a incentivá-la à brincadeira e voltou ao que era :D )

E pronto, desculpem o testamento, mas tinha que deixar as novidades todas aqui.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

domingo jul 19, 2009 5:20 pm

Está tudo a correr muito bem.
É natural que quando a bebé chorar e não estiverem por perto ela vos venha chamar.
Eu tive uma que quando a minha fllha era bebé, se tossia,a gata tossia tambem.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”