LOP o que é e para que serve?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

flaxodude
Membro
Mensagens: 73
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm
Localização: 1 teckel, 3 gatos, 2 tartarugas, 1 coelho angorá

segunda abr 08, 2002 8:19 pm

oi.. estava a pensar em adquirir um gato de raça visto que já tenho trés europeus comuns em casa. A raça que pretendia era Gato dos bosques da noruega mas andei a informar me e qd vi os preços de um gato desta raça junto dos criadores portugueses desculpem a expressão... mas passei me!!

É claro que dizem que tèm LOP, são puros e de boa linhagem mas como eu não sei ao certo o que é nem para que serve o lop agradecia que alguém me esclarecesse .
Vale a pena dar mais 20 ou 30 cnts por um gato com lop?? o que eu queria mesmo era um gato arraçado ( pelo menos) de Bosques da noruega, com bastante pelo e bem bonito! já tive um em casa espectacular (todo preto) que tb nasceu na rua mas estava doente e nao podia estar c outros gatos! ficou com uma pessoa que nao pretendia ter mais do que um gato :)

Se alguém me puder ajudar em todas estas questões agradecia! ;)

ricardo
mariasemedo
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 25, 2002 9:47 pm

quarta abr 10, 2002 10:21 pm

LOP é o livro de origens portuguesas, ou algo assim, e acho que é importante para o caso de quereres criar animais de uma certa raça e para os concursos, porque aí estão registados os nomes dos pais do animal (parece que é importante serem filhos de campeões). Gostava de ajudar mais, mas na verdade só conhecia o lop para cães, ignorava que existia um para gatos... Boa sorte para o gatinho novo, com lop ou sem lop!
silvestre21
Mensagens: 2
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 11, 2002 3:38 pm

Eu tenho um gato persa, filho de gatos campeões, uma vez que a criadora está sempre a levá-los a concursos em Portugal e no estrangeiro. Na altura em que fiquei com o meu gato, ela disse-me que ele tinha potencialidades para os concursos, e tudo isso, mas teria de o registar e isso iria custar-me cerca de 30 cts. Não o registei, mas tb não tinha interesse em estar a levá-lo para concursos. Se um dia ele fizer criação, provavelmente os filhotes não vão ser vendidos por mais de 30 cts por os pais não terem registo, mas isso não me preocupa. Acho que o LOP só serve mesmo para quem quer fazer algum dinheiro com os gatos.
Tenta, mesmo na Internet, encontrar alguém que tenha gatinhos Bosques da Noruega sem registo, serão sempre mais baratos e nem por isso deixam de ser dessa raça. ;)
Aby
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm
Localização: Gatos abissínios, Domésticos e 1 Boxer

quinta abr 11, 2002 7:28 pm

LOP é realmente o Livro de Origens Português. Não é importante ter pais campeoes mas sim ter pelo menos 3 gerações registadas, ou seja, pelo LOP conhecemos os pais, os avós, os bisavós, e quando o gato vem de uma linhagem antiga vai aos trisavós. Tambem existe o RI (registo inicial) e neste caso podemos não ter nenhum dado sobre os progenitores.
Além das vantagens já inumeradas nas respostas anteriores há uma razão muito importante para darmos preferência a um animal com Pedigree, é sabermos que o gato vai ter o temperamento típico da raça, e isso é muito importante. Se queres um Abissínio queres um gato activo, muito dedicado ao dono e extremamente meigo, isto independente do aspecto. Se queres um Persa procuras um gato calmo e muito indeviduaista e por aí fora. Também sabes que não há doenças genéricas graves. Tudo isto tem um valor. Se entras no arraçado vais ter um arraçado não o Bosques da Noruega.
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

quinta abr 11, 2002 8:32 pm

Entendo o que pensa mas a qualidade paga-se

Já viu o trabalho que dá criar uma raça?

Quanto a comprara gatos de raça sem registo... sem comentários sobre quem os vende...

Abraço

Vasco
flaxodude Escreveu: oi.. estava a pensar em adquirir um gato de raça visto que já tenho trés europeus comuns em casa. A raça que pretendia era Gato dos bosques da noruega mas andei a informar me e qd vi os preços de um gato desta raça junto dos criadores portugueses desculpem a expressão... mas passei me!!

