Um exemplo a seguir! (com fotos)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda jul 14, 2003 1:40 pm

Olá! :D

Há pouco tempo fui passear ao Jardim Municipal de Oeiras e vi um imenso número de gatos deitados ao sol na relva, em ameno convívio com patos e pombos! Não resisti e aproximei-me deles, esperando que fugissem assustados. No entanto, com enorme espanto, verifiquei que os animais eram extremamente sociáveis, pois estão habituados a pessoas e especialmente às crianças, deixando que estas lhes façam festas e peguem ao colo!
Só mais tarde vim a notar a existência de placas informativas explicando que se trata de uma campanha piloto de controlo biológico de roedores com a ajuda de gatos, empreendida pela Câmara Municipal de Oeiras e patrocinada pela Whiskas.
Procurei mais informações na revista oficial do município e fiquei a saber que a iniciativa foi da autoria de uma bióloga e acabou por ser posta em prática no final do ano de 1997. Nessa altura, o Departamento de Ambiente procurou a colaboração e apoio da Whiskas, seleccionou alguns gatos errantes, castrou os machos, esterilizou as fêmeas, vacinou-os, desparasitou-os e colocou-os no Jardim, proporcionando-lhes abrigos com gateiras e comedouros.
Os gatos passaram a ter consultas periódicas com veterinários ao serviço da Waltham (empresa da Whiskas), os membros da colónia são controlados pela responsável camarária (de modo a evitar o aumento ilegal por abandono propositado) e os bichanos têm parte da alimentação assegurada por ração seca. O resto é "fruto do trabalho" dos próprios felinos, já que estes têm por missão caçar os ratos do Jardim. ;)
O Jardim de Oeiras tem uma extensão a perder de vista, com árvores, viveiros de aves, estufa para plantas, um asseio exemplar e segurança feita por vigilantes profissionais que zelam pela integridade das instalações e pelo cumprimento das horas de abertura e fecho dos portões. Os muros e vedações bem altas ao longo de todo o recinto evitam a fuga dos gatos.
Encantada com a forma como a iniciativa tem sido posta em prática e com o resultado visível, falei com uma amiga (a forista Miau) que também quis visitar o Jardim. Nesse passeio tirámos algumas fotografias que ela irá colocar aqui a seguir.

Quem tiver possibilidades, visite este exemplo louvável!
Para mais informações, dêem uma olhada pelo artigo da Revista Municipal em:

http://www.cm-oeiras.pt/Revista/1998_10/gatos.html

Que vos parece? Gostaríamos de saber as vossas opiniões.
Obrigada.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda jul 14, 2003 2:06 pm

Olá,

Por considerar que realmente é um bom exemplo e que os bons exemplos devem ser seguidos, vimos expor aqui algumas fotos que demonstram ao que deparamos no local.

Em certa altura que tive conhecimento desta acção ouvi certos comentários que me horrorizaram e então decidi que não há nada como ver com os nossos prórios olhos... e eis que:

Imagem

O descanso dos Deuses
Imagem

Os gatos mais lindos, um deles com problemas de equilibrio
Imagem

A maltinha
Imagem

Lindo!!!!!!!!!!!
Imagem

Todos os gatos pareceram felizes... e descansados!

Miau[/img]
Última edição por Miau em segunda jul 14, 2003 2:15 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 2:10 pm

Olá

Acho uma iniciativa louvável. É uma boa forma de se utilizarem os gatos como animais de trabalho providenciando-lhes todas as condições adequadas.

Deviam seguir este exemplo em mais sitíos.
Eu já tinha lido sobre esta iniciativa da Wiskas, mas não tinha percebido que funcionava nestes moldes. Acho que tanto a Câmara como a Wiskas estão de parabéns.

Beijokas
Kathleen
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

segunda jul 14, 2003 2:30 pm

Acho uma óptima iniciativa, e pelas fotos estes gatos estão bem tratados.
Em que sitio, mais propriamente, é que está situada esta associação??
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jul 14, 2003 2:36 pm

Olá

Quando respondi ainda não tinha visto as fotos, os gatos são muito bonitos e têm um ar super saudável. É bom ver como os nosso amigos podem ser bem tratados.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda jul 14, 2003 2:57 pm

besourinha Escreveu: Em que sitio, mais propriamente, é que está situada esta associação??
Não é uma associação e o propósito não é o de uma instituição de acolhimento tipo gatil ou outra coisa... Trata-se apenas de uma iniciativa do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Oeiras para evitar a proliferação de roedores, evitando o uso de produtos químicos (raticidas e outros) prejudiciais ao ambiente e tóxicos para as crianças que brincam com areia, terra e plantas e levam as mãos à boca em seguida.
Os gatos são uma espécie de "funcionários do Estado" ( ;) ), desempenham a função de comer os ratos, recebendo um "ordenado" sob a forma de alimento suplementar (ração), vacinas e abrigo. Aliás, se lerem a notícia da Revista que indiquei com o link, vão ver que está implícita uma ideia de "utilidade" para os gatos, pois o título é "Gatos têm emprego em Oeiras"... Embora o motivo de acolher e tratar dos gatos não seja propriamente nobre, acaba por juntar o útil ao agradável.
Os gatos vivem numa colónia onde o número de membros é diariamente controlado para que não aumente com elementos abandonados e não diminua com as mortes por velhice (são substituídos por novos gatos já tratados e registados).

