PREFEITURA (SP) QUER ENTREGAR ANIMAIS PARA EXPERIMENTOS - Liberação Animal
Enviado por Ativistas em defesa dos animais em Quinta-feira, 26 de Junho de 2003 as 16:28:51
O atual Secretário Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Dr. Gonzalo Vecina Neto, ordenou à diretoria do Centro de Controle de Zoonoses que volte a entregar cães para as instituições de ensino e pesquisa.
O CPDA - Conselho de Proteção e Defesa Animal do Município de São Paulo apresentou parecer jurídico no qual refuta as ordens do Secretário. Além de antiética, a decisão do Secretário é contrária à Lei Municipal 13.131/01, que dispõe sobre o bem-estar de cães e gatos. A aprovação desta lei se deu com muita luta e foi uma conquista histórica, não pode agora ser ignorada. Solicitamos, então, a colaboração de TODOS, para que enviem suas mensagens, REDIGIDAS DE FORMA GENTIL E EDUCADA, repudiando a entrega de animais do CCZ a essas instituições. Afinal, é inimaginável que um ser vivo, depois de passar pelo estresse do abandono e da apreensão pela "Carrocinha", ainda tenha de ser submetido a experimentos dolorosos antes de encontrar a morte.
Enviem suas mensagens para:
Prefeita Marta Suplicy [email protected]
Secretário Dr. Gonzalo Vecina Neto [email protected]
Vejam no site da SUIPA em http://www.suipa.org.br/ no link "crueldades" (textes em laboratório), a cena dantesca de um laboratório de experimentação em animais.
Do Jornal da Tarde de 26/6/2003
Prefeitura doará animais para pesquisa
Os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) podem voltar a ser doados para centros de pesquisa e fazer parte de experiências científicas. O secretário da Saúde, Gonzalo Vecina Neto, já pediu ao CCZ que a comissão que fiscalizava a entrega dos animais – que não funciona desde o ano passado, quando a entrega deixou de acontecer – seja reativada.
A decisão é polêmica: o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), órgão da Prefeitura que funciona dentro do CCZ, diz que a prática é antiética. “A medida não respeita o que diz a lei e é aberrante do ponto de vista técnico”, diz Vanice Orlandi, assessora jurídica da União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa), uma das entidades do CPDA.
Até março, a Lei Tripoli, que determina o destino dos animais do CCZ, previa que os cães e gatos que não tivessem sido adotados poderiam ser doados a pesquisadores, como alternativa ao sacrifício. Mas a lei mudou: a nova versão votada pelos vereadores não prevê mais a entrega para experimentos.
A secretaria afirma, porém, que a lei não impede as doações e que elas só pararam de acontecer por problemas de funcionamento da comissão de fiscalização. “O que a lei estabelece são prioridades para o destino dos animais, mas não proíbe a entrega para pesquisa”, diz Hélio Neves, gerente de Vigilância em Saúde da secretaria. “Há pesquisas que são feitas de uma forma melhor com animais. E a comissão existe para garantir que sejam bem tratados.”
Para as entidades de proteção, trata-se de um descaso com os animais. “Em um centro de pesquisa, eles são picotados. É melhor que sejam sacrificados”, diz Ângela Caruso, presidente da Quintal São Francisco. Segundo as entidades, há ainda problemas técnicos. “O animal para pesquisa tem que ser livre de parasitas. Se querem usar animais, devem criá-los em canis para isso”, diz Vanice.
Fonte: CMI
inacreditavel , só aqui mesmo !
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mar 08, 2002 7:25 pm
Olá camie,
já mandei um email para a prefeitura expressando a minha revolta caso os animais sejam sujeitos a algum tipo de sofrimento.
Mas uma coisa eu não percebi na tua mensagem:
a que tipo de experiências vão ser dados, é que há muito tipo de experiências que não prejudicam os animais em nada por exemplo experiências no ramo da etologia.
gostava que me exclarecesses caso fosse possível.
já mandei um email para a prefeitura expressando a minha revolta caso os animais sejam sujeitos a algum tipo de sofrimento.
Mas uma coisa eu não percebi na tua mensagem:
a que tipo de experiências vão ser dados, é que há muito tipo de experiências que não prejudicam os animais em nada por exemplo experiências no ramo da etologia.
gostava que me exclarecesses caso fosse possível.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Eu também vou enviar um mail. Acho inacreditável, em vez de se preocuparem com o bem estar dos animais vão dar-lhes este destino
Beijokas
Kathleen
Eu também vou enviar um mail. Acho inacreditável, em vez de se preocuparem com o bem estar dos animais vão dar-lhes este destino

Beijokas
Kathleen
Musky4u, provavelmente são experiências q envolvem vivisecção e sacrifício pra dissecação pois como mencionaram, são instituições de ensino, na maioria universidades.
É um absurdo mesmo. Esse secretário é um babaca!
Tb acho q se for pros bichos sofrerem experiências, é melhor q os sacrifiquem antes. Só acho muito triste q tenham q tirar a vida de animais saudáveis. Todos têm direito à vida!
Bem, eu sei q na SUIPA não sacrificam os animais só pq não conseguem ser adotados... E aí em Portugal, na Cattus ou nessa Uz por exemplo, eles sacrificam?
Mas Camie, isso não é só aqui mesmo não... Eu já te contei da aula de anatomia lá dos Eua né... Então, aqueles gatos eram do abrigo de animais e os matavam só pra dissecação tb.
É um absurdo mesmo. Esse secretário é um babaca!
Tb acho q se for pros bichos sofrerem experiências, é melhor q os sacrifiquem antes. Só acho muito triste q tenham q tirar a vida de animais saudáveis. Todos têm direito à vida!
Bem, eu sei q na SUIPA não sacrificam os animais só pq não conseguem ser adotados... E aí em Portugal, na Cattus ou nessa Uz por exemplo, eles sacrificam?
Mas Camie, isso não é só aqui mesmo não... Eu já te contei da aula de anatomia lá dos Eua né... Então, aqueles gatos eram do abrigo de animais e os matavam só pra dissecação tb.