olá. tenho 3 gatas (lydia maria, fanny isabel e pitucha da conceiçao) agora o meu senhorio deu-me uma cadela que estava perdida ou abandonada em monsanto que tem cerca de 1 ano (yara margaryda). sei que é dificil a adaptação dos 4 bicharocos. a cadela ate gosta de gatos e nao lhes faz mal mas as gatas.... meu deus. como posso fazer para elas se adaptarem?
ajudem-me.
obrigado
adaptação de gatos a caes
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: domingo jun 28, 2009 10:44 pm
bem, eu tenho agora uma gatinha pequenina tambem, (ainda nao tenho petsite porque a minha maquina foi-se... lol), e tambem tenho um cao muito meigo, ele tambem nao lhe faz mal nenhum e ate tem medo, mas ela nao tem um feitio muito facil e mal ele lhe chega perto ela teima em "bufar"... o k tenho tentado fazer, e por os dois ao pe de mim e tentar que nao fujam um do outro, por vezes e complicado, mas sempre k isto me aconteceu, deu resultado... normalmente deve-se "ralhar" quando fazem mal um ao outro ou tentam faze-lo e dar uma recompensa ou um mimo quando tentam cooperar. e mesmo os bichanos acabam por se adaptar por si so, quando veem k o novo amiguinho nao lhes quer mal 
espero ter ajudado
e espero k os seus amiguinhos d 4 patas se entendam

espero ter ajudado

e espero k os seus amiguinhos d 4 patas se entendam

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Olá. Que idade tem os gatos? Eles já alguma vez tiveram contacto com cães?
Os gatos quando são bebés e sentem um cão pela 1vez bufam mas depois habituam se , agora quando já são grandes acho que depende da personalidade de cada animal.
Já fez as apresentações?
Os gatos quando são bebés e sentem um cão pela 1vez bufam mas depois habituam se , agora quando já são grandes acho que depende da personalidade de cada animal.
Já fez as apresentações?
-
- Registado: domingo jun 28, 2009 10:44 pm
na minha opiniao e por experiencia propria, eles acabam por se habituar sejam grandes ou nao... e muito sinceramente, nao os separe, faca isso se sentir k e mais seguro caso nao esteja em casa, mas sempre k tiver por perto tente mante-los juntos, e de preferencia tente dar mais mimos aos mais ciumentos(as) pois assim nao vao sentir k o novo "hospede" sera o seu preferido ou k talvez lhe va dar mais mimos...
digo-lhe isto pois eu tinha uma cadelinha muito ciumenta e assim k m apareceu um gato la em casa ja bem grandinho ela nao gostou muito da ideia e ele tambem nao, atacavam-se mutuamente, mas aos poucos com o convivio e com alguns miminhos a mais para a cadelinha, a coisa resolveu-se por si e passaram diga-se de passagem a dar-se muito bem, ate dormiam juntos e tudo
digo-lhe isto pois eu tinha uma cadelinha muito ciumenta e assim k m apareceu um gato la em casa ja bem grandinho ela nao gostou muito da ideia e ele tambem nao, atacavam-se mutuamente, mas aos poucos com o convivio e com alguns miminhos a mais para a cadelinha, a coisa resolveu-se por si e passaram diga-se de passagem a dar-se muito bem, ate dormiam juntos e tudo