O Jardim Municipal de Oeiras fica por debaixo da Estação de Combóios daquela vila, ao longo de um riozinho e próximo do Mc Donald's que se vê da Marginal.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 3:03 pm

olá,

Eu já conhecia o jardim, moro pertinho dele, por vezes vou lá fazer uns miminhos, infelizmente os gatos ficam muitas vezes doentes alguns deles acabam por morrer com coriza :( , mas de forma geral nada lhes falta, foi pena que não tivessem falado com a senhora que cuida deles, ela tem muitas histórias para contar.

Aqui em Oeiras as ruas estão repletas de gatos vadios, perto da minha rua são alimentados vários gatinhos.

miaus

Guida
sregina
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 4:12 pm

segunda jul 14, 2003 3:13 pm

Olá

Acho a iniciatica MUITO louvável e merecedora de maior divulgação, de modo a eventualmente outras autarquias poderem seguir o exemplo, onde isso fosse viável. E apesar de já ter uns anos, não tenho conhecimento que o exemplo tivesse sido seguido.

E que tal ajudarem-me a elaborar uma lista de endereços de e-mails de autarquias e mesmo talvez de associações, para enviarmos o texto e estas fotografias, sugerindo esta como mais uma "saída" para alguns gatos errantes? É que o texto já tem 5 anos (tal como a iniciativa), nomeadamente os governantes são outros, sendo o mais certo não terem conhecimento do caso.

Que acham da idéia? Digam de v/ "justiça".:)

PS- Peço desculpa, mas hoje a construção de frases não me está a sair muito bem...deve ser por ser 2ª feira :?
Kathleen
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 3:21 pm

Olá

Eu posso tentar reunir alguns contactos e envio, acho que é uma boa iniciativa nossa.

Beijokas
kathleen
sregina
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 3:32 pm

Acham melhor enviar para o pelouro ambiente das Câmaras ou para juntas de freguesia?

Sinceramente não sei onde poderão dar mais atenção(se é que a dão)
Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

segunda jul 14, 2003 3:35 pm

Olá

Se há coisas que dá gosto encontrar-mos por aqui é estes pots.
Parábéns á Camara Municipal de Oeiras, que desenvolve este programa.
Estou neste momento a fazer um trabalho que envolve entre outros, a pesquisa de todas as Camâras Municipais e terei todo o prazer para me disponibilizar com o material que precisem.
Cleopatre
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 4:22 pm

A ideia da sregina parece-me óptima! Eu acho que os pelouros do Ambiente das Câmaras são os organismos indicados para enviarmos as informações e subscrevermos as propostas.
Ofereço-me para redigir o texto de apresentação que poderá ser "assinado" por todos quantos desejarem participar nesta iniciativa de divulgação e incentivo à continuidade do projecto da CMO por tantas Câmaras do País quanto possível.
Há muitas mais fotografias tiradas por mim e pela Miau, mas não as incluímos aqui por não querermos sobrecarregar o tópico de modo a que este não se tornasse difícil de abrir pelos foristas. No entanto, podemos enviá-las por e-mail a quem tiver interesse em vê-las e escolher mais umas para acompanharem a nossa espécie de "abaixo-assinado".

Franky:
Se não te importares, faz um apanhado dos contactos de e-mail dos pelouros do Ambiente do máximo de Câmaras que conseguires, por favor. Poderás colocá-los aqui neste tópico.
Obrigada

Igualdade:
Infelizmente há sempre casos menos agradáveis. No entanto, se incentivarmos estes projectos, pode ser que as Câmaras percebam que as suas iniciativas têm bom acolhimento por parte do público e sintam vontade de investir um pouco mais no melhoramento das condições. ;)
Nós bem tentámos falar com a D.ª Rosa, mas fomos informadas de que ela tem horários um pouco incompatíveis com os nossos, pelo menos durante a semana: entra às 8:00, tem 1 hora de almoço, e sai às 15:00. Ao fim-de-semana está no jardim apenas 1 hora - das 8:00 às 9:00. Tenho de criar coragem para me levantar às 7:00 num sábado ou num domingo para lá ir... :(
sregina
Membro Veterano

segunda jul 14, 2003 4:43 pm

Cleopatre,

Que bom! Realmente acho que o pelouro do Ambiente das Câmaras será o melhor. Eu fui ver à página da CM Porto e cada pelouro tem um endereço de e-mail.Não sei se em Câmaras mais pequenas se passará o mesmo. Se a Franky tiver esses endereços...óptimo.Se não, que tal dividirmos o país em regiões e cada uma ficar de "tirar" os endereços (dos pelouros do ambiente)das Câmaras dessa região?

Se concordarem, eu posso ficar com a região Norte.
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

segunda jul 14, 2003 5:16 pm

Me parece uma bela ideia , ja que os gatos são todos esterilizados e regularmente vistos por um veterinario ( tomara que seja mesmo verdade)

Pensem bem , se eles tem abrigo , comida a liberdade e a natureza a disposição devem estar bem felizes .
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda jul 14, 2003 5:43 pm

Vivam!

Uma óptima ideia! Em todos os sentidos!
E já pensaram também no aspecto pedagógico? Para aquelas pessoas que acham que dos gatos "não vem nada de bom" :evil: :evil: , mostra-lhes, ou pode mostrar-lhes, que eles são úteis (isto para quem a utilidade é o mais importante!)

Susana, se quiseres, podemos repartir a tarefa!! 8) 8)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”