Ajuda - Ama de Leite precisa-se!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta jul 10, 2003 10:58 pm

Olá!

Gostava de saber se alguém tem ou conhece alguma gata que esteja a amamentar?
Deixaram-me hoje na Clínica dois gatinhos bebés para cuidar e apesar de me estar a "safar" mais ou menos bem na questão da amamentação, se houvesse a possibilidade de serem adoptados por uma gata teriam melhores hipoteses de um bom desenvolvimento e saúde.

Um deles tem apenas 2 ou 3 dias e o outro já tem cerca de 10 a 12 pois começou a abrir os olhos.

O maiorzinho já tem dona, pois a sra que mo confiou arranjou quem o adoptasse. O outro ainda não, ficou à minha responsabilidade, mas ainda é cedo para dizer se consegue sobreviver a esta dura prova.

Já agora, alguém me sabe dizer se eles têm obrigatoriamente de defecar após cada mamada? Eu estimulo-os e eles têm feito sempre xixi, mas só um é que fez cocó em quase 12 horas...

Obrigada pela vossa atenção, tenho que ir dar de mamar às crianças...

Bjokas
Susana

P.S. Vivo na zona de Massamá/Queluz
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 10, 2003 11:09 pm

Olá

Eu não consigo responder a nada, mas queria dizer-lhe para tentar falar com a Leonilde, pois ela deve saber responder e dar conselhos pois teve de tratar da Lu desde que ela nasceu.

Sei que os deve manter quentes e julgo que não têm de defecar após cada mamada, mas não estou certa...

Boa sorte e espero que esse pequenino vença esta prova.

Beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jul 10, 2003 11:44 pm

Olá!

Tal como a Kathleen disse, a Leonilde é a pessoa indicada para a aconselhar, e de facto é fundamental mantê-los quentes (sem se queimarem, claro!) com uma botija de água quente. Não é fundamental que defequem depois de cada mamada, mas talvez seja pouco só duas vezes! mas repito que tente falar com a Leonilde.
Desejo que tenha êxito na sua ajuda a esse meninos!

Abraço!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sexta jul 11, 2003 9:15 am

Olá Susana

Concerteza que vai conseguir criar os gatinhos. Devem comer de 2 em 2 horas os mais pequenos e de 3 em 3 os maiores, e manter-se sempre quentinhos. O leite que é bom para eles é o Baby Milk da Royal Canin, deve massajar devagarinho após cada mamada para fazerem xi-xi e para fazer có-có aí 2 a 3 vezes por dia com um algodão embebido em água morna até que comece a sair alguma coisa. A minha gata neste momento não pode alimentar mais já tem a lotação esgotada (além dos 3 dela está a alimentar os dois da irmã), por outro lado também é perigoso juntar gatinhos tão pequeninos com safados com 2 meses. Fale com Leonilde que tem muita experiência em criar gatinhos. Das minhas ninhadas estou a criar uma bebé a biberão, sei o que custa, mas é tão gratificante vê-los a crescer ( a medrar como diria a minha mãe), eles reconhecem-nos como mãe e fazem ron-ron, conhecem a nossa voz e cheiro. Faça-lhes festinhas para eles se sentirem confortados.

Força amiga, felicidades. Se precisar de alguma coisa diga

Mai-mai
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 11, 2003 11:02 am

Bom dia .

Já lhe foi explicado tudo, ou quase tudo...mas os cócós não têm que forçosamente serem frequentes e subsequentas às mamádas...apalpe a barriguita para vêr se tem fezes nos intestinos e se estiverem duras...decerteza que as vai sentir, o que quer dizer que o gatinho precisa de defécar.

A gatinha que criei fazía só uma vêz por dia e então às vêzes é que fazia mais que uma vêz...mas nada que se compare com o numero de mamádas...

Espero ter ajudado e enviei-lhe uma Pm a explicar-lhe todo o resto...

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

sexta jul 11, 2003 3:30 pm

Olá!

Ufa! Isto de ser mãe tem muito que se lhe diga! Estou de rastos!!!
Mas felizmente que os "piquenos" estão bem. Já consegui que a maiorzinha fizesse cocó. Dei-lhe parafina líquida, a conselho da vet, para ajudar e depois de muito massajar e estimular, lá fez um graandeee cocózinho! Nunca pensei ficar tão contente por ver m**** :p

Depois mando mais novidades!

Obrigada pela vossa ajuda.

Bjokas
Susana
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 11, 2003 9:19 pm

sfigueira Escreveu: Olá!

Ufa! Isto de ser mãe tem muito que se lhe diga! Estou de rastos!!!
Mas felizmente que os "piquenos" estão bem. Já consegui que a maiorzinha fizesse cocó. Dei-lhe parafina líquida, a conselho da vet, para ajudar e depois de muito massajar e estimular, lá fez um graandeee cocózinho! Nunca pensei ficar tão contente por ver m**** :p

Depois mando mais novidades!

Obrigada pela vossa ajuda.

Bjokas
Susana
... ;) :lol: :lol: :lol: ;)

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfigueira
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 8:29 pm

Olá!