-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Adoptei recentemente uma gata com dois meses e já tinha cá em casa um cão com cerca de 1 ano e meio, que não é grande fã de gatos.
Depois de ter feito alguma pesquisa sobre apresentações entre canídeos e felídeos, comecei por apresentá-los através de uma porta. Deixei-os cheirarem-se durante algum tempo para se habituarem.
Depois brincava com um e ia brincar com o outro, levando o seu cheiro. O cão mostrou-se interessado, já a gata foi mais complicado porque só "bufava".
Um dia avançamos para as apresentações "físicas". Mas mal via o cão de longe a gatinha entrava em pânico, bufava e ponha-se em posição de ataque. Mesmo assim, continuamos mais uns dias a mostrá-los um ao outro.
Outro dia pusemo-los na mesma divisão, no chão. Deixei a gata andar livre, já que ela se escondia e eu tinha o cão preso. Ele mostrava um grande interesse e abanava o rabito, notava-se que queria brincadeira. Ela só fugia e bufava. Mas notamos que a sua tolerência ao cão começava a aumentar. Já se aproximava dele sem ameaças.
Ontem como via que a gata já se portava melhor, deixei-os ambos soltos no quintal. O cão já sabe que não se deve aproximar muito, por isso achei que era o melhor.
A gata surpreendentemente começou por bufar mas depois já tentava brincar com o cão. "Atacava" de longe e a meio caminho abortava os ataques, ainda com um certo receio. Depois dei aos dois uma blinha de ping-pong e até brincaram juntos. Foi muito giro de ser ver.
Acredito que mais uns dias e eles serão grandes amigos.
Conclusão, a minha opinião é que com muita perseverança e paciência chega lá. Um dia um bocadinho de contacto, depois no outro um bocadinho mais, até que eles se deêm todos bem.
Depois de ter feito alguma pesquisa sobre apresentações entre canídeos e felídeos, comecei por apresentá-los através de uma porta. Deixei-os cheirarem-se durante algum tempo para se habituarem.
Depois brincava com um e ia brincar com o outro, levando o seu cheiro. O cão mostrou-se interessado, já a gata foi mais complicado porque só "bufava".
Um dia avançamos para as apresentações "físicas". Mas mal via o cão de longe a gatinha entrava em pânico, bufava e ponha-se em posição de ataque. Mesmo assim, continuamos mais uns dias a mostrá-los um ao outro.
Outro dia pusemo-los na mesma divisão, no chão. Deixei a gata andar livre, já que ela se escondia e eu tinha o cão preso. Ele mostrava um grande interesse e abanava o rabito, notava-se que queria brincadeira. Ela só fugia e bufava. Mas notamos que a sua tolerência ao cão começava a aumentar. Já se aproximava dele sem ameaças.
Ontem como via que a gata já se portava melhor, deixei-os ambos soltos no quintal. O cão já sabe que não se deve aproximar muito, por isso achei que era o melhor.
A gata surpreendentemente começou por bufar mas depois já tentava brincar com o cão. "Atacava" de longe e a meio caminho abortava os ataques, ainda com um certo receio. Depois dei aos dois uma blinha de ping-pong e até brincaram juntos. Foi muito giro de ser ver.
Acredito que mais uns dias e eles serão grandes amigos.
Conclusão, a minha opinião é que com muita perseverança e paciência chega lá. Um dia um bocadinho de contacto, depois no outro um bocadinho mais, até que eles se deêm todos bem.
obrigado pelas respostas. o que tenho feito é deixar as gatas que nao estao a gostar da cadela na cozinha e a cadela no hall. elas vao-se cheirando debaixo da porta. as gatas nunca tiveram contacto com nenhum cao e ja tem quase dois anos cada uma e a cadela adora os gatos e tambem ja tem cerca de 1 ano. continuam a bufar e duas das gatas so por sentirem o cheiro estao sempre escondidas.
estou super triste com isto tudo.
estou super triste com isto tudo.
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Bom dia moskitos.
Aqui lhe deixo um texto meu:
Por vezes, até mesmo sendo o novo residente já adulto, se consegue com sucesso uma socialização, dependendo do carácter de cada um dos animais e dependendo do esforço e "know how" do zelador
Boa sorte,
Leo
Aqui lhe deixo um texto meu:
Faço uma ressalva ao meu próprio texto:"
JUNTAR GATO E CÃO
“Que gato escolher para o meu cão?”
Muitas pessoas prendem-se com a preocupação de indecisão na escolha dum felino para o seu lar.
Tanto na raça, idade e sexo há que ponderar tudo para que a escolha seja a mais acertada.
Muitos deparam-se com o facto de nunca terem tido um felino e pensam que adquirir um é o mesmo que adquirir um canídeo.
São duas espécimes diferentes embora ambos sejam animais de companhia e sendo diferentes têm todo um comportamento diferente e o trato e educação deve ser diferenciada também.
Para quem já tem um cão em casa pode pensar ser difícil dar-lhe um amiguinho felino para companhia, independentemente da raça, pois ainda existe o mito de cão e gato…não dá. Desenganem-se, então! O canídeo e felino podem ser dois amigos inseparáveis.
O ideal é adquirir um gatinho bebé, independentemente ser de raça ou SRD, pois os cães, normalmente, têm uma enorme sensibilidade para respeitar os mais frágeis bem como uma mais provável adaptabilidade se o felino for bebé.
Neste caso, deve sempre dar a sua maior atenção ao animal que já se encontrava em casa a fim de não espoletar ciúmes o que iam desajustar um bom entendimento entre eles.
Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas aparadas para que não fira o cão nas suas brincadeiras e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver que se ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.
Este texto aplica-se também a quem já tenha um felino e adquira um canídeo.
Neste caso é igualmente importante levar, de preferência, um amiguinho bebé canídeo para o seu felino, por todas as vantagens já acima descritas.
Ter também em atenção de que as unhas do seu felino, já existente no lar, estão aparadas.
Nunca insistir com o felino para estar junto do cachorro. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao cachorro a fim de “matar” a sua curiosidade felina.
Os cuidados a ter no caso de se ausentar, descritos acima, aplicam-se a este caso, de igual modo.
Leonilde Carvalho"
Por vezes, até mesmo sendo o novo residente já adulto, se consegue com sucesso uma socialização, dependendo do carácter de cada um dos animais e dependendo do esforço e "know how" do zelador

