Urgente - Férias e gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

terça jul 14, 2009 4:42 pm

Boa tarde,

Vim aqui para vos pedir que partilhem as vossas experiências de férias longe dos bichanos. Eu e o meu marido tivemos uma oferta irrecusável para ir à Escócia uma semana e meia, e a nossa Lira fica cá.

A minha preferência seria deixá-la em nossa casa, e ter alguém de confiança (amigo ou familiar) a ir lá regularmente falar com ela, trocar-lhe a água e comida, limpar a areia, etc. Infelizmente não é possível, vai ficar em casa de uma amiga nossa que tem outra gatinha pequena.

Elas estão ambas vacinadas e desparasitadas, e já foram apresentadas e a coisa correu bem, a Lira só bufou à outra quando nós estávamos por perto (por possessividade, penso eu), quando desaparecemos da vista delas lá se cheiraram e brincaram um pouco.

Eu sei que vai ter companhia, que vai ser bem tratada e que até pode ser benéfico ter uma companheira de brincadeiras de quatro patas. Mas a verdade é que estou muito receosa. Custa-me imenso deixá-la sozinha, fico a pensar que ela vai achar que foi abandonada. Tenho medo que deixe de comer ou coisa que o valha. Ela é super carente, muito ligada a nós, e apesar de ter ido várias vezes connosco a casa desta amiga nunca ficou muito satisfeita com as visitas.

Alguém aqui pode partilhar experiências semelhantes? Acham que ela se ambienta bem, ou que tenho motivos para me preocupar? Ainda vão ser uns 10 ou 11 dias.. :cry:
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça jul 14, 2009 4:56 pm

Olá,Lira!

1º: Respire,goze as suas férias,vai tudo correr bem :)
2º: ligue dia sim dia nao a sua amiga para saber se a Lira está bem,assim fica mais sossegada.
3º: aki vai a minha experiência: a Tweenie é mto medricas/desconfiada,entao nao a poso deixar em casa de ninguem,fica sempre em casa.Felizmente,tenho sempre uma amiga k vai lá a casa dar de comer duas vezes por dia,agua e ver o wc.Resultado:qdo m ausentei 1 semana,a Tweenie ficou bem,prefere o seu cantinho e a sua paz e sossego e basta abrir 1 poco o estore para ela ficar a olhar po jardim.Claro k qdo chego,mia a refilar...mas passa rapido e so ker turrinhas dpois.Há poco tpo ausentei-me 1 fds e uma amiga (cujos 3 animais já tomei conta) fez d ama pa minha gata e pa minha cadela e correu tudo bem.
4º: claro que a sua gata poderá amuar um pouco e ficar chateada com a outra gata,mas tendo lá a sua amiga para vigiar,espaço,comida,agua e tal,até pode adorar.Por isso,repito: vai tudo correr bem.Boas férias :)
Jocas felinas
Lira93
Membro Veterano

terça jul 14, 2009 5:01 pm

Obrigada! Pois, eu também preferia de longe que ela ficasse em nossa casa, no espaço dela, sempre estranhava menos.. Mas não há essa possibilidade..
JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

terça jul 14, 2009 5:17 pm

ola,

eu tenho uma gata e também passei pela mesma situação a 1ª vez que tive de deixá-la de ferias na casa de uma amiga que tem 2 gatos (na altura so tinha 1)... depois de muita preocupação desnecessaria, lá deixei a gatinha na casa da minha amiga e posso dizer-lhe que aquilo agora é uma animação quando ela lá fica... adora a brincadeira com os outros gatos e nem quando foi apresentada ao 2º gato se estranhou... (eu qdo a levo pra lá até me sinto negligenciada que mal abro a transportadora ela corre para brincar com os amigos... e nem se vem despedir de mim :( )

nao se preocupe aproveite as ferias... vai ver que ela vai se dar muito bem!

boas ferias
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jul 14, 2009 5:33 pm

