A minha gatinha esconde-se...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mary19
Registado: terça set 29, 2009 8:11 pm

terça set 29, 2009 9:16 pm

ando um bocadinho preocupada...

adoptei ontem uma gatinha com cerca de 2 meses (talvez um bocadinho mais mas não chega ainda aos 3) que, apesar de a mãe ser alimentada e tratada por uma pessoa, nasceu na rua com mais dois irmãos...
a mamã desses bebés foi levada quando, segundo aconselhamento da veterinária foi possível para ser castrada e depois voltou para casa... entretanto os bebés apareceram em casa da senhora que me deu a gatinha e ela começou a tratar deles também... segundo ela, aquela gatinha era a mais meiga e até a mãe lhe dava mais atenção que aos irmãos... ontem... mal recebi a gatinha, ela estava muito assustada (talvez por já estar num ambiente diferente) e ao chegar a minha casa tirei-a da gateira e ela foi imediatamente esconder-se atrás da máquina de lavar.... isto foi ontem à noite e a partir daí ela foge sempre e esconde-se... já foi para um buraco atrás do bidé da casa-de-banho... já se escondeu debaixo de um carrinho de cestos... já se escondeu dentro de vasos vasios (um então é o preferido dela) já tentou enfiar-se dentro de um sapato do meu pai quando me aproximei... já tentei pegar nela e fazer festinhas mas ela nem 10 segundos fica no meu colo... não reage a tentativas de brincadeira.... se lhe faço festinhas às vezes fecha os olhitos e parece gostar mas ainda assim n reage muito mais... hoje de manhã começou a miar e uma ou duas vezes ao miar ronronou... (acho que tem algum significado n é?)

Acho que ela está muito triste por não estar com a mãe e os irmãos e apra além disso tenho medo que ela não se adapte.... :(

Há alguma coisa que eu possa ou deva fazer :?: tento dar-lhe espaço mas também queria dar-lhe miminho para tentar que ela se sentisse melhor... :?

P.S.: Acho curioso que quando ela vai a fugir passa à minha beira pára e depois continua a fugir... lol
gennny76
Registado: sexta ago 28, 2009 9:00 pm

terça set 29, 2009 9:35 pm

Olá

Conquistar a confiança de um gatinho exige muito tempo e paciência..ela estranhou o espaço e as pessoas...numa 1ª fase tente confiná-la a um espaço que não seja muito amplo em que consiga controlá-la (e donde não fuja..pois uma fuga nesta altura pode ser crítica), mas onde ela também tenha um local que possa considerar como um refúgio...evite movimentos bruscos e ruídos fortes...fale-lhe sempre com uma vox baixa e calma....mantenha um local fixo para a alimentação e água e dê-lhe uns miminhos que também a possam ajudar a conquistar através do estomago...mas essencialmente tenha paciência...
Boa sorte
mary19
Registado: terça set 29, 2009 8:11 pm

terça set 29, 2009 9:50 pm

gennny76 Escreveu:Olá

Conquistar a confiança de um gatinho exige muito tempo e paciência..ela estranhou o espaço e as pessoas...numa 1ª fase tente confiná-la a um espaço que não seja muito amplo em que consiga controlá-la (e donde não fuja..pois uma fuga nesta altura pode ser crítica), mas onde ela também tenha um local que possa considerar como um refúgio...evite movimentos bruscos e ruídos fortes...fale-lhe sempre com uma vox baixa e calma....mantenha um local fixo para a alimentação e água e dê-lhe uns miminhos que também a possam ajudar a conquistar através do estomago...mas essencialmente tenha paciência...
Boa sorte
Obrigada...
é mais ou menos o que tenho feito.... mas nesse momento a porta tinha ficado aberta e ela "escapou-se" para a casa-de-banho... de resto ele tem a lavandaria a cozinha (que é bastante grande) e o hall de entrada... fugir de casa ela não foge... temos o cuidado de não deixar janelas abertas e além disso vivo num apartamento e mesmo que saisse pela porta (que não fica aberta) não teria por onde sair para a rua... Ela foge é de nós e de um canto para o outro... às vezes também deve andar a explorar um bocadinho... parece uma ratinha a fugir a toda a velocidade, pára, olha em redor, e continua a mexer as patitas muito depressa... lool :P é uma fofa...
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça set 29, 2009 10:06 pm

Olá! É normal o comportamento da gatinha, e ela ainda está há pouco tempo na sua casa, por isso é só dar tempo ao tempo que ela vai se adaptar bem e vai começar a ter confiança em si.
Ela mia toda a noite? É normal os gatinhos miarem nos primeiros dias na nova casa.
Ela deixar fazer festas? Sessões de mimos criam e reforçam laços afectivos.
Responder

Voltar para “Gatos”