A saga continua... :lol:
Isto de acordar 2 vezes por noite para dar mama aos bebés é duro!

Ainda não tive filhos, portanto já estou a treinar com os gatitos!

Por incrível que pareça, o mais pequenito é o que tem mais jeito para mamar no biberon. A maiorzita de tão sofrêga nem consegue por vezes começar a puxar o leite. À bocado até ficou com soluços!
Já tem os dois olhitos praticamente abertos, apesar de nos primeiros dias não ver nitidamente.

A questão dos cocós já está praticamente controlada, têm feito regularmente. Ainda bem :D

É uma delícia vê-los a vir ter com as minhas mãos por já reconhecerem o meu cheiro e saberem que é dali que vem a papinha!

Quando tiver fotos disponíveis, aviso!

Bjokas
Susana
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado jul 12, 2003 10:28 pm

Olá

Pois eu quero ver fotos dessas ternurinhas. Deve ser complicado estar a alimentar dois gatinhos ao mesmo tempo. Mas também deve ser muito gratificante.

Beijokas
Kathleen
sfigueira
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 10:58 pm

É realmente complicado e requer muita paciência e dedicação mas, apesar de só estarem comigo há 2 dias, já me sinto "mãe galinha".
É indescritível, pois são duas criaturinhas indefesas, completamente dependentes e sim, é muito gratificante!

O pior vai ser quando me tiver que separar deles! Nem quero pensar :cry:

Bjokas!
Susana
Kathleen
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 11:26 pm

Olá

Não fique triste quando se tiver de separar. tente manter contacto com quem os adopta e vai ver que como vai ter novidades deles não vai sentir tantas saudades, pois vai saber que eles estão bem.

Beijokas
Kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

domingo jul 13, 2003 6:06 am

No começo do ano tb tive q dar de mamar a 4 gatinhos por 1 semana e aí uma amiga ficou com 1 deles q tava muito doentinho e eu fiquei com os 3 por mais 1 mês aproximadamente. No começo dava de 3 em 3 horas, dando a última mamada lá pra meia-noite, 1 hora da manhã e em seguida acordava 6 ou 7 da manhã. Mas os gatinhos tinham umas 2 semanas de idade... Já q os seus são bem menores, concordo q acorde no meio da noite pra dar o leite. Eu não sei oq vc tá dando mas no caso, pode incrementar o leite com um creme/mingau de arroz, aveia, gema de ovo, cálcio, complexo B... Mas no caso, é bom q a vet diga oq é melhor pois não sei a situação dos gatinhos e nem cuidei de nenhum tão novinho assim.
Acho q a Flora tb tá com uma gata amamentando, não está? Não tenho certeza...tem q olhar nos outros tópicos. Acho q era o tópico sobre mastite se não me engano..
Boa sorte e não deixe de nos manter informados! ;)
Juliachan
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 6:16 am

Foi mal, o tópico da mastite é da Mai-mai.. Erro meu.
Mas a Flora tb tá com uma gata com leite mas acho difícil dela ser gata de leite pois o problema dela é justamente q não aguenta mais amamentar pois já está fraquinha demais...
Mas tem q haver uma gata disponível! Não pare de procurar pois com um gatinho de 3, 4 dias, as chances de sobrevivência são pequenas e aumentam muito se for amamentado e receber os cuidados de uma gata!
sfigueira
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 7:08 pm

Olá!

Os gatinhos estão óptimos, mamam desalmadamente e depois dormem...Que rica vida!

Respondendo à Juliachan, eu estou a dar-lhes o Vital Milk da Royal Canin, que é leite em pó próprio de substituição do leite das gatas, portanto nesse aspecto estão a receber uma alimentação equilibrada e estão gordinhos que só vendo!

Espero ter em breve fotos disponíveis!

Bjokas!
Susana
Juliachan
Membro Veterano

domingo jul 13, 2003 9:09 pm

Ah, então os gatinhos tão bem alimentados... Mamar com bastante vontade é sinal de saúde! :lol:
Aqui esses leites pra desmame são caríssimos :? então na época eu dei (indicado por uma amiga q faz um trabalho lindo com gatos abandonados)leite em pó NAN 1 da Nestlé q é pra bebês recém-nascidos e funcionou muito bem... Aí eu fazia mingau de arroz com esse leite e com o tempo fomos adicionando um pouquinho de gema de ovo e caldo de galinha natural e sem sal. Depois de um tempo o arroz deu prisão de ventre nos gatinhos, então troquei o arroz por aveia e pouquíssimo tempo depois a vet já mandou cortar o leite e introduzir a ração de lata. Só no 1º dia q eu misturei um pouco de leite com a ração, pra eles não estranharem muito. Mas depois tem q cortar o leite 100% pq dá diarréia. E eles comiam a papinha de ração com leite q nem desesperados, ficavam todos lambuzados!
Sfiqueira, como vai o menorzinho?? Qual a história dos 2, foram abandonados ou a mãe morreu!? Ai, não sei como podem fazer a maldade de tirar bebezinhos da mãe e largar numa clínica como se a vet pudesse substituir a mãe!
Responder

Voltar para “Gatos”