Bianca... passado uns 3 anos, venho dar noticias!(morreu;\\)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sábado set 26, 2009 8:53 pm

Oi!

Quem se lembra disto:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ncia+renal ?

Resumindo, á 3 anos, sensivelmente tinha eu descoberto na minha gata uns carocinhos e graças á Leonilde Carvalho aqui do forum que me aconselhou um veterinario que pegava em ferinhas, lá fui tratar da Bianca.

Acreditem que ela reagiu bem a tudo e até ganhou peso.
Está prestes a fazer 17 anos em Dezembro, e a velhice nao perdoa.
Á uns meses ela teve um episodio meio estranho de desidratação, uma gastrite portanto. Foram feitas analises. Ureia e Creatinina impecaveis, mas tinha umas infecções no intestino. Deixou de tolerar a ração renal que desde os 11 anos comia. Comecei a dar uma comida especial pra gatos meio sensiveis a nivel intestinal. Ela comia mais ou menos dessa, até que eu decidi comprar outra marca e ela vai pegando nas duas ao mesmo tempo, além disso, comecei a dar renal de saquetas pra ver se ela passava a comer, porquê? POrque ela começou a fazer muito xixi e percebi que os rins pudessem estar meio avariados outra vez. Levei-a para cheq-up na quarta feira, a creatinina estava a 5.16 se nao me engano e ficou lá a soro até sexta á tarde.
Está a tomar comprimidos para o estomago ficar protegido e ela não vomitar a comida, que de vez em quando acontecia. E está a tomar uns comprimidos para ajudar os rins a ficarem melhorzinhos. Quando saiu de lá na sexta a creatinina tinha voltado ao normal e a ureia estava a descer. Um bom quadro clinico para dois dias!

Mas esta gata é uma peste... Tartaruga!
Está com uma anemia também, está a fazer um tratamento com injecções semanais. Levou a primeira ontem mesmo, sexta que vem vai levar outra... E isto vai durar umas boas semanas! É anemia, é gastrite, é insuficiencia renal... e para ''ajudar á festa'', entretanto os tumorzinhos que lhe apareceram, começaram a crescer! Estou meio perdida né? Ando aguentar as coisas sozinha. As pessoas que já me conhecem e pelo episodio anterior, em que ela teve que ser operada (duas vezes, retirou 5 tumores) eu já quase que me desfazia em lagrimas, ando-me aqui aguentar!

Contudo, o objectivo do topico:

Lá para as 19h e pouco liguei pra Drª, a dizer que era complicado lhe dar os comprimidos, e ela disse para misturar com ração e dar com seringa, assim o fiz, assim foi garganta abaixo.
O que me incomoda e é isso que questiono: Ela esteve a soro dois dias, a Drª disse que até o facto de ás vezes fazer xixi fora do caixote é porque ainda tá meio zonzinha do soro. Ela não comeu o dia todo, e agua eu não tenho como controlar! É normal não é? No veterinario apesar de todo o stresse, ela comeu e bebeu agua. Aaah, dormiu o dia todo hoje, será que está a recuperar as forças? Eu quero saber se é isso mesmo... Está calminha, não lhe apetece comer, mas quando lhe estava a dar os medicamentos pela seringa com comida, ás vezes vinha fora alguns pedacinhos de comida e eu dava-lhe e ela até que trincava, ou seja, vinha buscar aquele excesso á minha mão... Mas comer na tacinha tá de chuva. Só quer saber de ficar deitada. Sinto-a um pouquinho quente, mas como ela está toda enroscadinha na cama dela, deve ser disso.

Podem-me dar umas luzes? Ela no maximo teve a soro 1 dia só e no outro dia andava chateada comigo, nem dormiu comigo, mas hoje até que me fez esse favor (senti falta dela durante as duas noites de ausencia).

Podem-me sossegar? Pelo menos os medicamentos eu consegui dar.
É que eu não percebo 'nada' de gatos, só da Bianca, e só conheço o caso dela...