Hoje a minha tia também me pediu que tomasse conta do gato dela enquanto estivesse de férias... Em principio, ele fica em casa e eu vou lá dar-lhe comida, água, limpar-lhe a areia e mimá-lo e brincar um bocadinho com ele...
Vai ser a primeira vez que o vou fazer... só espero que corra tudo bem, que o gatinho fique bem no tempo em que estiver sozinho...
Também vai ser a primeira vez que ele vai passar tanto tempo sem os donos, sem a irmã, e fechado dentro de casa, em 11 anos... e confesso que isso me preocupa um pouco :|
Como vê... as preocupações não são apenas de quem deixa o animal... também são de quem fica com eles... ainda não é para já e eu já não consigo deixar de pensar nisto :lol:
Mas pronto, vai ser que tudo há-de correr bem, desde que a gatinha fique bem entregue :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jul 14, 2009 6:38 pm

Lira93 Escreveu: (...)Eu sei que vai ter companhia, que vai ser bem tratada e que até pode ser benéfico ter uma companheira de brincadeiras de quatro patas. Mas a verdade é que estou muito receosa. Custa-me imenso deixá-la sozinha, fico a pensar que ela vai achar que foi abandonada. Tenho medo que deixe de comer ou coisa que o valha. (...)
Boa tarde.

Se sabe que a gatinha até brincou com a outra, por certo que não se deu mal ao ser lá deixada... :wink:
Quanto a se tivesse oportunidade de a deixar em casa, sozinha, apesar que a ir lá alguém tratar dela, isso sim poderia passar a ser uma incógnita porque alguns felinos, pesar de ficarem no seu habitat (a sua casa), deixam de comer com a saudade dos donos.
Estando com a tal gatinha, como companhia, as horas passam melhor :wink:
Contudo, como não sei em que dia vai de férias, não lhe dará ainda tempo de fazer a experiência, nem que por 2 dias apenas, de a deixar na sua amiga com a tal gatinha, para poder saber ao certo como estão as coisas a correr...? Se come, se não come?

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catsfan
Registado: terça jan 08, 2008 11:52 am

terça jul 14, 2009 7:26 pm

Há cerca de 15 dias também me debati com esse problema. Fui de férias 11 dias e deixei a minha gata em casa. a minha irmã e uma vizinha repartiram-se nos cuidados a prestar à bichana, mas ela muito senhora dos seus bigodes não deu cavaco a ninguém e fez o favor de não aparecer, aliás, apareceu apenas uma única vez e foi debaixo de uma das camas porque depois de tanto estranharem a sua ausência, lembraram-se de verificar debaixo das camas. Claro que ao receber estas noticias fiquei preocupada . As féris chegaram ao fim, eu regressei, e quando entrei em casa, só passados alguns minutos é que ela, apareceu, fresquinha da silva.......não deixe pois de ir de férias por causa da bichana, porque apesar de ela sentir naturalmente a sua ausência, aguenta perfeitamente ficar sem si durante uns dias.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jul 14, 2009 8:50 pm

eu nunca deixaria um gato sozinho se o pudesse ter em casa de alguém de confiança. os gatos estranham durante 1 dia ou 2, depois habituam-se. só de pensar que o bicho se podia sentir doente, ficar entalado nalgum lado, miar de desespero :roll: punha-me doente
anjjazul
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jul 14, 2009 9:31 pm

O meu primeiro gato, que era uma "fera" agressiva, não permitia que ninguém viesse tratar dele, a não ser um rapazito filho de uns hospedes que tivemos cá em casa... nem eu o poderia levar para lado nenhum... :?

Sempre ficou em casa sózinho e durante o tempo que calhou... apenas vinham tratar dele uma vez por dia... e ele sempre ficou bem... viveu quase 13 anos... :(

Depois disso, tratei de habituar as duas gatinhas que tive a seguir, a andar comigo para todo o lado... a ultima até andava com trela na rua... claro que não na cidade e com transito, mas no alentejo ía comigo para a esplanada e era a "rainha da festa"...

