Ferida após vacina (de tanto coçar)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda set 28, 2009 8:59 am

Bom dia foristas!

Desde que o Osky levou a vacina da leucose (há cerca de 2 semanas) que se tem coçado bastante. Há cerca de 1 semana reparei que na zona faltava um nadinha de pêlo e desde então, de tanto coçar, já fez ferida.

Passei pelo vet só que me disse para desinfectar com Betadine mas assim que começa a melhorar, ele volta a coçar e fica na mesma! :cry:

Vou passar pelo vet mas entretanto alguém me pode dar uma ajudita (não me refiro a medicamentos mas sim a algo que o possa aliviar...)

Nota: Ele não tem qualquer hematoma na zona. É só feridita mesmo.

Obrigada!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda set 28, 2009 9:56 am

Olá Nita...

Continue a pôr Betadine... já cortou as unhas ao Osrky?
Nita77
Membro Veterano

segunda set 28, 2009 10:19 am

Eu coloco mas logo a seguir ele coça novamente e ainda fica pior :(

Quanto às unhas... Nem o vet as conseguiu cortar. Ficou com a paticure incompleta...
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
pathelen
Membro Veterano

segunda set 28, 2009 10:30 am

Pois... há gatinhos que não deixam cortar! Vou dar uma dica a ver se resulta: Ele gosta de estar à janela consigo? Se sim... leve-o para a janela, mas segure-o bem e com ele distraído a ver a rua vá segurando nas patinha traseiras com calma e vá cortando... nem que tenha que parar entre cada uma que corta... com a minha resulta! :wink:

Ou então apanhe-o mesmo a dormir e quando ele estiver muito molinho... pimba! :P

De resto, acho melhor ser mesmo o vet a ver essa ferida... até pode ter feito uma reacção alergica...

Se vai lá hoje,, depois diga alguma coisa!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 28, 2009 10:33 am

Olá Nita77

O gatinho levou a vacina da raiva e a da Leucose felina (Felv)?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano

segunda set 28, 2009 11:42 am

Olá Leonilde!
O vet apenas se referiu à leucose...
Teria que consultar o boletim e não o tenho aqui comigo :(
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda set 28, 2009 9:31 pm

Nita77 Escreveu:Olá Leonilde!
O vet apenas se referiu à leucose...
Teria que consultar o boletim e não o tenho aqui comigo :(
Já percebi que o gatinho ainda é muito novinho para exames com resultados seguros de FIV e FELV. Mas, como normalmente antes de se dar a vacina do Felv a qualquer gato, deve-se efectuar o teste para ver se já terá anticorpos... o teste, por acaso, foi efectuado antes da administração da referida vacina?

Na minha opinião, os Vets, TODOS, deveriam informar os seus clientes para os tipos de complicação de determinadas vacinas e deixar que os seus clientes decidam se querem que a dita seja na mesma administrada, ou não?! :|

Eu optei para que os meus gatos NUNCA sejam vacinados ao FELV :wink:

Tenha atenção para essa lesão, não vá infectar?!
Tenha uma palavrinha com o Vet para lhe pedir explicação detalhada sobre as possíveis complicações, a longo ou médio prazo, dessa vacina...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nita77
Membro Veterano

terça set 29, 2009 8:54 am

Bom dia,

Tal como refererem, concordo na íntegra. A decisão deve ser nossa, até porque é também nossa a responsabilidade sobre os nossos animais.

De facto, acho que o veterinário é extremamente experiente, com notório afecto pelos animais e que corre pela camisola e não pelos €.

O que me custa cada vez mais é a pouca informação que nos transmite.
Acho que por ali é costume confiar no Sr. Dr. que ainda para mais não cobra consultas... Por mim, gostava apenas de ter um pouco mais de informação.

Ainda ontem passei por lá por causa da tal ferida. Ele informou que não é no local onde foi vacinado já que a vacina foi administrada mais abaixo. Poderá ser uma mera ferida que infectou e como ele continua a coçar, cada vez está pior.

Quando dei conta, já ele estava com uma seringa na mão a administrar qualquer coisa... Perguntei o que era e que gostaría de saber antes de ser dado. Disse-me ser algo para aliviar a comichão.