Obrigada desde já.
Beijinhos

Catarina
Última edição por Catarina1 em segunda out 05, 2009 11:20 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo set 27, 2009 10:19 pm

Oláaaaaaaaaaaaaa Catarina :D

Que boas notícias saber que a gatinha tem estado razoável de saúde e ainda é a sua companheirona a dar dor de cabeça... :P :lol: :D

Sobre o caso que colocas, o melhor é mesmo telefonares para o número de urgência da Dra Carla e coloca-lhe a questão.
De qualquer forma o "zonza" que ela referiu pelo soro... será que haveria alguma medicação no soro que lhe provocaria isso? É que nunca tive gatos "zonzos", por terem estado a soro :o

Telefona-lhe! Não te acanhes :wink: Ela atende-te, acredita!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

terça set 29, 2009 12:51 am

leonildecarvalho Escreveu:Oláaaaaaaaaaaaaa Catarina :D

Que boas notícias saber que a gatinha tem estado razoável de saúde e ainda é a sua companheirona a dar dor de cabeça... :P :lol: :D

Sobre o caso que colocas, o melhor é mesmo telefonares para o número de urgência da Dra Carla e coloca-lhe a questão.
De qualquer forma o "zonza" que ela referiu pelo soro... será que haveria alguma medicação no soro que lhe provocaria isso? É que nunca tive gatos "zonzos", por terem estado a soro :o

Telefona-lhe! Não te acanhes :wink: Ela atende-te, acredita!

Leo
Já começava a ficar meio triste, por ninguém ligar ao meu caso.
Hoje como eu percebi que ela nao estava bem, e por ter passado o fim de semana sem comer, e a beber pouquissima água, decidi leva-la ao veterinario outra vez. Infelizmente ficou lá internada, só que ela já foi tão picada que nao há mais sitio onde colocar o soro, fizeram tipo cutaneo durante uns minutinhos, deram-lhe um comprimido para ganhar apetite e ficou lá. O que me descansou, é que a jaulazinha para onde foi é a mesma donde ela saiu na sexta, até a mantinha dela estava lá ainda, e o melhor, desatou a comer. Ou seja, ela enjoou de comer a que tem cá em casa, por isso, acho que no fim de semana não quis.

Mas tê-la longe de novo, custa. Custa muito. E a Leonilde sabe como sofro por antecipação, deve imaginar no estado em que estou.
Confesso que estou aqui lavada em lágrimas, não só pela falta que ela me está a fazer, como da preocupação que eu tenho, vai correr tudo bem, eu sei.... Mas como se diz.. sou jovem e tenho as emoções á flor da pele.. tou mesmo em panico. :(

aiai...

Obrigada Leo, por me ter respondido!!
Beijinhos
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça set 29, 2009 1:33 pm

Olá Catarina,

Não conhecia o seu caso, e andei a ler tudo o que ficou para trás...

Não esteja assim tão angustiada! Já deu para perceber que até é uma mulher de coragem e que a gatinha é uma lutadora... por isso ânimo e força para enfrentar mais essa situação!

Dá para perceber o quanto está a sofrer mas não vale a pena sofrer por antecipação... (até parece que eu não sou assim... :oops: ) e por isso vá lá, coragem!

Vá dando notícias...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 29, 2009 5:56 pm

Olá Catarina,

Estive a reler o tópico e a minha siamesa já partiu. Tive que a deixar ir. Mesmo problema. Tumores mamários. Não imagina o odio que já ganhei a esta doença :|

Catarina por muito que custe chega um dia que é o dia. Tem de a deixar partir. Pense nisso. E boa sorte. Vai precisar :wink:

Quando vi as fotos da sua gata fiquei impressionada. Há cerca de um mês achei uma gatinha bébé igualzinha a ela. Já tem dono, mas é simplesmente igual. Impressionante.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça set 29, 2009 8:01 pm

Catarina1, depois de ler este tópico e o outro de há 3 anos atrás só tenho a dizer que a sua Bianca é uma valente :wink:!

O seu caso tocou-me particularmente porque estou a passar por uma situação quase igual àquela por que passou há 3 anos - à minha gata Cd, que está prestes a fazer 13 anos, foi-lhe diagnosticada I.R. há cerca de 3 semanas atrás, e para ajudar à festa foi-lhe detectado um nódulo muito pequenino numa maminha.

Inicialmente fiquei em pânico e triste como a noite. Agora, já com alguma distância, estou mais calma e e sinto-me capaz de ir até ao fim do mundo pela minha menina.
Numa coisa pode acreditar: eu era a dona mais feliz do mundo se depois desta provação conseguisse ter a companhia da minha gata por tanto tempo como a Catarina1 conseguiu até aqui com a Bianca.
17 anos é uma idade linda e a Bianca só pode mesmo ser uma verdadeira heroína para conseguir atingi-la apesar de todas as maleitas.

Muita força e coragem, e votos de que tudo corra bem com a sua menina :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 30, 2009 12:16 am

Obrigada pessoal.

E obrigada a quem teve a paciencia de ler o que aconteceu com ela no passado.
Passei muito mal esta noite e no trabalho, mal entrei foi bem dificil porque me perguntaram por ela e como de manha me disseram que ela tinha vomitado, não tinha comido muito bem, eu já fiquei meio ansiosa com a situação. Tive que sair da loja, porque lá me cairam umas lagrimas quando estava no balcão.