Agora a Rita, também vai comigo... vamos lá a ver como se porta! :wink:

Mas isto tem a ver com a personalidade de cada gato.. e com as caracteristicas do sitio para onde se vai! Eu escolho os meus sitios em função do facto de ter gato ou não... :wink:
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça jul 14, 2009 10:41 pm

Eu também não era capaz de deixar a minha gata sozinha em casa assim, mas isso sou eu... e tenho a certeza que ela não ía reagir nada bem e ainda reagiria pior se se visse num local estranho sem nós e, para piorar a situação, com outros animais... :| E confesso que não era capaz de confiar a minha gata a muita gente, e, pronto, não conheço ninguém que tivesse gosto em ficar com a Luz...
Mas isto é a minha gata... os gatos são todos diferentes... há gatos que aceitam bem, ou que toleram melhor, pelo menos...
Por isso... para onde formos, ela vai connosco... se ela não pode ir, nós também não podemos... é um pouco radical, mas já sabíamos que isto podia acontecer quando decidimos ter uma gata, por isso... e mais, além da gata, tenho mais umas quantas miniaturas que também não podiam ficar sozinhas e que eu também não ía confiar a alguém com muita facilidade... afinal, para tratar dos nosso animais, ninguém melhor que nós próprios :P
Aliás... isto tudo torna-se um problema... se um dia for mesmo necessário, vai ser muito complicado...

Mas o gato não é meu... e por muito que me vá custar deixá-lo sabendo que fica sozinho, não tenho outra opção... a minha vontade era trazê-lo cá para casa, era era, mas isso está um bocadinho fora de questão, e nem os donos nos pediram isso pois sabem que é preferível ele ficar em casa, no cantinho dele, a ir para uma casa estranha (enfrentar mais mudanças) e ter de enfrentar a minha gata sem a garantia que a coisa corresse bem... e eu também não ía dizer que não, como é óbvio, pelo menos sei que enquanto for eu a tratar dele, não lhe vai faltar água, nem comida, nem uma boa dose de mimos e de brincadeira... eu até tenho tempo... e ele conhece-me desde gatinho e até nos damos bem, ele é a versão velhota da minha Luz!!
E se os donos acham que ele fica bem... eu só tenho de acreditar que sim...

Se tivesse alguém em quem confiasse meeeeesmo, que tivesse as mesmas preocupações que eu em relação aos gatos... alguém com quem a minha gata tivesse uma certa confiança... se ela fosse mais meiga e tolerante com alguém além de nós... e fosse mesmo necessário... arriscava em deixá-la em casa dessa pessoa...
É como costumo dizer... cada um sabe o gato que tem em casa, e sabe o que de melhor pode fazer por ele... :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Lira93
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 7:29 am

mOreirinha01 Escreveu: Como vê... as preocupações não são apenas de quem deixa o animal... também são de quem fica com eles... ainda não é para já e eu já não consigo deixar de pensar nisto :lol:
Mas pronto, vai ser que tudo há-de correr bem, desde que a gatinha fique bem entregue :D
Eu bem sei que quem nos fica com os bichanos também se preocupa. Aliás, é uma responsabilidade grande que a minha amiga vai assumir. O facto de as nossas gatas terem o mesmo veterinário, que fica perto de casa dela e é impecável, ajuda no caso (espero bem que não) de surgir alguma complicação.

Quanto ao ficar bem entregue, não tenho dúvidas :D É mesmo só preocupação de dona, ainda para mais sendo a primeira vez que vai ficar sem nós, e logo tantos dias :?
Lira93
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 7:36 am

leonildecarvalho Escreveu: Boa tarde.

Se sabe que a gatinha até brincou com a outra, por certo que não se deu mal ao ser lá deixada... :wink:
Quanto a se tivesse oportunidade de a deixar em casa, sozinha, apesar que a ir lá alguém tratar dela, isso sim poderia passar a ser uma incógnita porque alguns felinos, pesar de ficarem no seu habitat (a sua casa), deixam de comer com a saudade dos donos.
Estando com a tal gatinha, como companhia, as horas passam melhor :wink:
Contudo, como não sei em que dia vai de férias, não lhe dará ainda tempo de fazer a experiência, nem que por 2 dias apenas, de a deixar na sua amiga com a tal gatinha, para poder saber ao certo como estão as coisas a correr...? Se come, se não come?