Sobre a ferida, há 2 hipóteses, ou colocar uma ligadura à volta do pescoço, o que com o feitio do menino não vai ser fácil... Ou tentar colocar um lenço, em casa, caso ele o tolere. Perguntei se podia fazer mais alguma coisa que colocar Betadine e aconselhou "ponha uma pomadinha"...
:o Sim, mas qual???? :?: Aconselhou então uma pomada cicatrizante... Vamos ver a evolução.

Se já algumas vezes aconselhei o meu vet por o considerar bom médico, também já não é a 1ª vez que me deparo com dúvidas sobre a pouca comunicação... Ou seja, até agora tem acertado em tudo e tal como várias pessoas me referiram, parece-me ser bom médico e por isso ainda não mudei mas confesso que cada vez me custa mais esta pouca comunicação...

Por último, sobre a vacina, tomou apenas a da leucose e não, não fez testes...
pathelen
Membro Veterano

terça set 29, 2009 9:14 am

Olá Nita

Realmente esse vet a responder assim com meias palavras não ía longe comigo... :? tenho sorte com a vet onde vou, inclusive passo por lá muitas vezes para lhe fazer perguntas e ela está sempre pronta a explicar tudo... nunca me vim embora sem ela me dizer que para qualquer dúvida já tinha o nro tlm dela... :wink: e tenho, mas felizmente nunca o utilizei!

Quanto ao Orsky... tenha muita atenção a essa feridinha e desinfecte bem... se for mesmo caso disso ponha realmente um lenço ou até algo tipo camisola que impeça ele de coçar! Ou... se vê que a ferida não cicatriza vá a outro vet... :wink:

As melhoras do gatinho.

Nita vá dizendo alguma coisa.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 29, 2009 12:16 pm

Nita77 Escreveu:Quanto às unhas... Nem o vet as conseguiu cortar.
Como assim? O seu gato é assim tão mal educado que não permite um simples corte de unhas no Veterinário, onde se espera prática da parte das pessoas para estas questões simples?

Nita77, os seus constantes tópicos de duvidas sobre o veterinário que escolheu e que até está identificado levanta-me algumas reservas. Ou bem que segue os procedimentos como todos nós e não abre um tópico cada vez que o gato fax xixi fora do penico, ou simplesmente muda de veterinário.
Nita77 Escreveu:Quando dei conta, já ele estava com uma seringa na mão a administrar qualquer coisa... Perguntei o que era e que gostaría de saber antes de ser dado. Disse-me ser algo para aliviar a comichão.
Troque a seringa por serra eléctrica e pergunto-me se tería deixado que cortasse o pescoço ao gato.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nita77
Membro Veterano

terça set 29, 2009 1:53 pm

LuMaria:

Por mais tentadora que seja a sua provocação, vou ignorá-la.

Até à data sempre prezei a sua opinião e nunca utilizei ironia nos meus comentários para consigo. Não é a primeira vez que a vejo envolvida em dicussões e lamento mas não é essa a razão pela qual frequento o fórum. Portanto, já que fala em educação, não me vou dar ao trabalho de responder à sua provocação.

Na minha humilde opinião, os fóruns servem para partilha de experiências e sim, utilizo-o para colocar dúvidas, seja porque caiu um pêlo no chão da cozinha, seja por questões mais "sérias".

Responde quem quiser e como quiser... Cabendo a quem colocou a pergunta, considerar ou não as respostas.

Portanto, da minha parte, este não será mais um brilhante tópico de troca de galhardetes e aqui dou por encerrada a minha resposta a este e outros comentários que possa deixar neste tom.

Quanto aos restantes foristas, obrigada pelas respostas, pois felizmente não se tratando de uma situação "séria", permitiu-me mais que buscar respostas, partilhar a minha preocupação.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 29, 2009 5:44 pm

Nita77 Escreveu:LuMaria:

Por mais tentadora que seja a sua provocação, vou ignorá-la.
Não é uma provocação Nita. Se bem se recorda há meses que lhe indico para seguir os seus palpites e procurar outra opinião. Até à data não procurou mas insiste em duvidar de todos os procedimentos tomados pelo seu veterinário. Penso que a colocar em causa o que ele está a fazer, será com ele proprio. A ele deverá levantar todas as questões, não a foristas da arca de noé.