Hoje á tarde liguei e falei com a Drª Joana, lá da clinica e ela disse que a Bianca tinha comido á tarde sim, tinha bebido água, deu-se os medicamentos e que estava bem, com o soro e tudo mais.
Chegou lá á clinica um medicamento que a Bianca irá ter que tomar, o tal tratamento para a anemia. Hoje acho que ja ia levar uma injecção, e na sexta levará outra.
No entanto amanha de manha vão tirar sangue e ver como as coisas estão. Vou ligar ás 11h, se der para ir buscar çporque está tudo ok, eu vou.... se não... bom, não quero acreditar nessa possibilidade!
Eu sei que todos um dia vão partir... Sei disso, mas é a tal ausencia dela que me faz ficar assim, sou demasiado apegada a ela, minha irmãzinha!! :) Tenho ela desde 1993. Eu acho que todo o amor que eu sinto por ela, fez com que ela chegasse até aqui, e acredito que vá mais longe, mas as coisas complicaram-se e eu acredito que tudo ficará bem... mas dói cá dentro. Eu tenho muita necessidade de a ter ao pé de mim, pode ser egoismo, mas eu acho que preciso mais dela, do que ela de mim... (não sei se dá para perceber).

Enfim.. amanha darei noticias.
E mais uma vez, muito obrigada por terem respondido e obrigada pelo carinho, senti-me um pouco mais reconfortada.

Beijinhos
Catarina
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 01, 2009 3:09 pm

Não queria estar a fazer duplo post, mas já se passaram o quê? Dois dias!!? Acho que si, nao verifiquei.

Resumindo: a Bianca continua internada. Ontem liguei e os valores da ureia e creatinina continuavam altos, claro que tinham baixado, mas para o normal ainda estavam altos. Continuou a soro e a tomar os medicamentos. Chegou a tal 'hormona' que ela vai ter que levar atraves de injecção, por causa da anemia, hormona essa que os rins não estão a produzir, por isso a anemia. Ela não perde sangue, os rins é que não etão como deve de ser. Ela está com a mesma doença que a minha avó, que andou meses internada e só depois de muita cortizona é que ficou bem, está em casa a recuperar de tudo. Hoje liguei, perguntei como ela estava e a Drª Joana disse que ela estava bem, parece que mais calma em relaçao ao feitiozinho dificil. E tem comido sem vomitar, ontem a Drª foi dar de comer a outra gata que estava lá e disse que a Bianca ficou meio curiosa com a comida que ela levava, e como era comida com poucas proteinas, ela arriscou a ver se a Bianca comia, e o que é verdade é que ela devorou a comida toda, e o melhor é que nao vomitou.
Já fez uns cócós normais.
Resolvi dizer á Drª que ela ficaria para amanha também, porque eu teria que a levar para a segunda dose da injecção e ir busca-la hoje para amanha a colocar na caixinha de novo, seria um tanto traumatico, eu acho. E assim fica mais um dia, tanto a levar soro a ver se melhora. Amanha logo vêm como ela está. Talvez eu apareça de tarde lá, assim tiram sangue e vêm se ela está ok para vir para casa... Mas tou com medo das recaidas, sei lá!!

Tenho é demasiadas saudades do cheiro dela, do pêlo e dos mimos!!

Beijinhos
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta out 01, 2009 3:56 pm

Catarina1:

Realmente por vezes parece realmente que dependemos e precisamos mais deles do que eles de nós.

17 anos é uma linda idade! São de certeza 17 anos cheios de muito amor, partilha e carinho.

A Bianca é uma lutadora e esperemos que possa usar essa força uma vez mais e regressar para junto de si.

Força e vá dando novidades sim?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

sábado out 03, 2009 1:11 am

Olá,

Nita77, obrigada pelas palavras!
Hoje de tarde dei lá um pulinho, tinham acabado de tirar sangue... que estava meio cor de rosa, em vez do vermelho escuro, normal. :(

Os testes de ureia estavam altos e a creatinina estava alta também. Ou seja, á dias que está melhor, outros nem tanto. E elas estão a dar tudo o que podem... Anda a comer mais ou menos... Uns dias mais enjoada que outros.
Mas amanha mesmo vão fazer uma ecografia aos rins para ver o estado em que eles estão.

Mas só de olhar pra Bianca, lá dentro, meio que calminha, já que anda a tomar o tal estimulante do apetite, mas que faz com que fique calminha, deu-me um aperto enorme e comecei a chorar. Custa muito e as saudades são mais que muitas, mas eu sei que estão a fazer de tudo... Mas hoje percebi que realmente os medicamentos ainda não estão a fazer efeito, ou então é mesmo do estado dos rins, não sei, amanha saberemos. Eu só espero que seja uma demora nos efeitos, também devido a anemia. Que corra tudo bem, que possa voltar pra casa...

