Há pouco tempo fui passear ao Jardim Municipal de Oeiras e vi um imenso número de gatos deitados ao sol na relva, em ameno convívio com patos e pombos! Não resisti e aproximei-me deles, esperando que fugissem assustados. No entanto, com enorme espanto, verifiquei que os animais eram extremamente sociáveis, pois estão habituados a pessoas e especialmente às crianças, deixando que estas lhes façam festas e peguem ao colo!
Só mais tarde vim a notar a existência de placas informativas explicando que se trata de uma campanha piloto de controlo biológico de roedores com a ajuda de gatos, empreendida pela Câmara Municipal de Oeiras e patrocinada pela Whiskas.
Procurei mais informações na revista oficial do município e fiquei a saber que a iniciativa foi da autoria de uma bióloga e acabou por ser posta em prática no final do ano de 1997. Nessa altura, o Departamento de Ambiente procurou a colaboração e apoio da Whiskas, seleccionou alguns gatos errantes, castrou os machos, esterilizou as fêmeas, vacinou-os, desparasitou-os e colocou-os no Jardim, proporcionando-lhes abrigos com gateiras e comedouros.
Os gatos passaram a ter consultas periódicas com veterinários ao serviço da Waltham (empresa da Whiskas), os membros da colónia são controlados pela responsável camarária (de modo a evitar o aumento ilegal por abandono propositado) e os bichanos têm parte da alimentação assegurada por ração seca. O resto é "fruto do trabalho" dos próprios felinos, já que estes têm por missão caçar os ratos do Jardim.

O Jardim de Oeiras tem uma extensão a perder de vista, com árvores, viveiros de aves, estufa para plantas, um asseio exemplar e segurança feita por vigilantes profissionais que zelam pela integridade das instalações e pelo cumprimento das horas de abertura e fecho dos portões. Os muros e vedações bem altas ao longo de todo o recinto evitam a fuga dos gatos.
Encantada com a forma como a iniciativa tem sido posta em prática e com o resultado visível, falei com uma amiga (a forista Miau) que também quis visitar o Jardim. Nesse passeio tirámos algumas fotografias que ela irá colocar aqui a seguir.
Quem tiver possibilidades, visite este exemplo louvável!
Para mais informações, dêem uma olhada pelo artigo da Revista Municipal em:
http://www.cm-oeiras.pt/Revista/1998_10/gatos.html
Que vos parece? Gostaríamos de saber as vossas opiniões.
Obrigada.