Boa sorte,

Leo
Pois, a questão é que nós não a deixámos lá. Estivemos sempre presentes, excepto quando fomos beber café perto de casa. Só que quando fomos jantar (saindo portanto da sala onde elas estavam), eu espreitei-as e vi que a Lira tinha finalmente saído de trás do sofá e estavam aparentemente a brincar (pelo menos sem bufadelas e afins :lol: )

Só pensei em deixá-la em nossa casa (com as visitas de alguém de confiança) porque sempre ouvi dizer que os gatos são muito territoriais e se sentem melhor no espaço com o qual estão familiarizados. Em pequena tive duas gatas siamesas, que de início faziam connosco a viagem Bruxelas-Lisboa-Bruxelas duas vezes por ano, e acabámos por chegar à conclusão que se sentiam melhor na nossa casa, com alguém a dar-lhes comida e a brincar com elas de vez em quando.

Estas férias já estavam marcadas quando adoptámos a Lira, em Março. Desde aí, ela foi várias vezes connosco a casa desta minha amiga (já que somos o backup uma da outra, em caso de viagem, quanto a amiguinhos de quatro patas). Nunca a deixámos lá, por mariquice minha. Achei sempre que já bastava termos de a deixar uma vez. Se calhar fiz mal.. Mas achei que se fosse traumático para ela, mais valia não andar a repetir a experiência. Agora já não vou a tempo, porque partimos este fim-de-semana. Esta minha amiga só tem a gatinha há pouco tempo, pelo que a Lira só esteve com ela uma vez. Daí a minha preocupação.

Pensámos deixar a Lira em casa dela na sexta, e passarmos por lá sábado para ela ver que voltamos. Acham boa ideia, ou pode atrapalhar o processo?

Obrigada por todas as respostas. Sinto-me um pouco tonta, mas acho normal a preocupação. Afinal de contas, estarei demasiado longe para voltar logo se algo correr mal..
Lira93
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 7:42 am

pathelen Escreveu: Mas isto tem a ver com a personalidade de cada gato.. e com as caracteristicas do sitio para onde se vai! Eu escolho os meus sitios em função do facto de ter gato ou não... :wink:
Pois.. Eu e o meu marido nunca viajamos para o estrangeiro, e é fácil organizar férias em sítios mais próximos que aceitem animais. Nunca foi questão para nós de não a levar connosco (apesar de sabermos que ela detesta andar de carro, por isso teriam sempre de ser trajectos curtos). Simplesmente, neste caso foi-nos oferecida (à borlix) uma oportunidade única de ir passar 10 dias ao país que sempre quis conhecer. Não é coisa que se possa recusar de ânimo leve, sabendo eu que provavelmente nunca teria possibilidades financeiras para o fazer..

Enfim, lá estou eu a culpabilizar-me. Obviamente que se não tivesse 100% de confiança nesta minha amiga e não visse o cuidado que ela tem com animais, não iria. Mas neste caso, sei que a Lira fica bem entregue. O meu receio é a reacção dela.. Ela conhece esta minha amiga, vai sempre ao colo dela quando ela nos visita, não tem receio nenhum dela. Só estranhou a outra gata, mas também penso que se elas se derem bem, vai ser uma alegria para a Lira ter uma companhia de brincadeiras, já que nós por enquanto não lhe podemos dar companhia.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta jul 15, 2009 8:03 am

Bom dia...

Lira93 penso que não se deve preocupar tanto... uma vez que tem confiança na sua amiga e afinal a gatinha já a conhece... e aproveite bem as férias!

Boa viagem!
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

quarta jul 15, 2009 8:54 am

Nunca deixei a minha gata na casa de outra pessoa, pois quando ela passava o fim-de-semana comigo na casa da minha mãe, simplesmente deixava de fazer as necessidades dela e não comia... enfim... desisti de a levar e agora vou no sábado à tarde e volto no domingo à tarde. Ela prefere estar sozinha em casa...

Quando fui de férias, deixei-a em casa já por duas vezes com uma pessoa a tomar conta dela. De confiança. Mas, como de costume, ela não aparece. Infelizmente só se dá comigo e foge de toda a gente.

Quando ela ficou lá mais tempo sozinha (cerca de 8 dias) quando eu telefonava, miava muito debaixo da cama e do sofá... sempre escondida... Fiquei muito receosa... no entanto, quando voltei não me ligou absolutamente nenhuma. O único comportamente diferente que verifiquei desde essa altura é que ela agora ou dorme no meu peito, na minha cara ou na minha almofada... enfim... gatezas...

Não se preocupe... ela vai habituar-se...
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
Responder

Voltar para “Gatos”