É claro que dizem que tèm LOP, são puros e de boa linhagem mas como eu não sei ao certo o que é nem para que serve o lop agradecia que alguém me esclarecesse .
Vale a pena dar mais 20 ou 30 cnts por um gato com lop?? o que eu queria mesmo era um gato arraçado ( pelo menos) de Bosques da noruega, com bastante pelo e bem bonito! já tive um em casa espectacular (todo preto) que tb nasceu na rua mas estava doente e nao podia estar c outros gatos! ficou com uma pessoa que nao pretendia ter mais do que um gato :)

Se alguém me puder ajudar em todas estas questões agradecia! ;)

ricardo
flaxodude
Membro
Mensagens: 73
Registado: terça jan 15, 2002 10:49 pm
Localização: 1 teckel, 3 gatos, 2 tartarugas, 1 coelho angorá

quinta abr 11, 2002 10:03 pm

OBRIGADO A TODOS!
Ja me ilucidaram bastante pq eu não sabia mesmo o que era o lop. quanto a escolher um gato de raça pura ou não isso logo se ve, se aparecer algum assim peludinho parecido com a raça em questão prefiro ficar com ele pois sp é um lar que lhe dou, opto por gastar o dinheiro que daria na compra de um puro nos cuidados com este..Os outros só compra mesmo quem quer e de certeza que são bem tratados! Nao tenciono fazer qq tipo de exibição nem criação com os gatos, é mesmo só por companhia :) por isso desde que o animal em questão seja bonito é me indiferente.
Bem.. vou ficar a espera!
Pode ser que apareça algum engraçado para fazer companhia aos meus outros três europeus comuns!

Mais uma vez obrigado
HelenaIC
Mensagens: 8
Registado: terça abr 22, 2008 4:49 pm

quarta mai 14, 2008 12:56 pm

Acho que o forum é para ajudar e nao criticar....
Última edição por HelenaIC em quarta set 03, 2008 2:18 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 14, 2008 2:19 pm

Por favor leia este tópico e onde vir a palavra "cão" substitua por gato:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 14, 2008 2:22 pm

HelenaIC Escreveu:Eu tenho uma gatinha persa e quero comprar um macho para fazer criaçao, sendo assim nao posso faze-lo porque nao tenho um lop? o que tenho apenas é um livrinho que me deu a veterinaria onde está mensionado as consultas vacinas e essas coisa, é isso que se referem?
Olá.

O registo no LOP é o pedigree do gato, ou seja, um papel emitido pelo Clube Português de Felinicultura que atesta que o gatinho pertence à raça x e é filho, neto e bisneto de gatos dessa raça, entre outras informações. Se o seu persa não tem LOP é oficialmente sem raça definida. SE vai aventurar-se na criação de gatos de raça pura há que poder registar a ninhada no LOP e se ambos os pais não o tiverem, é impossível.
Aquilo que tem é o boletim de vacinas do gato e tão somente.

Já agora pretende fazer criação para?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 14, 2008 2:24 pm

mas teria de o registar e isso iria custar-me cerca de 30 cts.

Tretas. Nenhum registo custa isso, os gatos é que não podiam ter LOP por os pais não o terem e o criador vendeu-lhe essa patranha para que acreditasse que os gatos eram de raça pura. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tchuza
Membro Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta mai 14, 2008 11:05 pm

Falando nisso tenho uma questão... Quando se adquire um gato de raça, se preferir com LOP é um preço, se quisermos adquirir sem LOP, esse mesmo animal é outro preço... Deixa de ser um animal de raça e passa a ser um sem raça definida?
Em gatos não sei, mas em cães ja vi... um Spitz Alemão macho com LOP era 850€, mas se não estivessemos interessados no LOP custava apenas 600€.
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quarta mai 14, 2008 11:29 pm

Tchuza Escreveu:Em gatos não sei, mas em cães ja vi... um Spitz Alemão macho com LOP era 850€, mas se não estivessemos interessados no LOP custava apenas 600€.
O LOP dos cães custa em média 25€ por cachorro... não justifica essa disparidade de preços. Essa posição diz muito sobre a "qualidade" do vendedor.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
biaclaro
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

quarta mai 14, 2008 11:34 pm

Vejo muito desses anúncios num site de vendas da net e a diferença de valores com o LOP ou sem são mesmo muito grande.
Eu por cá não aprecio nada esses procedimentos...não compraria (isso é minha opinião pessoal).
Tchuza
Membro Veterano
Mensagens: 589
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta mai 14, 2008 11:35 pm

ana_link boa noite.
Pois não sei, passei e vi cães dentro da loja e tive curiosidade de ir ver os cachorros, e os preços estavam afixados debaixo dos cubiculos.
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quarta mai 14, 2008 11:44 pm

Mas agora jà sabe. Efectuar o LOP de um cachorro custa ao criador cerca de 25€, e cerca de 18€ ao novo proprietário para fazer a alteração de propriedade para seu nome (mais o preço do chip, que passou a ser obrigatorio). E isso tem de ser feito pelo criador, e não pela loja, e tem prazos para ser efectuado. Nenhum criador digno desse nome entrega animais numa loja, e ainda menos com a vertente com e sem LOP.

Nos gatos não faço ideia dos preços, mas deve rondar pelos mesmos valores, penso eu de que...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Gatos”