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Mosquitos, não precisa ficar triste...só tem que ter muita paciência e dar tempo às gatas para que sejam elas a querem-se aproximar da cadela...o facto da cadela aceitar bem as gatas já é um bom começo..
Quando estiver presente vá deixando que fiquem todos juntos...tendo atenção que convém que as gatas tenham lugares onde possam trepar caso sintam medo...cuidado com as unhas das gatas...se não estiverem aparadas podem constituir um grande perigo para os olhos da cadela...
O texto da Leonilde explica muito bem os procedimentos a seguir para juntar felinos e canideos e tal como ela própria corrigiu, também animais adultos podem interagir de forma a serem bons companheiros ou simplesmente a tolerarem-se...
Há ano e meio juntei uma cadela com cerca de oito meses com um gato de seis anos e uma gata de oito que nunca tinham estado perto de cães e ainda um terceiro gato com um ou dois anos do qual não sabia o passado, tinha-o em casa há poucos meses. O gato mais recente fez uma grande amizade com a cadela (são amigos inseparáveis, daqueles que dormem juntinho..); o gato mais velho depois de umas bufadelas, passou a ser indiferente a presença da cadela, a gata ainda continua de vez em quando a bufar...nunca será amiga da cadela...mas toleram-se, conseguem partilhar todos o mesmo espaço...mais tarde chegou mais um gatinho bebé que também é super amigo da cadela e muito recentemente a familia aumentou com mais um membro felino também adulto que também convive bem com a cadela, apesar de não ter estabelecido até agora uma grande amizade com ela.
O importante não é que durmam todos juntinhos...mas que possam viver todos no mesmo espaço sem conflitos...
Boa sorte...
Quando estiver presente vá deixando que fiquem todos juntos...tendo atenção que convém que as gatas tenham lugares onde possam trepar caso sintam medo...cuidado com as unhas das gatas...se não estiverem aparadas podem constituir um grande perigo para os olhos da cadela...
O texto da Leonilde explica muito bem os procedimentos a seguir para juntar felinos e canideos e tal como ela própria corrigiu, também animais adultos podem interagir de forma a serem bons companheiros ou simplesmente a tolerarem-se...
Há ano e meio juntei uma cadela com cerca de oito meses com um gato de seis anos e uma gata de oito que nunca tinham estado perto de cães e ainda um terceiro gato com um ou dois anos do qual não sabia o passado, tinha-o em casa há poucos meses. O gato mais recente fez uma grande amizade com a cadela (são amigos inseparáveis, daqueles que dormem juntinho..); o gato mais velho depois de umas bufadelas, passou a ser indiferente a presença da cadela, a gata ainda continua de vez em quando a bufar...nunca será amiga da cadela...mas toleram-se, conseguem partilhar todos o mesmo espaço...mais tarde chegou mais um gatinho bebé que também é super amigo da cadela e muito recentemente a familia aumentou com mais um membro felino também adulto que também convive bem com a cadela, apesar de não ter estabelecido até agora uma grande amizade com ela.
O importante não é que durmam todos juntinhos...mas que possam viver todos no mesmo espaço sem conflitos...
Boa sorte...
obrigado.
tem havido realmente durante esta semana alguns melhoramentos nas atitudes das gatas para com a cadela.
as mais novas ja nao lhe bufam tanto e mostram sempre alguma curiosidade mas de longe... a mais velha é que ainda fica toda eriçada e a rosnar (a gata) e cadela para ela é na boa quer é brincar.... aos poucos vamos lá.
tem havido realmente durante esta semana alguns melhoramentos nas atitudes das gatas para com a cadela.
as mais novas ja nao lhe bufam tanto e mostram sempre alguma curiosidade mas de longe... a mais velha é que ainda fica toda eriçada e a rosnar (a gata) e cadela para ela é na boa quer é brincar.... aos poucos vamos lá.
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Não se preocupe que ela ao ver que os pequenitos se juntam à cadela, ela vai perdendo o medomoskitos Escreveu: (...)... a mais velha é que ainda fica toda eriçada e a rosnar (a gata) (...)

Tenha é as unhas dos felinos bem aparadas...

Boa sorte,
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>