Saudades

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
malukaum
Registado: sexta mai 02, 2003 9:32 pm

sexta jul 11, 2003 12:43 pm

Tenho duas gatinhas com cerca de 4 meses. Eu estou de férias, e a minha mãe ficou a tratar delas lá em casa. Quando lhe telefono pergunto sempre pelas minhas gatitas, e ela responde que têm andado a estragar tudo, o que não costuma ser normal, pois são sempre muito meiguinhas, e quando brincam, brincam sem fazer estragos. Será saudade?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jul 11, 2003 1:35 pm

Olá

É muito provável que seja, ao contrário do que muita gente pensa os gatos conhecem bem os donos e sentem a falta deles. Uns deixam de comer e ficam tristes, outros começam a destruir tudo nas brincadeiras.
Mas se elas estão bem fisicamente e comem, não te deves preocupar devem ser só saudades.
Beijokas
kathleen
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

sexta jul 11, 2003 2:00 pm

Olá malukaum

Não sei se eles, os gatos, chamarão saudades a isso que sentem, mas quando eu saiu o dia todo, o comportamento deles, quando regresso é completamente diferente. Portam-se mal, são autênticos diabretes e custam imenso a adormecer, ainda não percebi se é para me castigarem, ou se ficaram tão felizes com o meu regresso que ficam de tal maneira excitados que não param.

Isto nos gatos, porque com a cadela era mais fácil de perceber, quando não a levava comigo, ficava amuada, na minha ausência não comia, mas quando eu regressava ficava tão contente e feliz que saltava para o meu colo e ali ficava tempo infinito, até matar as saudades todas.

Franc
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

sexta jul 11, 2003 2:41 pm

O ano passado deixei a minha gata que na altura tinha 5 meses em casa da minha mãe enquanto fui de férias.
O que aconteceu foi o seguinte: a gata ganhou energia a triplicar. Ficou um autêntico diabrete. Nem dormia como de costume. Um dia amuou com a minha mãe e escondeu-se o dia inteiro.
Os gatos não gostam de mudanças e muito menos mudanças de casas sem os donos à vista.
Agora, quando vou de férias, peço à minha irmã que vá todos os dias lá a casa tratar do caixote, mudar a água e dar comida.
Nunca mais a tiro do território dela. Cheguei à conclusão que fica melhor sozinha no sítio que conhece do que acompanhada em território e pessoas desconhecidas.
Talvez hoje fosse diferente porque está maior e já conhece a minha mãe, mas na altura foi má opção.
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sexta jul 11, 2003 11:03 pm

olá malukaum

Eu acredito que seja saudades sim , eu passo o fim de semana quase todo na casa do meu namorado e quando volto pra casa minha mãe diz que os gatos aprontaram muito durante minha saída ...a Docinho faz xixi no tapete quando não estou em casa :lol: :lol: e quando eu estou , usa a areia devidamente , como uma gata educada ;)

É claro que sentem saudades do dono , os gatos são animais providos de sentimentos e sabem muito bem o que fazer para nos chamar a atenção .
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jul 12, 2003 8:46 pm

Olá!

Eu o ano passado estive 8 dias fora de férias, voltei 3 e depois fui mais 8 para fora e a minha mãe vinha cá a casa dar de comer aos gatos todos os dias. Apesar deles fazerem companhia uns aos outros, quando voltei tinham ganho uma mania péssima: faziam cocó fora da caixa e demoraram algumas semanas a perder esse hábito!

Por vezes as pessoas menosprezam a inteligência dos gatos, mas lá pelo facto deles não poderem ser treinados nem obedecerem como os cães, não significa que eles sejam menos inteligentes, antes pelo contrário! O seu temperamento independente é sinónimo de uma grande inteligência!

Eles sentem muito quando há uma mudança no seu ambiente, quando alguém que lhes é querido se ausenta e há mesmo gatos que morrem de tristeza com o falecimento de um dono!

São seres maravilhosos!

Bjokas
Susana
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sábado jul 12, 2003 10:10 pm

Boa noite,

A minha Mel só ficou uma vez em casa duma amiga 1 semana, quando a fui buscar, estava com um ar de magoada, sentida. A minha amiga contou-me que passou a semana toda isolada sem dar confiança.

De facto até a minha Vet. aconselhou que se deve deixar os gatos em casa se tiver-mos quem lhes vá dar comida e água.

Sabem todos os dias ela fica em casa sozinha por umas 9/10 horas e quando eu chego ela vem logo à porta a miar, mas um miar que mais parce um gemido de reclamação. É um desespero! cobra mimos como sei lá o quê!
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sábado jul 12, 2003 10:28 pm

Petruska,

Já pensou em arranjar uma companhia para a sua Mel?
Quando os gatos passam muitas horas sozinhos, é-lhes muito benéfico poderem usufruir da companhia de um congénere. Juntos brincam e fazem companhia um ao outro, não ficando tão ansiosos com a chegada dos donos. Eu notei isso quando tinha a Speedy sozinha e o comportamento dela melhorou imenso com a chegada do Billy. Ficou mais calma, já não nos mordia tanto nem era tão bruta nas brincadeiras que tinha conosco e eu já não tinha a preocupação de que ela pudesse fazer algum disparate na minha ausência. Então 3, é uma alegria! Nem têm tempo para notar a minha ausência durante o dia.
É claro que quando chego a casa, me vêm esperar à porta e pedem mimos, mas não com ansiedade.
Mesmo agora, quando por exemplo passo um fim de semana fora, noto que eles nem ligam porque brincam e fazem companhia uns aos outros.

Bjokas
Susana
Responder

Voltar para “Gatos”