Quando me referi ao corte de unhas, talvez não tenha percebido. Mas ou o seu gato é uma fera mal educada que só a dormir se consegue cortar as unhas ou o seu veterinário tem tal falta de jeito que nem as unhas a um gato rebelde consegue cortar. Portanto Nita... qual das duas é? Gatinho selvagem? Ou Vet desajeitado e com falta de prática?

Não sei se é bom ou mau veterinário nem me cabe julgá-lo, nem tenho como fazê-lo, mas se não gosta, se não fica satisfeita com o tratamento dispensado procure outro.

A questão da serra eléctrica é simples, se fosse uma serra eléctrica tería com certeza evitado a serra, da mesma forma que pode travar uma injecção para saber o que é, ao invés de a questionar depois de dada num forum.

Tudo está nas suas mãos. A decisão é sua. Se não muda de veterinário parece-me descabido insistir em colocar em causa tudo o que homem faz.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Nita77
Membro Veterano

terça set 29, 2009 6:31 pm

Agora sim, falamos no mesmo tom.

Percebo perfeitamente a lógica, só não apreciei a ironia.

Se é verdade que tenho questionado é porque tenho dúvidas enão quero mudar de vet só porque, utilizando palavras suas, o gato fez xixi fora do penico. Ao questionar, assumindo a minha pouca experiência no assunto, procuro isso mesmo, saber se as minhas dúvidas em relação ao vet são ou não infundadas!

Não é suposto serem os vets, os licenciados em Medicina veterinária, portanto dotados de conhecimentos na matéria? Conhecimentos esses que nós não tendo qualquer curso nessa área, não temos?

Há porém, quem por experiência, tenha ao longo do tempos adquirido mais conhecimentos que eu, portanto, resta-me perguntar e ter a humildade de aprender... Nem que sejam dúvidas básicas mas se as tenho, não me importo de as expôr.

Por outro lado, um curso não se sobrepõe à responsabilidade que assumimos ao ter um animal de estimação... De um lado, a responsabilidade, de outro os conhecimentos específicos do veterinário...

Não sei se será normal, se não será... Ainda ontem antes de o levar, tínhamos falado em casa nestas mesmas dúvidas, concluíndo que talvez fosse mesmo altura de pedir uma segunda opinião.

Porém, o gatito coçou-se de tal maneira que a ferida aumentou para o dobro. Perante este cenário, sem outro contacto ali na zona e sabendo que o consultório ainda estava aberto, decidi levá-lo lá ao invés de o deixar passar mais um dia naquele espectáculo.

As minhas dúvidas surgem por não saber se esta falta de informação é ou não normal... Mas que não me apraz, lá isso é verdade...

Em tempos, o Leo era visto por uma vet que seria a a do Osky não obstante ser tão longe. De facto, sempre nos foram explicados todos os procedimentos mas talvez eu não fosse tão atenta, pois apesar de adorar o meu Leo, nestas questões, acho que é diferente termos a responsabilidade directa sobre eles ou a preocupação/responsabilidade estando em casa dos pais e tendo estes sempre tomado o lead nestas situações.
pathelen
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 10:40 am

Nita, como está o Osky?
Nita77
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 11:09 am

Olá Pathelen,

Ontem já colocámos pomadinha e uma ligadura à volta do pescoço para ele não coçar.
Deu uns quantos pinotes, como seria de esperar, mas hoje de manhã a ferida parecia um bocadinho melhor. O facto de não coçar ajuda, claro.

Para além disto, ele está a mudar os dentitos.
Não sei se será normal mas de vez em quando ouço um "clack, clack" e vejo-o ir lá com as patinhas. Já apanhei, o que me pareceu serem, 2 bocados de dente. Noto que ele está desconfortável e desassossegado :|

Ainda mais com isto da ferida, coitadito do rapaz, a passar por 2 ao mesmo tempo :(
Responder

Voltar para “Gatos”