Mas ficará internada pelo menos até 3ª. Fará mais testes para se saber como está.
Não estou preocupada com o dinheiro que vou gastar, mas realmente o internamento vai sair caro! Mas seja o que for preciso, desde que ela fique bem!!

Continuem a torcer por ela, ok?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado out 03, 2009 10:37 pm

Olá Catarina.

Apesar de não ter cá vindo anteriormente, andi sempre com vocês no pensamento...

Custa imenso vê-los assim... mas é a Lei da vida, infelizmente.
Ela é forte, ou pelo menos tem sido até agora e quiçá a "menina", mais uma vez, surpreenda tudo e todos, pela positiva? :wink:

Um beijinho grande para ti e muitas festinhas para ela.

Vai dando notícias, por favor, ok?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 04, 2009 12:14 am

Olá Pessoal,

Já não me lembro se disse, ando com a cabeça em água, mas a Bianca hoje fez a tal ecografia aos rins. A Drª que foi lá fazer até disse que pra idade dela, os rins nem estão muito maus. O que me levou naquele instante a pensar "então o que é que se passa e porque é que nada está a fazer efeito!?". Infelizmente ela está com uma infecção no pancreas muito grande, e que na idade dela já fica dificil recuperar... A Drª Joana esteve-me a explicar algumas probabilidades, que existe uns medicamentos que ela podia tomar, e explicou-me até que dentro de uns quantos, só lhe faltava tomar 1, não quero afirmar se é antibiotico ou anti-inflamatorio, porque não me lembro, eu meio que comecei a chorar né?
Ela perguntou-me o que eu queria fazer... mas eu bloqueei, nao sei... ainda não sei. Pedi para começarem com o tal medicamento, tem que dar certo... Mas terça feira saberei, serão feitas analises ao sangue para ver como as coisas estão... Eu ainda vou ganhar coragem e ir lá, conversar, sei lá!! Decidir alguma coisa....
Mas é que sem soro ela não se aguenta também porque os valores estão altos.

Eu morro, só de pensar que ela tem estado sozinha, longe de uma cara familiar.... que assim ficará mais tempo... que... não sei!

Não sei o que fazer... não sei mesmo. Não tenho coragem para lhe fazer algo de 'mal'...
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

domingo out 04, 2009 11:31 pm

Só para que conste, eu continuo a torcer MUUUITO pela Bianca, e ela já passou algumas coisas, e apesar de ser dificil, eu vou acreditar. Ontem meio que escrevi de cabeça quente, na flor do momento, mas hoje deu para reflectir. Eu meio que começo a ficar preparada, mas vou acreditar que mais uma vez ela vai ter forças para aguentar mais isto. Eu percebo a gravidade da situação, mas como também ninguém fala comigo para me apresentar mais dados sobre a situação, apesar do cenário ser critico, vou continuar a torcer!!
E espero que o façam também!! :)

Aqui deixo as ultimas 3 fotos tirei dela aqui em casa, (vai fazer 2 semanas amanha que a tirei) ela depois foi internada na quarta (que depois veio passar o fim de semana, e segunda voltou a ir para o vet, até hoje...)!!

Imagem

Imagem

Imagem

Beijinhos ;)
Catarina1
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 05, 2009 8:35 pm

:(

Infelizmente, hoje, eram 10h da manha quando a Drª Carla me ligou a dar más noticias.

A Bianca não quis comer ontem e hoje de manha quando a Drª chegou pelas 7h da manha, viu que algo de mau se estava a passar e passado pouco tempo ela acabou por morrer!!

Ainda não não estou completamente em choque, porque estive uma semana sem ela, mas amanha quando for buscar as coisinhas dela ao veterinario, acho que vou ficar mais consciente do que aconteceu. Mas também, estou no trabalho, ao balcão ( a arca de noé não está bloqueada.lol ) e sempre dá para estar de cabeça ocupada :(

Enfim... Não pensei a 100% que este dia alguma vez chegasse. É estranho demais... e queria muito a minha gata de volta!! O pêlo, o cheiro... q m*rda!! :cry:
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

segunda out 05, 2009 8:41 pm

Lamento muito a sua perda... :(
É uma dor tão grande, que não existem palavras... :(
Guarde muito bem todas as lindas recordações que ficaram... Serão essas lembranças que vão ajudar...
Força...
:cry: :cry: :cry:
Responder

Voltar para “Gatos”