Bom dia.
No Sábado fomos com o menino ao vet.
Quetionámos novamente sobre a hipótese dele ter um sopro, ao que o vet respondeu que até à data não tinha detectado. Após oscultação, concluiu que o ritmo cardíaco do Osky está óptimo e que não há qualquer indício de sopro.
Fez ainda RX para despistar problemas pulmonares.
Segundo o vet, os pulmões estão saudáveis, sem nada de preocupante. Há no entanto uma pequena marca do processo de coriza que passou, a qual poderá originar alguma alergia ou tosse em algumas alturas do ano.
Irá fazer análises e novo RX na altura da esterilização (daqui a 2 mesitos) para fazer o seguimento da situação.
Segundo o vet, a mesma não será tratada de imediato porque, não sendo uma situação grave e que iclusivé deverá desaparecer naturalmente, não há necessidade de o estar a sobrecarregar com medicamentos, ainda mais tendo ele passado tão recentemente por um processo de coriza tão longo.
Anja: Ele normalmente não respira de boca aberta. Apenas reparei que o fez um destes dias na sequência do engasgo.
Em relação aos engasgos, não foi detectado motivo para os mesmos. Poderão ser esporádicos ou poderemos estar a confundi-los com tosse.
Durante o fim-de-semana estive mais atenta. Embora não tenha dúvidas que há uns dias se tratou de facto de um valente engasgo, nestes dias tenho reparado que tem uns "ameaços" de tosse misturada com um espirro ou outro (notei esta situação 2x durante o fim-de-semana). "Simula" tosse e de seguida espirra. Isto já me leva mais a crer que se trate de alguma alergia.
De qualquer forma continuaremos atentos e caso haja alguma alteração iremos imediatamente ao vet.
Optámos por ir primeiro ao nosso vet habitual e, visto o pequenote estar bem, de momento, não vamos avançar para uma consulta de especialidade. Se os sintomas persistirem, esse será o próximo passo.
Obrigada a todas pelo interesse.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Só uma nota adicional:
Foi tal a birra para tirar o RX que só à 2ª é que se conseguiu. Foi tão intensa a fita que até nós já estávamos desesperados por o tirar dali.
Miou, gritou, grunhiu, bufou, soprou, choramingou... Enfim, uma fita digna de filme, nunca antes vista! Pela 1ª vez na vida vi-o arregalar as unhas. A assitente ainda as tentou cortar mas só teve sucesso com 2 ou 3.
A fita foi tal, que o vet achou que não era possível haver quaisquer problemas pulmonares (tais não foram os guinchos do mimado

)
Tudo isto para chegar a casa e estar feliz da vida, como se não tivésse feito fita alguma!
É oficial e confirma-se... O pequeno tem cá um feitio...

<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>